LISTA DE EXERCÍCIOS MONITORIA A língua que todos ... - Me Salva!

LISTA DE EXERCÍCIOS MONITORIA A língua que todos nós sabemos! | Nivelamento de Linguagens 1) Indique as alternativas que são verdadeiras em relação a...
3 downloads 42 Views 218KB Size

LISTA DE EXERCÍCIOS MONITORIA A língua que todos nós sabemos! | Nivelamento de Linguagens

1) Indique as alternativas que são verdadeiras em relação ao par língua/linguagem: ( ) A língua é um sistema de códigos, isto é , de palavras orais e escritas. ( ) A linguagem é a interação entre aspectos verbais e não verbais que visam a comunicação. ( ) Tanto a língua quanto a linguagem são formas sociais, pois nos auxiliam na construção dos sentidos a partir das nossas relações em sociedade. ( ) A linguagem pode se dar por meio de diferentes suportes, como a pintura, dança, literatura etc. a. b. c. d. e.

F, V, V, V F, V, F, V V, F, V, F V, V, V, V F, F, F, F

2) Leia o poema ​ ​Pronominais de Oswald de Andrade: Dê-me um cigarro Diz a gramática Do professor e do aluno E do mulato sabido Mas o bom negro e o bom branco Da Nação Brasileira Dizem todos os dias Deixa disso camarada Me dá um cigarro A partir da leitura do poema e do seu conhecimento sobre gramática identifique as alternativas corretas: I - O poema de Oswald de Andrade evidencia a diferença entre o uso da língua e a normatização apresentada em determinados tipos de gramáticas, sem atribuir valor a nenhuma das formas. II - Apesar do poema evidenciar a diferença entre o uso da língua e as normas de uso da língua apresentas em gramáticas, é importante evidenciar que o uso correto da língua deve seguir as informações prescritas na gramática normativa. III - O poema apresenta a informalidade da situação de enunciação a partir do verso “Deixa disso camarada”, o que nos leva a concluir que o uso da língua está adequado ao contexto.

a. b. c. d. e.

Apenas II está correta. Apenas I e III estão corretas. Apenas II e III estão corretas. Todas estão corretas. Nenhuma está correta.

O seu melhor parceiro de estudos ​ | ​ Todos os direitos reservados Ⓒ 2017

LISTA DE EXERCÍCIOS MONITORIA 3) Sabemos o objetivo da publicidade é o convencimento. Para isso, especialmente a publicidade que visa o incentivo ao consumo, utiliza-se de uma série de estereótipos depreciativos em relação às mulheres, sendo o setor cervejeiro, talvez, aquele que mais se apropria desses estereótipos. Para assinar as alternativas corretas, observe os textos que seguem: Texto I

Propaganda de famosa cervejaria próximo ao Carnaval de 2015. Texto II

Repercussão da propaganda. Sobre os textos, é correto afirmar: I - A expressão “esquecer o não” refere-se ao fato de que no Carnaval não se negaria nada. II - O texto II revela a recepção negativa que a propaganda teve principalmente entre o público feminino, o que fica evidente sobretudo a partir dos gestos da mulher que aparece em frente a propaganda e a frase escrita em preto “e trouxe o nunca”. III - A publicidade não levou em consideração o contexto em que a propaganda circularia, isto é, o carnaval (época do ano em que muitos são os relatos de assédio e estupro) ou ainda a luta por direitos das mulheres; o próprio “direito ao não”.

O seu melhor parceiro de estudos ​ | ​ Todos os direitos reservados Ⓒ 2017

LISTA DE EXERCÍCIOS MONITORIA a. b. c. d. e.

Apenas I está correta. Apenas II está correta. Apenas III está correta. Apenas I e III estão corretas. Todas estão corretas.

Leia o texto que segue para responder as questões 4 e 5:

Lá vem o textão 06/02/2017 02h00 - Gregório Duvivier

Tem países que parecem ter a problematização como lema. "Liberté, egalité, problematisez". Não discordar de um francês equivale a não pechinchar no mercado árabe: um acinte. Discorda-se primeiro, por hábito. Depois é que se ouve o que o outro tem a dizer. O hábito da problematização, assim como o café gelado e a cerveja quente, não vingou na América subequatorial. Já dizia aquele que foi talvez nosso maior filósofo: "Não me venha com problemática que eu tenho a solucionática" (MARAVILHA, Dadá; 2001). Nos últimos anos a fórmula Dadaísta caiu em desuso. A filosofia solucionática tornou-se obsoleta. O funk. As marchinhas de Carnaval. Monteiro Lobato. José de Alencar. O futebol. A purpurina. A língua portuguesa (denegrir, mercado negro, boçal, mulato, o lado negro da força). "Está vendo, Simba? Tudo o que o sol toca. Tudo o que os seus olhos podem ver. Tudo isso é passível de problematização." "A Bela e A Fera" conta a história de uma vítima que se apaixona pelo sequestrador. Hamlet é a história de um namorado abusivo que mata Ofélia praticando "gaslighting" (ser ou não ser está longe de ser a grande questão ali). As marchinhas de Carnaval e seus alvos sempre minoritários: índios, gays, lésbicas, negras, martiniquenses. Problemático? Certamente. Mas você quer viver num mundo sem Shakespeare, marchinha de Carnaval ou a Bela e A Fera? Não, imagino. Mas e você quer viver num mundo em que o machismo é celebrado diariamente nos museus, teatros e blocos de Carnaval? Também não, obrigado. Ao invés de banir Hamlet, a diretora Katie Mitchell escreveu a premiada "Ophelia's Zimmer" –a versão nunca ouvida da namorada de Hamlet. Banir uma obra de arte problemática é a melhor maneira de silenciar uma tensão, ao invés de abrir os olhos do mundo pra ela, disse Katie. Lembro que a primeira vez que ouvi "Baile de Favela" estava com minha amiga Mariana Bittencourt, feminista e carnavalesca, que abriu um sorriso e disse: "essa letra é muito problemática" –enquanto rebolava até o chão. "Ué" retruquei. "Mas você tá dançando." E ela: "Ah, eu problematizo mas não paro de dançar". Não sei se Mariana tinha noção disso, mas acabou cunhando um lema pros novos tempos (além de um bloco de carnaval com esse nome): "Problematizo. Mas não paro de dançar". Viva a problematização –e viva também a inconsequência. Hay que problematizar pero sin perder la marchinha jamais. Fonte:

4) É possível afirmar que o texto tem uma função de: a. dar informações sobre o que vem sendo feito para resolver a questão da problematização. b. explicar os principais aspectos em relação ao conceito de “problematização”.

O seu melhor parceiro de estudos ​ | ​ Todos os direitos reservados Ⓒ 2017

LISTA DE EXERCÍCIOS MONITORIA c. apresentar a opinião do autor sobre a temática da problematização. d. ensinar formas de lidar com situações como a apresentada no texto. e. aconselhar sobre a melhor forma de resolver um problemas.

5) Assinale as afirmativas corretas em relação ao texto: I - O autor defende que devemos excluir tudo aquilo que diminui ou menospreza uma pessoa ou um grupo de pessoas. II - O autor defende que não se exclua nada mesmo que diminua ou menospreze uma pessoa ou grupo de pessoas. III - O autor evidencia a necessidade de problematização a partir de todo o produto da cultura, ainda que o usufrua como tal. IV - O principal argumento do autor é apresentado no 5º parágrafo do texto, isto é, a escrita de um novo texto que problematiza o texto anterior. a. b. c. d. e.

Apenas I está correta. Apenas II está correta. Apenas I e IV estão corretas. Apenas II e IV estão corretas. Apenas III e IV estão corretas.

6) Sobre literatura é correto afirmar: I - Literatura é uma ideia difícil de conceituar, uma vez que trata do âmbito mais íntimo do indivíduo, como seus sentidos, emoções e sentimentos. II - A literatura é a arte da palavra escrita. III- A linguagem literária tem a função de reorganizar a linguagem comum/cotidiana, isto é, a literatura apresenta um “novo olhar” sobre a realidade. IV - O sentido de um texto literário é produzido pelo autor. V - O contexto em que o texto literário foi produzido bem como o contexto em que ele é lido são elementos cruciais para a construção de um sentido ao texto. a. b. c. d. e.

I, II e III estão corretas. I, II e III estão corretas. I, III e V estão corretas. II, III e V estão corretas. II e IV estão corretas.

O seu melhor parceiro de estudos ​ | ​ Todos os direitos reservados Ⓒ 2017