Jūras Duo - WB Mag

n.06 DEZ.2015 Duo Borgatto Jeniffer Bueno e Jūras Duo A sintonia de um casal de fotógrafos na produção de imagens inesquecíveis editorial O fim d...
2 downloads 38 Views 28MB Size

n.06 DEZ.2015

Duo Borgatto Jeniffer Bueno e

Jūras Duo

A sintonia de um casal de fotógrafos na produção de imagens inesquecíveis

editorial O fim do ano está aí e para fechar 2015 com

06 20

chave de ouro apresentamos a sexta edição da WB Mag, mais uma vez, cheia de talentos. Uma das fotógrafas brasileiras representadas neste número éJennifer Bueno, que esteve entre os finalistas do último prêmio Wedding Best - O Álbum. A profissional mineira conta a história de um trabalho especial, que trouxe bons frutos para seu negócio e para sua carreira na fotografia de casamento. Também mostramos o trabalho do Duo Borgatto, formado pelos fotógrafos Fabio Borgatto e Julia Seloti. Um casal que vem se destacando há algum tempo e não para de surpreender. Aliás, o portfólio internacional deste mês também fica por conta de uma dupla, Matas e Paulina, que formam o Jūras Duo. Autores de trabalhos excepcionais, eles já receberam diversos Fearless Awards e constam entre os melhores fotógrafos de casamento do mundo. Aproveito o ensejo do encerramento do ano para convidá-los a selecionar com antecedência os seus melhores álbuns de casamento. No ano que vem, quando menos esperarmos, o concurso Wedding Best - O Álbum estará com inscrições abertas. Uma oportunidade muito bacana! Boa leitura e Boas festas!

34

Leopoldo Saldanha Editor

2

3 EDIÇÃO

06 dezembro 2015

w w w.w b m a g .c o m . b r

expediente ENVIE SEU PORTFÓLIO...

Editor: Leopoldo Saldanha Mesquita Conselho Editorial: Mozart Mesquita Lívia Noronha de Vivo Iara Moribe

...de fotografia de casamento em baixa resolução e conte resumidamente quem você é, onde e como atua. Seu material será avaliado e, se selecionado, a Redação entrará em contato. Participe!

Reportagem: Lívia Noronha de Vivo Revisão: Regina Sinibaldi Projeto Editorial: Iara Moribe Projeto Gráfico + Diagramação: Alessandro Ziegler

Para suas fotos serem publicadas na WB Mag, você precisa ter autorização escrita das pessoas fotografadas para este fim e a sua para divulgação na revista. Sem essas autorizações, não será possível a publicação.

Arte: Alessandro Romio Publicidade: Juliana Oliveira Poliana Silveira Desenvolvedor Web: Diogo Amorim

PARA ANUNCIAR SITE E REVISTA: 11 2344-0810

REDAÇÃO:

[email protected]

EDITORA FHOX - Rua Clodomiro Amazonas, 1.099 - cj. 121 - CEP 04537-012 - São Paulo/SP

GRUPO FHOX

INSIDE

4

5 EDIÇÃO

06 dezembro 2015

w w w.w b m a g .c o m . b r

JURAS Duo

Matas • Bons relacionamentos com os clientes, essa é a chave. Gostamos de ser amigos dos clientes. Prometemos e entregamos, e fazemos cada casal ficar superfeliz com nossos serviços – assim eles viram nossos embaixadores. Mantemos boas relações com assessores que admiramos e também é importante manter uma presença consistente e atraente no ambiente on-line. Também nos juntamos a alguns colegas e concebemos a primeira exposição de fotografia de casamento da Lituânia, convidamos toda a indústria do casamento para a abertura. Então, na verdade, é uma mistura de atividades que faz com que nosso negócio tenha sucesso. Paulina • Temos bem claro que a fotografia de casamento não é apenas nossa paixão, mas um negócio

to

WB MAG - QUAIS AS SUAS TÁTICAS PARA TRANSFORMAR BOAS FOTOS EM UM NEGÓCIO DE SUCESSO?

tra re or

formam o Jūras Duo. O casal vive em Vilnius, na Lituânia, e viaja fotografando casamentos pelo mundo todo. Sua trajetória na fotografia começou em 2009 e já conta prêmios como Best Baltic Photograph em 2012 e diversos Fearless Awards. Antes de entrarem no mercado de casamento, Matas era consultor financeiro e Paulina trabalhava com marketing.

t Au

Juntos, os fotógrafos Matas Jūras e Paulina Jūrė

WB MAG - COMO O TRABALHO DE VOCÊS SE DESTACA NO MERCADO?

também. Então tratamos como um negócio em termos de finanças, marketing e planejamento. Acreditamos que é preciso sempre melhorar e aprender – fotografia, marketing, comunicação e muitas outras coisas. E aprendemos com os melhores fotógrafos do ramo no mundo todo. Também ministramos workshops e ensinamos outros profissionais. Adoramos ajudar, assim como nos ajudaram quando entramos para a fotografia de casamento. É uma forma de crescer pessoalmente.

sas viagens expandem nossa visão e nos inspiram. Às vezes as pessoas, seus humores e sua aparência. Às vezes o clima, a estação do ano. Às vezes um filme ou um clipe de música. Um livro, uma história que alguém nos conta, um estranho que apenas está passando ou um simples portão em uma rua qualquer. Boa comida e café. Cada novo casamento significa um novo casal e mais inspiração!

WB MAG - DE ONDE VEM INSPIRAÇÃO PARA PRODUZIREM FOTOS TÃO DIFERENTES?

Paulina • Sim e não. Achamos que concursos são como loteria. Você tem que ter uma ótima foto para vencer, mas isso não garante que você vencerá. No entanto, é um encorajamento que nos diz que fazemos um bom trabalho. O mais importante é que estamos fotografando para nós mesmos e para os casais. Temos algumas ótimas fotos que sabemos que não ganhariam um concurso, mas que são muito preciosas para nossos casais e para nós mesmos.

Matas • De duas coisas: o casal e a locação. Todo casal é diferente e adoramos contar suas histórias, então nunca fica entediante. Já as locações, ajudam a criar algo visualmente interessante. Paulina • Nunca sei de onde vem minha inspiração. Ela apenas vem. Nos-

WB MAG - GANHAR PRÊMIOS É IMPORTANTE?

Matas • Gostamos de contar histórias elegantes e atemporais. Histórias que parecem “internacionais”, que tiram a importância das fronteiras entre países, mesmo que muitas delas tenham se passado na Lituânia. Também nos esforçamos muito para criar slideshows cheios de emoção para que quem assiste se sinta um observador secreto do casamento. WB MAG - QUAL A DINÂMICA DE TRABALHAREM JUNTOS, EM CASAL? Matas • É ótimo! Somos um casal que pode estar sempre junto e estamos confortáveis com isso. Sempre há um desafio para manter uma vida profissional e emocional balanceada, mas nós fazemos funcionar. E de muitas maneiras nos complementamos. Nossa marca é mais forte porque somos um Duo, casados. Paulina • É um presente poder trabalhar com a pessoa que você ama. Quando começamos a trabalhar juntos, todo mundo disse que éramos loucos e que marido e mulher não devem fazer negócios. Mas fomos em frente, e duas perspectivas diferentes fazem nossas fotos serem mais fortes.

6

7 EDIÇÃO

06 dezembro 2015

w w w.w b m a g .c o m . b r

8

9 EDIÇÃO

06 dezembro 2015

w w w.w b m a g .c o m . b r

10

11 EDIÇÃO

06 dezembro 2015

w w w.w b m a g .c o m . b r

12

13 EDIÇÃO

06 dezembro 2015

w w w.w b m a g .c o m . b r

14

15 EDIÇÃO

06 dezembro 2015

w w w.w b m a g .c o m . b r

16

17 EDIÇÃO

06 dezembro 2015

w w w.w b m a g .c o m . b r

18

19 EDIÇÃO

06 dezembro 2015

w w w.w b m a g .c o m . b r

Duo BORGATTO to

tra re or

dada pelo casal Julia Seloti e Fabio Borgatto. A dupla já fotografou noivas pelo Brasil, em países europeuse nos Estados Unidos. Seus álbuns de casamento estiveram entre os melhores do Brasil, segundo o concurso Wedding Best - O Álbum. Os fotógrafos também foram palestrantes do Congresso Fotografar e receberam reconhecimento de associações internacionais como Fearless Photographers.

t Au

A butique fotográfica Duo Borgatto é coman-

WB MAG - QUAL O PAPEL DE CADA UM NAS COBERTURAS DE CASAMENTO?

WB MAG - COMO GOSTAM DE ENTREGAR O PRODUTO FINAL DOS TRABALHOS?

WB MAG - DO QUE VOCÊS MAIS GOSTAM E O QUE MUDARIAM NO MERCADO DE CASAMENTO? 

Borgatto • Como somos uma butique fotográfica, temos um cuidado muito especial com cada projeto e nós dois participamos de todo o processo criativo, desde a apresentação, passando pela fotografia do evento, curadoria e diagramação do álbum. É um processo bem artesanal, mas que garante que nossa visão criativa esteja em todos os eventos que fotografamos. Mas, por nossa bagagem na formação em design e moda, vemos que a Julia tem um clique mais estético e simétrico, trabalhando com lentes mais abertas e eu tenho um trabalho mais do clique espontâneo e trabalho mais com teleobjetivas.

Borgatto • Nosso core business é fotografia, e por isso nosso objetivo é entregar imagens incríveis. Mas adoramos ver o material impresso em um bom álbum, com páginas bem diagramadas e impressos em alta qualidade. Então, quase 95% dos nossos clientes recebem o álbum impresso e todos os clientes recebem as imagens em pendrive além de uma galeria on-line.

Borgatto • Na fotografia de casamento, adoramos a possibilidade de estar sempre em diferentes lugares fotografando pessoas e acompanhar o nascimento de uma família. O mercado de casamento ainda vive muito baseado ‘no jeitinho brasileiro’, rola muito ego e profissionalismo ainda imaturo. Muita gente se destacando, construindo carreira por ‘contatos’ não por ter um bom trabalho. Isso precisa mudar.

WB MAG - QUAIS OS PLANOS PARA CONTINUAR INOVANDO E MANTER A EMPRESA ATUALIZADA E EM DESTAQUE NO RAMO?

WB MAG - PARA VOCÊS, QUAL O INVESTIMENTO MAIS IMPORTANTE PARA ALAVANCAR A PROFISSÃO DO FOTÓGRAFO DE CASAMENTO?

Borgatto • Entendemos que viver no mercado criativo é estar ciente de constante reinvenção e ter disciplina em buscar novidades. Então, nossa forma de manter tudo bem fresco é viajar. Temos uma regra interna: duas paradas de férias por ano e um semestre sabático a cada cinco anos para nos reinventarmos completamente. Ano que vem estamos indo para mais um ano sabático e, logo mais, muitas novidades!

Borgatto • Viajar. Toda vez que viajamos aproveitamos para estudar alguma língua e quebrar a rotina. Dessa forma, vemos o cotidiano sob nova ótica e nos colocamos fora da zona de conforto e naturalmente as dificuldades vêm e nos motivam a estudar mais, praticar mais e estar sempre buscando possibilidades. Assim evoluímos como contadores de histórias e acumulamos bagagem cultural.

20

21 EDIÇÃO

06 dezembro 2015

w w w.w b m a g .c o m . b r

22

23 EDIÇÃO

06 dezembro 2015

w w w.w b m a g .c o m . b r

24

25 EDIÇÃO

06 dezembro 2015

w w w.w b m a g .c o m . b r

26

27 EDIÇÃO

06 dezembro 2015

w w w.w b m a g .c o m . b r

28

29 EDIÇÃO

06 dezembro 2015

w w w.w b m a g .c o m . b r

30

31 EDIÇÃO

06 dezembro 2015

w w w.w b m a g .c o m . b r

32

33 EDIÇÃO

06 dezembro 2015

w w w.w b m a g .c o m . b r

JENIFFER Bueno Jeniffer Bueno é fotógrafa de casamentos de

zi

tra on

Jeniffer • Acho que temos como um diferencial a simplicidade e o sentimento que trazemos em nossas fo-

M

WB MAG - POR QUE ACHA QUE SEU TRABALHO SE DESTACA?

na

Jeniffer • Tenho muitas histórias lindas que envolvem a fotografia de casamento. Mas uma das que mais marcaram, tanto como pessoa quanto profissionalmente, foi quando fomos convidados a fotografar um casamento que aconteceria em nossa cidade. Eu não conhecia os noivos até o primeiro contato no escritório e neste dia passei a encarar aquele casamento contratado como uma missão de eternizar o grande dia deles da melhor forma. Era um casamento simples, feito pela família, pelos amigos... Aconteceu na casa de um tio da noiva e foi muito a cara dos noivos: uma celebração diferente, com uma essência particular. E estávamos lá para regis-

trar a emoção e o amor deles, e não para ver se estava sendo realizado em um local exuberante ou não. Este trabalho em especial nos levou a lugares que nem imaginávamos, fomos parar em entrevistas, sites de casamentos, noivos nos procuraram para conhecer sobre os detalhes e fomos finalistas no concurso Wedding Best 2015 com o álbum deste trabalho. O maior concurso de álbuns do Brasil! O nosso vínculo com os noivos e amizade que adquirimos foi muito especial e um reforço no caso de amor com a profissão pela vida toda!

ia ar

WB MAG - QUAL SUA MELHOR HISTÓRIA NA FOTOGRAFIA DE CASAMENTO?

M

Poços de Caldas, em Minas Gerais. Ela teve seu trabalho selecionado entre os melhores do País, como finalista do prêmio Wedding Best O Álbum deste ano. “Muito além de uma profissão, encaro a fotografia como uma missão de vida e um caminho de evolução pessoal. Por meio dessa arte que emana poesia, sigo aprendendo sobre o mundo e sobre a vida, vivenciando momentos inesquecíveis, revelando a sensibilidade da alma, me emocionando e emocionando outras pessoas”.

tos, coisa que só conseguimos pelo bom relacionamento que temos com nossos clientes. Procuramos sempre manter um contato mais próximo, entendendo a fundo as particularidades daquele casal, buscando entender os detalhes que fazem daquele casamento único e especial, e buscamos transmitir essa mensagem nas fotos. Tentamos sempre manter uma relação que vai além de “contratante e contratado”. Isso se reflete em nosso trabalho. WB MAG - COMO ENTREGA SEU TRABALHO FINAL? Jeniffer • O trabalho é entregue sempre em uma mídia digital, pen drive com fotos em alta resolução para que os noivos possam desfrutar de todos os cliques que fazemos

nos eventos. E também entregamos lindos álbuns com a história do grande dia do casamento. Assim como um livro, as fotos quando bem colocadas em um álbum são um resumo delicado dos melhores momentos, e é de grande valia que seja feito. Acho que o álbum é indispensável, é uma recordação para a vida toda. O digital pode se perder e pode modificar com muita rapidez, mas o álbum sempre estará lá para ser um meio de reviver os momentos e

34

para que pessoas que chegam, como filhos e novos amigos, possam viver também o grande dia. WB MAG - QUAIS SÃO AS SUAS PERSPECTIVAS PARA O MERCADO DE CASAMENTO E PARA SEU TRABALHO NOS PRÓXIMOS ANOS? Jeniffer • Tenho uma boa visão sobre o mercado que estamos trabalhando. Apesar das dificuldades que existem em todas as profissões,

acredito que coisas melhores ainda virão neste ramo da fotografia e dos casamentos. Na minha visão, o mercado tem crescido bastante nos últimos anos, muitas ideias novas estão surgindo, casais dispostos a inovar e fazer um casamento com base naquilo que vivem e acreditam. Isso abre portas para muitos fornecedores também. Estou bastante empolgada com o que virá pela frente, com nossos planos no trabalho e com as pessoas que ainda teremos mais contato e cujas histórias contaremos.

35 EDIÇÃO

06 dezembro 2015

w w w.w b m a g .c o m . b r

36

37 EDIÇÃO

06 dezembro 2015

w w w.w b m a g .c o m . b r

38

39 EDIÇÃO

06 dezembro 2015

w w w.w b m a g .c o m . b r

40

41 EDIÇÃO

06 dezembro 2015

w w w.w b m a g .c o m . b r

42

43 EDIÇÃO

06 dezembro 2015

w w w.w b m a g .c o m . b r

44

45 EDIÇÃO

06 dezembro 2015

w w w.w b m a g .c o m . b r

46

47 EDIÇÃO

06 dezembro 2015

w w w.w b m a g .c o m . b r

Inspiração

John F. Kennedy e Jackie Kennedy durante a comemoração de suas bodas, em 1953. A fotografia é de Lisa Larsen.

EDIÇÃO

06 dezembro 2015

w w w.w b m a g .c o m . b r