MKT news
SUA DOSE SEMANAL DE NOTÍCIAS
Ed.118
JUNTAMENTO COM O CENTRO DE CANA-IAC A NETAFIM PROMOVEU UMA INTEGRAÇÃO TÉCNICA INTERNACIONAL COM PESQUISADORES E PRODUTORES DO EGITO Visando aumentar a divulgação e os benefícios do uso do sistema de irrigação por gotejamento, a Netafim em conjunto com o Centro de Cana do Instituto Agronômico de Campinas promoveu, no dia 13 de outubro, uma integração técnica entre pesquisadores e produtores do Egito. Apesar da concepção básica irrigação ter nascido no antigo Egito, o sistema que mais predomina nesse pais é a inundação. Procurando novos métodos, produtores e pesquisadores egípcios entraram em contato com o Instituto Agronômico de Campinas – IAC, que através do Centro de Cana solicitou à Netafim a possibilidade de demonstrar o que existe de mais tecnológico em irrigação, cujo o objetivo principal seja a economia de recursos hídricos.
Chefiados pela pesquisadora Raffaella Rossetto, o grupo visitou a usina de um dos grandes clientes da Netafim em cana de açúcar, a Usina Santa Fé, localizada no município de Nova Europa – SP, onde os presentes puderam observar e entender o sistema de gotejamento enterrado e tiraram dúvidas sobre eficiência do sistema, manejo de água e fertilizantes, colheita, manutenção e economia nos custos agrícolas. Os presentes foram recepcionados pelo coordenador de irrigação, sr. André Queiroz, o qual apresentou o projeto e os número da usina. Em seguida, o coordenador Guilherme Ferreira e o coordenador agronômico da Netafim Daniel Pedroso, apresentaram as características do projeto, tais como espaçamento, lâmina, componentes do sistema de irrigação, e também explicaram sobre os aspectos agronômicos das lavouras de cana de açúcar irrigada por gotejamento, desde a implantação até a colheita. Para finalizar, o grupo pôde acompanhar o coordenador de Suporte Técnico da Netafim Roberto Rodovalho, na execução do procedimento de Assistência Técnica Programada adotada pela usina, o qual explicou sobre a importância dos cuidados com manutenção e checagem do sistema para obter a melhor performance, além de demonstrar os procedimentos de análises.
“Esse tipo de integração entre pesquisadores e produtores estrangeiros é muito gratificante e muito oportuno, pois dessa maneira podemos ter contato com as dificuldades que eles enfrentam em seus países e aprender com elas. Portanto, fatores como esses são extremamente importantes para o crescimento da nossa tecnologia, levando a solução não somente para eles, como também para os nossos clientes” Daniel Pedroso - Coordenador Agronômico Netafim