CMC09 – OBRA DE BETÃO, CONTROLO DA QUALIDADE [OBJETIVOS] Dotar os participantes de conhecimentos fundamentais sobre a tecnologia dos betões de ligantes hidráulicos e sobre os principais aspetos normativos associados ao controlo da qualidade dos betões e seus constituintes.

[DESTINATÁRIOS] Engenheiros e técnicos com formação ou experiência na área da construção, que exerçam atividade no acompanhamento, fiscalização ou coordenação de obras de engenharia civil.

[DURAÇÃO | CUSTO]

[HORÁRIO | LOCAL]

14 horas

Laboral – 9:00 às 13:00 e 14:00 às 17:00

160 €

CICCOPN, Maia

[CONTEÚDOS] 1. O betão e os seus constituintes. Comportamento no estado fresco e no estado endurecido. 2. Requisitos e classes do betão. Aspetos associados à durabilidade do betão. 3. Agregados, cimentos e água. Tipos, caraterísticas e aspetos normativos. 4. Ensaios para avaliação da consistência e resistência mecânica. 5. Procedimentos associados à avaliação da conformidade do betão em obra. 6. Processos de colocação e cura do betão.

CMC09 – OBRA DE BETÃO, CONTROLO DA QUALIDADE

[COMPETÊNCIAS A ADQUIRIR]

 Ser capaz de identificar tipos e caraterísticas dos materiais utilizados no fabrico dos betões de ligantes hidráulicos segundo os requisitos do betão e avaliar se determinada composição cumpre com os requisitos definidos;

 Ser capaz de identificar os limites para as características do betão em função da agressividade do meio envolvente;

 Definir e gerir um planeamento capaz de realizar a verificação da conformidade do betão em obra;  Realizar o tratamento estatístico dos resultados dos ensaios de identidade, avaliando a conformidade do betão de cada um dos lotes da estrutura.

[FORMADORES] Adriano Teixeira e Rui Costa.

[CERTIFICAÇÃO] A todos os participantes que concluírem o curso, sem excederem o limite de faltas (10% do número total de de horas), será entregue o respetivo certificado de frequência de formação profissional.

Observação: São consideradas prioritárias as inscrições de candidatos ligados às empresas associadas da AICCOPN (no cumprimento do disposto na Portaria 559/87, de 6 de julho, concretamente no ponto 3 do capítulo I).

Última versão: fevereiro 2016