O Centro Internacional de Políticas para o Crescimento Inclusivo é uma parceria entre o Grupo de Pobreza, Escritório de Políticas para o Desenvolvimento do PNUD e o Governo do Brasil.

No.114 Agosto, 2010

Quais são as Implicações da Crise Mundial e suas Consequências para a Redução da Pobreza, 2010-2020? por Andy Sumner, Institute of Development Studies; Joe Ballantyne e Andrew Curry, The Futures Company

Algumas das grandes mudanças que vão além das recentes crises econômica e de alimentos e combustíveis, como as mudanças climáticas, a evolução tecnológica e a urbanização, terão um impacto sobre os Objetivos de Desenvolvimento do Milênio (ODM) até 2015 e além. Diferentes cenários—vários futuros coerentes e plausíveis—servem como um veículo para a atuação em futuros possíveis e para interpretar suas implicações (como as desenvolvidas na tabela) com perspectivas de redução da pobreza nos países em desenvolvimento.

Em um nível macroeconômico, futuros resultados para países exportadores de petróleo são positivos em todos os cenários, exceto no “Ursa Maior”, onde esses países poderiam ficar instáveis. Países exportadores de petróleo geralmente alcançam bons resultados em relação aos ODMs no modelo, embora existam riscos na distribuição de benefícios e governança torna-se ainda mais importante para esses países. Em um nítido contraste, os resultados dos países importadores de combustíveis são bem mais negativos. Resultados são particularmente ruins para os países que importam combustíveis e que também dependem da exportação de commodities e de ajuda externa. Para esses países, a concentração na entrega de ajuda externa essencial ao mais pobres continuará a ser importante, assim como a capacidade de contrução institucional.

Referência: “What are the Implications of the Global Crisis and Its Aftermath for Developing Countries?”, IPC-IG Working Paper. Brasília, Instituto de Política Internacional para o Crescimento Inclusivo.

Centro Internacional de Políticas para o Crescimento Inclusivo(CIP-CI) Grupo de Pobreza, Escritório de Políticas para o Desenvolvimento do PNUD, E-mail: [email protected] ƒ URL: www.ipc-undp.org Esplanada dos Ministérios, Bloco O, 7º andar Telefone: +55 61 2105 5000 70052-900 Brasília, DF - Brasil

As opiniões expressas neste resumo são dos autores e não necessariamente do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento ou do Governo do Brasil.