ATIVIDADES
JUMP! - Mergulha na Ciência!
O projeto JUMP! - Mergulha na Ciência! irá decorrer ao abrigo do programa Escolher Ciência – Ciência Viva e resulta de uma parceria entre
a Sociedade Portuguesa de Vida Selvagem e o Departamento de Biologia da Universidade de Aveiro. Este projeto compreende diversas atividades onde os participantes poderão aumentar os seus conhecimentos sobre os sistemas marinhos costeiros e desenvolver diversas capacidades no âmbito da pesquisa científica. As atividades propostas são de diversas tipologias, com um forte ênfase para atividades experimentais e laboratoriais que permitam uma abordagem hands-on e o desenvolvimento dos espíritos crítico e analítico dos participantes.
Os destinatários deste projeto são alunos do Ensino Secundário que, em conjunto com um professor responsável, estejam interessados em
participar na totalidade do projeto ou em atividades selecionadas. Para mais informações contactar: Unidade de Educação Ambiental da Sociedade Portuguesa de Vida Selvagem
[email protected]
ATIVIDADES VISITA DE ESTUDO
Let ́s Sea! - Um novo olhar sobre a praia Do mar para a nossa mesa! - Visita a uma lota de pesca Local: Praia rochosa e Lota de pesca Duração: 1 manhã ou uma tarde
PACK1: Cadeias Alimentares
Zooplâncton: na base da vida marinha Vida entre marés Teias alimentares marinhas Local: Sala de aula | Duração: 90 minutos
PACK2: Laboratório de Invertebrados
Visita a uma praia rochosa para estudo da sua biodiversidade e da dinâmica da zona entre marés. Nesta visita serão recolhidas diversas amostras para análise em atividades posteriores. Estudo da biodiversidade de espécies existentes numa lota, proveniente de atividades piscatórias em águas territoriais portuguesas.
Análise de amostras de zooplâncton para identificação dos principais grupos constituintes. Observação e identificação de macroinvertebrados que ocorram na zona entre marés. Estudo do papel destes organismos nas teias alimentares marinhas e no recrutamento de espécies costeiras. Ênfase para os conceitos de bioacumulação e bioampliação através de dinâmicas de grupo.
Adaptações dos equinodermes O caso do mexilhão: estratégias de reprodução Local: Sala de aula | Duração: 90 minutos
Estudo laboratorial das adaptações morfológicas e fisiológicas dos equinodermes (ex. estrelas do mar; ouriços do mar) e de diferentes estratégias de reprodução nos invertebrados, tendo como modelo biológico o mexilhão.
PACK3: Laboratório de Vertebrados
Estudo prático da morfologia e taxonomia de diferentes peixes com recurso a chaves dicotómicas para identificação para espécies em análise. Utilização de otólitos para estudar a idade e acontecimentos do ciclo de vida de diferentes peixes. Reconhecer a importância destas estruturas e de escamas para o estudo da ecologia dos peixes.
FishLab O papel dos otólitos na investigação marinha Pesca sustentável Local: Sala de aula | Duração: 90 minutos
PACK4: Correntes
Circulação termoalina Marés negras Local: Sala de aula | Duração: 90 minutos
Jogo didático sobre gestão de stocks pesqueiros e cotas de pesca, promovendo uma melhor compreensão acerca de conceitos de dinâmica populacional. Atividade laboratorial para compreensão das correntes oceânicas e fatores que as influenciam como temperatura, salinidade e densidade. Estudo do efeito das alterações climáticas na circulação termoalina. Análise do impacto de derrames de petróleo tanto no mar como em espécies que dele dependem.
ATIVIDADES PACK5: Análises físico-químicas
Estudo dos sedimentos Mar salgado Local: Sala de aula | Duração: 90 minutos
PACK6: Dados e comunicação
Comunicar mar Pesquisa oceânica Local: Sala de aula | Duração: 90 minutos
ATIVIDADE 7: Algário
Local: Sala de aula | Duração: 90 minutos
ATIVIDADE 8: Engenheiros do Oceano
Local: Sala de aula | Duração: ao longo do ano
JUMP! - Mergulha na Ciência!
Um Mar de Oportunidades - fórum de profissões (Des)codificando a Vida Local: Escola | Duração: a combinar com os professores responsáveis/participantes
Análises granulométricas de diferentes tipos de sedimentos para verificar a ação erosiva das ondas e a relevância do substrato na distribuição de comunidades macrobentónicas. Estudo de propriedades físico-químicas da água do mar com recurso a diferentes instrumentos de medição e testes laboratoriais.
Workshop de comunicação e interpretação de resultados científicos. Técnicas de escrita cientifica. Introdução ao uso de ferramentas e equipamentos em estudos e atividades marinhas.
Identificação e preservação de espécies de algas marinhas através da construção de um algário. Construção de modelos tridimensionais e estruturação de experiências representativas de fenómenos oceanográficos. Nota: Esta atividade será desenvolvida pelos professores e alunos ao longo do ano letivo, com assessoria de técnicos afetos ao projeto.
Evento final de avaliação e partilha de resultados, com intervenções de investigadores e participantes. Mesa redonda sobre profissões associadas ao mar e perspectivas futuras das mesmas. Ciclo de palestras sobre estudos genéticos associados ao meio marinho.