maiscometidosemTCCs - Fundação Dom Cabral

a 8 An tes do dip lom ZERO HORA| EDUCA QUINTA-FEIRA, 16 DE ABRIL DE 2015 OS 7 ERROS maiscometidosemTCCs O trabalho de conclusão de curso (T...
7 downloads 70 Views 146KB Size

a

8

An

tes

do

dip

lom

ZERO HORA| EDUCA QUINTA-FEIRA, 16 DE ABRIL DE 2015

OS 7 ERROS

maiscometidosemTCCs

O

trabalho de conclusão de curso (TCC) costuma, literalmente, tirar o sono de estudantes que estão na fase final da graduação ou de alguma pós. O aluno precisa mostrar domínio do conteúdo escolhido e apresentá-lo de forma coerente, mas essa tarefa é um caminho de armadilhas, que acabam se apresentando em forma de erros na elaboração do trabalho. O professor Marco Antônio Teixeira, coordenador do Núcleo de Apoio ao Estudante da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), lembra que esses desafios variam de curso para curso, com seus diferentes aspectos teóricos e metodológicos, mas há problemas corriqueiros na contrução dos trabalhos finais. – Em geral, as falhas se concentram no formato, na falta de objetivos claros e de um encadeamento lógico e objetivo – diz. Para ajudar os estudantes a pasar longe dos equívocos mais comuns, o caderno Educa pediu ao professor Paulo Renato de Souza, da Fundação Dom Cabral, uma lista dos sete erros mais observados em TCCs. Confira ao lado.

PROFESSORES APONTAM os principais equívocos na hora de elaborar e apresentar um trabalho de conclusão. Consultoria lança e-book com macetes sobre o tema

1

Construir um projeto inconsistente sem nortear o bom andamento da pesquisa é uma falha grave. Sem projeto, a execução do trabalho fica comprometida. O reflexo disso pode ser percebido na introdução do TCC, em que, com base em um bom projeto, iniciase a apresentação da justificativa, da motivação, da problemática, da metodologia entre outros itens imprescindíveis à qualidade do trabalho.

4

A fundamentação científica e teórica pede a adoção de um conjunto mínimo de autores, conceitos e definições que constituem o suporte da pesquisa. Em geral, os trabalhos são carentes dessa diversidade obtida pela possibilidade de debate. Um TCC não deve ser pautado em um único autor sem interlocuções que fundamentem a discussão.

3

2

São bastante comuns a falta de cientificidade e o excessivo uso de ideias ou textos pautados apenas no senso comum. Isso pode gerar inconsistência e fragilidade dos resultados.

6

Consultoria especializada em apresentações, a La Gracia, fundada há seis anos pelos publicitários Flávio Reis e Joyce Baena, lançou um e-book gratuito voltado para quem está finalizando um trabalho de conclusão. O 4 Dicas para uma Apresentação de TCC Matadora traz dicas bacanas. A consultoria enumerou sete erros mais comuns Slide como centro das atenções O que importa, de fato, é o modo como você conduzirá a apresentação. Os slides devem ser objetivos e simples, porém bonitos, mas sem tirar o foco de quem apresenta as ideias.

2

Excesso de animações São importantes para que a apresentação não seja maçante, mas é preciso saber dosar o número de informações que o público recebe na apresentação.

(51) 3218-4682

3

Prolongar ideias É importante explicar bem o tema tratado para não gerar dúvidas. O excesso de slides com a mesma ideia central torna a apresentação cansativa.

4

Textos longos Os textos nos slides devem ser apenas para situar o apresentador e o público sobre um tema ou ideia, portanto, o foco não são os textos dos slides, mas, sim, o que o apresentador tem a dizer sobre o que está no slide.

Editora Bruna Porciúncula

5

Nada além de 2 (Metodologia do 2) Estabelecer um padrão para a apresentação também faz parte do processo. A “metodologia do 2” se fundamenta na escolha de algo que contraste com outro, nada além disso. Ou seja, dois tipos de cores, dois tipos de fundos e dois estilos de imagens.

6

Sem treinos O velho ditado já diz: a prática leva à perfeição, porém, a falta dela poderá levar ao

Projeto Gráfico Thais Longaray

Diagramação Thais Longaray

5

Apesar da necessidade de separar o senso comum da produção científica, boa parte dos pesquisadores erra ao não estabelecer conexões entre o teórico e os aspectos reais. Exemplo: uma pesquisa sobre transporte e acessibilidade pressupõe conhecer e reconhecer a real condição da estrutura estudada.

Não adotar normas técnicas na construção do trabalho de conclusão, de acordo com as exigências.

MANUAL GRATUITO

1

Utilizar fontes que não têm fundamentação científica, adotar abordagens teóricas não contextualizadas com o foco da pesquisa e não estabelecer a correspondente conexão na construção do trabalho, considerando a sequência e continuidade dos fatos ou da narrativa.

7

Fragilidade na elaboração da conclusão: é muito comum repetir trechos do TCC sem de fato estabelecer uma análise conclusiva sobre a pesquisa, caracterizando uma mera repetição. A conclusão, ainda que não apresente elementos novos, deve deixar de forma clara e com base científica a análise desastre. final feita pelo pesquisador, que Após deve estar apto a concluir sua elaborar percepção acerca do tema e a apresentado objeto tratado. ção, não se esqueça de praticar, seja sozinho ou em público, pois isso será muito útil na hora H.

7

Não revisar A revisão é parte fundamental para o sucesso da apresentação de TCC, afinal, é um momento único, e um erro, por menor que seja, pode causar prejuízos.

Foto de capa Shutterstock

FICA A DICA Cadastre-se e baixe o e-book: br.lagracia.com.br/ ebook-tcc/

www.zerohora.com.br/educa