Queridas amigas, Queridos amigos. As minhas primeiras palavras ...

Queridas amigas, Queridos amigos. As minhas primeiras palavras têm que ser, inevitavelmente, de profundo e sincero agradecimento a cada um de vós,...
4 downloads 48 Views 138KB Size



Queridas amigas, Queridos amigos. As minhas primeiras palavras têm que ser, inevitavelmente, de profundo e sincero agradecimento a cada um de vós, pela confiança, pela amizade, pelo carinho e por todo o vosso apoio. E se a vossa presença, aqui, esta noite, me deixa muito feliz, o sentimento maior é de gratidão, pelas palavras de incentivo que me têm dispensado. Obrigado! Obrigado, por estarem a meu lado neste dia tão especial para mim, para esta equipa e que, tenho absoluta certeza, o será também para a nossa terra! Apesar de alguma hesitação inicial, confesso que aceitei o convite para liderar um projeto autárquico para a nossa Junta de Freguesia, em nome de uma Freguesia que me viu crescer, Valmaior, e de outra que me fez homem, Albergaria! Agora, que elas estão unidas, chegou a hora de retribuir. Ir além das inúmeras atividades que tenho realizado. Dar-lhes ainda mais de mim!



Tenho imenso orgulho no que ajudei a construir e que, estou seguro, valorizou o nosso território. “De tudo o que nós fazemos de sincero e bem intencionado, alguma coisa fica.” Assim espero! Florbela Espanca Foi, também, por aqui que me foram incutidos a maioria dos meus valores. Sempre me pautei por princípios, como pensar pela própria cabeça, tendo-me bastado, até agora, ter tentado ajudar a construir uma terra melhor, participando ativamente, desde cedo, na sua vida, não deixando dúvidas quanto à minha forma de ser e estar. Vocês conhecem-me! Move-me a paixão pela nossa terra. Encabeço uma candidatura ligada a um partido político, mas não me sinto, de forma alguma, limitado na minha independência e na minha forma de agir, de pensar ou de estar na vida. Jamais o admitiria. Nunca deixei de obedecer, em primeiro lugar, à minha consciência. Sou, antes de mais, um cidadão. Um cidadão que não hesita em trocar o que lhe havia sido garantido como certo, por liberdade de pensamento e por ideais que nunca permitirei que me sejam negados. Sou um sonhador! E sê-lo-ei enquanto for o sonho a comandar a vida! É imbuído neste espirito que me apresento, aqui, hoje, perante vós, ciente de um profundo sentido de missão e de responsabilidade, disponível para Albergaria e Valmaior. Eu acredito! Juntos somos mais fortes!



É por isso que, hoje, perante vós, assumo o meu mais firme e sério compromisso: Ser o próximo Presidente da Freguesia de Albergaria e Valmaior! Companheiros! Os mais de vinte anos de vida autárquica dão-me a experiência necessária para desempenhar tão difícil, mas nobre e distinta missão. Experiência essencial na confiança sentida ao assumir o desafio, pela "relação próxima" com a comunidade. Conheço bem o território. Conheço bem cada um dos lugares. Cada um dos seus caminhos. Conheço cada uma das pessoas. Cada um dos problemas. Conheço bem a minha cidade! Pela minha longa ligação ao Associativismo, conheço bem as suas instituições e associações. Conheço, por dentro, o Poder Local e as Leis que o regulam. Não sendo condição necessária, ainda assim, entendo que a minha formação académica nas áreas da Administração Pública, do Ordenamento do Território e do Planeamento Urbano, como uma mais-valia com que poderão contar.



Entendo o poder local como um governo de proximidade, de contacto direto com as necessidades e anseios da comunidade, na primeira linha da resolução de problemas reais de pessoas reais. Como sabem, desloco-me, maioritariamente, a pé ou de bicicleta, a forma mais fácil de manter uma conversa na rua. Faço-o, porque prezo a qualidade do ambiente urbano, prezo os nossos espaços públicos, por questões ambientais, de saúde, mas principalmente porque posso parar, olhar-vos e ouvir-vos. É urgente levar mais longe a relação com a sociedade. É necessária a participação ativa da comunidade. Albergaria tem massa critica e precisa dela, mais que nunca. É a nossa vez, amigos! É a nossa vez de fazer mais e melhor! Meus amigos. Albergaria perdeu identidade. Encerra em si um passado que, muitas vezes, se renega, mas com um potencial futuro que venero e promovo, preso a um presente esgotado, que não permite que aconteça, sem se conseguir afirmar, para além do óbvio.



Se há hipótese de mudar este estado de coisas, não quero deixar de dizer “estou presente”! Faço-o com base naquilo que sempre acreditei dever nortear a atuação política: responsabilidade, transparência, exigência, independência e dedicação à coisa pública. Nesta tarefa coletiva, sou apenas um entre muitos. Convosco e com os vossos contributos, assumirei como pilares de atuação a Universalidade do Território, o desenvolvimento de novas áreas de negócio de proximidade, a qualidade do ambiente urbano e dos espaços públicos e o estímulo de novas formas de pensar. Sendo um território diversificado, com várias centralidades e áreas de atuação, a nossa ação não se esgotará na cidade. Para nós, cada lugar e cada Freguesia terá o tratamento justo e adequado! Entre nós está a pessoa que me endereçou o convite para este desafio: Licínio Pimenta! Homem de princípios, convicções e ideias concretas para o nosso concelho! A admiração que nutro pela sua personalidade e pela forma objetiva e estratégica de pensar, levou-me a aceitar este desafio.



Assumo, também, pelo programa ambicioso que tem definido para o município e que me inspira a desejar fazer parte deste projeto e a dar o meu contributo! Reafirmo aqui as 5 condições para a mudança: O Desenvolvimento Económico, a Promoção do Emprego, a aposta no Ensino e Formação Profissional; a Coesão Social e Territorial, a Valorização do Património Cultural, Natural e Paisagístico. Fico com a certeza do caminho para a construção de um território mais próspero, desenvolvido e diferenciador, assente num processo de mudança contínua, positiva, participada e necessária! Para vós, mais que escolher o candidato ou o partido, tendes o poder de escolher o futuro! Prezo muito o passado, mas é o futuro que me anima! E é com os olhos postos nele, que me coloco ao vosso inteiro dispor. Precisamos de novo modelo de governação, assente numa visão estratégica e numa liderança forte e capaz! É tempo de dar importância à construção de lugares mais humanos e inclusivos! A mobilidade urbana será uma prioridade. E isso significa planear para quem se desloca a pé, de bicicleta, de transporte público e de automóvel. Pensar desde a gestão do estacionamento ao desenho da ciclovia. O Território como um todo.



É hora de colocar um fim às barreiras arquitetónicas! Continuarei a luta por um território acessível. Um território que possa ser vivido por todos! Uma deficiência jamais poderá ser uma forma de exclusão! As nossas praças morreram! Precisamos de locais de vivência urbana, locais de conversa e locais de partilha. Precisamos de viver as ruas. Finalmente, teremos esplanadas! Teremos Parques infantis de qualidade… e a funcionar! O parque Verde da cidade será uma realidade! A revitalização do comércio tradicional é uma necessidade urgente. Evitar que o mercado se transforme num elefante branco também! Teremos de implementar estratégias para a recuperação e promoção do património cultural e natural! Da antiga Fábrica de Papel de Valmaior à Casa do Guarda, os Rios (Mau, Caima e Vouga). Recuperar o canal da Linha do Vouga e reconverter todo o espaço central e o edifício da Estação serão prioridades! Pela sua importância central na cidade, assumo um projeto cultural de arte urbana e cultural para o Bairro das Lameirinhas!



Renuncio à promessa fácil! Assumo compromissos! Pois “Só se pode alcançar um grande êxito quando nos mantemos fiéis a nós mesmos”. Friedrich Nietzsche Expresso, novamente, o meu mais sincero agradecimento pela vossa presença e apoio a este projeto, que é de todos! No entanto, perdoem-me, mas tenho que fazer um agradecimento muito especial a, estes sim, os meus dois grandes pilares… as duas mulheres da minha vida… A Manuela e a Raquel. Conto com o apoio de todos, e conto com o apoio delas mais do que tudo!!! Agradeço-vos, porque, como dizia Agostinho da Silva: “Nenhum político deve esperar que lhe agradeçam ou sequer lhe reconheçam o que faz; no fim de contas era ele quem devia agradecer pela ocasião que lhe ofereceram os outros homens de pôr em jogo as suas qualidades e de eliminar, se puder, os seus defeitos.” Agostinho da Silva MUITO OBRIGADO!!! São novos os tempos e são novos os ventos! Conto convosco para a mudança! Aqui! A partir de hoje, há uma paixão que nos une! Viva Valmaior! Viva Albergaria! Álvaro Tavares