História com prof. André Rosa

História com prof. André Rosa TOP 5 de História para o ENEM – 31/08/2016 ----------------------------------------------------------------------------...
2 downloads 118 Views 478KB Size

História com prof. André Rosa TOP 5 de História para o ENEM – 31/08/2016

----------------------------------------------------------------------------------------QUESTÃO 01 “Admitidas as várias formas de resistência, não podemos deixar de reconhecer que, pelo menos até as últimas décadas do século XIX, os escravos africanos ou afro-brasileiros não tiveram condições de desorganizar o trabalho compulsório. Bem ou mal, viram-se obrigados a se adaptar a ele. Dentre os vários fatores que limitaram as possibilidades de rebeldia coletiva. Lembremos que, ao contrário dos índios, os negros eram desenraizados de seu meio, separados arbitrariamente, lançados em levas sucessivas em territórios estranho...” Fausto, Boris. História do Brasil p.52

Sobre a escravidão de índios e negros no Brasil colonial é correto afirmar: a) As ordens religiosas tiveram o mérito de tentar proteger os negros das escravidão imposta pelos colonos. b) Os índios resistiram a várias formas de sujeição, pela guerra, pela fuga, pela recusa do trabalho compulsório. c) Nos séculos XVI e XVII, os grandes centros importadores de escravos foram São Paulo, Minas Gerais e depois o Rio de Janeiro. d) É correto pensar que, enquanto os índios se opuseram à escravidão, os negros aceitaram passivamente. e) Nas missões (aldeamentos), nos quilombos, bandeirantes, jesuítas e índios tinham interesses convergentes.

QUESTÃO 02 Os anos iniciais da República no Brasil (1889-1902) foram marcados por uma instabilidade sentida em diversos planos da vida social e política. Entre os fatores que condicionaram essa instabilidade, podemos identificar: I.

II.

III. IV.

V.

o confronto entre grupos e lideranças adeptos de projetos distintos para a organização do governo republicano, destacando-se, nesse quadro, as divergências entre republicanos históricos, liberais, positivistas, jacobinos, fossem eles civis ou militares; a ocorrência de revoltas e conflitos armados de proporções inesperadas, pondo em xeque a manutenção do próprio sistema republicano e apontando, em particular, no caso da Guerra de Canudos, para o caráter excludente e hierarquizador do novo regime, proclamado em nome da ordem e do progresso; a permanência de militares no controle do poder executivo federal, instaurando um governo autoritário, que cerceava as pretensões federalistas e descentralizadoras das oligarquias regionais e fomentava a rivalidade entre civis e militares, como ocorreu na Revolução Federalista no Rio Grande do Sul; a alta generalizada do custo de vida, ocasionada pelo Encilhamento e agravada pelo Saneamento Financeiro, o qual, ao aplicar uma política de variação cambial em função das flutuações do preço do café, contribuiu ainda mais para a desvalorização monetária e a permanência da inflação.

Assinale a alternativa: a) se somente as afirmativas I e II estiverem corretas. b) se somente as afirmativas I e III estiverem corretas.

---------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

1

É vedada a cópia ou a reprodução não autorizada. Todos os direitos reservados ao Desenrolado.

História com prof. André Rosa TOP 5 de História para o ENEM – 31/08/2016

----------------------------------------------------------------------------------------c) se somente as afirmativas II e IV estiverem corretas. d) se somente as afirmativas III e IV estiverem corretas. e) se todas as afirmativas estão corretas.

QUESTÃO 03 Antes de 1789, inúmeros problemas devastavam a França, o que a levou à grande revolução de 14 de Julho. Assinale a alternativa que contém os fatores que propiciaram o surgimento da Revolução. a) O decreto do Bloqueio Continental por Napoleão Bonaparte, o que levou praticamente toda a Europa a uma guerra. Esta, fazendo milhares de vítimas entre os franceses, trouxe um colapso à economia (pela diminuição da mão de obra) o que levou o país à revolução de 14 de julho. b) A coroação de Luís XIV como o “rei Sol”. Monarca vaidoso e perdulário, construiu Versalhes, solapando as finanças francesas, o que levou o país a imensos déficits. Descontentes com a situação, filósofos iluministas pregavam a substituição da Monarquia por uma República e a luta entre monarquistas e republicanos levou ao início da Revolução. c) O enorme deficit causado por altos gastos com a Corte e o pagamento de dívidas aliado às baixas receitas, recaindo todo o ônus dos impostos sobre o Terceiro Estado. Além disso, o ideário iluminista adotado pela burguesia fez com que esta se dispusesse a lutar por uma igualdade jurídica. d) A França estava devastada pelas guerras de religião, havendo perseguições e assassinatos de huguenotes pelos católicos. Buscando a paz social, o rei Luís XIV estabeleceu o Edito de Nantes, trazendo a liberdade religiosa. Descontentes com a medida real, os católicos depuseram e aprisionaram o rei, o que deu início à revolução. e) O surgimento da Revolução Industrial na França, o que levou milhares de camponeses às cidades, em busca de melhores condições de vida. Não encontrando trabalho (não conheciam o trabalho fabril), vivendo nas ruas e lançados à miséria, grande parte da população de Paris invadiu a Bastilha, buscando um teto para se abrigar do rigoroso inverno francês. O rei reagiu expulsando os invasores, o que deu início à revolução.

---------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

2

É vedada a cópia ou a reprodução não autorizada. Todos os direitos reservados ao Desenrolado.

História com prof. André Rosa TOP 5 de História para o ENEM – 31/08/2016

----------------------------------------------------------------------------------------QUESTÃO 04 “Não há sociedade, só indivíduos.” Margaret Thatcher, primeira-ministra britânica. Primeira mulher a ocupar o cargo de primeiro-ministro na história da Inglaterra, de 1979 a 1990, Thatcher recebeu do então presidente norte-americano, Ronald Reagan, o título de “o homem forte do Reino Unido”. Indicada pelo Partido Conservador, suas decisões firmes marcaram a adoção de uma política neoliberal e o fim do modelo, então praticado, conhecido como Welfare State. Com relação a esse novo modelo de governo, assinale a alternativa correta. a) Privatização de empresas estatais, em que produtos e serviços considerados estratégicos para a soberania nacional são submetidos à lógica do mercado internacional, permitindo um aumento dos gastos públicos em saúde e educação. b) Retomada de uma política econômica sustentada por economistas, como Haydek e Friedman, defendendo a absoluta liberdade econômica, mas com preocupações voltadas para a distribuição da riqueza nacional. c) Possibilidade de que países em desenvolvimento melhorassem seus quadros sociais, com o aumento de empregos para a classe trabalhadora, graças à atuação de empresas transnacionais em diversos setores. d) Corte de gastos no setor social, aumento do desemprego, endurecimento nas negociações com os sindicatos, elevação das taxas de juros e fim da intervenção estatal, dando total liberdade aos setores financeiro e econômico. e) Nova diretriz de governo adotada por Thatcher, na Inglaterra, não foi implementada pelos líderes de outras nações, que criticavam as desigualdades sociais geradas pela adoção desse modelo econômico. QUESTÃO 05 O filme For All (“Para Todos”), lançado em 1998, trouxe aos cinemas alguns aspectos da presença de militares norte-americanos em algumas cidades brasileiras (Fortaleza e Natal), durante a Segunda Guerra Mundial (1939-1945). Assinale a alternativa que expressa corretamente algumas mudanças sociais desencadeadas pela presença de militares norte-americanos em Fortaleza. a) Os militares trouxeram costumes degradados, fazendo aumentar a prostituição, a criminalidade e o vício do jogo. b) A base norte-americana em Fortaleza ficou isolada da sociedade local, contribuindo apenas para fornecer produtos importados aos setores mais ricos. c) Novos costumes, novos comportamentos e novos hábitos foram adquiridos por alguns setores da cidade, diminuindo a influência francesa que ainda predominava. d) A base foi instalada com o objetivo político de lutar contra a influência nazifascista no Brasil, estimulando a ação de grupos de esquerda. e) A presença dos americanos provocou um aumento da repressão aos sindicatos e associações operárias em Fortaleza.

---------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

3

É vedada a cópia ou a reprodução não autorizada. Todos os direitos reservados ao Desenrolado.