RED BULL KART FIGHT 2015 REGULAMENTO GERAL A RED BULL DO BRASIL LTDA, doravante “ORGANIZADOR”, realizará a competição fechada denominada RED BULL KART FIGHT 2015, doravante “EVENTO”, a ser realizada por pilotos amadores de kart, doravante “PARTICIPANTES”, em diversos kartódromos brasileiros, doravante “KARTÓDROMOS”, seguindo o disposto neste regulamento GERAL e seus eventuais adendos, sabendo-se que: O EVENTO é constituído de 3 fases, CLASSIFICATÓRIA, FINAL POR KARTÓDROMO, FINAL NACIONAL. A fase CLASSIFICATÓRIA acontecerá no periodo de 18 de Maio de 2015, terminando em 30 de Setembro de 2015, sendo realizada nos KARTÓDROMOS participantes. A FINAL POR KARTÓDROMO acontecerá no período de 01 a 26 de Outubro de 2015, sendo realizada nos KARTÓDROMOS participantes. A FINAL NACIONAL reunirá os PARTICIPANTES classificados na fase FINAL POR KARTÓDROMO, em um evento de um dia, com local e horário a serem definidos em adendo. A FINAL MUNDIAL a ser definida. A – DESPORTIVO 1. CLASSIFICATÓRIAS REGIONAIS 1.1 – Pilotos admitidos: 1.1.1 – Serão admitidos pilotos amadores de kart, com idade mínima de 13 anos, completados em 2015, e que não tenham sido portadores da Cédula Desportiva Nacional emitida pela Confederação Brasileira de Automobilismo desde 2009. 1.1.2 – Os pilotos que possuirem a carteira Piloto de Kart Indoor (PKI) estão aptos a participar do evento. 1.1.2 – Os pilotos menores de 18 anos deverão apresentar autorização dos pais ou responsáveis legais para confirmar sua participação no EVENTO. 1.1.3 – A participação no EVENTO será considerada como aceite de toda e qualquer responsabilidade por eventuais acidentes e suas conseqüências durante todo o período de duração do EVENTO.
Red Bull Kart Fight Regulamento Geral – 1/6
1.1.4 – Pilotos federados não serão admitidos no EVENTO.
1.2 – Critérios da pré-seleção: 1.3.1 Estarão pré-selecionados para participação na FINAL POR KARTÓDROMO do EVENTO os melhores tempos de volta no circuitos pariticipantes. O número de participantes classificados para a FINAL POR KARTÓDROMO varia de kartódromo para kartódromo. 1.3.1.1 Será considerada apenas uma melhor volta de cada piloto e desconsiderada qualquer outra, ou seja, caso um piloto obtenha duas melhores voltas em um kartódromo participante, a segunda vaga passará para o piloto que tiver obtido a melhor volta imediatamente seguinte a esta. 1.3.1.2 Se um piloto conquistar uma melhor volta em mais de um kartódromo participante, o piloto deverá escolher um dos kartódromos para seguir na competição. 1.3.2 Estarão pré-selecionados para participação na FINAL NACIONAL do EVENTO os 3 (três) pilotos que obtiverem as maiores pontuações na FINAL POR KARTÓDROMO, vide itens 2.2 e 2.3 deste regulamento. 1.3.3 Os resultados utilizados para a pré-seleção serão aqueles divulgados oficialmente pelos próprios KARTÓDROMOS participantes, seguindo regulamentos desportivos próprios de cada KARTÓDROMO e sob sua responsabilidade de aplicação.
2. FINAL POR KARTÓDROMO 2.1 – Pilotos admitidos são os mesmos já mencionados no item 1.1 deste regulamento 2.2 – Forma de disputa 2.2.1 Definidos os melhores tempos dos kartódromos, haverá, em dia a ser definido, uma classificatória e duas corridas, para definir os classificados para a FINAL NACIONAL. 2.2.2 O sorteio dos karts e a classificação para a 1 a bateria e obedecem as regras aplicadas em cada kartódromo. 2.2.2.1 Ao final da primeira bateria, os 10 (dez) primeiros participantes inverterão suas posições (ou seja, o primeiro será o 10º, o 2º será o 9º e assim por diante). Assim será definido o grid de largada para a 2ª bateria. Apenas os participantes invertem as posições. Os karts permanecem nas posições que terminaram a 1ª bateria. 2.2.2.2 Se houver mais de 10 participantes, as posições do 11º colocado em diante serão mantidas para a largada da 2ª bateria. 2.3 – Pontuação Red Bull Kart Fight Regulamento Geral – 2/6
2.3.1 A pontuação seguirá o seguinte padrão: Posição de chegada 1º 2º 3º 4º 5º 6º 7º 8º 9º 10º
Pontos 25 18 15 12 10 8 6 4 2 1
2.3.2 Os 3 (três) participantes que somarem mais pontos ao final das duas corridas, se classificarão para a FINAL NACIONAL.
3. FINAL NACIONAL 3.1 – Pilotos admitidos são os mesmos já mencionados no item 1.1 deste regulamento 3.2 – Local e data de realização da final 3.2.1 Todas as atividades da final do EVENTO serão realizadas em kartódromo e data a serem definidos em adendo. 3.3 – Regulamento particular: 3.3.1 – A programação da final do EVENTO estará contida em regulamento particular e deverá ser cumprida rigorosamente. 3.3.2 – Durante as sessões de tomada de tempo e baterias não será permitida a troca de equipamento, exceto em casos de problemas técnicos, cabendo este julgamento ao KARTÓDROMO. 3.4 – Indumentária: 3.4.1 – A indumentária deverá ser completa e será fornecida pelo ORGANIZADOR do evento. 3.4.2 – Por indumentária completa entende-se macacão com calças e mangas longas em peça única, luvas e capacete fechado com viseira. 3.4.2.1 – Luvas e capacetes podem ser trazidos pelo PARTICIPANTE Red Bull Kart Fight Regulamento Geral – 3/6
3.4.2.2 – Fica proibida a divulgação de marcas de qualquer bebida ou outra conforme decisão da organização do evento, a ser avaliado previamente à corrida. 3.4.3 – Sapatilha, tênis ou qualquer calçado fechado devem ser trazidos pelos PARTICIPANTES.
3.5 – Cronometragem: 3.5.1 – A cronometragem será realizada por uma empresa especializada escolhida pelo KARTÓDROMO. 3.6 – Critério de Seleção: 3.6.1 – Sorteio dos grupos de PARTICIPANTES A e B (cada um contendo metade do total de participantes) 3.6.2 – Sorteio dos karts para o Grupo A 3.6.3 – Sorteio dos karts para o Grupo B 3.6.4 – Classificação Grupo A (10 minutos) 3.6.5 – Corrida Grupo A (20 voltas) 3.6.6 – Classificação Grupo B (10 minutos) 3.6.7 – Corrida Grupo B (20 voltas) 3.6.8 – Final (10 melhores Grupo A + 10 melhores Grupo B) 3.6.9 – Novo sorteio dos karts entre os 10 melhores Grupo A + 10 melhores Grupo B 3.6.10 – Classificação para a FINAL (10 minutos) 3.6.11 – FINAL NACIONAL 3.7 – Corrida Final: 3.7.1 – A ser definida pela organização. 3.8 – Custos Final Nacional: 3.8.1 – Os pilotos classificados para a FINAL NACIONAL deverão arcar com os custos de alimentação e transporte para o local onde será realizado o EVENTO FINAL NACIONAL. O ORGANIZADOR pagará hotel e transfer (hotel > pista > hotel) para todos os participantes da FINAL NACIONAL. Red Bull Kart Fight Regulamento Geral – 4/6
4. PUBLICIDADE 4.1 - A participação no EVENTO será considerada como permissão dos PARTICIPANTES de integrar qualquer campanha publicitária e do uso de suas imagens por parte dos patrocinadores envolvidos. 4.2 – Fica reservado ao ORGANIZADOR o direito de fazer qualquer publicidade nos karts e indumentárias, que deverão ser utilizados pelos pilotos na forma e nas cores em que lhes forem entregues. 4.3 – Todos os pilotos deverão utilizar camiseta fornecido pela organização do evento enquanto se encontrarem nas dependências do kartódromo, durante todo o período de realização do evento. 4.4 – Não será permitida a fixação de quaisquer adesivos de publicidade nos karts que não sejam os fornecidos pela organização do evento.
5. REGULAMENTAÇÃO 5.1 – Os pilotos e seus responsáveis deverão obedecer a todas as determinações dos regulamentos citados no “caput” acima, sob pena de aplicação das penalidades previstas. 5.2 – Ao organizador, fica reservado o direito de alterar os termos deste regulamento, por motivos excepcionais e alheios à vontade dos concorrentes. 5.3 – O ORGANIZADOR poderá recusar-se a aceitar a participação de quaisquer pessoas cuja conduta, relações ou afiliações, dentro ou fora do meio automobilístico, seja considerada prejudicial ao esporte e/ou ao EVENTO, ou ainda de quaisquer pessoas que venham a se conduzir de forma inapropriada, ofensiva ou agressiva. 5.4 – A interpretação deste regulamento e a decisão sobre casos omissos e particularmente a definição das sanções a serem aplicadas serão dos comissários desportivos nomeados, e contra elas não caberá nenhum tipo de recurso. 5.5 – Os procedimentos de prova utilizados pelo kartódromo que vier a sediar o evento são soberanos e complementam este regulamento.
6. PENALIDADES: 6.1 – Qualquer atitude antidesportiva ou má conduta de um piloto e/ou membros de sua equipe ou pessoas a ele de alguma forma ligadas poderá resultar na aplicação de penalidades que poderão variar desde a advertência até a desclassificação do PARTICIPANTE. 6.2 – O conceito de conduta acima estipulado inclui, mas não se limita a: Red Bull Kart Fight Regulamento Geral – 5/6
1. Conduta prejudicial ao evento; Agressão física contra qualquer oficial, concorrente ou espectador; Fraude; Linguagem de natureza questionável, profana ou inapropriada; 2. Crítica pública a oficiais de competição emitida por um concorrente ou qualquer pessoa a ele ligada significará atitude antidesportiva, e ato prejudicial ao esporte.
B – TÉCNICO – VÁLIDO PARA FINAL NACIONAL APENAS 1. EQUIPAMENTO 1.1 – Todos os karts serão fornecidos pelo KARTÓDROMO, completos, e em perfeito estado de funcionamento. 1.2 – Não será permitido o acréscimo ou a remoção de peças ou equipamentos dos karts por parte dos participantes ou de seus acompanhantes. 1.3 – Quaisquer ajustes nos karts deverão ser efetuados única e exclusivamente por mecânicos do KARTÓDROMO. 2. COMBUSTÍVEL 2.1 – O combustível será fornecido pelo KARTÓDROMO.
3. PNEUS 3.1 – Todos os karts utilizados no EVENTO começarão a competição utilizando pneus novos e estes serão utilizados por todo o evento, sem que haja troca por pneus novos ou entre os karts, exceto em casos em que a direção de prova entender ser necessário. 4. PESO 4.1 – Os karts não serão pesados, admitindo que são iguais e por isso têm o mesmo peso, e o peso mínimo do piloto será de 75kg. Aqueles que não atingirem esta marca na pesagem oficial feita pelos organizadores em horário divulgado oportunamente, ou seja, estiverem abaixo do peso estipulado, deverão carregar um lastro em seus karts até completarem 75kg. Para aqueles que excederem o peso mínimo nada poderá ser feito em seus karts. 5. OUTROS 5.1 – Demais itens a serem definidos em Adendo Particular.
Red Bull Kart Fight Regulamento Geral – 6/6