Química com prof. Felipe Custódio TOP 5 de Química para o ENEM – 22/06/2016

------------------------------------------------------------------------------------------

QUESTÃO 1 (ENEM 2013) A formação frequente de grandes volumes de pirita (FeS2) em uma variedade de depósitos minerais favorece a formação de soluções ácidas ferruginosas, conhecidas como “drenagem ácida de minas”. Esse fenômeno tem sido bastante pesquisado pelos cientistas e representa uma grande preocupação entre os impactos da mineração no ambiente. Em contato com oxigênio, a 25°C, a pirita sofre reação, de acordo com a equação química: 4FeS2 (s) + 15O2 (g) + 2H2O(l ) → 2Fe2 (SO4 )3 (aq) + 2H2SO4 (aq) FIGUEIREDO, B. R. Minérios e ambiente. Campinas: Unicamp, 2000.

Para corrigir os problemas ambientais causados por essa drenagem, a substância mais recomendada a ser adicionada ao meio é o: a) b) c) d) e)

sulfeto de sódio. cloreto de amônio. dióxido de enxofre. dióxido de carbono. carbonato de cálcio.

QUESTÃO 2 (ENEM 2012) A própolis é um produto natural conhecido por suas propriedades anti-inflamatórias e cicatrizantes. Esse material contém mais de 200 compostos identificados até o momento. Dentre eles, alguns são de estrutura simples, como é o caso do C6H5CO2CH2CH3, cuja estrutura está mostrada a seguir.

O ácido carboxílico e o álcool capazes de produzir o éster em apreço por meio da reação de esterificação são, respectivamente, a) b) c) d) e)

ácido benzoico e etanol. ácido propanoico e hexanol. ácido fenilacético e metanol. ácido propiônico e cicloexanol. ácido acético e álcool benzílico.

--------------------------------------------------------------------------------------------------------------------- 1 É vedada a cópia ou a reprodução não autorizada. Todos os direitos reservados ao Desenrolado.

Química com prof. Felipe Custódio TOP 5 de Química para o ENEM – 22/06/2016

------------------------------------------------------------------------------------------

QUESTÃO 3 (ENEM 2014) 3− A revelação das chapas de raios X gera uma solução que contém íons prata na forma de Ag(S2O3 )2 . Para evitar a descarga desse metal no ambiente, a recuperação de prata metálica pode ser feita tratando eletroquimicamente essa solução com uma espécie adequada. O quadro apresenta semirreações de redução de alguns íons metálicos.

Semirreação de redução

E0 (V)

Ag(S2O3 )23− (aq) + e− Ä Ag(s) + 2S2O32− (aq)

+0,02

2+

Cu (aq) + 2e Ä Cu(s)

+0,34

Pt2+ (aq) + 2e− Ä Pt(s)

+1,20

Al 3+ (aq) + 3e− Ä Al (s)

−1,66

2+



Sn (aq) + 2e Ä Sn(s)

−0,14

Zn2+ (aq) + 2e− Ä Zn(s)

−0,76



BENDASSOLLI, J. A. et al. “Procedimentos para a recuperação de Ag de resíduos líquidos e sólidos”. Química Nova, v. 26, n. 4, 2003 (adaptado).

Das espécies apresentadas, a adequada para essa recuperação é: a) Cu(s). b) Pt(s). c) Al 3+ (aq). d) Sn(s). e) Zn2+ (aq). QUESTÃO 4 (ENEM 2009) O ciclo biogeoquímico do carbono compreende diversos compartimentos, entre os quais a Terra, a atmosfera e os oceanos, e diversos processos que permitem a transferência de compostos entre esses reservatórios. Os estoques de carbono armazenados na forma de recursos não renováveis, por exemplo, o petróleo, são limitados, sendo de grande relevância que se perceba a importância da substituição de combustíveis fósseis por combustíveis de fontes renováveis. A utilização de combustíveis fósseis interfere no ciclo do carbono, pois provoca: a) b) c) d) e)

aumento da porcentagem de carbono contido na Terra. redução na taxa de fotossíntese dos vegetais superiores. aumento da produção de carboidratos de origem vegetal. aumento na quantidade de carbono presente na atmosfera. redução da quantidade global de carbono armazenado nos oceanos.

--------------------------------------------------------------------------------------------------------------------- 2 É vedada a cópia ou a reprodução não autorizada. Todos os direitos reservados ao Desenrolado.

Química com prof. Felipe Custódio TOP 5 de Química para o ENEM – 22/06/2016

------------------------------------------------------------------------------------------

QUESTÃO 5 (Enem 2009) O álcool hidratado utilizado como combustível veicular é obtido por meio da destilação fracionada de soluções aquosas geradas a partir da fermentação de biomassa. Durante a destilação, o teor de etanol da mistura é aumentado, até o limite de 96 % em massa. Considere que, em uma usina de produção de etanol, 800 kg de uma mistura etanol/água com concentração 20 % em massa de etanol foram destilados, sendo obtidos 100 kg de álcool hidratado 96 % em massa de etanol. A partir desses dados, é correto concluir que a destilação em questão gerou um resíduo com uma concentração de etanol em massa: a) b) c) d) e)

de 0 %. de 8,0 %. entre 8,4 % e 8,6 %. entre 9,0 % e 9,2 %. entre 13 % e 14 %.

--------------------------------------------------------------------------------------------------------------------- 3 É vedada a cópia ou a reprodução não autorizada. Todos os direitos reservados ao Desenrolado.