Copyright


Apresentamos o termo ebook copyright para fazer várias observações sobre direitos autorais e as questões que devem ser abordadas no mundo eletrônico que diferem do mundo do papel para o qual a lei de direitos autorais foi realmente desenvolvida.

Devemos mencionar que estamos convencidos pelos argumentos que ganharam o dia em que a lei de direitos autorais de hoje foi promulgada através da Convenção de Berna. Estas incluíram disposições para impedir efetivamente qualquer organização de poder obter controle sobre o acesso à informação e, em particular, facilitar a análise de trabalhos publicados, a capacidade de citar extratos de trabalhos publicados para fins de crítica (por favor, lembre-se que A crítica não é obrigada a ser negativa - embora o Shorter Oxford English Dictionary dê o primeiro significado como "A ação de criticar, ou passar (especialmente desfavorável) julgamento sobre as qualidades de qualquer coisa: busca de faltas." (1607) ").

Como a lei de direitos autorais atualmente está em vigor, não há precisamente diferença entre um trabalho escrito que está em papel e um que está no chamado 'forma desmaterializada' ou, em outras palavras, um ebook.

Portanto, os direitos autorais do ebook não são diferentes dos direitos autorais normais, de fato, as duas coisas são idênticas.

A lei de direitos autorais inclui uma série de requisitos, tais como uso justo, que permitem a extração, por consentimento geral, de 5% do material. Em uma época em que a única maneira de extrair material era sentar-se e escrevê-lo, por muito tempo (uma habilidade técnica, algo que provavelmente venceria a geração atual da escola), realmente não importava que a lei permitiu que você copie partes de uma trabalhos.

No entanto, com um computador, requer pouco, se houver algum esforço, para que 20 pessoas copiem 5% de um trabalho, perfeitamente legalmente, e BINGO, todo o trabalho foi copiado e pode ser reproduzido trivialmente por toda a Internet.

E essa é a grande falha no conceito de direitos autorais na legislação atual. Baseia-se no que é agora um anacronismo, uma abordagem desactualizada que não responde completamente às realidades da era digital. Porque muito da lei de direitos autorais vem de uma época em que foi difícil e lento fazer uma cópia de algo e difícil e lento de publicar.

Hoje, graças à Internet, copiar e publicar são atividades inteiramente triviais, e há pouca ou nenhuma proteção disponível para direitos autorais de ebook.

Para lhe dar alguns exemplos bastante curiosos, estamos cientes de um documento que foi disponibilizado publicamente para uso gratuito a partir do site da www.articsoft.com que posteriormente foi vendido em outro lugar como um relatório de consultoria e de resumos de livros vendidos além dos próprios livros, apesar de os autores terem fornecido gratuitamente gratuitamente como material publicitário. Em ambos os casos, o originador do material não estava recebendo nada, embora o direito de autor fosse evidentemente o deles.