2017 SC
1ª EDIÇÃO
Desenvolvimento em Governança Corporativa 29 e 30 de agosto, 26 e 27 de setembro, 8 e 9 de novembro, 6 e 7 de dezembro das 8h às 17h30 A simples criação de órgãos, políticas e ferramentas para a formulação de um Sistema de Governança, não conduz a organização para o efetivo funcionamento desse sistema. A geração de valor, através da adoção das Melhores Práticas de Governança Corporativa, só é realmente efetiva com sua correta implantação e acompanhamento. Nesse curso, o IBGC apresenta de forma prática como todos os agentes se inserem no Sistema de Governança e podem influir para um melhor aproveitamento dos benefícios promovidos pela Governança Corporativa. Baseado na experiência prática dos instrutores e alunos e na sua constante interação, o curso apresenta, por meio de exercícios e fóruns de discussões, o papel de cada agente da governança – Sócios, Conselho de Administração, Órgãos de Controle e Gestão - o inter-relacionamento entre eles e a gestão, bem como as ferramentas e instrumentos para uma eficaz implantação das boas práticas e evolução dos processos já implementados. A compreensão dos aspectos abordados e praticados durante o curso capacitará os profissionais no desenvolvimento de suas funções, auxiliando no melhor funcionamento da Governança e na geração e manutenção do valor da organização.
Bourbon Business Hotel Sala Araucária Rua Visconde de Taunay, 275 Joinville / SC Associado: R$ 9.900,00 Não Associado: R$ 12.900,00
Política de Desconto para empresas que inscreverem três ou mais participantes, entrar em contato com a Secretaria de Inscrições.
8h às 17h30 carga horária 64h
Incluído almoço, coffee breaks e material didático
11 99357 7706 |
[email protected] | www.ibgc.org.br
Este curso confere créditos ao Programa de Certificação de Conselheiros do IBGC
Apoio:
2017 SC 1ª EDIÇÃO
Desenvolvimento em Governança Corporativa CONTEÚDO PROGRAMÁTICO
OBJETIVO
Agentes e órgãos da Governança
Propiciar aos participantes a possibilidade de entender, como um todo, o Sistema de Governança Corporativa, compreendendo o funcionamento e aplicação dos princípios, ferramentas e instrumentos que propiciam sua melhor implantação, independente da cultura e complexidade da organização.
O papel de cada um dos agentes da Governança, sua hierarquia, responsabilidades e inter-relação. Neste sentido, serão discutidos a fundo:
PÚBLICO ALVO
Instrumentos, Ferramentas e Processos da Governança
Diretores e Gerentes de Governança, Secretários de Conselho, Executivos de áreas ligadas a riscos, governança e compliance.
Os instrumentos, ferramentas e processos garantem o funcionamento do Sistema de Governança através da estruturação da inter-relação entres órgãos de Governança. Analisá-los do ponto de vista prático, sob a forma de análise de modelos e discussão de sua implementação efetiva, mostra-se fundamental.
METODOLOGIA Aulas expositivas e interação dinâmica com os instrutores, visando contrapor conhecimentos prévios e a prática dos agentes da Governança. Depoimentos, entrevistas, workshops e estudos de casos práticos complementam o programa.
PROGRAMA Governança Corporativa e Ambiente Regulatório A compreensão, pelas organizações, dos objetivos, missão, princípios e boas práticas de governança, em congruência com os aspectos e exigências regulatórias, compõem a estrutura inicial e a base do desenvolvimento do Sistema de Governança Corporativa, criando um ambiente propício para seu bom funcionamento.
Princípios da Governança
Assembleia de Sócios ou de Acionistas Conselho de Administração e seus comitês de apoio à Diretoria Órgãos de Controle: auditorias e conselho fiscal
Acordo de Acionistas Estatuto Social Regimentos e Políticas Código de Conduta Calendário Anual, Agendas e Atas Portal de Governança Avaliação do Conselho Processos de planejamento estratégico, gerenciamento de riscos, aspectos ligados a gestão de pessoas e estrutura de capital
Casos Práticos Vivência de experiências práticas através de entrevistas com profissionais atuantes Estudos de caso de governança: análise de casos reais e dilemas possíveis Desenvolvimento de plano de ação: por onde iniciar a estruturação da governança
Origem e Desenvolvimento da Governança Corporativa Conflito de interesses O sistema de governança Código das Melhores Práticas do IBGC Benefícios das boas práticas de governança corporativa Evolução da GC no Brasil Novas fronteiras da GC
Legislação Regulação e Autorregulação Lei das SA e Código Civil Direitos e deveres de acionistas controladores e minoritários Responsabilidade dos Administradores
Este programa está sujeito a alterações de conteúdo.
O Instituto Brasileiro de Governança Corporativa (IBGC) é a principal referência do Brasil para o desenvolvimento das melhores práticas em Governança Corporativa. O IBGC promove palestras, fóruns acadêmicos e de debates, conferências, treinamentos e networking entre profissionais, além de produzir publicações e pesquisas. O Instituto conta, ainda, com o Programa de Certificação para Conselheiros de Administração e Conselheiros Fiscais, que permite ao participante adquirir mais conhecimento sobre um conjunto de temas necessários para o seu bom desempenho dentro das organizações. Ao obter essa certificação, o conselheiro passa a integrar o Banco de Conselheiros Certificados do IBGC. Atualmente, hospeda as atividades da Global Reporting Initiative (GRI) no Brasil, uma rede global que busca fomentar a adoção das boas práticas nas organizações. Ainda no âmbito internacional, o IBGC integra a rede de Institutos de Gobierno Corporativo de Latino América (IGCLA) e o Global Network of Director Institutes (GNDI), grupo que congrega institutos de Governança ao redor do mundo. Desde 1995, o Instituto contribui para o desempenho sustentável e influencia os agentes da sociedade no sentido de mais transparência, justiça e responsabilidade. Para mais informações, consulte o site www.ibgc.org.br PROPÓSITO DO IBGC Ser referência em Governança Corporativa, contribuindo para o desempenho sustentável das organizações e influenciando os agentes de nossa sociedade no sentido de maior transparência, justiça e responsabilidade.
ASSOCIADOS MANTENEDORES