LISTA DE EXERCÍCIOS MONITORIA
Capitalizar, Globalizar e Produzir | As relações sociais no capitalismo. Conteúdo: O que é capitalismo e como as relações sociais se construíram dentro do sistema capitalista, focando nos aspectos de liberdade, limites e controle. Pois é, a relação entre liberdade, controle e poder no capitalismo fica realmente complicada. O que você acha dessa tirinha?
Ainda nesse tema, sugerimos a leitura do seguinte texto. Para organizarmos a aula, trouxemos 3 questões do ENEM para discussão. Tente resolver e fazer anotações a respeito para gente discutir no chat, que tal?
O seu melhor parceiro de estudos | Todos os direitos reservados Ⓒ 2017
LISTA DE EXERCÍCIOS MONITORIA
1) Hoje, a indústria cultural assumiu a herança civilizatória da democracia de pioneiros e empresários, que tampouco desenvolverá uma fineza de sentido para os desvios espirituais. Todos são livres para dançar e para se divertir do mesmo modo que, desde a neutralização histórica da religião, são livres para entrar em qualquer uma das inúmeras seitas. Mas a liberdade de escolha da ideologia, que reflete sempre a coerção econômica, revela-se em todos os setores como a liberdade de escolher o que é sempre a mesma coisa. ADORNO, T; HORKHEIMER, M. Dialética do esclarecimento: fragmentos filosóficos. Rio de Janeiro; Zahar, 1985
A liberdade de escolha na civilização ocidental, de acordo com a análise do texto, é um(a) a. b. c. d. e.
legado social. patrimônio político. produto da moralidade. conquista da humanidade. ilusão da contemporaneidade,
2) TEXTO I Mais de 50 mil refugiados entraram no território húngaro apenas no primeiro semestre de 2015. Budapeste lançou os "trabalhos preparatórios" para a construção de um muro de quatro metros de altura de 175 km ao longo de sua fronteira com a Sérvia, informou o ministro húngaro das Relações Exteriores. "Uma resposta comum da União Europeia a este desafio da imigração é muito demorada, e a Hungria não pode esperar. Temos que agir", justificou o ministro. Disponível em: www.portugues.rfi.fr Acesso em 19 Jun 2015 (adaptado)
TEXTO II O Alto Comissariado das Nações Unidas para Refugiados (ACNUR) critica as manifestações de Xenofobia adotadas pelo governo da Hungria. O país foi invadido por cartazes nos quais o chefe do executivo insta os imigrantes a respeitarem as leis e a não "roubarem" os empregos dos húngaros. Para o ACNUR, a medida é surpreendente, pois a xenofobia costuma ser instigada por pequenos grupos radicais e não pelo próprio governo do país. Disponível em: http://pt.euronews.com. Acesso em 19 jun.2015 (adaptado). O posicionamento governamental citado nos textos é criticado pelo ACNUR por ser considerado um caminho para o(a) a. alteração do regime político. b. fragilização da supremacia nacional. c. expansão dos domínios geográficos. d. cerceamento da liberdade de expressão. e. fortalecimento das práticas de discriminação.
O seu melhor parceiro de estudos | Todos os direitos reservados Ⓒ 2017
LISTA DE EXERCÍCIOS MONITORIA
3) O principal articulador do atual modelo econômico chinês argumenta que o mercado é só um instrumento econômico, que se emprega de forma indistinta tanto no capitalismo como no socialismo. Porém os próprios chineses já estão sentindo, na sua sociedade, o seu real significado: o mercado não é algo neutro, ou um instrumental técnico que possibilita à sociedade utilizá-lo para a construção e edificação do socialismo. Ele é, ao contrário do que diz o articulador, um instrumento do capitalismo e é inerente à sua estrutura como modo de produção. A sua utilização está levando a uma polarização da sociedade chinesa. OLIVEIRA, A. A Revolução Chinesa. Caros Amigos, 31 jan. 2011 (adaptado).
No texto, as reformas econômicas ocorridas na China são colocadas como antagônicas à construção de um país socialista. Nesse contexto, a característica fundamental do socialismo, à qual o modelo econômico chinês atual se contrapõe a a. desestatização da economia. b. instauração de um partido único. c. manutenção da livre concorrência. d. formação de sindicatos trabalhistas. e. extinção gradual das classes sociais. 4) Observe a seguinte tirinha:
Além disso, são questões pertinentes, que irão permear a nossa discussão: 1) O que é capitalismo e como minha vida está envolvida no sistema? É possível viver fora do sistema? Sobre isso, tem um filme bem interessante: “Na Natureza Selvagem”. Você já viu? O que achou? 2) No capitalismo se fala muito em liberdade: liberdade individual, liberdade de mercado… Mas também se fala muito em repressão, opressão e controle. O que você acha disso? Como você percebe essas questões na sua vida? Pense exemplos dessas dicotomias para compartilhar durante o nosso encontro virtual. 3) Afinal de contas, o que é essencial ao sistema capitalista? Vemos que temos muitas coisas ruins, mas também tivemos muitos avanços dentro do capitalismo. Será que é possível ficar com o bom e resolver o que está ruim? O que você acha disso?
O seu melhor parceiro de estudos | Todos os direitos reservados Ⓒ 2017