n.02 AGO.2015
Layla Eloá Bruno Stuckert e
Nordica Photography O casamento de fotojornalismo e fine art nas mais belas locações pelo mundo
editorial Nos comentários que se seguiram ao lança-
04 18
mento da WBMag, no mês passado, vimos muitos elogios e colocações bacanas. Foi bom observar o interesse dos fotógrafos de casamento pela nova publicação e pelo trabalho de seus colegas. Por isso, já estão abertas nossa fan page no Facebook e a conta no Instagram (@wbmag). Contamos com a sua participação por lá! Para este segundo número, trouxemos como destaque internacional o trabalho da empresa Nordica Photography. A dupla de fotógrafos Cole e Jakob vive na Suécia, mas já passou por todos os continentes clicando casamentos. Com cenários exuberantes e imagens singelas, eles conseguem transportar as emoções de cada evento através do tempo. A brasileira Layla Eloá, por sua vez, faz a ponte entre Brasil e Estados Unidos (onde vive atualmente), e fotografa em ambos os países e pelo mundo. Ela nos presenteia a seguir com belas imagens de um casamento que clicou em Alagoas. E também nesta edição o trabalho do brasiliense Bruno Stuckert, nascido e criado em meio à fotografia. Boa leitura.
32
Leopoldo Saldanha Editor
2
3 EDIÇÃO
02
agosto
2015
w w w.w b m a g .c o m . b r
NORDICA Photography el
at vP
ira
N
Jakob Granqvist nasceu e foi criado na Finlândia,
Cole • Isso é difícil de dizer... Talvez os outros possam responder melhor que nós. Sempre nos empenhamos para conseguir a atenção do público e para sermos “interessantes” para as pessoas. Isso está enraizado no nosso conhecimento em marketing e talvez seja uma das razões pela qual o nosso trabalho chama atenção. Também tendemos a visitar locações únicas, cenários maravilhosos que usamos a nosso favor. Nosso estilo busca simplicidade: tirar camadas de uma imagem, ao invés de adicionar mais elementos. Talvez a cultura escandinava influencie no nosso trabalho.
mas viveu a maior parte de sua vida adulta em Estocolmo, na Suécia. Cole Roberts é um canadense que foi criado em uma pequena cidade na Colúmbia Britânica e que em 2013 também acabou indo para a Suécia. Juntos, comandam a empresa de fotografia de casamento Nordica Photography.
WB • QUANDO COMEÇARAM A FOTOGRAFAR CASAMENTOS JUNTOS? Cole • O que nos conectou inicialmente foram os estudos, porque estávamos cursando um mestrado em marketing numa universidade sueca. Isso foi em 2006 quando nos conhecemos. Fomos cada um para um lado quando o curso acabou, mas mantivemos contato pela internet. Começamos nosso negócio em 2010, em Vancouver. A fotografia era um interesse comum entre nós e o Jakob conseguiu um visto de um ano para trabalhar por lá. Assim, desde o primeiro dia entramos de cabeça na Nordica. WB • ONDE VOCÊS MORAM ATUALMENTE E ONDE TRABALHAM? Cole • O Jakob mora com seu gato, Kurt, e sua mulher Alexandra em Es-
tocolmo. Eu estou em Vancouver passando o verão, mas vivo em Gävle, na Suécia, com minhas duas filhas, Asta e Embla e minha mulher Therese. Então, a Suécia é nosso lar. Quanto ao trabalho, estamos em toda parte. Ainda não estivemos na Antártica, mas fotografamos em todos os outros continentes. Este mapa aqui representa onde já estivemos. WB • COMO É O MERCADO DE FOTOGRAFIA DE CASAMENTO NA SUA REGIÃO? Cole • Se contássemos apenas com a Suécia como nosso mercado, provavelmente sairíamos do ramo. É completamente sazonal devido aos invernos gelados e o incrível talento dos fotógrafos suecos torna o ramo bastante competitivo. Temos muita experiência de networking com profissionais de todo o mundo e sentimos que a Suécia às vezes é subestimada quanto ao ní-
vel de seus talentos. Eventos como o Way Up North (que nós começamos), em Estocolmo, são exemplos de como o mercado escandinavo continua avançando. WB • O QUE MAIS GOSTAM NA FOTOGRAFIA DE CASAMENTO? Cole • Nenhuma história é igual à outra, então, de um ponto de vista documental, somos capazes de nos mantermos motivados pela natureza imprevisível dos casamentos. Isso em contraste com o trabalho de fotografia em estúdio, por exemplo. E a fotografia de casamento oferece grande diversidade, são eventos que tendem a apresentar um bom leque de emoções. Estar no background, testemunhando as interações humanas e esses sentimentos, é um processo muito bom para a alma.
WB • COMO SE INSPIRAM PARA CADA CASAMENTO? Cole • Casamentos são inspiradores por natureza. Estamos lá para fotografar os momentos que ninguém vê e montar uma história. Poder trabalhar de uma forma natural, sem impedimentos, é algo de muita sorte dentro de uma carreira. As locações inspiram, mas no fim das contas são sempre as pessoas e a história daquele dia.
Local do casamento: Islândia (casamento não religioso)
WB • O QUE FAZ O TRABALHO DE VOCÊS SE DESTACAR?
4
5 EDIÇÃO
02
agosto
2015
w w w.w b m a g .c o m . b r
6
7 EDIÇÃO
02
agosto
2015
w w w.w b m a g .c o m . b r
8
9 EDIÇÃO
02
agosto
2015
w w w.w b m a g .c o m . b r
10
11 EDIÇÃO
02
agosto
2015
w w w.w b m a g .c o m . b r
12
13 EDIÇÃO
02
agosto
2015
w w w.w b m a g .c o m . b r
14
15 EDIÇÃO
02
agosto
2015
w w w.w b m a g .c o m . b r
16
17 EDIÇÃO
02
agosto
2015
w w w.w b m a g .c o m . b r
LAYLA Eloá “Comecei a enxergar a fotografia com outros
olhos durante o tempo que morei na França e em Londres. As viagens me fizeram comprar uma câmera profissional, então larguei meus cinco anos de trabalho em uma companhia aérea para arriscar este recomeço. Retornei ao Brasil e trabalhei em um estúdio de moda por um ano. Após este período, comecei a trabalhar sozinha e ainda muito precoce em conhecimento, aproveitei para aprender bastante com fotógrafos e pessoas incríveis que foram cruzando meu caminho. Trabalhei com eventos esportivos, corporativos, desfiles, arquitetura, até me identificar com casamentos e famílias. Fotografei mais de 150 casamentos nos últimos cinco anos em diversas cidades e hoje, com 31 anos, moro em Chicago e divido meu tempo entre os Estados Unidos e o Brasil. Estou sempre de malas prontas e coração aberto para fotografar em um novo destino.”
WB • O QUE VOCÊ MAIS GOSTA NA FOTOGRAFIA DE CASAMENTO? Layla • O que me fascina na fotografia de casamento é a possibilidade de documentar sentimentos bons e verdadeiros e de me conectar com pessoas e histórias reais. É a possibilidade perfeita para conhecer o melhor de cada pessoa, e de fotografá-las conforme a beleza que enxergo com os meus próprios olhos. É um grande privilégio ver de perto a reunião de duas famílias e sentir tão boas energias sendo compartilhadas.
WB • COMO VOCÊ SE INSPIRA PARA CADA NOVO TRABALHO? Layla • Projetos pessoais são essenciais para que eu seja uma fotógrafa melhor. É a partir deles que encontro as minhas inspirações e as maiores possibilidades de manifestar o meu estilo. Através deles, os clientes com mais similaridades ao meu perfil de fotografia me encontram. Viajar também é uma grande inspiração. Principalmente o exercício de conhecer uma nova cultura e de reconhecer as diferenças entre as pessoas. Sua mente abre e a sua leitura sobre o mundo
WB • QUAL SUA VISÃO DO MERCADO DE CASAMENTO ATUALMENTE? Layla • Ao mesmo tempo em que a competitividade no mercado de casamento é grande, surgem a todo momento profissionais com ideias e estilos diferentes. Vejo hoje uma segmentação maior devido à grande variedade de opções. As pessoas estão casando mais de dia, em fazendas, praias, com opções criativas de comidas e decoração, mas ao mesmo tempo não vejo que nossos casamentos tradicionais perderam o seu espaço e sua beleza. O País não está no seu melhor momento, e torço para que seja apenas passageiro. Acredito que em momentos como este, o filtro é natural. Profissionais bons precisam fazer ainda melhor, e os que não são tão comprometidos acabam perdendo o seu espaço. Quem ganha com tudo isso, com certeza, são os clientes.
passa a ser mais flexível e intensa. Viver bons sentimentos e estar rodeada de pessoas especiais com certeza me impulsiona a ser uma pessoa melhor. Consigo me doar mais e consequentemente ler as pessoas com olhos de alegria. A gratidão com certeza me inspira. Não deixo de estudar. Adoro participar de congressos e de me conectar com pessoas com os mesmos interesses que o meu. Também acho importante estudar o meu próprio trabalho. Cuido para não ser crítica demais, mas sempre penso no que pode ser feito de diferente em relação a minha fotografia a cada trabalho que finalizo.
18
19 EDIÇÃO
02
agosto
2015
w w w.w b m a g .c o m . b r
PORTRAIT DA NOIVA • • • • • • | Nikon D4 | Lens: 85mm 1.4 | Abertura: 2.2 | Velocidade: 1250
A fotografia de casamento mistura diferentes estilos como moda, retrato, fotografia macro e um pouco de arquitetura. Tudo isso de uma maneira documental e com personagens reais. Gosto desta liberdade, do imprevisível e da dinâmica com que tudo acontece.”
20
21 EDIÇÃO
02
agosto
2015
w w w.w b m a g .c o m . b r
22
23 EDIÇÃO
02
agosto
2015
w w w.w b m a g .c o m . b r
24
25 EDIÇÃO
02
agosto
2015
w w w.w b m a g .c o m . b r
26
27 EDIÇÃO
02
agosto
2015
w w w.w b m a g .c o m . b r
28
29 EDIÇÃO
02
agosto
2015
w w w.w b m a g .c o m . b r
30
31 EDIÇÃO
02
agosto
2015
w w w.w b m a g .c o m . b r
Bruno STUCKERT O brasiliense Bruno Stuckert representa a
quarta geração de fotógrafos da família. Captar o instante e guardar lembranças por meio das lentes fotográficas. Foi em meio a essa filosofia que ele nasceu e foi criado. Com a tradição familiar da fotografia presente no sangue e na alma, Bruno, aos 15 anos, já manejava com grande habilidade uma câmera fotográfica. Três anos depois, aos 18, ele realizou seu primeiro trabalho e, desde então, coleciona experiência obtida nas mais importantes redações do País em editorias de política, economia e cultura, além de agências de notícias e revistas. Foi em 2003 que Stuckert descobriu um novo olhar fotográfico para flagrar momentos únicos e especiais, quando passou a direcionar seu trabalho à cobertura de casamentos. Ele já fez diversos trabalhos dentro e fora do Brasil e leva a arte de imprimir nas lentes a captação de momentos únicos e especiais.
WB • DO QUE VOCÊ MAIS GOSTA NA FOTOGRAFIA DE CASAMENTO? Stuckert • Tirar fotos de casais felizes, comemorando o amor com suas famílias e amigos. Isso proporciona um cenário perfeito para expressar sentimentos genuínos e emocionantes através de fotos. Essa capacidade que a fotografia de casamento tem de sensibilizar a todos faz com que eu tenha muito prazer nesse trabalho.
WB • COMO VOCÊ SE INSPIRA PARA CADA NOVO TRABALHO? Stuckert • A minha inspiração é reflexo da história e do relacionando do casal. As sombras e luzes de cada festa também me ajudam a compor imagens únicas daquele momento.
WB • QUAL SUA VISÃO DO MERCADO DE CASAMENTO ATUALMENTE? Stuckert • Atualmente me parece que o mercado de casamento é muito atrativo para os fotógrafos pela a ilusão de grande retorno financeiro. Apesar de acreditar que existe espaço para todos, acho que muitos profissionais não valorizam o seu próprio trabalho ao cobrar valores muito baixos. Isso influencia de modo negativo o mercado de fotografia de casamento.
32
33 EDIÇÃO
02
agosto
2015
w w w.w b m a g .c o m . b r
PORTRAIT DA NOIVA • • • • • • | Canon 1D Mark IV | Lens: 50MM F/1.2 | Exposição: 1250 F/1.2
Acho que em todo trabalho, é preciso ter uma foto simples e marcante, para a vida inteira.”
34
35 EDIÇÃO
02
agosto
2015
w w w.w b m a g .c o m . b r
36
37 EDIÇÃO
02
agosto
2015
w w w.w b m a g .c o m . b r
38
39 EDIÇÃO
02
agosto
2015
w w w.w b m a g .c o m . b r
40
41 EDIÇÃO
02
agosto
2015
w w w.w b m a g .c o m . b r
42
43 EDIÇÃO
02
agosto
2015
w w w.w b m a g .c o m . b r
44
45 EDIÇÃO
02
agosto
2015
w w w.w b m a g .c o m . b r
Inspiração expediente
Parada no Largo do Paço por ocasião do casamento da Princesa Isabel com o Conde d’Eu. A união foi registrada há mais de 150 anos por Arsenio da Silva, que era pintor, professor e fotógrafo.
ENVIE SEU PORTFÓLIO...
Editor: Leopoldo Saldanha Mesquita Conselho Editorial: Leopoldo Saldanha Mozart Mesquita Lívia Noronha de Vivo Iara Moribe
...de fotografia de casamento em baixa resolução e conte resumidamente quem você é, onde e como atua. Seu material será avaliado e, se selecionado, a Redação entrará em contato. Participe!
Reportagem: Lívia Noronha de Vivo Revisão: Regina Sinibaldi Projeto Editorial: Iara Moribe Projeto Gráfico + Diagramação: Alessandro Ziegler Arte: Alessandro Romio Publicidade: Juliana Oliveira Poliana Silveira Desenvolvedor Web: Diogo Amorim
PARA ANUNCIAR SITE E REVISTA: 11 2344-0810
Para suas fotos serem publicadas na WB Mag, você precisa ter autorização escrita das pessoas fotografadas para este fim e a sua para divulgação na revista. Sem essas autorizações, não será possível a publicação.
REDAÇÃO:
[email protected]
EDITORA FHOX - Rua Clodomiro Amazonas, 1.099 - cj. 121 - CEP 04537-012 - São Paulo/SP
GRUPO FHOX
INSIDE
Data: 1864 | Local: Rio de Janeiro
46
47 EDIÇÃO
02
agosto
2015
w w w.w b m a g .c o m . b r
A cada edição do Prêmio recebemos trabalhos melhores, mais elaborados e muito mais encantadores. para 2016 não será diferente. inscrições em breve! acompanhe tudo sobre o prêmio aqui nas páginas da
VEJA AQUI A MATÉRIA ESPECIAL PUBLICADA NA REVISTA FHOX 175 SOBRE A ÚLTIMA EDIÇÃO DO PRÊMIO
WBMAG.COM.BR/PDF/PREMIOWB_FHOX175.PDF