O IPB pretende responder ao défice de capital humano qualificado na ...

6 Jornal da Bairrada 24 | julho | 2014 texto e fotos ∑ Pedro Fontes da Costa “O IPB pretende responder ao défice de capital humano qualificado na r...
2 downloads 7 Views 1MB Size

6

Jornal da Bairrada 24 | julho | 2014

texto e fotos ∑ Pedro Fontes da Costa

“O IPB pretende responder ao défice de capital humano qualificado na região” Nuno Santos é o diretor do Instituto Profissional da Bairrada (IPB) que abre portas em setembro. Natural de Anadia, com formação base em engenharia eletrotécnica, e posteriormente na área pedagógica, Nuno Santos pretende colocar o IPB no itinerário nacional de excelência na educação e formação de profissionais. O que é o Instituto Profissional da Bairrada (IPB)?

O Instituto Profissional da Bairrada é uma escola sonhada pelo seu mentor, Comendador Almeida Roque, que visa a formação do aluno, num contexto de boas práticas de trabalho, não esquecendo a educação e comportamento como forma importante para o desenvolvimento do aluno. Como fazer, como estar e como ser, componentes importantes para a preparação dum futuro profissional de sucesso. O IPB, instalado no “coração” de uma região com elevado potencial industrial, foi pensado e criado como um projeto exemplar, inovador e diferenciador para o ensino de competências técnicas/ tecnológicas na área da Metalurgia e Metalomecânica, Eletricidade e Energia, Eletrónica e Automação. Todas as organizações devem assumir uma perspetiva de melhoria contínua, estamos certos que no curto prazo, os resultados atingidos pelos jovens com quem vamos trabalhar vão colocar o IPB num patamar de referência no itinerário nacional, de excelência na educação e formação de profissionais. Quem é o diretor do IPB?

O diretor do IPB, com formação de base em engenharia eletrotécnica, e posteriormente na área peda-

gógica, apresenta-se a este desafio com vários anos de experiência no ensino técnico/profissional, mas sobretudo, colocou e coloca ao serviço da educação e formação o que identificou como sendo uma mais-valia - os conhecimentos e experiência adquirida no meio industrial, onde trabalhou durante vários anos. Abrir uma Escola, partindo do zero, é uma missão difícil?

Sim, sem dúvida, difícil mas possível! Nas últimas semanas, em todos os contactos realizados esteve sempre latente esta preocupação por parte das pessoas, mas também a preocupação de ajudarem e trabalharmos com um objetivo bem definido – colocar em funcionamento o IPB - Instituto Profissional da Bairrada. Destaco com muita satisfação, o empenho da equipa de trabalho da Fundação Comendador Almeida Roque, que está a encetar todos os esforços para a aber-

tura do IPB em início de setembro próximo. O mesmo acontece com a Câmara Municipal de Oliveira do Bairro, que continua a abraçar o projeto. O IPB é mais uma Escola Profissional ou assume características diferentes?

Desde logo, e à luz da mais recente legislação, o IPB é criado como uma escola profissional de referência empresarial, o que permitirá abordar e gerir o desenvolvimento curricular da componente tecnológica de forma mais assertiva, face aos resultados que pretendemos atingir. A visão do instituidor Comendador Almeida Roque, em articulação com o Ministro da Educação - Professor Nuno Crato, abriu caminho para se colocar finalmente em prática um modelo de ensinoaprendizagem, que tem todas as condições para avançar. Com o compromisso de servir bem, os nossos jovens no IPB vão encontrar sempre duas coisas, extre-

mamente importantes - os recursos humanos e os recursos físicos/materiais indicados para poderem trabalhar a sério! O trabalho tem de fazer sentido, se queremos ser diferentes, formar jovens ousados, criativos, inovadores, mas sobretudo bons profissionais, temos de ter uma equipa de excelência e espaços de trabalho cuidadosamente preparados e dotados com equipamentos; materiais e ferramentas. O que as empresas da Bairrada podem esperar com este tipo de escola?

A colaboração ativa e integradora do IPB com as empresas é um dos pilares estruturantes, para o sucesso! É para nós da maior importância, o trabalho desenvolvido e a desenvolver entre o IPB e as associações empresariais da região; ACIB – Associação Comercial e Industrial da Bairrada; AEA – Associação Empresarial de Águeda e AIDA – Associação Industrial do

A visão do instituidor Comendador Almeida Roque, em articulação com o Ministro da Educação - Professor Nuno Crato, abriu caminho para se colocar finalmente em prática um modelo de ensino-aprendizagem, que tem todas as condições para avançar.”

Distrito de Aveiro. Desde o 1.º dia de trabalho que os alunos serão tratados/ensinados como profissionais, com todos os meios é certo, mas também com o rigor que se impõe, para que também, desde muito cedo, possam apresentar características pessoais e sociais facilitadoras da inserção. Conquistada esta fase, e com a ajuda das empresas, tudo o resto se tornará simples do ponto de vista da aquisição de competências técnicas/práticas. Esta solução conjunta, com a possibilidade de trabalhar e colaborar na resolução de problemas concretos, em infraestruturas com dimensão/tipologia técnica, é de extraordinário interesse para o currículo dos alunos, que normalmente se mostram exemplarmente empenhados em aproveitar as oportunidades. O que verdadeiramente muda com o ensino dual?

Sobretudo, a capacidade, autonomia e flexibilidade na gestão de escolas para concretizarem no terreno, com o envolvimento das empresas, o que realmente é preciso para resolver problemas reais ao país. Com este modelo, é possível responder de melhor forma às necessidades atuais e emergentes de bons profissionais/técnicos, não defraudando as expetativas dos alunos.

Ofertas Formativas Que ofertas vai ter esta escola?

A oferta formativa do IPB pretende dar respost a ef ic a z ao déf ice identif icado na região, de capital humano qualificado. Neste sentido, os cursos conferentes do nível 4 de qualif icação do Quad ro Nacion a l de Q ualif icações, que prete n d e m o s a p o s t a r no imediato são: Té c n i c o d e M a nutenção Industrial de Metalurgia e Metalomecânica; Técnico de Eletrónica, Automação e Comando. Estão também em análise e def inidos como prioridade na oferta do IPB, a realização dos cursos: Técnico de Eletro tecn ia ; Técn ico de Insta lações Elétricas; Técnico de Maquinação e Programação e Técnico de Manutenção Industrial.