dez ideias simples para tornar sua biblioteca mais inclusiva
DEZ IDEIAS SIMPLES PARA TORNAR SUA BIBLIOTECA MAIS INCLUSIVA 1.
O mundo é tecnológico e a biblioteca do século 21 precisa se adaptar às novas formas ...
DEZ IDEIAS SIMPLES PARA TORNAR SUA BIBLIOTECA MAIS INCLUSIVA 1.
O mundo é tecnológico e a biblioteca do século 21 precisa se adaptar às novas formas de se relacionar com o outro e com o mundo.
2.
A informação e o conhecimento não estão só no papel. Existem plataformas de acesso para públicos específicos. Pesquise e estabeleça prioridades.
3.
Amplie o olhar. Procure compreender que públicos sua biblioteca poderia atender, mas que ainda não se identificam com ela e desenvolva serviços que os atraia.
4.
Protagonize a diversidade. Crie oficinas em que refugiados, idosos, pessoas em situação de rua ou de outros grupos sociais possam compartilhar saberes e histórias, atuando como mediadores ou facilitadores.
5.
Ofertar oportunidades para que todos possam contribuir e trocar conhecimento é uma ótima forma de atrair novos grupos sociais e fidelizar o público.
6.
Leve os serviços da biblioteca para quem precisa: operários, pessoas acamadas, reclusas (hospitais, asilos, penitenciárias, orfanatos), população em situação de rua ou em outras condições de vulnerabilidade são as que mais precisam da biblioteca pública e que nem sempre conseguem frequentá-la.
7.
A biblioteca pública precisa atender, com a mesma qualidade, quem busca o silêncio para estudar e quem busca um espaço para troca e interação. O importante é não deixar ninguém sem receber o que precisa.
8.
Atender as necessidades das pessoas com deficiência de forma inclusiva requer conhecimento técnico específico. Na contratação, busque profissionais com qualificação ou capacite a sua equipe.
9.
Além de se preocupar com os usuários, também se preocupe com os profissionais da biblioteca. Certifique-se que eles têm atendidas suas necessidades e que estão qualificados tecnicamente para atuar de forma inclusiva.
10. A legislação brasileira sobre acessibilidade e inclusão (em especial de pessoas com deficiência) é considerada uma das melhores do mundo. Use-a como instrumento norteador para gerir a sua biblioteca.