Pesquisador Assistente Centro Internacional de Políticas para o Crescimento Inclusivo (IPC-IG) Localização:

Brasilia, BRASIL

Data Limite de candidatura: 20 de Novembro de 2017 Tipo de Contrato:

SC / SB3

Idiomas Requeridos:

Inglês e Português

Data de Início:

02 de Janeiro de 2018

Duração inicial do contrato: 06 meses com possibilidade de extensão

Justificativa O Centro Internacional de Políticas para o Crescimento Inclusivo (IPC-IG) é uma parceria entre o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) e o Governo Brasileiro, representado pelo Ministério de Planejamento, Desenvolvimento e Gestão (MP) e pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA). Localizado em Brasília, o IPC-IG facilita o diálogo político Sul-Sul com o objetivo de expandir o conhecimento e as capacidades dos países em desenvolvimento para elaborar, implementar e avaliar políticas eficazes com vistas ao crescimento inclusivo. Ademais, o IPC-IG está atualmente realizando o projeto "Objetivo de Desenvolvimento Sustentável (ODS) nº 6 – Água e Saneamento: estudos e proposição de medidas para implantação e monitoramento”, cujos parceiros são a Agência Nacional de Águas (ANA), o IPEA e o PNUD. Atualmente o Centro está recrutando um Pesquisador Assistente para apoiar o IPC-IG e o IPEA para, conforme o projeto, “Realizar estudos e fazer proposta de estratégia de monitoramento e de mecanismos de gestão dos programas e políticas públicas que contribuam com o alcance do Objetivo de Desenvolvimento Sustentável 6, relativo à água e saneamento, com vistas a subsidiar a Agência Nacional de Águas nas atividades que desenvolve no tema ODS 6, ao Ministério do Meio Ambiente e à Comissão Nacional para os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável.”. É também parte integrante do projeto a realização de seminários e workshops, em Brasília, tendo em vista os estudos em torno do ODS 6 e também o apoio à ANA no 8º Fórum Mundial da ÁGUA (FMA). O Pesquisador Assistente deverá também auxiliar os trabalhos de acompanhamento e organização dos trabalhos da equipe do projeto, em estudos e produtos sobre os temas, metas e indicadores do ODS 6 e de apoio à geração de produtos para o 8º FMA. Ademais, o trabalho propiciará uma excelente oportunidade para desenvolvimento de habilidades técnicas, ao lidar com uma equipe de trabalho de inserção nacional e internacional.

Deveres e Responsabilidades

1

Sob supervisão do Coordenador de Pesquisa Sênior do IPC-IG e orientação técnica dos parceiros do projeto, espera-se que o Pesquisador Assistente garanta a entrega pontual e com alta qualidade de serviços conforme apresentados a seguir: 1.1

1.2 1.3 1.4 1.5 1.6 1.7

1.8

1.9

1.10

Levantamento da bibliografia especializada nacional e internacional (considerar, especialmente, o debate sobre ODS e água, atores e papéis em experiências selecionadas (locais e interacionais), sistemas de deliberação sobre oferta e demanda em situações múltiplos usos, integração e sustentabilidade). Realização de visitas de campo em instituições, comitês de bacia e outros selecionados, nas cinco regiões do país, conforme instruções da coordenação. Descrição de sistemas de informação no âmbito dos ODS (e ODS 6 especialmente), e destaques de iniciativas no Brasil (ações e instituições de gestão em andamento). Descrição e análise das estratégias de acompanhamento dos ODS, particularmente do ODS 6 em andamento em outros países que possam inspirar o Brasil. Levantamento experiências de sucesso e de fracasso na gestão da água no brasil, atentando-se para desafios setoriais e regionais e implicações para o ODS 6. Levantamento de dados e informações sobre aspectos financeiros da gestão da água em cada um dos setores selecionados pelo projeto. O conteúdo deve considerar a harmonia com o projeto como um todo, especialmente os conteúdos e atividades previstos nos Pilares 1 e 2 do projeto (estudos de experiências de gestão da água e de políticas de sucesso) e seus produtos. As atividades deverão ter em conta a água e o meio ambiente em sua forma indissociável, em todo o seu ciclo (inclusive aquíferos), lançamentos e destino final de esgotos, e outros aspectos qualitativos e quantitativos dos recursos hídricos e saneamento. Conforme o Plano de Trabalho, os relatórios devem sugerir medidas para o atendimento e o monitoramento de cada meta do ODS 6 e de metas sobre a água presentes em outros ODS. Participar da elaboração do relatório final de pesquisa e de trabalhos para publicação.

Competências Corporativas • Demonstrar integridade e imparcialidade, reproduzindo os valores e padrões éticos do PNUD e da ONU; • Demonstrar discrição e confiabilidade na manipulação de assuntos confidenciais; • Promover a visão, a missão e os objetivos estratégicos do IPC-IG; • Demonstrar sensibilidade e adaptabilidade às diferenças de cultura, gênero, sexualidade, religião, étnicas, de nacionalidade e idade. Funcionais • Possuir habilidades técnicas na área do projeto; • Trabalhar em tarefas simultaneamente e ser motivado por resultados; • Responder positivamente a feedback;

2

• •

Ter bom relacionamento interpessoal e capacidade de estabelecer e manter parcerias eficazes; Ter disposição para trabalhar sob exigências, sob supervisão.

Gestão do Conhecimento e Liderança • Capacidade de apoiar e desenvolver produtos técnicos; • Buscar e aplicar conhecimento, informações e boas práticas de dentro e fora do IPCIG e dos parceiros no projeto. Julgamento e Tomada de Decisão • Possuir julgamento maduro e iniciativa; • Possuir perspectiva orientada ao cliente com foco no impacto e nos resultados; • Possuir julgamento independente e discrição no aconselhamento sobre como lidar com as principais questões e desafios políticos.

Habilidades e experiência necessárias Essencial •

• •

Graduado em uma das seguintes áreas/cursos: Engenharia Civil, Engenharia Sanitária, Hidrologia, Geologia, Geografia, Sociologia, Ciências Exatas e da Terra, Direito, Economia, Relações Internacionais ou Ciência Política mais quatro anos de experiência profissional ou acadêmica em projetos, estudos ou pesquisa em Recursos Hídricos e Saneamento, com comprovação autoral de trabalhos realizados; Proficiência comprovada em Português e conhecimento funcional em Inglês; Domínio dos Softwares MS Office;

Desejáveis (Pontuáveis) •

• •

• •

Mestrado Stricto nas seguintes áreas/cursos: Engenharia Civil, Engenharia Sanitária, Hidrologia, Geologia, Geografia, Sociologia, Direito, Ciências Exatas e da Terra, Economia, Relações Internacionais ou Ciência Política. Produção na área foco da pesquisa, por meio de trabalhos técnicos, pesquisas e consultorias na área de Recursos Hídricos e/ou Saneamento; Conhecimento em desenho e métodos de pesquisa e/ou conhecimento em análise de dados; Proficiência em pacotes de estatística como STATA e/ou SAS; Trabalhos acadêmicos ou profissionais desenvolvidos na condição de autor nas áreas de Recursos Hídricos ou Saneamento.

Inscrição e Processo Seletivo Candidatos devem enviar obrigatoriamente: • Formulário P11

3

Obs: O P11 é o documento oficial para análise curricular no sistema das Nações Unidas, dessa forma seu preenchimento e envio é obrigatório para que o candidato seja considerado e avaliado no processo seletivo. O IPC-IG recomenda fortemente que os candidatos interessados enviem, além do formulário P11, os documentos abaixo listados como parte de sua candidatura: • Carta de apresentação; • Carta de recomendação assinada. Os documentos devem ser “Pesquisador Assistente”

enviados

para

[email protected]

com

o

assunto

Todos os documentos devem ser submetidos em Inglês ou Português. Inscrições enviadas após o prazo final não serão aceitas; *Formulário P11 (P11) está disponível para download em:

http://www.br.undp.org/content/dam/brazil/docs/RH/undp-br-P11-2016.doc Inscrições incompletas ou enviadas depois do prazo não serão avaliadas. Por favor, observe que apenas os candidatos pré-selecionados serão contatados. Esse é um Contrato de Serviço (Service Contract - SC) nacional dentro do IPC-IG/PNUD. Candidatos internacionais apenas terão suas candidaturas consideradas se anexarem prova de permissão de trabalho no Brasil (RNE e carteira de trabalho). O IPC-IG/PNUD não se encontra em posição de prover aconselhamento ou assistência à candidatura de permissão de trabalho no Brasil. O PNUD está empenhado em garantir diversidade no ambiente de trabalho em termos de genêro, nacionalidade e cultura. Indivíduos de grupos minoritários, grupos indígenas e pessoas com deficiência são igualmente encorajados a se candidatar. Todas as candidaturas serão tratadas com estrita confidencialidade.

4