LISTA DE EXERCÍCIOS MONITORIA Escrever é preciso! - A escrita como ferramenta de transformação de si e dos outros
E, ai, galera do Me Salva!, tudo belezinha? Redação, ein? Que assuntinho … Tem quem ame e quem odeie, mas independente disso é uma
habilidade que nós devemos ter tanto para o nosso cotidiano quanto para tentar conquistar aquela tão
sonhada vaga no nível superior, não é? Bem, pensando nisso, montamos essa primeira Monitoria de Redação de 2017! A ideia é que a gente possa ter um momento prazeroso de escrita coletiva, no melhor estilo Domingão do Faustão: Quem sabe faz ao vivo. Isso mesmo! Vamos escrever juntos uma redação em tempo real no ao vivão mesmo! Vai ser bacana, né? Então, chama o cachorro, a vovó e a titia e bora lá! O tema dessa aula será A necessidade de luta por igualdade mesmo em sociedade democráticas, que é o tema REDP02 disponível no site do Me Salva! E aqui também: Leia com a atenção os trechos textuais abaixo: “Eu estou me lixando para esse pessoal. Criaram aí a frente parlamentar de combate à homofobia, frente gay aí. O que esse pessoal tem para oferecer para a sociedade? Casamento gay? Adoção de filhos? Dizer que se seus jovens, um dia, forem ter um filho que se for gay é legal?" Jair Bolsonaro, G1, 30/03/2011 Art. 5º - Todos são iguais perante a lei, sem distinção de qualquer natureza, garantindo-se aos brasileiros e aos estrangeiros residentes no País a inviolabilidade do direito à vida, à liberdade, à igualdade, à segurança e à propriedade (Constituição Federal, Art. 5º, 1988) Em 1988, a promulgação da chamada Constituição Cidadã classificou o Brasil como um Estado Democrático de Direito. A partir de então, tinha–se como objetivo assegurar “o bem-estar, o desenvolvimento, a igualdade e a justiça como valores supremos de uma sociedade fraterna, pluralista e sem preconceitos” para todos os cidadãos. Aqui reside o paradoxo da realidade brasileira, pois o Estado Democrático de Direito criou uma enorme expectativa com relação à promoção, aplicação e extensão dos direitos humanos, condições indispensáveis para o exercício da plena cidadania. Todavia, revelou-se, na prática, uma garantia de direitos seletiva, com grupos visivelmente excluídos ou em situações evidentes de vulnerabilidade – marcados pelo descaso, ilegalidade e arbítrio –, como é o caso dos homossexuais. Pragmatismo Político, 18/04/2016
O seu melhor parceiro de estudos | Todos os direitos reservados Ⓒ 2017
LISTA DE EXERCÍCIOS MONITORIA
A partir das reflexões, elabore um texto dissertativo-argumentativo sobre A necessidade de luta por igualdade mesmo em sociedade democráticas. INSTRUÇÕES: O rascunho da redação deve ser feito no espaço apropriado. O texto definitivo deve ser escrito à tinta, na folha definitiva, em até 30 linhas. A redação que apresentar cópia dos textos da Proposta de Redação terá o número de linhas copiadas desconsiderado para efeito de correção.
Receberá nota zero, em qualquer das situações expressas a seguir, a redação que: ● ● ● ●
tiver até 7 (sete) linhas escritas, sendo considerada texto-insuficiente. fugir ao tema ou que não atender ao tipo dissertativo-argumentativo. apresentar proposta de intervenção que desrespeite os direitos humanos. apresentar parte do texto deliberadamente desconectada do tema proposto.
A proposta de atividade dessa monitoria é a seguinte: Escreva uma redação a partir da proposta-tema da monitoria, que você acabou de ler! Mas como, mas quando, mas porquê… Nada disso importa! O objetivo é que vocês façam o que sempre fizeram (ou o que imaginam que devem fazer) ao escrever uma redação para que durante a monitoria a gente pense sobre o processo de escrita de cada um de vocês e como ele implica na qualidade do texto final, ok? Mas, não para por aí, no final do nosso encontro vou escrever uma redação aplicando tudo o que discutimos pra mostrar que escrever redação não é nenhum bicho de sete cabeças se for algo planejado, refletido e organizado. Ficaram curiosos? Então, bora lá fazer a redação e participar da monitoria!
O seu melhor parceiro de estudos | Todos os direitos reservados Ⓒ 2017