Era Vargas (1930 – 1945)
Um breve olhar no cenário... Crise de 1929
Crise Política
Crise do Café
Movimento de 1930
Campanha de Getúlio Vargas •
A política de café-com-leite marcou o período da Primeira República (1889-1930). De acordo com essa política a oligarquia dos estados de Minas Gerais e São Paulo se sucediam no poder. Contudo, a crise nessa tradicional política oligárquica ocorreu a partir da insistência do presidente Washington Luís (que representava São Paulo) em indicar Júlio Prestes (presidente da província de São Paulo) à sua sucessão para as eleições de 1930. Os mineiros contrariados com a oligarquia paulista aliaram-se com gaúchos e paraibanos formando a Aliança Liberal, onde surge a figura de Getúlio Vargas como candidato à presidência da República com o paraibano João Pessoa para vice-presidente. Mesmo assim, em eleições fraudadas de parte a parte, Vargas é derrotado por Júlio Prestes, candidato da tradicional oligarquia paulista. Inconformados com a derrota, a Aliança Liberal com apoio de setores militares começa a conspirar contra o governo eleito.
Governo Provisório (1930 – 1934) Suspensão da Constituição Republicana de 1891 Fechamento dos órgãos do Poder legislativo (Congresso Nacional, Assembleias e Câmaras Municipais) Interventores Militares nos Estados Centralização de Poder e medidas autoritárias Lei de Sindicalização (controle dos sindicatos)
Movimento Constitucionalista (1932) Pretexto: a necessidade de imediata convocação de uma Assembleia Constituinte. Alegavam a inexistência de base legal para o governo provisório. Causa imediata: indicação de um interventor não paulista. Exigiram um interventor paulista e civil em lugar de João Alberto (tenentista pernambucano). Objetivo: retomar o poder perdido com a Revolução de 1930.
M.M.D.C.: Martins, Miragaia, Dráusio e Camargo
Separatismo (1932 - ?)
Constituição de 1934 Voto secreto Voto feminino Criação da Justiça Eleitoral
Proíbe a reeleição (4 Anos) Supressão do cargo de VP Leis trabalhistas
A Constituição de 1934 trouxe alguns benefícios aos operários com a promulgação das Leis Trabalhistas: -Jornada de trabalho de 8 horas -Proibição do trabalho infantil -Repouso semanal obrigatório -Assistência medica e dentaria Entre outras coisas.
Transição...
Governo Constitucional (1934 – 1937)
Governo Constitucional (1934 – 1937)
Governo Constitucional (1934 – 1937) Polarização na Politica Nacional Ação Integralista Brasileira - AIB
Aliança Nacional Libertadora - ANL
LEMA: Deus, Pátria e Família * Defendia o combate brutal ao comunismo * O nacionalismo extremado * Estado todo poderoso * Disciplina e hierarquia dentro da sociedade * Censura as atividades artísticas
LEMA: Pão, Terra e Liberdade * Nacionalização de empresas estrangeiras, * Não Pagamento da dívida externa; * Realização de reforma agrária, * Garantia das liberdades individuais. * Antifascistas
Intentona Comunista e o Plano Cohen Usando a Lei de Segurança Nacional, Vargas fecha a ANL causando uma revolta entre os militares. Foi efetivado por partidários da ANL, descontentes com a dissolução do partido. Este movimento pretendia ascender os comunistas ao poder no Brasil, reorganizando a política.
Utilizando como pretexto o radicalismo político da esquerda, o governo notificou que o serviço secreto do Exército descobrira o Plano Cohen, plano fictício atribuído aos comunistas que pretendiam tomar o poder no Brasil. Em nome do combate ao “perigo comunista”, Vargas decreta estado de guerra, fecha o Congresso Nacional.
Intenções...
Governo Ditatorial (1937 – 1945) Constituição de 1937 Outorgada; Baseada nas constituições fascista, nazista, salazarista, polonesa (polaca); Ampliava os poderes dos presidentes da república; Rígida centralização governamental; Dissolvia os partidos políticos Introdução da pena de morte; Proibição de greves e controle dos sindicatos pelo Estado (sindicatos pelegos) e imposto sindical obrigatório. Supressão da federação e de todos os hinos, bandeiras, escudos e armas estaduais e municipais (Estado Unitário). Criação do DIP: Departamento de imprensa e propaganda. Retirada do Direito de Greve Eleições indiretas para Presidente
DIP – Departamento de Impressa e Propaganda Criação da “A Voz do Brasil” Fazer propaganda positiva de Vargas e seu governo. Proibição de qualquer meio de comunicação de criticar o presidente ou seu governo. Controle ideológico Educação Infantil através de cartilhas obrigatórias nas escolas incitando o amor à pátria e ao líder.
A Voz do Brasil
O Líder Paternal
O ‘Fuhrer’ Paternal
Leis Trabalhistas Regulamentação das relações de trabalho (Patrão – Empregado) Justiça do Trabalho Carteira de Trabalho Férias Jornada de 8 horas Salario mínimo Organização Sindical O DIP trata de “apagar” da memória dos trabalhadores que foram eles que conquistaram esses direitos, mostrando sempre Vargas como o “pai dos pobres” e um líder bom e justo, preocupado com seus trabalhadores. Notem que o dia 1º de maio serve para “lembrar” aos trabalhadores, que as leis que os beneficiam deve-se a Getúlio.
Malandro x Trabalhador O malandro como contraponto do mundo do trabalho. O malandro como uma estratégia de sobrevivência.
Wilson Batista x Noel Rosa Lenço no Pescoço Meu chapéu do lado Tamanco arrastando Lenço no pescoço Navalha no bolso Eu passo gingando Provoco e desafio Eu tenho orgulho Em ser tão vadio Sei que eles falam Deste meu proceder Eu vejo quem trabalha Andar no miserê Eu sou vadio Porque tive inclinação Eu me lembro, era criança Tirava samba-canção Comigo não Eu quero ver quem tem razão E eles tocam E você canta E eu não dou Wilson Batista
Rapaz Folgado Deixa de arrastar o teu tamanco Pois tamanco nunca foi sandália E tira do pescoço o lenço branco Compra sapato e gravata Joga fora essa navalha que te atrapalha Com chapéu do lado deste rata Da polícia quero que escapes Fazendo samba-canção, já te dei papel e lápis Arranja um amor e um Malandro é palavra derrotista Que só serve pra tirar todo o valor do sambista Proponho ao povo civilizado Não te chamar de malandro E sim de rapaz folgado Noel Rosa
Política de Boa Vizinhança •
Politica Estadunidense de aproximação com os países da América do Sul. No bojo desta politica, está um filme produzido por Walt Disney “Alô Amigos” e a criação de um personagem bastante peculiar e representativo da identidade nacional, mas que ao mesmo tempo retratava a malandragem e o jeitinho brasileiro: Zé Carioca.
O Fim do Estado Novo • A Segunda Guerra Mundial (1939-1945) inviabilizou o Estado Novo, na medida em que forçou o alinhamento do Brasil com os Aliados (França, Inglaterra, União Soviética e Estados Unidos), então em luta contra as ditaduras do Eixo (Alemanha, Itália e Japão). Getúlio ficou numa posição contraditória, pois era uma ditadura lutando contra ditaduras! • Em 1945, é afastado do poder pelo exército, que temia uma nova tentativa golpista do presidente. • Queremismo.
♪ Bota o retrato do velho outra vez... ♫