PARQUE TECNOLÓGICO DO VALE DO TEJO
MAIS TECNOLOGIA, MAIS SOLUÇÕES, MAIS NEGÓCIOS.
QUEM SOMOS
O INOV’LINEA e o LINE.IPT são duas estruturas integradas no TAGUSVALLEY – Parque Tecnológico do Vale do Tejo (Abrantes). Atuam como catalisadores de inovação, aplicando o conhecimento técnico e científico em prol do desenvolvimento das empresas, tornando-as mais competitivas.
Estes centros de Transferência de Tecnologia trabalham inteiramente focados nas necessidades das empresas e indústria, procurando desenvolver novos produtos, implementar novas tecnologias nos processos, introduzir melhorias, reconverter produtos ou processos já existentes. O INOV’LINEA centra-se na aplicação das novas tecnologias ao sector alimentar e no desenvolvimento de novos produtos, nomeadamente através da utilização das mais recentes técnicas de conservação. O LINE.IPT é um centro de investigação vocacionado para as indústrias de produção, cujas áreas preferenciais de atuação são a engenharia mecânica, automação, eletrónica e informática.
SERVIÇOS Projeto Desenvolvimento de novos produtos tecnológicos; Desenvolvimento de novos conceitos de produtos (criação de necessidades);
Melhoria e adaptação de produtos e processos industriais.
Consultoria Consultoria técnica e científica.
CAPACIDADE INSTALADA
INDUS TRIA ALIMEN TAR
LINHAS PILOTO DE PROCESSAMENTO DE PRODUTOS
Equipamentos com capacidade para simular processos industriais completos. Matérias-primas: Derivados de carnes, hortofrutícolas e azeitona. Vantagens: Reprodução de processos industriais, à escala real, com recurso a menor quantidade de matérias-primas, e facilmente ampliável à escala da empresa; Possibilidade de testar produtos e otimizar processos, sem necessidade de parar as linhas produtivas e ocupar recursos da empresa.
TECNOLOGIAS ALTERNATIVAS DE CONSERVAÇÃO DE ALIMENTOS Estes equipamentos permitem que as empresas possam aplicar diferentes técnicas de conservação de alimentos, para identificar quais as mais vantajosas para os seus produtos e processos. As tecnologias permitem aumentar a validade e qualidade dos produtos, sem que estes percam características sensoriais e nutricionais.
Sistema de Aquecimento Ohmico
Alta pressão hidrostática (HPP)
Tecnologia de pasteurização com aplicação de corrente elétrica, permitindo um aquecimento rápido e uniforme. Eficaz em alimentos com duas fases (sólida e líquida, por exemplo), não sobreaquecendo nenhuma das fases do produto. Aplicação para transformação em sopas, polpas e pastas, etc. Capacidade Máxima 450L/h.
Técnica de conservação não térmica, inativando os microrganismos presentes nos alimentos por efeito de pressão. Este processo permite manter as características dos produtos a fresco e possibilita o tratamento de alimentos sensíveis ao calor. A sua aplicação é transversal a vários tipos de produtos líquidos (sumos, polpas e purés de fruta ou vegetais, entre outros) e sólidos (cárneos e pescado, fruta aos pedaços, etc.).
Tratamento em reservatório batch, com 5L de capacidade; Intervalos de temperatura de -20ºC a 110 ºC; Pressão máxima de ciclo de 800 Mpa.
Ultra violetas
Ultra sons
Esta tecnologia, não térmica, permite o aumento do prazo Esta técnica é utilizada como complemento de tratamentos de validade de produtos líquidos, pasteurizando-os sem térmicos, permitindo a diminuição do stress a que recurso ao uso de conservantes ou temperatura. De entre os produtos são sujeitos durante o processamento, a gama de produtos onde é aplicável, destacam-se o leite, contribuindo para a preservação das suas características. ovo líquido, vinho, vinagre, a cidra, os sumos de fruto, entre Esta tecnologia é especialmente indicada para produtos outros. Em produtos sólidos é possível efetuar tratamentos líquidos (sumos, ovo líquido, etc.), dado que o ultra som é superficiais, aumentando a sua vida útil. uma onda mecânica. Capacidade máxima de 100L/h; Possibilidade de combinar com tratamentos térmicos.
Capacidade máxima em contínuo 150L/h.
Enchimento asséptico Processo de enchimento que permite embalar, em condições de assepsia, produtos previamente pasteurizados ou esterilizados. Esta tecnologia torna a embalagem e o ambiente de embalamento estéreis, promovendo a segurança e a estabilidade dos produtos. Podem ser embalados produtos líquidos, com ou sem partículas em suspensão. Enchimento com uma cabeça; Capacidade máxima de 200Kg/h.
OUTROS EQUIPAMENTOS Laboratório para apoio a ensaios, experimentação e realização de análises qualitativas e quantitativas: microbiológicas e físico-químicas; reológicas, texturais e sensoriais (painel de consumidores e salas de provas). Cozinha equipada para a execução de ensaios, em contexto de processo doméstico, confeção e consumo.
CAPACIDADE INSTALADA
INDUS TRIA ALIMEN TAR
CAPACIDADE INSTALADA
INDUS TRIAS PRODU ÇÃO D E
ÁREA DA ENGENHARIA MECÂNICA
Projeto e dimensionamento de construções mecânicas e estruturas metálicas; conceção de máquinas; Alteração/otimização de equipamentos/processos produtivos; gestão industrial.
Corte Laser Possibilidade de corte de precisão em diversos materiais. Medidas máximas 3000mmx1500mm. Matérias-primas: Chapas de aço (18mm), de inox (12mm), de alumínio (6mm), de acrílico (30mm), de latão (4mm), galvanizada (5mm).
Quinagem CNC Permite trabalhar peças de diversos materiais com precisão, devido ao controlo computorizado. Comprimento máximo 3000mm, espessura máxima de quinagem 16mm, capacidade 1350kn. Matérias-primas: Aço, inox, alumínio, galvanizada, entre outros.
Maquinação CNC 5 eixos Permite maquinar peças desenhadas com elevada precisão, num único processo.
Impressão 3D Impressão 3D de alta resolução (prototipagem). Permite produzir peças em escala para teste de soluções, moldes para fabrico de pequenas séries, etc. As dimensões máximas são de 250mmx250mmx300mm. Peças de maior dimensão podem ser feitas em partes e montadas. Matérias-primas: Termoplástico ABS.
ÁREA DA ENGENHARIA ELETROTÉCNICA Conceção e desenvolvimento de hardware e software “à medida”; Criação de soluções integradas de automação; Desenvolvimento de sistemas de eficiência energética com utilização de energias renováveis.
Sistema de produção de PCB’s
CAPACIDADE INSTALADA
INDUS TRIAS PRODU ÇÃO
Desenho e conceção de placas de circuito impresso;
Projeto, desenvolvimento e upgrade de placas eletrónicas industriais.
D E
PROJETOS DESENVOLVIDOS
PORTE FÓLIO INDÚSTRIA ALIMENTAR
Desenvolvimento de Azeites Aromatizados
Desenvolvimento de Vinagres de Framboesa e de Dióspiros
Desenvolvimento de novos produtos: azeites com adições de outros ingredientes, como o alho e a erva-limão. Vantagens: Diversificação da gama de produtos, com possibilidade de os direcionar para um público-alvo diferente do habitual; Valorização e inovação em produtos tradicionais.
Criação de vinagres com base em matéria-prima pouco utilizada a nível industrial. Resultante de dupla fermentação (alcoólica e acética) de líquido ou outras substâncias de origem agrícola. Vantagens: Aproveitamento e valorização de fruta não-conforme para venda em fresco;
Elevado potencial para aumentar a gama de produtos para tempero; Produto de conveniência, sobretudo para o consumidor final, enquadrando-se, ainda, em mercados específicos, nomeadamente mercado gourmet ou nicho para exportação.
Novos enchidos – farinheira de fruta Desenvolvimento de um novo: enchido com adição de fruta. Vantagens: Produto inovador e diferenciado, direcionado para um público que procura produtos mais saudáveis;
Otimização da produção de geleias e compotas Produção de informação técnica de apoio a produtores de doces e geleias, para o controlo e otimização do processo produtivo. Vantagens: Aumento de eficiência e de rendimento;
Valorização e inovação em produtos tradicionais. Diminuição das quebras e não-conformidades, através do controlo dos parâmetros críticos do processo; Homogeneidade de lotes.
Desidratação como tecnologia de conservação e instrumento de desenvolvimento de novos produtos Utilização das tecnologias de secagem convencional e liofilização para desidratação de matérias-primas hortofrutícolas. Vantagens: Aumento da estabilidade da diminuição do teor de humidade; Aproveitamento e valorização de produto não-conforme para venda em fresco; Diversificação da gama de produtos; Produto de conveniência e diferenciado, com potencial para penetração em novos tipos de mercado, direcionado para um público que procura produtos mais saudáveis; Possibilidade de manutenção de características nutricionais e organoléticas nos produtos desidratados.
PROJETOS DESENVOLVIDOS
PORTE FÓLIO INDÚSTRIA ALIMENTAR
PROJETOS DESENVOLVIDOS
PORTE FÓLIO INDÚSTRIAS DE PRODUÇÃO
Sistema de aquisição de dados para máquinas de soldar Desenho e desenvolvimento de um sistema de aquisição de dados de soldadura, com comunicação sem fios (wireless), para monitorização e gestão de produção. Vantagens: Controlo, em tempo real, da produtividade do processo e análise dos consumos de energia e consumíveis; Constituição de base de dados, permitindo uma otimização da gestão e planeamento fabril; Facilidade de aplicação/replicação do sistema em diferentes instalações da empresa, com integração e compilação de todos os dados recolhidos.
Sistema de monitorização da qualidade das soldaduras em tempo real Desenvolvimento de um sistema de controlo da qualidade das soldaduras em tempo real. Vantagens: Aferição, em tempo real, da qualidade das soldaduras;
Redução de perdas devidas a testes de controlo de qualidade; Aumento global da produtividade da empresa.
Máquina de Corte de Pedra
Sistema de Gestão Agrometeorológica
Desenvolvimento de uma máquina de corte, por fio diamantado, com corte múltiplo. Vantagens: Aumento, em larga escala, da produtividade da máquina de corte de pedra. Possibilidade de controlo autónomo da velocidade de corte;
Desenvolvimento de um sistema de informação de suporte à produção agrícola, que integra e disponibiliza dados ambientais, recolhidos por várias estações meteorológicas, online e em tempo real. Sistema adaptável a diversas culturas e indicadores de risco (por exemplo, modo de produção biológica). Vantagens: Gestão à distância e em tempo real das condições críticas para a cultura;
Redução do consumo energético. Redução e racionalização dos consumos de produtos fitofarmacêuticos e recursos naturais (rega) e outros; Avaliação otimizada do risco.
BOREAS Gerador Eólico
Fresadora CNC
Desenvolvimento de um protótipo de gerador eólico de eixo vertical para micro e mini geração, para aplicação, por exemplo, em ambientes urbanos. Vantagens: Gerador de energia renovável, aplicável em ambientes menos condicionados que os usuais (em ambiente urbano) e para beneficiários domésticos; Alargamento da oferta de produtos e da área de atuação da empresa cliente.
Desenvolvimento de uma máquina CNC para a produção de moldes para fundição. Vantagens: Produção automatizada de moldes de grandes dimensões, com elevada precisão (0.1 mm); Sistema automático de compensação de ferramenta;
Aumento da qualidade, por normalização de peças, na produção dos moldes.
Motociclo Elétrico
Ponto de Venda Móvel Elétrico
Desenvolvimento de sistema de tração elétrica e respetivas proteções, para utilizar num veículo de duas rodas. Vantagens: Caixa de velocidades inteligente, específica para veículos elétricos; Proteções elétricas para garantir a máxima segurança do veículo;
Desenvolvimento de um veículo para venda ambulante de gelados nas praias. Vantagens: Veículo com tração elétrica, refrigerado, adaptado à circulação em terrenos irregulares e arenosos;
Autonomia de 4h de funcionamento; Aumento do raio de ação do cliente.
Protótipo de um sistema eletrónico de tração elétrica, otimizado para veículos elétricos.
Veículo elétrico multifuncional Desenvolvimento de um veículo que responda às necessidades de mobilidade urbana. Vantagens: Desenvolvimento de uma solução de mobilidade multifuncional e transportável, que permita a fácil articulação entre diversos meios de transporte público; Solução de transporte para diferentes públicos-alvo: adolescentes (não encartados); pais para o transporte de bebés e empresas para distribuição porta-a-porta; Veículo de preço acessível ao consumidor final, permitindo a massificação da sua utilização.
Módulo autossustentável Módulo multifuncional e autossustentável em energia e água, com produção e armazenamento de energia, através de uma central de concentração solar, e com captura, tratamento e armazenamento de água das chuvas. Vantagens: Instalação em lugares que não permitem alterações profundas, em termos construtivos e ambientais, ou em zonas sem acesso a infraestruturas (parques naturais, praias, praças); Aproveitamento das águas da chuva para irrigação, sem necessidade de energia elétrica e sem necessidade de recorrer à água da rede pública.
PROJETOS DESENVOLVIDOS
PORTE FÓLIO INDÚSTRIAS DE PRODUÇÃO
Parceiros e Clientes Instituto Politécnico de Tomar
AgroCluster do Ribatejo
Instituto Politécnico de Santarém Escola Superior Agrária
INOVC | Ecossistema de Inovação NERSANT | Associação Empresarial da Região de Santarém
IPL Instituto Politécnico de Leiria Universidade Católica do Porto Departamento de Biotecnologia
Rede Inovar | The Portuguese Agro, Food and Forest Innovation Network
Universidade de Aveiro
Rede Rural Nacional
Universidade de Lisboa Instituto Superior de Agronomia Universidade do Minho Centre of Biological Engineering CEFET-MG | Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais (Brasil)
AUTOFORESE | Protecção Anti-Corrosiva, Lda CTRS | Consultoria, Tecnologia e Inovação, Lda DELPHI | Automative Systems - Portugal, SA DIACEROS Portugal, SA
A.logos | Laboratório de Ensaios Técnicos e Assessoria CEBAL | Centro de Biotecnologia Agrícola e Agro-Alimentar do Alentejo
DIAMOND Service Portuguesa, Lda DITERRA – Comércio de Agro-Alimentar, Lda FRASAM – Fundição do Rossio de Abrantes, SA
SSICA | Stazione Sperimentale per L’Industria delle Conserve Alimentari (Itália) Escola Profissional de Desenvolvimento Rural de Abrantes
HENRIQUES & HENRIQUES, SA INCUBITA – Tecnologia e Inovação, Lda MARTIFER Metallic Constructions
MF | Salsicharia Artesanal MITSUBISHI Fuso Truck Europe, SA MUIBENE | Criação de Interiores, Lda NIEPOORT (Vinhos), SA POEIRAS | Máquinas e Ferramentas, Lda PNEUSINES | Comércio de Pneus, Lda PRONUM | Máquinas e Equipamentos, Lda Sociedade Agro-Alimentar da Mascata, Lda RockAroma, Lda RSA | Reciclagem de Sucatas Abrantina, SA STI | Sistemas e Técnicas Industriais, Lda UNIOVO | Ovos e Derivados, SA UNILEVER | Jerónimo Martins, Lda
logo contra capa
PARQUE TECNOLÓGICO DO VALE DO TEJO
Rua José Dias Simão - Abrantes
T. + 351 241 330 330 INOV’LINEA Joana Grácio
[email protected]
LINE.IPT Pedro Granchinho
[email protected]
OTIC.IPT Clara Amaro
[email protected]