lista de exercícios monitoria - Me Salva!

    LISTA DE EXERCÍCIOS  MONITORIA  A Construção do Sentido | Gêneros Textuais Antigamente, as perguntas sobre nomenclaturas sintáticas e semântica...
19 downloads 293 Views 315KB Size

 

 

LISTA DE EXERCÍCIOS  MONITORIA 

A Construção do Sentido | Gêneros Textuais Antigamente, as perguntas sobre nomenclaturas sintáticas e semânticas não exigiam tanto dos candidatos, então, para ter sucesso, bastava ter as regras gramaticais na ponta da língua. No entanto, a Gramática recebe uma abordagem contextualizada nas avaliações atuais, ou seja, está associada à interpretação de textos dos mais variados gêneros. Tal alteração no ponto de vista acontece porque mais do que decorar as regras, o candidato precisa saber aplicá-las na análise do texto. Dessa forma, é indispensável ficar atento à Semântica, parte da Gramática que estuda os aspectos relacionados com o sentido de palavras e enunciados. 01. Leia a anedota abaixo e responda Ditadura/Democracia A diferença entre uma democracia e um país totalitário é que numa democracia todo mundo reclama, ninguém vive satisfeito. Mas se você perguntar a qualquer cidadão de uma ditadura o que acha de seu país, ele responde, sem hesitação: ”Não posso me queixar”. Millôr Fernandes. Millôr definitivo: a bíblia do caos Para produzir o efeito de humor que o caracteriza, esse texto emprega o recurso da ambiguidade? Justifique sua resposta. 02. Indique a alternativa errada: a) As pessoas mal-educadas, sempre se dão mal com os outros. b) Os meus ensinamentos foram mal interpretados. c) Vivi maus momentos, naquela época. d) Temos que esclarecer os mau-entendidos. e) Os homens maus sempre prejudicam os bons.

03. (UERJ - 2013) Com base no texto abaixo, responda à questão. IGUAL – DESIGUAL Eu desconfiava: todas as histórias em quadrinho são iguais. Todos os filmes norte-americanos são iguais. Todos os best-sellers são iguais Todos os campeonatos nacionais e internacionais de futebol são iguais. Todos os partidos políticos são iguais. Todas as mulheres que andam na moda são iguais. Todas as experiências de sexo são iguais. Todos os sonetos, gazéis, virelais, sextinas e rondós são iguais e todos, todos os poemas em verso livre são enfadonhamente iguais. Todas as guerras do mundo são iguais. Todas as fomes são iguais.  

 

O seu melhor parceiro de estudos ​ | ​ Todos os direitos reservados Ⓒ 2017 

 

 

 

LISTA DE EXERCÍCIOS  MONITORIA 

Todos os amores, iguais iguais iguais. Iguais todos os rompimentos A morte é igualíssima. Todas as criações da natureza são iguais. Todas as ações, cruéis, piedosas ou indiferentes, são iguais. Contudo, o homem não é igual a nenhum outro homem, bicho ou coisa. Ninguém é igual a ninguém. Todo ser humano é um estranho Impar. (Carlos Drummond de Andrade – Nova reunião) Os versos livres são aqueles que não se submetem a um padrão. Considerando essa definição, identifica-se nos versos ​destacados ​a figura de linguagem. (A) antítese (B) metáfora (C) metonímia (D) eufemismo 04. ​(PUC-MG) Em todas as alternativas, a mudança proposta para o período em destaque alterou o seu sentido, EXCETO em: a) ​Ele levantou lentamente os olhos para ver o céu.​ | Ele levantou os olhos para ver o céu lentamente. b) ​Devo encontrá-lo apenas no shopping.​ | Devo apenas encontrá-lo no shopping. c) O meu pedido foi só que ele estivesse aqui no horário marcado. | O meu pedido foi que ele estivesse aqui só no horário marcado. d) Ele disse que necessariamente conseguiria resultados para a pesquisa. | Ele disse que conseguiria necessariamente resultados para a pesquisa. e) ​Carmen gosta de pensar muito antes de agir.​ | Carmen gosta muito de pensar antes de agir. 05. Entre as finalidades da conotação estão a expressividade e a afetividade (positiva ou negativa) que transmitem

Analisando as falas das personagens, assinale a alternativa que contenha as expressões utilizadas em seu sentido conotativo: a) “Você vai comer asfalto” e “estou morto”. b) “No quinto período, seu babaca” e “você vai comer asfalto”. c) “Ameaça terrorista” e “aula de educação física”. d) “Ameaça terrorista” e “estou morto”.  

 

O seu melhor parceiro de estudos ​ | ​ Todos os direitos reservados Ⓒ 2017 

 

 

 

LISTA DE EXERCÍCIOS  MONITORIA 

06. (Enem 2005) O termo (ou expressão) destacado que está empregado em seu sentido próprio, denotativo, ocorre em a) “(....) É de laço e de nó De gibeira o jiló Dessa vida, cumprida a sol (....)” (Renato Teixeira. Romaria. Kuarup Discos. setembro de 1992.) b) “Protegendo os inocentes é que Deus, sábio demais, põe cenários diferentes nas impressões digitais.” (Maria N. S. Carvalho. Evangelho da Trova. /s.n.b.) c) “O dicionário-padrão da língua e os dicionários unilíngues são os tipos mais comuns de dicionários. Em nossos dias, eles se tornaram um objeto de consumo obrigatório para as nações civilizadas e desenvolvidas.” (Maria T. Camargo Biderman. O dicionário-padrão da língua. Alfa (28), 2743, 1974 Supl.) d)

O Globo. O menino maluquinho: agosto de 2002 e) “Humorismo é a arte de fazer cócegas no raciocínio dos outros. Há duas espécies de humorismo: o trágico e o cômico. O trágico é o que não consegue fazer rir; o cômico é o que é verdadeiramente trágico para se fazer.” (Leon Eliachar. www.mercadolivre.com.br . acessado em julho de 2005.) 07. Assinale a alternativa que preenche corretamente as lacunas da frase abaixo: Da mesma forma que os italianos e japoneses _________para o Brasil no século passado, hoje os brasileiros_________para a Europa e para o Japão, à busca de uma vida melhor; internamente, os para o Sul, pelo mesmo motivo. a) imigraram - emigram - migram b) migraram - imigram - emigram c) emigraram - migram - imigram. d) emigraram - imigram - migram. e) imigraram - migram - emigram

 

 

O seu melhor parceiro de estudos ​ | ​ Todos os direitos reservados Ⓒ 2017 

 

 

 

LISTA DE EXERCÍCIOS  MONITORIA 

08. (ENEM - 2012)

O efeito de sentido da charge é provocado pela combinação de informações visuais e recursos linguísticos. No contexto da ilustração, a frase proferida recorre à a) polissemia, ou seja, aos múltiplos sentidos da expressão “rede social” para transmitir a ideia que pretende veicular. b) ironia para conferir um novo significado ao termo “outra coisa”. c) homonímia para opor, a partir do advérbio de lugar, o espaço da população pobre e o espaço da população rica. d) personificação para opor o mundo real pobre ao mundo virtual rico. e) antonímia para comparar a rede mundial de computadores com a rede caseira de descanso da família. 09. TEXTO I Um ato de criatividade pode contudo gerar um modelo produtivo. Foi o que ocorreu com a palavra sambódromo, criativamente formada com a terminação -(ó)dromo (= corrida), que figura em hipódromo, autódromo, cartódromo, formas que designam itens culturais da alta burguesia. Não demoraram a circular, a partir de então, formas populares como rangódromo, beijódromo, camelódromo. AZEREDO, J. C. Gramática Houaiss da língua portuguesa. São Paulo: Publifolha, 2008. TEXTO II Existe coisa mais descabida do que chamar de sambódromo uma passarela para desfile de escolas de samba? Em grego, -dromo quer dizer “ação de correr, lugar de corrida", daí as palavras autódromo e hipódromo. É certo que, as vezes, durante o desfile, a escola se atrasa e eé obrigada a correr para não perder pontos, mas não se desloca com a velocidade de um cavalo ou de um carro de Fórmula 1. GULLAR, F. Disponível em: www1.folha.uol.com.br. Acesso em: 3 ago. 2012.

 

 

O seu melhor parceiro de estudos ​ | ​ Todos os direitos reservados Ⓒ 2017 

 

 

 

LISTA DE EXERCÍCIOS  MONITORIA 

Há nas línguas mecanismos geradores de palavras. Embora o Texto II apresente um julgamento de valor sobre a formação da palavra sambódromo, o processo de formação dessa palavra reflete A) o dinamismo da língua na criação de novas palavras. B) uma nova realidade limitando o aparecimento de novas palavras. C) a apropriação inadequada de mecanismos de criação de palavras por leigos. D) o reconhecimento da impropriedade semântica dos neologismos. E) a restrição na produção de novas palavras com o radical grego.

10. Leia o texto abaixo e responda O nome do inseto pirilampo (vaga-lume) tem uma interessante certidão de nascimento. De repente, no fim do século XVII, os poetas de Lisboa repararam que não podiam cantar o inseto luminoso, apesar de ele ser um manancial de metáforas, pois possuía um nome “indecoroso” que não podia ser “usado em papéis sérios”: caga-lume. Foi então que o dicionarista Raphael Bluteau inventou a nova palavra, pirilampo, a partir do grego pyr, significando “fogo”, e lampas, “candeia”. (FERREIRA, M.B. Caminhos do português: exposição comemorativa do ano europeu das línguas. Portugal: Biblioteca Nacional, 2001) O texto descreve a mudança ocorrida na nomeação do inseto, por questões de tabu linguístico. Esse tabu diz respeito à (A) recuperação histórica do significado. (B) ampliação do sentido de uma palavra. (C) produção imprópria de poetas portugueses. (D) denominação científica com base em termos gregos. (E) restrição ao uso de um vocábulo pouco aceito socialmente.  

 

 

O seu melhor parceiro de estudos ​ | ​ Todos os direitos reservados Ⓒ 2017