n.04 OUT.2015

Vanessa Gori Danilo Siqueira Ricardo Jayme (portfólio do leitor) e

Víctor Lax

Fotojornalismo e personalidade forte compõem seu trabalho de destaque global

editorial

20 34

para fotógrafos de casamento. Em meio a um fim de ano que promete voar, te convido a parar e dar uma olhada no que selecionamos para esta nova edição da WB Mag. Em destaque, o portfólio do espanhol Víctor Lax. Com um pé no fotojornalismo, ele busca registrar os momentos da cerimônia de forma genuína e com pouca interferência. Lax tem reconhecimento internacional e figura entre os melhores fotógrafos de casamento do mundo segundo associações como a ISPWP. Como é de praxe, dois profissionais brasileiros de peso participaram deste número da WB Mag. Danilo Siqueira, com experiência no mercado publicitário e formação em design, apresenta um casamento clicado na paradisíaca ilha de Santorini, na Grécia. A mineira Vanessa Gori também mostra o lindo registro de uma união que aconteceu fora do Brasil. Fotografado na Itália, o casamento combina paisagens deslumbrantes e muita sensibilidade na hora do clique. Vale a pena conhecer melhor o trabalho desta fotógrafa. A estreia do mês fica por conta da seção “Portfólio do Leitor”. Como muitos devem saber, temos um canal aberto para receber portfólios. Fica o convite para que você envie imagens de um casamento de sua autoria. Queremos te conhecer! O selecionado nesta edição é Ricardo Jayme, de São Paulo.

06

Outubro chegou e com ele uma boa temporada

48

Boa leitura.

Leopoldo Saldanha Editor

2

3 EDIÇÃO

04

outubro

2015

w w w.w b m a g .c o m . b r

expediente ENVIE SEU PORTFÓLIO...

Editor: Leopoldo Saldanha Mesquita Conselho Editorial: Mozart Mesquita Lívia Noronha de Vivo Iara Moribe

...de fotografia de casamento em baixa resolução e conte resumidamente quem você é, onde e como atua. Seu material será avaliado e, se selecionado, a Redação entrará em contato. Participe!

Reportagem: Lívia Noronha de Vivo Revisão: Regina Sinibaldi Projeto Editorial: Iara Moribe Projeto Gráfico + Diagramação: Alessandro Ziegler

Para suas fotos serem publicadas na WB Mag, você precisa ter autorização escrita das pessoas fotografadas para este fim e a sua para divulgação na revista. Sem essas autorizações, não será possível a publicação.

Arte: Alessandro Romio Publicidade: Juliana Oliveira Poliana Silveira Desenvolvedor Web: Diogo Amorim

PARA ANUNCIAR SITE E REVISTA: 11 2344-0810

REDAÇÃO:

[email protected]

EDITORA FHOX - Rua Clodomiro Amazonas, 1.099 - cj. 121 - CEP 04537-012 - São Paulo/SP

GRUPO FHOX

INSIDE

4

5 EDIÇÃO

04

outubro

2015

w w w.w b m a g .c o m . b r

Víctor LAX Víctor Lax nasceu em 1979 em um pequeno vilarejo

s

Lax • Eu adoro o momento. Em cada casamento minha missão é

ne

WB MAG - POR QUE SEU TRABALHO SE DESTACA?

ar

Lax • Não são, mas às vezes são prova de que você está dando seu melhor e fazendo um trabalho realmente pessoal.

contar a história de uma maneira pessoal e única, deixando com que as coisas aconteçam naturalmente. Não acredito que sucesso seja somente capturar algumas fotos legais. Não só quero clicar os momentos, mas também os sentimentos e as emoções que surgem ali. Quero ser um fotógrafo de casamento invisível, contratado para documentar cada um dos momentos únicos que vão acontecer.

Bi

WB MAG - PRÊMIOS SÃO IMPORTANTES PARA VOCÊ?

a ik Er

na província de Huesca, no norte da Espanha. Logo se mudou para Zaragoza para estudar fotografia e depois iniciou sua carreira como fotojornalista em Aragon. Durante os dez anos seguintes ele atuou em importantes jornais e agências, como EFE e o Heraldo de Aragon. Além disso, tinha seu trabalho publicado em diversas mídias de prestígio na Espanha. Foi em 2008 que Lax entrou em contato com a fotografia de casamento, a convite de diversos colegas que o estimularam a aplicar os conhecimentos do fotojornalismo nesta área. Logo ele ficou arrebatado pelo segmento e descobriu que existia uma fotografia de casamento que não era necessariamente artificial ou padronizada. Atualmente, Lax viaja o mundo contando histórias de casamentos e também sobre diferentes culturas. Em 2013 e 2014 ele esteve na lista dos top 10 Fearless Photographers e no ano passado também esteve entre os dez mais da ISPWP. Vivendo em Barcelona, Lax percorre a Europa para atender a seus clientes.

WB MAG - QUAL EQUIPAMENTO USOU PARA ESTE CASAMENTO? Lax • Este evento aconteceu na Vila Catelina, uma propriedade em Barcelona, e fotografei com uma Nikon D3S, Nikon D750, lentes Nikkor 35mm f/1.4, Nikkor 85 mm f/1.4, um Yongnuo YN622N-TX e dois Yongnuo YN62NN i.TTL, dois flashes Nikon Speedlight SB-700 e um Led Torchled BT200.

6

7 EDIÇÃO

04

outubro

2015

w w w.w b m a g .c o m . b r

8

9 EDIÇÃO

04

outubro

2015

w w w.w b m a g .c o m . b r

10

11 EDIÇÃO

04

outubro

2015

w w w.w b m a g .c o m . b r

12

13 EDIÇÃO

04

outubro

2015

w w w.w b m a g .c o m . b r

14

15 EDIÇÃO

04

outubro

2015

w w w.w b m a g .c o m . b r

16

17 EDIÇÃO

04

outubro

2015

w w w.w b m a g .c o m . b r

18

19 EDIÇÃO

04

outubro

2015

w w w.w b m a g .c o m . b r

Vanessa GORI Formada em jornalismo, Vanessa Gori foi con-

on iz

rn

Vanessa • Não sei bem se é uma estratégia. Mas sempre que estou foto-

Vanessa • Quando comecei a fotografar, costumava visitar muitos sites e blogs de fotografia para me inspirar. Hoje em dia, com o Instagram, ficou muito mais prático porque recebe-

a Ch

WB MAG - QUAIS SÃO AS SUAS ESTRATÉGIAS PARA TRANSFORMAR ARTE EM BONS NEGÓCIOS?

WB MAG - HÁ ALGUM FOTÓGRAFO QUE TE INSPIRE? POR QUÊ?

a

Vanessa • Cada casamento é único e cheio de particularidades. Afinal, trata-se do sonho de pessoas diferentes. Não consigo citar um só casamento em que eu não tivesse aprendido algo. Mas, com certeza, marcante de forma pessoal foi o casamento que fotografamos na Itália, onde conheci meu marido. Ele era o irmão da noiva e a família “arquitetou” para que pudéssemos ficar juntos.

grafando estou 100% ali com a minha cliente e sempre tento trazer para minhas lentes a essência do que ela imaginou e sonhou. Afinal de contas, o que fazemos é contar histórias e ter a autorização para adentrar a realidade dos clientes, depende também do nosso esforço e vontade. Eu me esforço sempre para receber essa autorização. Meu trabalho funciona muito melhor assim. E se eles ficam satisfeitos, me trazem mais clientes e meu negócio, além de prazeroso, torna-se também lucrativo.

ci ar

WB MAG - QUAL FOI UM CASAMENTO MARCANTE NA SUA CARREIRA E POR QUÊ?

M

vidada por um amigo que conhecia seu gosto por fotografia para cobrir um casamento. Já no primeiro dia ele a colocou para registrar a cerimônia, no altar. Alguns anos depois deste episódio, Vanessa ficou grávida e comprou seu equipamento com o enxoval da filha. Até o primeiro ano da bebê ela brincava de fotografar com suas amigas que viviam a mesma fase. Foi assim que começaram a surgir as primeiras indicações e ela enxergou demanda por seu trabalho. Vivendo em Belo Horizonte, a profissional já foi finalista do concurso Wedding Best – O Álbum, com seu trabalho em destaque entre os melhores do Brasil.

mos as atualizações de muitos profissionais que admiramos. Mas para mim inspiração mesmo vem de tudo que me cerca. E na grande maioria das vezes as coisas que mais me inspiram não fazem parte da fotografia. WB MAG - COMO ENXERGA O FUTURO DA FOTOGRAFIA DE CASAMENTO? Vanessa • Acho que agora não é essencialmente diferente de antigamente. Hoje o fato de termos mais acesso a informação facilita a existência de mais profissionais e, consequentemente, muito mais oferta. Mas ainda vejo que profissionais que se preocupam em ter uma “assinatura” no seu trabalho conseguem se destacar e manter a clientela, ainda que estejamos vivendo um mercado atípico com essa nova realidade econômica.

20

21 EDIÇÃO

04

outubro

2015

w w w.w b m a g .c o m . b r

22

23 EDIÇÃO

04

outubro

2015

w w w.w b m a g .c o m . b r

24

25 EDIÇÃO

04

outubro

2015

w w w.w b m a g .c o m . b r

26

27 EDIÇÃO

04

outubro

2015

w w w.w b m a g .c o m . b r

28

29 EDIÇÃO

04

outubro

2015

w w w.w b m a g .c o m . b r

30

31 EDIÇÃO

04

outubro

2015

w w w.w b m a g .c o m . b r

32

33 EDIÇÃO

04

outubro

2015

w w w.w b m a g .c o m . b r

Danilo SIQUEIRA Formado em design gráfico, Danilo Siqueira

r ka

in

el

t Pe

Siqueira • Acho que, apesar da crise que tanto se fala no momento, não deve mudar muita coisa. Não acredito que as pessoas deixem de casar por causa disso, o que muda talvez seja o tamanho do investimento que os casais vão se propor a fazer em uma festa de casamento. Mas acredito que isso seja só uma fase e temos que tentar nos adequar a esses momentos.

a nd

Siqueira • Temos que estar sempre estudando e buscando inspiração, faz parte do meu dia a dia. Pode parecer clichê, mas a minha inspiração vem de tudo o que vejo e consumo através de livros, filmes, viagens, cotidiano, etc. Costumo dizer aos alunos em meus workshops que o último lugar que o fotógrafo de casamento deve buscar inspiração é na fotografia de casamento.

WB MAG - QUAIS SUAS PERSPECTIVAS PARA O MERCADO E PARA SEU TRABALHO NOS PRÓXIMOS ANOS?

na

WB MAG - VOCÊ AINDA ESTUDA FOTOGRAFIA?

r Fe

trabalhou por muitos anos em agências de design e publicidade até descobrir que o seu hobby poderia ser o seu verdadeiro trabalho. Há cinco anos ele se dedica a casamento e família e nesse período tem acumulado diversos prêmios na fotografia profissional. Siqueira vive em São Paulo, mas viaja para fotografar pelo Brasil, Estados Unidos e Europa. Atualmente também dá palestras e ministra workshops para fotógrafos de casamento. Já foi palestrante no Congresso Fotografar, onde dividiu sua experiência com um público de mais de 500 pessoas vindas de todo o País.

WB MAG - POR QUE ACHA QUE SEU TRABALHO SE DESTACA? Siqueira • Alguns dizem que meu trabalho é criativo, outros dizem que tem emoção, que minhas fotos falam... Mas acredito mesmo que meu trabalho tem consistência e a cada novo casamento tento me superar, acho que essa é a fórmula do sucesso. O dia em que eu me acomodar, acaba esse destaque.

34

35 EDIÇÃO

04

outubro

2015

w w w.w b m a g .c o m . b r

36

37 EDIÇÃO

04

outubro

2015

w w w.w b m a g .c o m . b r

38

39 EDIÇÃO

04

outubro

2015

w w w.w b m a g .c o m . b r

40

41 EDIÇÃO

04

outubro

2015

w w w.w b m a g .c o m . b r

42

43 EDIÇÃO

04

outubro

2015

w w w.w b m a g .c o m . b r

44

45 EDIÇÃO

04

outubro

2015

w w w.w b m a g .c o m . b r

46

47 EDIÇÃO

04

outubro

2015

w w w.w b m a g .c o m . b r

PORTFÓLIO DO LEITOR

Envie seu portfólio de fotografia de casamento em baixa resolução e conte resumidamente quem você é, onde e como atua. Seu material será avaliado e, se selecionado, a Redação entrará em contato. Participe!

Ricardo JAYME Ricardo Jayme começou sua carreira traba-

t

ur co

en

Jayme • Não olhar outros trabalhos na mesma área. Estudo cinema, arquitetura, letrismos e fotografias de outras áreas para não buscar uma fotografia que não é a minha. É me dedicando ao máximo à minha própria fotografia e estilo que espero alcançar um trabalho melhor.

itt

Jayme • As histórias por trás daquela foto. São muitas coisas envolvidas pra dizer que é “só uma foto” ou “momento”. Há fotos que sozinhas carregam uma tonelada de histórias.

WB MAG - O QUE BUSCA FAZER PARA AVANÇAR NO SEGMENTO?

kB

WB MAG - O QUE FAZ VOCÊ GOSTAR MUITO DE UMA FOTO DE CASAMENTO?

an Fr

lhando na editoria de fotos da Folha Online. Na época, fazia a curadoria das imagens que iam para o site do jornal, olhando milhares de imagens todos os dias. Em seguida, atuou como designer e diretor de arte em agências de publicidade e e-commerce até resolver se dedicar completamente à fotografia de casamento. Jayme fotografou casamentos em São Paulo, Brasília, Nordeste e Norte do Brasil, além de realizar ensaios internacionais em Amsterdã, Paris e Veneza.

WB MAG - COMO ENXERGA O FUTURO DA FOTOGRAFIA DE CASAMENTO? Jayme • Noto que muita gente que está nisso só pelo dinheiro está desistindo e mudando de área. Há também um movimento para melhorar todos os serviços envolvidos num casamento, então penso que daqui a alguns anos teremos clientes mais seletivos e exigentes.

48

49 EDIÇÃO

04

outubro

2015

w w w.w b m a g .c o m . b r

50

51 EDIÇÃO

04

outubro

2015

w w w.w b m a g .c o m . b r

52

53 EDIÇÃO

04

outubro

2015

w w w.w b m a g .c o m . b r

54

55 EDIÇÃO

04

outubro

2015

w w w.w b m a g .c o m . b r

56

57 EDIÇÃO

04

outubro

2015

w w w.w b m a g .c o m . b r

Inspiração Casamento da atriz Audrey Hepburn com Mel Ferrer, em Bürgenstock, na Suíça. O retrato dos noivos foi feito pelo fotógrafo Ernst Haas em 25 de setembro de 1954.

EDIÇÃO

04

outubro

2015

w w w.w b m a g .c o m . b r