A Era Mesozoica Nesse texto falaremos em mais detalhes dos períodos da era Mesozoica, que vem depois da era Paleozoica, e antes da Cenozoica. Nessa era aumentou a diferenciação geográfica, com a fragmentação gradual da Pangéia. Após a grande extinção ao final do permiano a vida voltava a proliferar e se diversificar. Nessa era viveram os grandes dinossauros e répteis, e por isso é chamada de era do répteis. Essa era está dividida em três períodos: Triássico, Jurássico e Cretáceo. Veja o esquema abaixo:
Triássico (251 a 200 milhões de anos atrás) O nome desse período está relacionado com três camadas de rochas datadas para esse período em uma cidade da Alemanha. Podemos entender esse período como um momento de transição, no qual os ambientes “vagos” após a grande extinção do permiano foram ocupados novamente. Durante o período a Pangéia permaneceu relativamente unida. Diversos grupos de invertebrados tornaram-se mais diversos. Em ambientes terrestres, as coníferas se tornam dominantes. Existem registros de primeiros animais parecidos com rãs e tartarugas, bem como crocodilos, pterossauros, ictiossauros, plesiossauros, mamíferos e eles, os dinossauros. Nos mares tubarões e peixes ósseos seguem abundantes. O final do período é marcado por uma nova extinção em massa, que eliminou em torno de 65% das espécies do planeta. Entre as hipóteses estão alterações climáticas relacionadas com vulcanismo e um meteorito que caiu onde atualmente está o Canadá.
O seu melhor parceiro de estudos | Todos os direitos reservados Ⓒ 2017
Jurássico (200 a 145 milhões de anos atrás) O nome é inspirado nas montanhas “Jura”, localizadas na Suíça. Durante esse período os continentes estavam novamente divididos entre um grande ao norte, a Laurásia, e outro ao sul a Gondwana. Entre os invertebrados podemos destacar esponjas, corais, moluscos entre outros menos conhecidos. No ar estavam os pterossauros e as próprias aves mais para o final do Jurássico. Entre as plantas as gimnospermas seguiam a forma dominante das paisagens. Os dinossauros eram muito diversos e abundantes, já os mamíferos apresentavam tamanho pequeno e tinham comportamento noturno. Existem registros de plantas com flores. Cretáceo (145 a 65 milhões de anos atrás) O nome desse período está relacionado com a palavra “creta” que significa giz. Isso por causa de rochas calcárias do período. No começo do Cretáceo a Laurásia estava bem separada da Gondwana. A Gondwana estava se separando e nesse período acontece a abertura do oceano atlântico por causa da separação de América do Sul e África. Invertebrados marinhos aumentaram de diversidade e abundância. Os dinossauros seguiram “dominando” o ambiente terrestre. Existem registros para serpentes para o período. Também ocorre uma diversificação das plantas com flores. Junto com elas surgem novos grupos de insetos que possuem uma estreita relação com essas angiospermas. As aves começaram a se diversificar durante o período. Ao final do Cretáceo ocorreu mais uma extinção em massa, que eliminou todos os dinossauros com exceção das aves. Essa extinção marca o fim da era Mesozoica e o começo da era Cenozoica.
O seu melhor parceiro de estudos | Todos os direitos reservados Ⓒ 2017