SEAB – Secretaria de Estado da Agricultura e do Abastecimento
DERAL - Departamento de Economia Rural Agrometeorologia - Análise da Conjuntura Agropecuária Novembro de 2013 O agricultor paranaense tem consciência da possibilidade de ocorrência de anomalias de chuvas e temperaturas que podem alterar o desenvolvimento das lavouras, pastagens e cultivos florestas e, por consequência, as criações. “O clima é um recurso natural vital ao bem-estar, saúde e prosperidade. As informações coletadas, gerenciadas e analisadas ajudam tomadores de decisão e usuários a planejar e adaptar suas atividades e projetos às condições esperadas. Desta maneira, decisões podem ser tomadas no planejamento, o que reduz riscos e aperfeiçoam os benefícios sócio-econômicos. (INMET) Informações gerais: O Paraná se situa em uma região de transição climática e diversos microclimas, com diferentes situações de temperatura e de precipitação ao longo do seu território, associados com variações de latitude e altitude. Classificação do Clima O clima pode ser classificado de maneiras diferentes dependendo de quem precisa da informação, o quanto sabem sobre sistema de clima e que informação precisam. A maior parte dos atlas tem mapas de temperatura e precipitação de todo o mundo, alguns contém mapas de pressão atmosférica, ventos predominantes, correntes oceânicas e a quantidade de gelo nos oceanos em determinado ano. (INMET) Para o adequado entendimento da influência do clima na agricultura do Paraná, buscou-se subsídios no IAPAR: “Definição - O sistema de classificação climática de Köppen, baseado na vegetação, temperatura e pluviosidade, apresenta um código de letras que designam grandes grupos
e
subgrupos
climáticos,
além
de
subdivisões para
distinguir
características estacionais de temperatura e pluviosidade (TREWARTHA & HORN, 1980). Responsável: Engenheiro Agrônomo Agenor Santa Ritta Neto Contato:
[email protected] ; (41) 3313-4037
1
SEAB – Secretaria de Estado da Agricultura e do Abastecimento
DERAL - Departamento de Economia Rural O conhecimento do tipo climático de uma região fornece indicativos de larga escala sobre as condições médias de pluviosidade e temperatura esperados. Esse é um primeiro indicativo para se planejar todas as atividades humanas (tipos de construção, vestimenta, etc) e explorações vegetais e animais. Carta Climática Utilizando a série de dados do IAPAR até 1998, foram identificados dois tipos climáticos: Cfa e Cfb, que são descritos a seguir: Cfa - Clima subtropical; temperatura média no mês mais frio inferior a 18°C (mesotérmico) e temperatura média no mês mais quente acima de 22°C, com verões quentes, geadas pouco frequentes e tendência de concentração das chuvas nos meses de verão, contudo sem estação seca definida. Cfb - Clima temperado propriamente dito; temperatura média no mês mais frio abaixo de 18°C (mesotérmico), com verões frescos, temperatura média no mês mais quente abaixo de 22oC e sem estação seca definida.” INFORMAÇÕES AGROMETEOROLÓGICAS O Instituto Agronômico do Paraná (IAPAR), vinculado à SEAB, oferece a possibilidade de técnicos e agropecuaristas acessarem informações atualizadas sobre o efeito de fenômenos climáticos nas lavouras, pastagens, florestas e criações. O Zoneamento Agroclimático das principais lavouras também é fornecido, para tanto sugere-se a consulta à página http://www.iapar.br/modules/conteudo/conteudo.php? conteudo=1044 O Monitoramento Agroclimático oferecido pelo IAPAR é o acompanhamento diário das condições do tempo meteorológico e de alguns índices agrometeorológicos, a fim de subsidiar as decisões de manejo agrícola e pecuário no estado do Paraná. Responsável: Engenheiro Agrônomo Agenor Santa Ritta Neto Contato:
[email protected] ; (41) 3313-4037
2
SEAB – Secretaria de Estado da Agricultura e do Abastecimento
DERAL - Departamento de Economia Rural Além
das
análises
diárias
na
página
de
Monitoramento
http://www.iapar.br/modules/conteudo/conteudo.php?conteudo=900,
oferece
em mapas
diários, semanais e mensais. O trabalho desenvolvido na área de agrometeorologia do Paraná é subsidiado pelo Instituto Tecnológico SIMEPAR (www.simepar.br) que presta informações e previsões de natureza meteorológica, hidrológica e ambiental. O SIMEPAR conta com uma rede de 42 estações meteorológicas, 48 hidrológicas e 9 pluviométricas distribuídas em todo o estado. Conta ainda com um radar no município de Teixeira Soares e outro em conclusão de instalação em Cascavel. Outro serviço diário do SIMEPAR é a informação de Perigo de Incêndios Florestais, que, por extensão, pode ser utilizado para as áreas de pastagens cultivadas ou campos nativos.
PREVISÃO PARA O QUARTO TRIMESTRE DE 2013 Condição de Grande Escala – Neutralidade dos fenômenos El Niño/La Niña As águas do Oceano Pacífico Equatorial próximas da costa oeste da América do Sul continuam ligeiramente mais frias que a média histórica, enquanto que nas regiões central e oeste da bacia estão perto da climatologia. As últimas atualizações dos modelos de previsão climática indicam que as águas do setor leste do Oceano Pacífico Equatorial vão permanecer com anomalias ligeiramente negativas durante o trimestre da primavera, contudo o padrão de neutralidade está previsto para os setores oeste e central do Oceano Pacífico Equatorial. Com isso, a previsão climática para a estação da primavera de 2013 no Paraná indica que: (1) o regime das chuvas no Paraná estará próximo da média histórica no trimestre. Durante a estação ainda poderão ocorrer alguns dias, período curto sem registro de chuvas, além disso, poderá ser registrado um volume excessivo de chuva em uma região Responsável: Engenheiro Agrônomo Agenor Santa Ritta Neto Contato:
[email protected] ; (41) 3313-4037
3
SEAB – Secretaria de Estado da Agricultura e do Abastecimento
DERAL - Departamento de Economia Rural e em outra não. Conforme já descrito neste boletim, o volume das chuvas gradativamente vai aumentando em todo o Estado. (2) a tendência das temperaturas para o trimestre outubro-novembro-dezembro é de que as mesmas fiquem próximas da média histórica. O início da estação da primavera ainda deverá apresentar maior amplitude térmica (diferença entre os valores de temperatura máximos e mínimos diários), mas que gradativamente tendem a diminuir a medida que o verão se aproxima. O documento completo do SIMEPAR, Previsão Climática para a Primavera/2013, está disponível em http://www.simepar.br/site/internas/conteudo/meteorologia/clima.shtml Pode-se verificar na figura disponibilizada pelo IAPAR que a partir de dezembro são esperados os maiores índices de precipitação no Paraná.
Fonte: IAPAR
Responsável: Engenheiro Agrônomo Agenor Santa Ritta Neto Contato:
[email protected] ; (41) 3313-4037
4
SEAB – Secretaria de Estado da Agricultura e do Abastecimento
DERAL - Departamento de Economia Rural O DERAL emite diariamente os boletins do SID – Serviço de Informação Diária com a colaboração da equipe regional do Departamento, onde são informados os impactos das condições meteorológicas no desenvolvimento das lavouras e criações do estado.
REFERÊNCIAS IAPAR – Instituto Agronômico do Paraná; INMET – Instituto Nacional de Meteorologia – 08/10/2013; SIMEPAR - Instituto Tecnológico SIMEPAR
Responsável: Engenheiro Agrônomo Agenor Santa Ritta Neto Contato:
[email protected] ; (41) 3313-4037
5