Obras da Transbrasil: novas interdições na Penha e em Barros Filho A partir das 23h de sexta-feira, dia 08 de setembro, estendendo por todo o sábado, dia 09 de setembro, ocorrerão interdições na Avenida Brasil para obras de drenagem e lançamento de vigas. As interdições serão na altura dos bairros de Penha e de Barros Filho. DRENAGEM NA ALTURA DA PASSARELA 14 - PENHA Das 23h de sexta-feira, dia 08/09, até às 23h de sábado, dia 09/09, duas faixas junto ao lado esquerdo da Avenida Brasil, pista central, sentido Centro, serão fechadas para o trânsito para realização de uma obra de drenagem na altura da Passarela 14. Entre 23h de sexta e12h de sábado, o fluxo veicular da Avenida Brasil ,sentido Zona Oeste, ficará apenas na pista lateral a partir da passarela 9. Nesse horário o Viaduto da Transcarioca ficará fechado.
E entre 12h e 23h de sábado, dia 09/09, as duas faixas da pista central ,sentido Centro, abertas ao tráfego, operarão no sentido Zona Oeste entre a Avenida Professor Plínio Bastos e a Rua Felizardo Fortes.
Devido ao impacto da obra, durante todo o sábado os veículos devem utilizar preferencialmente a Linha Vermelha e as vias internas nos bairros da Penha e de Ramos. LANÇAMENTO DE VIGAS NA ESTRADA JOÃO PAULO E NO RIO ACARI Também no sábado, dia 09, haverá duas interdições na Avenida Brasil ,sentido Zona Oeste, na altura de Coelho Neto e Barros Filho (Rio Acari e Estrada João Paulo) das 5h às 18h , para lançamento de vigas. Na altura do Rio Acari ficará apenas uma faixa liberada para o tráfego no sentido Zona Oeste. Já no sentido Centro não haverá interdições.
Na altura da Estrada João Paulo, a pista sentido Zona Oeste ficará com apenas uma faixa liberada para o tráfego, exceto no momento de movimentação das vigas quando a pista ficará completamente fechada. No sentido Centro, será implementada uma faixa reversível (pavimento rígido) no sentido Zona Oeste, a partir da Passarela 29.
No mesmo horário, das 5h às 18h, a Estrada João Paulo ficará bloqueada na altura do Viaduto de Barros Filho. Os veículos que desejarem seguir sentido Madureira deverão acessar a Avenida Brasil sentido Zona Oeste, Estrada do Camboatá, Avenida Brasil sentido Centro e voltar pela Estrada João Paulo.
Já os veículos que desejarem seguir para Costa Barros deverão sair da Estrada João Paulo, seguir pela Avenida Brasil, sentido Centro, fazer o retorno na Rua Cajurana, Avenida Brasil, sentido Oeste, e acessar a Estrada João Paulo. A operação de trânsito contará com 20 controladores da CET-Rio e com viaturas e motocicletas, que trabalharão para manter a fluidez nos desvios de tráfego. O Centro de Operações Rio (COR) estará monitorando toda a área da interdição com câmeras para, em sintonia com o monitoramento de campo garantir a fluidez do trânsito. Serão utilizados 10 painéis de mensagens variáveis que informarão sobre as condições de trânsito, os bloqueios viários e as rotas de desvio.