Caras Amigas, Caros Amigos Muitas vezes, ficamos. Ficamos desiludidos com as instituições e abandonamos combates. Ficamos frustrados com as políticas e fechamos portas à alternativa. Ficamos defraudados com os políticos e aceitamos que os do costume façam o mesmo de sempre. Mas eis que, a determinada altura, chega o momento de não abandonar, de não fechar portas e de não mais consentir que tudo fique como está. É o momento da viragem em que, de novo, ficamos. Mas aí ficamos atraídos pelo entusiasmo e pela ambição de quem acredita neste Concelho e nesta Comunidade. Ficamos contagiados com a determinação, a força de vontade e a motivação de quem anuncia novos tempos. Ficamos convocados a fazer parte de um novo ciclo de desenvolvimento e afirmação do nosso Município, onde as Pessoas serão o centro das prioridades políticas e das ações que as cumprirão. Quando fui desafiado por Licínio Pimenta a integrar-me neste projeto transformador, devo confessar que o horizonte de esperança que ele me traçou reunia todos condimentos para, sem grandes hesitações, dizer SIM. Aceitei após um curtíssimo período de ponderação, por entender que havia chegado o meu momento de, enquanto cidadão livre e independente, com pensamento publicado sobre as mais variadas temáticas da nossa terra, dizer que ficava. Ficava com esta vaga de novos ventos. Ficava em nome do imperativo de garantir às populações novos tempos. E aqui estou. Com Licínio Pimenta. Minhas Senhoras e meus Senhores, Estou consciente da premência de devolver à nossa Assembleia Municipal a dinâmica e a vocação escrutinadoras que fazem dela a Casa da Democracia do Concelho de Albergaria-a-Velha. Tudo farei para que se garanta uma efetiva aproximação entre eleitos e eleitores e entre estes e as instituições.
19-05-2017
1
Ficará, pois, reforçada, a importância atribuída à Assembleia Municipal enquanto órgão fiscalizador da Câmara Municipal A Assembleia Municipal deverá ser um espaço de liberdade, de debate, de frontalidade no mais profundo respeito pelo espírito democrático. Só assim poderá exercer a sua impenhorável função fiscalizadora, com independência, com acrescido rigor, mas também com lealdade e elevação. Queremos fazer mais e melhor, e que mais Cidadãos acompanhem e integrem as diversas formas de exercício da democracia participativa. Trabalharemos em prol de uma Assembleia Municipal próxima dos Cidadãos, capaz de demonstrar a sua importância, afirmando-se como a nossa verdadeira Casa da Democracia, da tolerância, da formação cívica e da defesa dos interesses das populações. Estimadas Amigas, Estimados Amigos, Estou aqui de corpo e alma. Porque esta é uma candidatura abrangente, aberta a todas as sensibilidades político-partidárias, recetiva à discussão ideológica, tolerante à crítica e à diferença de opinião. Venho à luta porque, nas eleições de 2013, a abstenção subiu. Rondou os 43% no Concelho e quase 50% em Albergaria. E este é um cenário que a todos deve preocupar.
Estou com Licínio Pimenta porque, além da sua indiscutível valia técnica e intelectual, ele é capaz de cumprir e honrar as suas promessas. Ele conhece o município e sabe como atender às legítimas aspirações dos munícipes.
19-05-2017
Nestes últimos anos, quando muitos aguardavam uma mudança para melhor, todos vimos e percebemos que dinâmicas, obras e projetos inovadores, anteriormente iniciados por Licínio Pimenta, murcharam por falta de visão, de estratégia e de capacidade. Sabemo-lo hoje que muitos concidadãos foram iludidos, ludibriados com falsas expectativas.
2
Os Cidadãos albergarienses, por estarem cansados de esperar por soluções para os seus problemas, exigem hoje respostas claras e eficazes na saúde, no emprego, nos transportes, nos acessos, nos arruamentos e no estacionamento. Com Licínio Pimenta, passaremos a ter um presidente preparado para liderar, atento às pessoas, conhecedor dos problemas e das expectativas reais das populações. Minhas senhoras e meus Senhores, Licínio Pimenta não quer estar na Presidência da Câmara Municipal só… porque sim. «Para inglês ver». Ele ambiciona SER o rosto de quem, com sentido de pertença, proximidade e confiança, nos convoca para uma nova agenda para o Município assente: no Desenvolvimento Económico, na Promoção do Emprego, na aposta no Ensino e Formação Profissional; na Coesão Social e Territorial, na Valorização do Património Natural e Paisagístico Porque, com Licínio Pimenta, nós aprendemos a saber que «quem vê caras, vê ações». Minhas Amigas e meus Amigos, Esta é a noite em que vos apresentamos Álvaro Rui Tavares, o nosso candidato à presidência da Junta de Freguesia de Albergaria e Valmaior. É tempo de refrescarmos ideias. É tempo de juntarmos às ideias novos rostos, com novas competências. Um Presidente de Junta pode ser um “tipo porreiro”, que entra no café e paga uma rodada a todos que (se) mexerem. Mas deve, acima de tudo, possuir um exigente leque de capacidades que a nossa elevação a cidade requer. Álvaro Rui Tavares tem a honestidade, o dinamismo, a competência, a proximidade e a capacidade para resolver os problemas da autarquia e dos munícipes.
19-05-2017
• • • • •
3
…Que faltam aos que se limitam a ser “porreiros” ou presumem que umas pancadinhas nas costas tudo resolvem. Álvaro Rui Tavares possui o conhecimento para abordar as novas questões das cidades de hoje, que comportam outras dimensões e exigências. A limpeza das valetas é importante mas a função de um Presidente de Junta de Freguesia está longe de esgotar-se em preocupações tão simbólicas. Precisamos de alguém que pense a cidade, que antecipe soluções e que se adiante na inovação. Álvaro Rui Tavares vai trazer-nos essa mudança de paradigma, que propõe uma cidade para todos, sem enclaves, com identidade própria, mais humanizada e habilitada a corresponder aos desafios do século XXI. Caras Amigas, Caros Amigos, Queremos Novos Ventos para Albergaria! Porque «A única coisa que sabemos sobre o futuro é que este será diferente.» [Peter Drucker] – cabe-nos decidir se para melhor ou… se para pior.
19-05-2017
Daremos tudo do que somos para, convosco, com cada um de vós, dar um Rumo a Albergaria! Connosco, Albergaria viverá Novos Tempos e será embalada por Novos Ventos! Via Valmaior! Viva Albergaria! José Manuel Alho
4