O período da Ditadura Civil Militar foi um dos mais longos da República do Brasil. Foram 21 anos da ditadura que se estenderam de 1964 até 1985. Podemos dividir o período em três fases principais: o golpe e a legalização do regime autoritário, os anos de chumbo (1968-1974) e a “reabertura lenta, gradual e segura” (1975-1985).
Este período inicia-se com deposição do presidente João Goulart a partir do golpe de 1964 e passa pelos primeiros anos do regime, em que ocorreu a construção da ditadura a partir da legalização das práticas autoritárias. Se ligado no esquema abaixo:
OS ANOS DE CHUMBO Nestes anos houve a ascensão da “linha dura” das Forças Armadas ao poder. Teve início quando Costa e Silva decretou o AI-5 em 1968 e se estendeu até o fim do governo Médici em 1974. A consolidação do Estado autoritário resultou no embate entre a ditadura e as oposições armadas e na forte repressão utilizada pelo regime para eliminar os opositores. Este também é o período do chamado “Milagre Econômico”, marcado pelo crescimento do PIB a partir da valorização dos produtos comerciais brasileiros e pela entrada do capital externo. Embora o PIB tenha crescido, as diretrizes econômicas do governo não visaram a distribuição de renda, o que ocasionou concentração de renda e aumento das desigualdades.
“ABERTURA LENTA, GRADUAL E SEGURA” Foram quase 11 de reabertura política. Por isso, foi marcada como um processo lento e cheio de contradições. Ao mesmo tempo em que os governos “sorbonistas” (a linha mais light das Forças Armadas) de Geisel e Figueiredo aliviavam a censura e davam trégua às torturas e perseguições, buscavam retardar ao máximo a abertura política e a volta à democracia. É o período marcado pelo início de uma crise econômica inflacionária e uma abertura contraditória. Contraditória porque, mesmo com a diminuição da repressão, ocorreram mortes como a do jornalista Vladimir Herzog e do sindicalista Manoel Fiel Filho. O declínio da ditadura é marcado pela Leia da Anistia, a volta dos exilados e pela campanha das Diretas Já. Confira abaixo: