Transbrasil: Mudanças nos acessos à Penha e à BR-040

Sábdo 11/03/17 Transbrasil: Mudanças nos acessos à Penha e à BR-040 Devido ao avanço da obra do corredor Transbrasil na Av. Brasil, a partir do próxi...
7 downloads 57 Views 396KB Size

Sábdo 11/03/17

Transbrasil: Mudanças nos acessos à Penha e à BR-040 Devido ao avanço da obra do corredor Transbrasil na Av. Brasil, a partir do próximo sábado, 5 de agosto de 2017, serão fechadas as agulhas que foram criadas para o acesso à Penha e à Rodovia Washington Luiz (Br-040), a partir das faixas invertidas na pista central.

Para manter o acesso à Rodovia Washington Luiz, será aberta uma nova agulha na altura da passarela 15, que fica a aproximadamente 1km antes da agulha provisória existente. Será implementada sinalização específica para orientar e alertar os motoristas, assim como painéis de mensagens variáveis (PMs), que estarão posicionados estrategicamente com a mesma finalidade.

Em direção à região da Penha, os veículos deverão utilizar a agulha da pista central para a lateral, na altura da passarela 9, e seguir pela pista lateral da Av. Brasil, sentido Zona Oeste, até acessar o Viaduto da Av. Lobo Junior. Outra forma de acesso ao bairro da Penha é o Viaduto da Transcarioca, que pode ser utilizado a partir das faixas invertidas, das 7h às 20h, de segunda-feira a sábado.

A partir da nova agulha também será possível acessar a região da Penha, seguindo pela Av. Guanabara até a altura da Casa dos Marinheiros, acessando assim o Viaduto da Avenida Lobo Júnior. As agulhas que estão sendo fechadas serão reabertas após o término da obra da pista central da Avenida Brasil. ÚLTIMA ETAPA DA OBRA No dia 3 de junho, foi implantada uma nova frente de obras na Av. Brasil, no trecho entre os bairros da Penha e Cordovil (da passarela 17 à passarela 19). Com isso, a área bloqueada na via passou a ter um total de 6km de extensão, indo de Bonsucesso até o acesso ao Trevo das Missões, ocupando as quatro faixas da pista central, sentido Zona Oeste, a partir da passarela 9. No local, atualmente, passam, em média, 155 mil veículos por dia, em ambos os sentidos. Terminada esta etapa, a obra passará a ocupar trecho entre o Trevo das Margaridas e o CEASA e entre Guadalupe e Deodoro.

MEDIDAS MITIGATÓRIAS Para minimizar os impactos, no trecho interditado, a pista central, sentido Centro, funciona com duas faixas operando com o tráfego em direção à Zona Oeste. Essas faixas proporcionam aumento da capacidade de escoamento do fluxo. Caminhões e carretas estão proibidos de utilizá-la.

OUTRAS INTERDIÇÕES Atualmente, os bloqueios das pistas centrais da Av. Brasil, entre a passarela 9 e a passarela 19, são feitos no sentido Zona Oeste, das 22h30 às 5h30, e no sentido Centro, das 22h às 5h. Desde 5 de junho, duas faixas da pista central, sentido Centro, funcionam no sentido Oeste, entre 22h30 e meia noite. O horário da interdição, sentido Centro, mudou. PRINCIPAIS ROTAS ALTERNATIVAS Sentido Centro - Linha Vermelha; - Avenida Pastor Martin Luther King; - Rua Leopoldo Bulhões. Sentido Oeste - Linha Vermelha; - Bonsucesso/Olaria/Penha: Democráticos, Uranos, Lobo Júnior Leopoldo Bulhões, Teixeira de Castro - As rotas próximas às saídas da Linha Amarela poderão ser utilizadas como alternativas pelos usuários daquela via, especialmente: Av. Dom Helder Câmara Corredor da Av. Marechal Rondon/ Rua Vinte e Quatro de Maio - Av. Pastor Martin Luther King Junior

RECOMENDAÇÕES IMPORTANTES - O limite de velocidade deve ser respeitado, nas faixas com o sentido invertido a velocidade máxima é de 40km/h; - O uso do transporte público de alta capacidade é a melhor opção para os deslocamentos da população, Supervia e Metrô terão esquema especial de operação.