FATEC NEWS
Especial de Lançamento
Fatec Barueri - Maio de 2014 - Ano 1 - Número 1 - Edição Especial de Lançamento
Fatec Barueri faz lançamento do seu jornal acadêmico O Núcleo de Comunicação da Fatec Barueri sob a coordenação do Professor Doutor Nailton Matos faz o lançamento do FATEC NEWS, o jornal acadêmico da Fatec Barueri. O Jornal Acadêmico atuará como uma ferramenta eficaz de comunicação, informação, divulgação e diálogo. Uma interface entre os membros da comunidade acadêmica dos cursos da Fatec Barueri, funcionando como um canal de comunicação entre a faculdade, professores, alunos e demais interessados.
Secretaria Informa
Para a produção do jornal, foi criado o Núcleo de Comunicação da Fatec Barueri, sob a orientação e coordenação do Professor Doutor Nailton Matos. Um edital foi aberto para a composição do núcleo, formado por discentes da faculdade que cuidarão de pautas, edição, layout, cronograma de produção, distribuição, em resumo, da criação do periódico.
Secretaria informa as principais datas para matrículas, remanejamento e etc. Pag. 6
A frequência, a princípio, será semestral. Podendo, de acordo com a necessidade, ser trimestral ou bimestral. A tiragem aproximada será de 1000 exemplares por edição, que serão distribuídas gratuitamente para a comunidade acadêmica dos cursos da Fatec Barueri. De acordo com o aumento da demanda, pretende-se aumentar o número da tiragem.
Campanha Sou + Fatec Barueri
A cada edição, o Jornal apresentará modificações em seu layout, bem como incorporação de novas seções originados das observações e modificações que serão propostas pelos acadêmicos e professores que terão acesso às primeiras edições. Esperamos que o Jornal tenha uma boa receptividade por grande parte da comunidade acadêmica, para que seja o fator de motivação dos integrantes do Jornal a continuar com a publicação deste periódico e a buscar formas de melhorar as edições futuras, além de aumentar o número de exemplares e ampliar a rede de distribuição.
Fique atento as datas!
Uma campanha que estimula a realização de boas ações entre as pessoas que estudam e trabalham na instituição. Pag. 3
Dia 20 de agosto, a Fatec Barueri comemora o 5º aniversário. Para dar início às comemorações de aniversário, a Faculdade Padre Danilo José de Oliveira Ohl apresenta uma retrospectiva chamada “It ‘s so you” que resultará em um mural com fotos dos últimos 5 anos dos Fatecanos. Encaminhe o seu selfie até o dia 10 de junho para
[email protected]
2
Fatec Barueri - Maio de 2014 - Ano 1 - Número 1 - Edição Especial de Lançamento
PARA OS FATECANOS Antes de falar especificamente sobre o nosso Jornal Fatec News, ousarei realizar algumas ponderações assimétricas sobre os meios de comunicação. O universo diversificado dos meios midiáticos que fomentam a comunicação na atualidade torna a informação mais acessível do que em outros tempos. No entanto, sua eficiência, fidelidade e/ou veracidade parecem não avançar no mesmo sentido. A sociedade está cada vez mais em rede e é inegável o papel social que ela providencia. As pessoas, individualmente ou coletivamente, cunharam um espaço para expor suas opiniões, para serem ouvidas. Não importa se é uma personalidade pública ou um anônimo! Na atual conjuntura qualquer um pode fazer parte do processo de construção da formação de opiniões de outros indivíduos ou grupos. Mas, em algumas situações, uma informação distorcida ou mal intencionada em um meio de comunicação massivo pode tomar proporções inimagináveis e suas consequências podem ser desastrosas, como no recente caso da mulher que foi linchada até a morte na cidade do Guarujá por conta de uma falsa denúncia em uma rede social. Na contramão da inclusão que a rede social permite estão os veículos midiáticos profissionais. Um questionamento que podemos levantar é se os meios de comunicação contribuem de fato para a democratização? No livro “Teoria da Ação Comunicativa”, de Jürgen Habermas, o filósofo argumenta que os meios de comunicação desempenham um papel dúbio na configuração dos processos democráticos: se, por um lado, eles tornam públicos os discursos de atores localizados em diferentes arenas comunicativas, libertando as informações de seus contextos de origem e tornando-as acessíveis a uma vasta maioria, por outro lado, o discurso produzido pelos profissionais da mídia é alimentado por atores em busca de acesso e influência.
Na visão da professora Ângela Cristina Marques, da UFMG, os meios de comunicação podem se tornar obstáculos para a promoção de processos democráticos quando hierarquizam e priorizam discursos, para privilegiar interesses de grupos e indivíduos. Os veículos não são despidos de ideologias e preferências institucionais internas, e se posicionam politicamente diante dos acontecimentos e polêmicas. Portanto, nem todos os segmentos sociais conseguem ter seus argumentos expostos na mídia. Considerando a fala desses dois autores, podemos refletir sobre o papel da mídia na comunicação. A rede social possibilita uma amplitude da informação, dos acontecimentos, possibilitando a inclusão de perspectivas sociais não contempladas pela mídia profissional. No entanto, as fontes e os conteúdos, que tornam visíveis diversos agentes ou grupos, em boa parte dos casos não podem ser validados e podem ser desastrosos no processo de construção da opinião pública e reflexão coletiva. Com o objetivo de possibilitar a construção da opinião pública e a reflexão, o Jornal Fatec News surge como proposta de um meio de comunicação de interação coletiva entre os diversos personagens da comunidade acadêmica num espaço democrático com a premissa de atender as necessidades da comunidade Fatecana. O periódico já nasce de maneira distinta com uma identidade marcante elaborada com a colaboração de professores, funcionários e alunos da Fatec Barueri. Nele, pretendemos abordar um pouco de tudo o que ocorre na nossa unidade, com o olhar meticuloso e comprometido, característico de cada integrante da equipe do núcleo de comunicação e editorial do Jornal. Na função de diretor, desejo sucesso ao Jornal Fatec News e que este seja apenas o marco inicial de um legado.
O periódico já nasce de maneira distinta com uma identidade marcante elaborada com a colaboração de professores, funcionários e alunos da Fatec Barueri. Prof. Dr. Evandro Cleber da Silva
Diretor da Fatec Barueri
FATEC NEWS
Sou + Fatec Barueri
Compartilhe gentileza! Tem o propósito de reforçar a educação e respeito com o outro no ambiente institucional e fora dele. Por banheiros sempre limpos! A limpeza é realizada diariamente, mas é preciso a colaboração de todos para mantê-la. Ações sustentáveis - e-lixo Estímulo à participação de todos na coleta de equipamentos eletrônicos. Eles podem ser reparados ou reciclados, e serem novamente utilizados pela comunidade. Valorização e Preservação do Patrimônio Público Conscientização da comunidade acadêmica para a preservação do espaço e bens públicos, zelando pela infraestrutura, mobília, equipamentos, livros entre outros. Campanha do Agasalho promovida pela Prefeitura de Barueri Todo ano, a Prefeitura de Barueri realiza a campanha do agasalho e a comunidade acadêmica contribui como posto de arrecadação. Fatec em Comunidade Ação que ocorrerá na Fatec Barueri para atender a comunidade com vários serviços promovidos pelos professores, alunos, empresas parceiras e secretarias de governo. Ações como educação financeira, elaboração de currículo, brinquedoteca e muito mais. Mais Ações Cidadãs Incentivo à criação de outras ações que a comunidade acadêmica sinta a necessidade de realizar.
Gentileza gera Gentileza
Sou + Fatec Barueri é uma campanha que estimula a realização de boas ações entre as pessoas que estudam e trabalham na instituição. A ideia é incentivar atitudes positivas que possam construir um dia a dia melhor, com ações que motivem a integração de todos e que promovam um ambiente de qualidade: onde possa existir gentileza, bem-estar, compromisso com o cuidado do espaço físico e com os bens materiais. O envolvimento e a conscientização de todos fazem a diferença e possibilitam uma conexão entre todos. É uma campanha de bem com a vida, de bem com os estudos e de bem
com o trabalho. A participação de todos é esperada com a elaboração de ações internas para a comunidade Fatec Barueri e ações externas para a comunidade da cidade de Barueri. Para alcançar os propósitos da Campanha Sou + Fatec Barueri, a comunicação interna e externa será realizada por meio de mídias impressas, online, por meio de atividades culturais ao longo do período letivo. Serão realizados também concursos e debates que possibilitem ampliação dos espaços de participação da comunidade, afinal os benefícios da campanha são para todos.
Campanha do Agasalho 2014 O Fundo Social de Solidariedade de Barueri lançou em abril a Campanha do Agasalho 2014. A cada ano milhares de famílias são assistidas em nossa cidade. Esta campanha foi feita para atender às famílias carentes a fim de lhes proporcionar um pouco mais de conforto durante os dias frios de inverno. As peças são distribuídas entre os meses de maio até agosto. Todo ano, as equipes trabalham com dedicação e responsabilidade para que o povo de Barueri fique sempre satisfeito e aquecido. Vamos colaborar com este exemplo de solidariedade que tem ajudado a muita gente!
3
4
Fatec Barueri - Maio de 2014 - Ano 1 - Número 1 - Edição Especial de Lançamento
Entre o aluno surdo, a LIBRAS e a Tecnologia Assistiva Por Juliana Pellegrinelli Barbosa Costa
C
om prazer venho dividir minha pesquisa com a comunidade da Fatec Barueri! Fui recentemente transferida da unidade de Indaiatuba para esta unidade e quero contar com a colaboração de alunos e professores para que meu trabalho possa servir aos propósitos determinados em projeto. Entenda o projeto e pense se há como auxiliar. O título da pesquisa é: Uso da tecnologia entre surdos e ouvintes: uma resposta à necessidade do aprendizado de LIBRAS a partir dos desafios das Faculdades de Tecnologia (Fatec) do Centro Paula Souza. Ao ler este título, você pode perceber primeiramente que aprender a língua de sinais é hoje uma necessidade, tanto de surdos como de ouvintes, pois os surdos para poderem se comunicar em sua língua natural sem dificuldades, precisam que tanto surdos como ouvintes saibam a LIBRAS. Em segundo lugar, encaramos esta necessidade como um desafio às Fatecs, visto que devemos nos preparar para incluir de fato os alunos surdos que já estamos recebendo em nossa instituição.
pedagógico respondendo às reais demandas dos que queiram aprender a língua de sinais e utilizá-la em seu dia a dia. A pesquisa está situada entre tecnologia, política, linguística, ensino e aprendizagem, e práticas pedagógicas. O objetivo maior da Como resultados pesquisa é desenvoliniciais foram obver o ambiente das O objetivo maior da servadas diversas Fatecs como forma TAs, selecionadas pesquisa é desenvolver de apoiar a inclusão as três principais, o ambiente das Fatecs da pessoa surda em segundo quesitos como forma de apoiar a nossa instituição. de qualidade, viabiApós a seleção de lidade e usabilidade. inclusão da pessoa surda determinadas TAs, as A próxima etapa se em nossa instituição. mesmas serão testadará no sentido de das. As perguntas de perceber e avaliar pesquisa serão dirigidas a um grupo de o modo com vêm sendo usadas, para surdos universitários. Portanto debate- finalmente propor encaminhamentos remos, que tecnologias são estas? Elas pedagógicos às Fatecs. têm sido realmente usadas? Os surdos utilizam estas tecnologias? Se sim ou E aí, será que há como você ajudar? se não, quem as utiliza? Com que pro- Você conhece alguma Tecnologia pósito? Se não as utilizam, quais são as Assistiva relacionada a LIBRAS? Se corazões para tanto? nhece ou tem alguma sugestão, pode falar comigo pessoalmente ou através Por meio das respostas a estes ques- do e-mail:
[email protected] tionamentos, esta pesquisa pretende criar meios para desenvolver apoio Para tanto, já que somos Faculdade de Tecnologia, o projeto também pretende saber quais Tecnologias Assistivas (TA) relacionadas a LIBRAS são de fato usadas por surdos e ouvintes.
Juliana Pellegrinelli Barbosa Costa Mestre em Linguística Aplicada, pela Universidade Estadual de Campinas, UNICAMP. Possui graduação em letras licenciatura plena pelo Centro Universitário do Norte Paulista, UNORP, sendo os três primeiros anos de graduação cursados na Universidade Julio de Mesquita, UNESP. Atua como professora de línguas e como pesquisadora na área da surdez na Faculdade de Tecnologia de Barueri, FATEC, Centro Paula Souza. O foco principal de sua pesquisa concentra-se na educação de surdos e nos desafios linguísticos e históricos que esta área apresenta.
[email protected]
FATEC NEWS
Discussão étnico-racial no auditório da Fatec Pensar Coletivo: A perspectiva do negro na sociedade brasileira do século XXI Entre os dias 22 a 25 de Abril, aconteceu na FATEC Barueri o evento Pensar Coletivo: A perspectiva do negro na sociedade brasileira do século XXI. O objetivo foi questionar de forma embasada e construtiva os paradoxos relacionados à comunidade negra nos tempos atuais. Os organizadores do evento consideram que assim como outros problemas que são comuns nas sociedades humanas, o racismo, a exemplo do preconceito e da intolerância, adquiriu novas e mais nocivas formas de expressão. O racismo não é um sentimento, e sim uma ferramenta de exclusão que ainda é perceptível no cotidiano dos brasileiros, tanto na mídia, na educação e na segurança e saúde
pública. Por isto, analisar e discutir isto significa justamente pensar em ações e comportamentos práticos, para tornar reais e mais amplos os direitos e possibilidades do negro, em uma democracia multi étnica como o Brasil. “Promover esse evento em Barueri é justa e diretamente despertar a reflexão nos munícipes sobre que tipo de democracia está sendo vivenciada e construída. Será que de fato é possível viver em uma sociedade na qual, as etnias tenham iguais oportunidades de evolução e aproveitamento de potencialidades?” questiona Cristiane Santana Mathias, organizadora. Na ocasião do evento, foi possível prestigiar uma mostra de arte e arte grafite, aberta ao público.
Por Cristiane Santana Mathias
Coordenadora do Evento
Alunos do Curso de GTI fazem visita técnica ao Túnel da Ciência – Max Planck No dia 11/02/2014, os alunos do 1º, 2º e 3º semestre do curso de GTI da Fatec Barueri participaram de uma visita técnica ao Túnel da Ciência, uma iniciativa da Sociedade Max Planck para a Promoção da Ciência, de origem alemã, abrange vários institutos que unidos buscam o desenvolvimento científico, orientados para o conhecimento das ciências da vida, naturais e cognitivas. O jipe-robô Curiosity Miniatura do jipe-robô Curiosity, enviado em 2012 para explorar o planeta Marte pela Agência Espacial Americana (Nasa).
Dividida em oito áreas do conhecimento científico (Universo, Matéria, Vida,
Complexidade, Cérebro, Saúde, Energia e Sociedade), a mostra explora de uma maneira profunda e extensa o conhecimento humano em mais de 20 países desde o ano de 2001. A exposição é apresentada através de painéis e dispositivos interativos e multimídia, vídeos, fotos, gráficos, animações, muitas formas que tornaram a visita e a exposição um momento interessante e instigante.
Por William Rodrigues
Aluno do Curso Superior em Gestão da Tecnologia da Informação
5
6
Fatec Barueri - Maio de 2014 - Ano 1 - Número 1 - Edição Especial de Lançamento
Secretaria Informa! 04 a 11/06
10 e 11/07
Período de pré-matrícula.
Período de Matrícula Final para Veteranos.
05/06
21/07
matrícula para alunos de Remanejamento Interno e Vagas Remanescentes.
11/06
Início do período letivo do segundo semestre de 2014. Dados atualizados na secretaria facilitam à comunicação.
Término das aulas do primeiro semestre letivo do 1º semestre 2014.
Visita Técnica ao CTI Bradesco aproxima alunos e o mercado de trabalho Trazer uma visão de mercado e aproximar a teoria aprendida em sala para uma realidade mais próxima da vivência. Foi o que puderam comprovar os alunos de GTI que nos dias 28/04 e 05/05 visitaram as instalações do CTI do Bradesco. Um dos mais modernos data centers do mundo A construção do novo Centro da Tecnologia da Informação (CTI) do Banco Brasileiro de Descontos (Bradesco), a cargo da Temon, se destaca por aspectos de inovação e de qualidade. Inaugurado em 2007, o espaço de 10 mil metros quadrados abriga computadores de alto desempenho (mainframes), redes de dados, robôs de fitas e armazenamentos onde são processadas as informações dos serviços de toda a rede de atendimento (agências, postos de atendimento, caixas eletrônicos e Internet).
O prédio foi planejado para abrigar todo o sistema de TI, necessário para atender às exigências da Sarbanes Oxley (SOX), Basileia II e Banco Central, nos mais modernos padrões de segurança e disponibilidade de infraestrutura. Com um patamar de altíssimo nível em infraestrutura de utilidades, processamento e comunicação de dados, o novo CTI, associado a outros projetos, faz com que o Bradesco tenha o mais moderno e seguro data center brasileiro e um dos melhores do mundo. O prédio foi especialmente projetado e construído para oferecer altíssimos níveis de segurança normalizados pelo UpTime Institute (instituto norte-americano especializado na classificação e certificação de prédios de missão crítica). O projeto atende a todos os critérios da classe 4, que prevê níveis de redundância na operação mesmo quando há equipamentos em manutenção. Por William Rodrigues
Aluno do Curso Superior em Gestão da Tecnologia da Informação
Toda a infraestrutura – geradores, ar-condicionado e energia – é duplicada, e dentro de cada instalação, existem duplicações de funções, de forma que se consiga realizar a manutenção nos equipamentos sem pôr em risco a disponibilidade dos serviços do setor. Para controlar toda esta estrutura, o Bradesco conta com um time de primeira na gestão e monitoramento dos serviços e redundâncias do local. Este investimento, combinado aos talentos e ao grau de excelência em seus serviços torna o Bradesco uma das empresas “mais ligadas” em tecnologias, servindo de modelo para outras instituições do setor.
Fala Professor
!
FATEC NEWS
Professor Nailton Matos fala sobre as possibilidades e desafios do ensino a distância O ensino à distância vem ganhando, a cada ano, novos espaços na educação brasileira, seja pela flexibilidade em ajustar o tempo às conveniências do estudante seja pelas potencialidades dessa nova modalidade aliada às tecnologias da informação e comunicação.
Desenvolver estas habilidades exigidas para participação em EaD, além da quantidade significativa de tempo semanal para os estudos nesta modalidade torna evidente que não se trata de uma maneira “mais leve e fácil” de obter um diploma.
Segundo dados do Censo de Educação Superior de 2012, divulgados pelo Ministério da Educação, o Brasil ultrapassou a marca de 7 milhões. O crescimento foi de 4,4% em relação ao período 2011/2012.
O papel do professor também é ressignificado em EaD. Cabe ao professor o papel de mediador de conhecimento entre o aluno e as fontes e os recursos didáticos e as mídias e processo de ensinoaprendizagem.
Segundo o Ministério da Educação MEC (2009), Educação à Distância é uma “forma de ensino que possibilita a autoaprendizagem com a mediação de recursos didáticos sistematicamente organizados, apresentados em diferentes suportes de informação, utilizados isoladamente ou combinados e veiculados pelos diversos meios de comunicação.” Apesar do grande aumento de oferta e procura de cursos em EaD, essa nova configuração de ensino ainda apresenta desafios e dificuldades a serem superadas. Nesta modalidade de ensino, professor e aluno possuem características específicas. Saber trabalhar em conjunto com os colegas para atingir seus objetivos de aprendiza-gem, participar de fóruns de debates, compartilhar reflexões e desenvolver pensamento crítico são habilidades necessárias ao estudante na modalidade EaD.
O EaD é uma realidade e ao que tudo indica, ela veio para ficar. Para muitas pessoas que trabalham, é impossível fazer um curso superior na modalidade presencial e o Ead se apresenta como uma possibilidade viável de conclusão de um curso superior. Cabe, portanto, ao Ministério da Educação e Cultura (MEC) fiscalizar de modo criterioso e eficaz os curso em EaD a fim de inibir que cursos de baixa qualidade sejam oferecidos. Além disso, o MEC deve também fomentar programas de capacitação de professores de curso à distância, além de garantir os investimentos necessários para que o Brasil possa tratar com excelência e maturidade o importante fenômeno da Educação à Distância. Prof. Dr. Nailton Matos
Coordenador do Núcleo de Comunicação da Fatec Barueri
03 de Junho às 18h15 no Auditório da Fatec Barueri
Comunidade da Fatec, o que você sabe sobre o surdo e as Tecnologias Assistivas? Palestrante: Profª Juliana Pellegrinelli Barbosa Costa
Este evento conta como hora de AACC
7
8
Fatec Barueri - Maio de 2014 - Ano 1 - Número 1 - Edição Especial de Lançamento
Marketing e Divulgação para Eventos Quanto mais conhecida for a empresa ou os produtos, maiores serão as chances de sucesso nas vendas. Com eventos não é diferente. A divulgação tem por objetivo atrair o público atual e em potencial, podendo ser este um diferencial na organização do evento. Segundo a professora doutora Cleuza Gimenes Cesca, para ter os objetivos plenamente atingidos é fundamental que se faça um criterioso planejamento e uma das primeiras ações é criar estratégias para atrair o público-alvo. Portanto, o papel do marketing, nesta fase de planejamento, é fundamental, principalmente, pela necessidade de captação de patrocinadores, apoiadores, parceiros e participantes. Nessa fase, o marketing de eventos junta todos os recursos e ferramentas que serão mais indicadas na divulgação. O professor Alexandre Luzzi Las
Casas ressalta que ao determinar o veículo mais adequado para a estratégia de marketing, devem ser considerados outros aspectos como circulação, audiência dos veículos eletrônicos, público que atinge volume de audiência e frequência desejada para se atingir ao público. No pré-evento, as redes sociais são ótimas plataformas para a divulgação de eventos, porque tem custo baixo e uma visibilidade boa. Entre tantas possibilidades, destaca-se o Facebook por facilitar a divulgação gratuita dos eventos, de maneira rápida e sem a obrigação de gastos exorbitantes com publicidade. Acredito que todas as fases do evento (pré-evento, trans-evento e pós-evento) precisam ser sustentadas no marketing e na divulgação, desde o planejamento do evento até o pós-evento. Não é só importante para conquistar o público final, que tem sua atenção disputada
por vários outros eventos, mas também na tomada de decisão de apoiadores, patrocinadores e parceiros. Usar as campanhas virais é outra alternativa, porque é possível alcançar uma visibilidade incrível para eventos específicos. Entretanto é essencial ter estratégias ao utilizar essas ferramentas e saber aplicá-las a seu evento. Por fim, é imprescindível aproveitar todas as oportunidades disponíveis, como banners, panfletos, murais e placas. Em tempo, vale ressaltar a veiculação em jornais gratuitos e a participação de outros eventos para divulgar o seu evento. Todas estas ações propiciam o sucesso na realização do evento, afinal sem público não há como se concretizar nenhuma atividade. Por Jaqueline da Costa Bueno
Aluna do Curso Superior em Eventos
Por que gostar de ler? Muitas pessoas já me fizeram esta pergunta. Algumas até ousaram me chamar de louca, me questionando como era possível alguém gostar tanto de ler. Para essa pergunta, existem diversas respostas. Muitas pessoas gostam de ler porque simplesmente as faz fugir da realidade, outras gostam porque um simples conto, ou detalhes da leitura como o soar de uma sirene, ou uma perseguição policial e até mesmo uma aventura na selva, lhes instigam de forma tão traiçoeira, que ficar longe dos livros é algo praticamente impossível. Outros gostam de ler, porque descobriram que o simples ato da leitura afasta algumas mágoas e sofrimentos do coração. Há aqueles que gostam pelo simples fato de ler. Acredito que eu me encaixo nessa última alternativa, afinal, motivos para gostar de ler não faltam. Penso que ler é como viajar, viver diversas aventuras, rir, chorar e aprender. Posso dizer que através da leitura realizei diversos feitos e conheci diversos mundos. Lutei contra o Lord das Trevas, aquele cujo nome não pode ser dito, junto com meus companheiros da Grifinória, além de tomar cerveja amanteigada no Três Vassouras, ouvindo diversas histórias e planejando mil coisas.
Já voei montada em um dragão junto com meu grande amigo Eragon e seu dragão Safira. Já viajei e devaneei diversas vezes com o pequeno príncipe. Viajei ao centro da terra guiada pelo grande mestre Júlio Verne, conheci o maravilhoso mundo de Atlântida. Lutei contra os Orcs ao lado de Frodo e Sam, enquanto fazíamos a expedição do anel. Comi os deliciosos quitutes da tia Anastácia, planejei milhares de formas de pegar um saci junto com o Pedrinho, e não me irritei nem um pouco com a Emília buzinando no meu ouvido. Já participei de diversas guerras, inclusive, lutei em algumas delas ao lado do Grande Rei Pedro, a Rainha Susana, o Rei Edmundo e a Rainha Lúcia, em favor das terras maravilhosas de Nárnia. E por fim, fiz grandes amigos. São esses amigos que eu quero que você conheça, e para fazê-lo você só precisa de uma coisa: pegar um bom livro e ler e se quiser, uma boa xícara de café ou de leite, vai muito bem. Espero que você também desenvolva esse grande amor pelos livros. Você vai descobrir que eles são como tesouros. Boa leitura! Por Maria Carolina Costa
Aluna do Curso Superior em Eventos
Fatecano participe, envie seu artigo para
[email protected] com o assunto Artigo.
FATEC NEWS
PAPO RÁPIDO
Este é um espaço para valorizar a contribuição dos docentes e discentes de forma sucinta e descontraída. Nesta Edição, convidamos a professora Mestre Cinthia Rolim de Albuquerque Meneguel para um Papo Rápido. Mesmo com tantas atividades, aulas, eventos, entre outros, a professora aceitou nosso convite e respondeu as perguntas dessa edição. Agradecemos por ter aceitado o convite.
Fatec News (FN) – Olá, professora! De acordo com sua experiência, onde os eventos de pequeno e médio porte mais falham?
FN – Baseado em sua experiência, como podemos atrair toda a equipe a ser mais participativa e se comprometer mais? Como envolvê-los por inteiro no projeto?
Prof.ª Cinthia As falhas ocorrem pela falta de planejamento. O gestor de eventos precisa se dedicar igualmente na fase de concepção, pré, trans e pós-evento. Promovendo assim um serviço de excelência.
Prof.ª A formação das equipes de trabalho deve se estruturar nas competências e habilidades de cada profissional. Sendo assim o envolvimento e a dedicação maior. O planejamento do evento também deve englobar ações direcionadas a cada uma das equipes em suas respectivas fases.
FN – Quando estamos à frente de um evento, às vezes, vivenciamos a falta de integração da equipe. Isso pode ocorrer devido a falhas na comunicação, falta de entusiasmo ou envolvimento dos parceiros?
FN – Agradecemos sua contribuição, professora.
Prof.ª Diversos fatores podem influenciar este aspecto, sendo pertinente a cada evento, a cada fornecedor ou parceiro. Algumas ações adotadas pelo gestor do evento, tais como treinamento motivacional, explicitação do briefing, dentre outros podem minimizar este impacto.
Prof.ª Agradeço a oportunidade da participação no Papo rápido e a toda equipe do jornal.
Profª. Me. Cinthia Rolim Albuquerque Meneguel
Professora do Curso Superior de Tecnologia em Eventos
Confraternização da nova diretoria do C.A. A nova diretoria do Centro Academico da Fatec Barueri convida a todos para confraternização que se realizará no dia 07/06/2014 as 12h, na Rua Carlos Capriotti, 123 - Em frente a Fatec Barueri. Participe traga sua bebida! No dia 16 de maio aconteceu a posse da Nova Diretoria do Centro Acadêmico da Fatec Barueri. Conheça abaixo a nova diretoria. Presidente: Walter Donisete Justino
Diretor de Comunicação: Douglas Nunes
Vice-Presidente: Alex de Lima
Diretor de Assuntos Acadêmicos: Guilherme Rodrigues
Secretário Geral: Raphael Vinicius Ishimoto
Diretor de Assuntos Estudantis: Luana Dias
Secretaria: Sara Batalha
Diretor de Eventos Culturais: Suellen Regina Roldão
Tesoureiro: Kethilin Andressa
Diretor de Almoxarifado: Gilmar
NAP
Núcleo de Atendimento Psicopedagógico da Fatec Barueri O objetivo é melhorar o processo de aprendizagem, atendendo ao aluno em suas necessidades, sejam individuais e coletivas, emocionais e cognitivas, sociais e científicas, vocacionais e profissionais. Agendamentos: Facebook: (Viviane Panzeri/NAP) E-mail:
[email protected] ou pessoalmente. Profª. Drª. Viviane Panzeri
Coordenadora do NAP.
9
10
Fatec Barueri - Maio de 2014 - Ano 1 - Número 1 - Edição Especial de Lançamento
Fatec cria o Observatório do Turismo e Eventos de Barueri No dia 19 de março de 2014 aconteceu o lançamento do Observatório do Turismo e Eventos de Barueri. Constitui-se como um núcleo de estudo e pesquisa vinculado ao Curso Superior de Tecnologia em Eventos da Faculdade de Tecnologia de Barueri. Tem a função de coletar, pesquisar, analisar, publicar e divulgar o monitoramento das informações obtidas junto ao trade turístico e demais envolvidos. Trata-se de um instrumento de suporte ao planejamento e desenvolvimento das atividades na região. É coordenado pelas Profa. Drª. Vilma Moreira Ferreira e pela Profª. Me. Cinthia Rolim de Albuquerque e tem como integrantes, os docentes e discentes do Curso Superior de Tecnologia em Eventos e apoio de alunos do Curso Superior de Tecnologia em Gestão da Tecnologia da Informação. A instituição notou que a cidade carece de dados, pesquisas e informações sobre a atividade turística e eventos na localidade. Então encaminhou uma equipe ao observatório de São Paulo para entender como os dados eram coletados e usados. A expectativa é que as pesquisas demonstrem através de dados o perfil do turista e as opções de lazer, locais para se hospedar, se alimentar e ficar no município.
A primeira etapa conta com o apoio da rede hoteleira, pois consiste na divulgação de um formulário a ser respondido pelos visitantes de Barueri. O documento possui questionamentos como o local de origem do turista, idade, estado civil, grau de instrução, motivo da viagem, meio de transporte utilizado para chegar, gasto médio diário na viagem e pontos turísticos visitados, entre outros. A coordenadora do Observatório de Turismo e Eventos de Barueri, Profª. Vilma Moreira Ferreira, explica como será feita a divulgação dos dados coletados. “Iremos iniciar com a primeira fase da pesquisa que mostrará quem é o turista que vem para Barueri, o perfil desse turista. Queremos saber quem ele é, e se participa de algum evento e o que ele visita na cidade.” Um grupo de alunos irá coletar dados, em parceria com os hotéis, a coordenadora conta que a intenção é mostrar um novo lado do município para a sociedade em geral e contribuir para o desenvolvimento do turismo e eventos da região.
FATEC NEWS
II Colóquio do Curso Superior de Tecnologia em Eventos O II Colóquio do Curso de Tecnologia em Eventos, realizado nos dias 29 e 30 de abril de 2014 e cujo tema foi sobre Empreendedorismo em Eventos, com sua variedade de convidados, teve novas e valiosas experiências com o público participante. Contribuíram com o evento a agência de Inovação Inova Paula Souza representada pelo Coordenador Prof. Oswaldo Massambani, Adriane Zagari, da HZ Eventos falando sobre Empreendedorismo em Eventos. Uma contribuição do Sebrae com Islane Lemos dos Santos e, fechando o evento, Maurício Somlo apresentando sua empresa
Adriane Zagari, da HZ Eventos
Bus Party, inovação em oferecer festas.
“Empreender é essencial para o desenvolvimento sócio-econômico. Não tem nação no mundo que desenvolva hoje sem este pensamento.”
INOVA Paula Souza, a agência de inovação que é responsável pela gestão das ações de inovação no Centro Paula Souza. Explanou sobre as experiências e parcerias em inovação, o Desafio INOVA Paula Souza, sobre intercâmbios e outras experiências.
Na oportunidade o Prof. Dr. Marcelo Okano, coordenador do curso de GTI e Agente de Inovação fez o lançamento do Núcleo de Pesquisa Oswaldo Massambani em Empreendedorismo da Fatec Barueri. A intenção com o Núcleo é desenvolver a cultura de Ino- O curso superior de Tecnologia em vação Tecnológica em nossa faculdade. Eventos brinda mais uma vez a comunidade acadêmica com o seu Colóquio. A palestra do Prof. e coordenador Parabéns! Oswaldo Massambani apresentou a
Prof. Dr. Marcelo Okano
Fatec Comunidade Dentro de uma nova ordem social e seguindo tendências mundiais relacionadas à capacitação e à inclusão de pessoas para exercer de forma plena sua cidadania, em 27 de abril de 2014 ocorreu a Fatec Comunidade. Este evento visou à criação de um espaço para que esta Instituição de Ensino tenha permanentemente um canal de comunicação para interagir com a comunidade que está inserida. Para nossa alegria, pudemos contar o apoio de grandes parceiros neste evento que com certeza, irá se estender por um longo tempo. São nossos parceiros de projeto: docentes, alunos, ex-alunos, Atlética, Danone, Secretaria de Abastecimento de Barueri, Secretaria de Comunicação de Barueri, Secretaria da Juventude de Barueri e Projeta Cursos. Profª. Drª. Heide Landi
Coordenação dos Eventos Institucionais
Prof. Oswaldo Massambani
11
12
Fatec Barueri - Maio de 2014 - Ano 1 - Número 1 - Edição Especial de Lançamento
TECNOLOGIA EM COMÉRCIO EXTERIOR Por Givan Fortuoso Coordenador do Curso
[email protected]
Empresas multinacionais estão vindo a todo vapor para o Brasil e quanto mais esse comércio internacional cresce, mais o mercado precisa de profissionais capacitados. Profissionais tecnólogos em Comércio Exterior tem várias desafios em seu trabalho: transações cambiais, despacho e legislação aduaneira, exportação, importação, contratos e logística internacional, pesquisa de mercados, definição
de planos de ação, negociação e execução de operações legais, tributárias e cambiais ligadas à exportação e importação são algumas de suas rotinas.
Profissionais tecnólogos em Comércio Exterior tem várias desafios em seu trabalho
Não é só entender as tecnologias relacionadas com as técnicas e estratégias e os instrumentos usados na busca da qualidade, produtividade e competitividade das empresas, mas também as habilidades e conhecimentos além de seu campo de estudo. Estará alinhado ao futuro, ou seja, com uma previsibilidade de fatos e acon-
tecimentos globais que afetarão, direta ou indiretamente, o comercio exterior.
Se este profissional pensar com prevenção em todas as mudanças, ele estará mais preparado para as surpresas advinda de mercados instáveis. Poderá também lidar com planejamento, avaliação e gerenciamento de pessoas e processos em negócios e serviços de organizações públicas ou privadas, de todas as áreas, fruto de todos esta prevenção e preparo oferecidos no curso.
TECNOLOGIA EM EVENTOS Por Vilma Moreira Ferreira Coordenadora do Curso
[email protected]
No curso de Tecnologia em Eventos buscamos formar profissionais capazes de atuar num mercado altamente competitivo e dinâmico. Esse profissional deve estar bem informado e usar uma boa comunicação, além de acompanhar
as mudanças em seu campo de atividade. Estamos entusiasmados com o jornal, através dele poderemos mostrar as atividades que aconteceram na Fatec e divulgar as que acontecerão e estão vinculadas aos cursos. É mais um canal de divulgação das realizações dos alunos, suas conquistas nos estágios, eventos realizados e os seus talentos.
O jornal é importante para que os alunos tenham um espaço onde possam manifestar suas ideias e tenham um canal específico para se comunicarem
TECNOLOGIA EM TRANSPORTE TERRESTRE Por Ricardo Silva
Coordenador do Curso
[email protected]
O curso de Tecnologia em Transporte Terrestre da Fatec Barueri possui um foco voltado em infraestrutura e, portanto, qualifica os futuros profissionais a desenvolver, analisar e acompanhar projetos que visem solucionar os intensos problemas do trânsito e transporte rodoviário, metroviário ou ferroviário que milhares de pessoas nas grandes enfrentam cotidianamente.
Este profissional pode ajudar na mitigação dos problemas relacionados a mobilidade urbana, buscando formas sustentáveis a fim de garantir uma qualidade de vida melhor para as pessoas. Para tanto, o tecnólogo em Transporte Terrestre pode atuar em instituições públicas ou privadas, desenvolvendo e analisando projetos de sinalização rodoviária e ferroviária, segurança viária, planos de mobilidade e planejamento de transportes, são algumas de suas atribuições.
É um curso novo no cenário nacional e possui um campo de crescimento impressionante se levarmos em consideração os desafios que as grandes cidades brasileiras deverão enfrentar daqui em diante.
O tecnólogo em Transporte Terrestre pode atuar em instituições públicas ou privadas
FATEC NEWS
TECNOLOGIA EM GESTÃO DA TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO Por Marcelo T. Okano Coordenador do Curso
[email protected]
As constantes transformações na sociedade, geradas pela tecnologia, tornam os ambientes dos negócios cada vez mais complexos e menos previsíveis. As organizações estão cada vez mais dependentes de informação e de toda a infraestrutura tecnológica adequada que permita o gerenciamento de enormes quantidades de dados. As convergências destas infraestruturas tecnológicas, como exemplo, as telecomunicações que extinguiram as distâncias, estão determinando um novo perfil de Gestor da Tecnologia da In-
formação. Para esse tecnólogo, são requisitos essenciais a capacidade de melhorar a qualidade e a disponibilidade de informações e conhecimentos para as empresas. Assim como esses requisitos, a mudança cultural é exigida a esses profissionais, bem como a atualização de seus conhecimentos, seus conceitos, seus paradigmas e suas atitudes. Acredito que as pessoas não precisem mais saber gerar informação, compartilhar e talvez “curtir” apenas, pois a sua produção é automática. Precisam sim, saber usar a informação, gerenciar seus conhecimentos e saber aplicá-los. Os tecnólogos dessa nova sociedade em transformação e suas máquinas
TECNOLOGIA EM GESTÃO EMPRESARIAL - EAD Por Alair Helena Ferreira Coordenadora do Curso
[email protected]
O curso de Gestão Empresarial - Processos Gerenciais da Fatec Barueri, oferecido na modalidade à distância, esta inserido no contexto da necessidade do poder público fomentar a educação e adaptar suas políticas educacionais aos processos de inclusão da tecnologia na educação, para fins de desenvolvimento social e não apenas crescimento econômico. Os saltos qualitativos das sociedades modernas, desde o século XX, principalmente após a Segunda Guerra Mundial, ocorreram a partir da associação do desenvolvimento com a ciência e tecnologia. Nesse sentido o curso de Gestão Empresarial esta inserido em um cenário em que a educação sustenta as novas possibilidades para o desenvolvimento. Os países bem posicionados na denominada “nova economia”, baseada no conhecimento, são justamente aqueles que proporcionam maior acesso à educação.
A implantação do curso de Tecnologia em Gestão Empresarial - Processos Gerenciais - na Fatec Barueri pretende, nesse contexto, garantir a seus egressos uma formação que lhes permita ter conhecimento sobre múltiplas formas em que podem se estruturar os mais variados tipos de organizações. A estrutura do curso prevê o apoio de tutores presenciais, professores titulados do Centro Paula Souza, que estarão na Fatec Barueri para atendimento presencial aos alunos, em horários definidos pela coordenação, para aqueles que quiserem um acompanhamento das atividades propostas durante o curso. O curso possui disciplinas que abrangem as atividades de gestão, ou seja, aquelas direcionadas à oferta do apoio administrativo e logístico a todas as atividades produtivas. Qualquer que seja o setor econômico no qual elas se desenvolvam o profissional poderá elaborar e implementar planos de negócios, utilizando métodos e técnicas de gestão na formação e organização empresarial especificamente nos processos de co-
não possuem “magia” para solucionar problemas de gestão, para racionalizar processos ou aumentar a produtividade. É fundamental que estes profissionais adquiram habilidades de liderança e comunicação, parte crítica e integrada a qualquer estrutura gerencial de sucesso.
Acredito que as pessoas não precisem mais saber gerar informação, compartilhar e talvez “curtir” apenas, pois a sua produção é automática.
NOVO! mercialização, suprimento, armazenamento, movimentação de materiais e no gerenciamento de recursos financeiros e humanos. Os profissionais formados podem atuar tanto em âmbito nacional, como gestor, em razão da formação recebida, como em âmbito estadual com as competências específicas para atuar nas peculiaridades da economia estadual/regional, em especial em seu próprio negócio (consultoria, turismo, comércio, indústria etc.), em pequenas empresas, na continuidade de empresas familiares, modernizando-as, nas médias empresas da região, no setor público, nas entidades particulares, tais como: cooperativas e associações, dentre outras. Duração do curso: 6 semestres Horário das aulas: Curso a Distância (80 vagas por semestre)
13
14
Fatec Barueri - Maio de 2014 - Ano 1 - Número 1 - Edição Especial de Lançamento
Atlética promove o Trote Solidário Todo semestre a Atlética Fatec Barueri realiza o Trote Solidário. O evento consiste em uma disputa entre as turmas ingressantes de todos os cursos da Fatec Barueri dos períodos matutino, vespertino e noturno. O objetivo é unir os calouros para arrecadação de alimentos.
divulgaram a campanha nas redes sociais.” Diz o Presidente da Atlética Fatec Barueri, Diógenes Favareto. Esteve na Fatec Barueri a Secretária Adjunta da Promoção Social da Prefeitura Municipal de Barueri, Alessandra Moraes que recebeu dos alunos os alimentos arrecadados, também estavam presentes o Diretor da Fatec Barueri Evandro Silva e a Professora Carla Bootz.
Cerca de 200 Kg de alimentos foram arrecadados nesta primeira campanha e os campeões foram os alunos do curso de Gestão da Tecnologia da Informação, coordenados pelo Prof. Dr. Marcelo Okano.
A Atlética Fatec Barueri já pensa em um novo Trote Solidário para os próximos semestres voltados à campanhas de doação de sangue, agasalhos ou brinquedos.
“Foi muito importante ver a integração entre os novos alunos, que puderam se unir para a aquisição dos itens e
Aluna do Curso Superior em Gestão da Tecnologia da Informação
Por Graziely Larios
6ª Cervejada! Nem a chuva impediu a folia dos Fatecanos. No dia 12 de março, aconteceu a 6ª edição da Cervejada. A festa é organizada pela Atlética Fatec Barueri e seu objetivo é realizar a integração entre alunos fatecanos da unidade de Barueri e de outras Fatecs. A arrecadação de recursos que colaboram com o funcionamento da Atlética, o evento proporciona a interação doa alunos, organizando jogos esportivos e outros eventos sociais. É um evento aberto ao público e há venda de canecas personalizadas que dá direito a preços diferenciados na compra de bebidas. O atual presidente da Atlética, Diógenes Favareto, acredita que a integração fora do meio acadêmico,
em que os alunos estão a vontade para descontração, para agregar valores além daqueles adquiridos em sala de aula.
Esta festa é um momento em que os alunos veem a faculdade com outros olhos, e extravasam o stress dos estudos semanais com descontração e alegria com seus amigos.
A partir desta edição, a Atlética conta com a colaboração dos alunos do curso de Eventos da Fatec Barueri, contribuindo assim, no planejamento e na organização de eventos e demais ações. Experiência nova e positiva para os alunos deste curso, pois a gestão atual da Atlética prevê aos poucos uma conjuntura maior dos alunos de Eventos para profissionalizar cada vez mais este evento fatecano tradicional. Em Setembro ocorrerá sua 7ª edição e a Atlética conta com a presença de todos! Por Graziely Larios
Aluna do Curso Superior em Gestão da Tecnologia da Informação
FATEC NEWS
Eventos Excelência inicia suas atividades com primeiro evento social para gestantes de Barueri No dia 03 de maio de 2014 foi realizado o evento Mães de Primeira Barueri que reuniu munícipes gestantes e proporcionou às futuras mães um dia de aprendizado, lazer e orientações sobre cuidados com o bebê. A programação do evento foi repleta de atividades e surpresas. O acesso foi exclusivo para as participantes inscritas que atenderam aos requisitos do evento. Este evento foi uma realização do grupo Eventos Excelência, formado pelos alunos do curso de Tecnologia em Eventos da Fatec de Barueri.
A iniciativa teve o apoio do Espaço Mulher - Secretaria da Mulher, Secretaria da Saúde, Prefeitura Municipal e empresas parceiras. Foi um evento marcante que proporcionou renovação e alegria para as Mães.
www.eventosexcelencia.com.br
Por Jaqueline da Costa Bueno
Aluna do Curso Superior de Tecnologia em Eventos
Evento Unconditional Love no Boulevard
Alunos do curso de Tecnologia em Eventos da Fatec Barueri no Unconditional Love. Distribuição de abraços, flores e muito amor para comemorar o Valentine’s Day.
No último dia 14 de fevereiro, os estudantes do curso de Eventos da Fatec Barueri, sob a coordenação da Profª Carla Bootz, promoveram o Unconditional Love para comemorar o ‘Valentine’s Day’.
professores do IMC – Instituto de Música e Comunicação destilou um repertório cheio de groove e bons improvisos que incluía músicas com a temática voltada exclusivamente ao que tange o amor incondicional.
O propósito do evento foi espalhar o amor no Boulevard (centro de Barueri) e adjacências. As pessoas receberem abraços individuais e coletivos ao atravessarem a faixa de pedestre. A distribuição do amor, literalmente, parou o trânsito nos dois sentidos da via.
Foi possível demonstrar que essa data não se trata apenas do amor de um casal de namorados. Podemos sim enaltecer esse sentimento por amigos, pessoas que convivemos diariamente e – até mesmo – pelos animais. Por que não?
Com o calor humano aumentando gradativamente a banda formada por
III Simpósio de Transporte Terrestre Nos dias 07 e 08 de abril aconteceu o terceiro Simpósio de Transporte Terrestre da Faculdade de Tecnologia de Barueri. Idealizado pelo corpo docente e discente do curso de Transporte Terrestre e com a comissão organizadora do evento composta pelos docentes Prof. Me. Ricardo Silva, Profa. Me. Sabrina Saito e Profª. Drª. Heide Landi.
O objetivo foi aproximar os assuntos discutidos no âmbito profissional e os assuntos acadêmicos relacionados ao transporte terrestre, permitindo com que o participante tenha acesso às novidades que estão em aplicação e as que estão sendo desenvolvidas no eixo da infraestrutura rodoviária e metroferroviária para tratar as questões de mobilidade urbana.
Texto de Rodrigo Fernandes
Aluno do Curso Superior de Tecnologia em Eventos. Com adaptações
15
Espaço de Leitura Etc e Tal O projeto “Espaço de Leitura Etc e Tal” consiste na implementação de um novo espaço para leitura. É coordenado pelo professor Edson Takahashi de Ambientação de Espaços Físicos (3º Semestre) do Curso Superior de Tecnologia em Eventos. O ambiente é desenvolvido com o foco na sustentabilidade e utilizou-se de material reciclável. Conta com a doação de livros, revistas e periódicos em geral para que todos possam usufruir de uma boa leitura. A inauguração do espaço está prevista para próxima segunda-feira, 2 de junho. Por Laryssa Mariana
Aluna do Curso Superior de Gestão da Tecnologia da Informação
Conselho Editorial Fatec News Prof. Dr. Evandro Cleber da Silva Prof. Me. Givan A. Fortuoso da Silva Prof. Dr. Marcelo Tsuguio Okano Prof. Me. Ricardo Barbosa da Silva Profª. Drª. Vilma Moreira Ferreira Prof. Dr. Jacinto Carlos A. Cansado
Profª. Drª. Keila Rocha Reis de Carvalho Profª. Me. Cinthia Rolim de Albuquerque Meneguel Profª. Drª. Viviane Minati Panzeri
“Quando eu olho para frente vejo sucesso, Quando eu olho para trás vejo história, Quando eu olho para os lados vejo amigos, Descubro assim o orgulho de ser fatecano.” Danilo Sestario
Aluno do Curso Superior de Tecnologia em Eventos
Fatecano participe, envie sua poesia para
[email protected] com o assunto Poesia.
VESTIBULAR 2014 Ensino Superior Gratuito e de Qualidade Cursos Presenciais e a Distância
Expediente O Fatec News é uma publicação do Núcleo de Comunicação da Fatec Barueri Contato
[email protected] Impressão Núcleo de Comunicação da Fatec Barueri Tiragem 1.000 Exemplares
Coordenador Geral do Núcleo Prof. Dr. Nailton Matos Editor-chefe e Diagramador Renato Rodrigues Bueno Edição e Pauta Jaqueline C. Bueno Reportagem Graziely Larios e Jaqueline Bueno Repórteres Graziely Larios
EXAME DIA 15/06 ÀS 13H.
Redatores Jaqueline C. Bueno e William Rodrigues Revisor William Rodrigues Fotografia Amanda Cristina Designer Gráfico e Publicidade Maria Carolina Secretaria Laryssa Mariana e William Rodrigues