eBook COE
COE Certificado de Operações Estruturadas
Já pensou em combinar a proteção oferecida pela renda fixa com a possibilidade de ganhos mais robustos proporcionada pela renda variável? Essa é a proposta do COE, um tipo investimento que permite acessar retornos de diversos ativos nacionais ou internacionais, como commodities, ações, moedas, ETFs e índices. Lançado em 2014 no Brasil, é considerado a versão brasileira das Notas Estruturadas, muito populares na Europa e nos Estados Unidos desde a década de 90. eBook COE
1
O QUE É O COE
O COE funciona como um pacote que reúne elementos de renda fixa e renda variável em um único instrumento. Ele é formado pela combinação de um título prefixado emitido por um banco, com estratégias de derivativos. Ao estruturar o COE, o emissor cria cenários para o desempenho de um ativo, que pode ser tanto nacional como internacional.
Criado pela Lei 12.249 de 2010, o COE foi regulamentado pelo Conselho Monetário Nacional (CMN) somente no segundo semestre de 2013 e passou a ser comercializado, somente por bancos, em janeiro de 2014. Em outubro 2015, a Comissão de Valores Mobiliários (CVM) regulamentou a oferta pública, o que permitiu a distribuição do produto pelas corretoras. O COE é sempre emitido por um banco e existe em duas modalidades:
• Valor Nominal Protegido: quando há garantia do valor principal investido.
• Valor Nominal em Risco: quando há possibilidade de perda do capital investido.
Através do COE, investidores mais conservadores, que muitas vezes temem acessar algum mercado específico, têm a possibilidade de alcançar uma remuneração
eBook COE
diferenciada, estabelecendo um limite de perda no investimento ou até mesmo não incorrer em nenhuma perda. Investidores mais arrojados têm a oportunidade de investir em operações com algum grau de risco, porém com estratégias e cenários mais nítidos, que teriam dificuldade de construir sozinhos.
2
PRINCIPAIS CARACTERÍSTICAS
• Todos os COEs têm vencimento predeterminado; • O valor mínimo de aporte geralmente é baixo; • Transparência: desde o início da operação, o investidor tem conhecimento dos possíveis cenários nos quais ele terá rentabilidade positiva, neutra ou negativa; • Modalidades: Valor Nominal Protegido ou Valor Nominal em Risco; • O pagamento da rentabilidade do COE pode acontecer na data de vencimento ou em períodos durante a vida do produto, como por exemplo, pagamentos de cupons semestrais ou trimestrais; • O COE não possui taxa de administração.
3
RISCO
Ao comprar o COE, o investidor está sujeito ao risco de crédito do banco emissor, pois o COE não conta com a garantia do Fundo Garantidor de Crédito – FGC. Mesmo na modalidade Valor Nominal Protegido, há risco de perda de principal, caso o emissor não honre o crédito.
eBook COE
4
TRIBUTAÇÃO
A tributação para este investimento é a mesma aplicada em investimentos de renda fixa: a tabela de imposto de renda é regressiva e ocorre no momento do resgate. Apesar de ter em sua composição um derivativo e um investimento de renda fixa, o COE para o investidor aparece como um só ativo e, portanto, a tributação é única. Só haverá imposto a pagar se a rentabilidade final do COE for positiva. Se o investidor aplicasse separadamente na Renda Fixa e no derivativo, seria necessário pagar o imposto para ambos os produtos.
5
VANTAGENS
Dentre os principais benefícios oferecidos pelo COE, podemos destacar: Diversificação e acesso a novos mercados em um único investimento: o COE permite ao pequeno investidor lucrar em cenários em que dificilmente ele obteria ganhos sem correr grandes riscos. Além disso, alguns COEs podem estar ligados a mais de um ativo simultaneamente, permitindo, em um único instrumento, a diversificação da carteira. Internacionalização sem a necessidade de enviar recursos ao exterior: os COEs ligados a ativos internacionais permitem aos investidores terem retornos atrelados a diversos ativos globalmente, muitas vezes sem correr o risco da moeda. Fácil acompanhamento do desempenho: o COE aparece como um único ativo na conta do investidor, e, desde o início, o investidor sabe quais serão os cenários de ganhos ou perdas no vencimento de acordo com a performance do ativo objeto.
eBook COE
6
DOCUMENTAÇÃO
Antes de investir em um COE, o investidor deve assinar: • Termo COE: assinado uma única vez pelo investidor, dando ciência dos riscos do COE. • DIE (Documento de Informações Essenciais): documento com explicações sobre o funcionamento, fluxo de pagamentos e riscos do COE. Entregue ao investidor antes da realização de cada investimento.
7
SUITABILITY
Apenas investidores com o perfil de investimento adequado a este produto poderão realizar aplicação. O COE com capital protegido é indicado para investidores com perfil de risco a partir de “moderado”, que querem exposição a algum ativo sem risco de perda do principal investido. Já o COE que não possui capital protegido é mais arriscado e, portanto, é recomendado para investidores com perfil mais agressivo.
eBook COE
8
O COE NA XP INVESTIMENTOS
O COE é sempre emitido por um banco e registrado na Cetip, podendo ser distribuído pelo próprio banco, por uma corretora ou uma distribuidora de valores. A XP Investimentos, por não ser um banco, não pode emitir um COE. Entretanto, apresenta a vantagem de poder distribuir COEs emitidos por diferentes instituições, oferecendo aos investidores diversificação quanto ao risco de crédito e ativos subjacentes.
9
EXEMPLOS HIPOTÉTICOS DE ESTRUTURAS DE COES
1. COE ligado a alta do índice XY – Valor Nominal Protegido Suponhamos que o índice XY represente um índice de ações. Um investidor acredita na alta deste índice no próximo ano e gostaria de investir em um produto que não tenha risco de perda de principal. Ele decide então aplicar no COE ligado a alta de XY, com Valor Nominal Protegido, de prazo de um ano. Nessa estratégia, no vencimento, o investidor irá participar da alta do índice até um limite de 22%, ou seja, o ganho máximo do cliente será de 22%, mesmo que o índice suba mais que isso em um ano. Caso, no vencimento, o índice apresente queda, o investidor recebe de volta o capital investido.
eBook COE
O COE participará da variação positiva do índice XY, conforme o quadro abaixo (válido apenas para a data de vencimento do COE).
Variação % XY
Performance do COE
A tabela abaixo mostra alguns cenários de retorno no vencimento, considerando um preço inicial de XY de 100.
Preço final XY no vencimento
eBook COE
Variação % XY
Retorno sobre valor investido
2. COE Autocallable ligado às Ações A B e C – Valor Nominal Protegido O COE Autocallable com Valor Nominal Protegido é uma estrutura de COE que paga uma taxa fixa bastante atrativa, caso uma condição seja atingida em determinadas datas de verificação. Vamos mostrar um exemplo hipotético de um COE Autocallable ligado a 3 ações: ações A, B e C, com um prazo de 2 anos e datas de verificação semestrais. Embora com prazo de 2 anos, o produto teria 4 datas de observação, ou seja, a cada seis meses. Em cada uma destas datas, caso todas as 3 ações estejam acima dos respetivos preços iniciais, o produto paga uma taxa de 10% no semestre e é encerrado antecipadamente. Assim, se for encerrado em 6 meses, o investidor recebe 10% no semestre; Se for encerrado em 1 ano, o investidor recebe 20% ao ano; Se for encerrado em 18 meses, recebe 30% no período. Se a condição for atingida apenas em 2 anos, a taxa será de 40%. No pior cenário, se, no vencimento, a condição nunca for atingida, o investidor recebe de volta o capital investido. O quadro abaixo ilustra o funcionamento do Autocallable em cada data de observação: Condição para pagamento de cupom: preço das 3 ações igual ou acima do preço na data de início do COE. Data de observação 1 – 6 meses Condição atingida
eBook COE
Condição não atingida
Data de observação 2 – 12 meses Condição atingida
Condição não atingida
Data de observação 3 – 18 meses Condição atingida
Condição não atingida
Data de observação 4 (vencimento) – 24 meses Condição atingida
Condição não atingida
Esse não é um produto de participação na alta das ações, mas de pagamento de uma taxa em uma pré-condição observada. A beleza da estrutura exemplificada está justamente no fato de que não há a necessidade de que as três ações tenham uma forte alta para que a taxa fixa seja paga. Se nenhuma das ações cair, o investidor já terá uma rentabilidade bastante atrativa, sem risco de perda de principal. Importante também notar que existem quatro chances de ganho para o investidor, que ocorrem nas datas de verificação. 3. COE Reverse Convertible na ação AX – Valor Nominal em Risco O COE Reverse Convertible possibilita ao investidor ganhar uma taxa fixa em caso de alta ou de queda de uma ação. Suponhamos um COE Reverse Convertible ligado à ação AX de prazo de um ano.
eBook COE
Nesta estratégia, o investidor receberá, no vencimento, uma taxa fixa de 21% mais o capital investido, se o preço da ação AX tiver qualquer alta ou cair até -30%. Isso significa que mesmo em caso de desvalorização de 30% na ação, o investidor não arcaria com nenhuma perda e ainda seria remunerado à taxa de 21%. Se a ação cair mais que 30% em 1 ano, o investidor assume a variação total negativa, mas ainda assim recebe a taxa fixa, minimizando os prejuízos. Uma das vantagens desse produto é que se, em um ano, a ação AX tiver caído, por exemplo, 28%, o investidor receberá de volta seu capital investido mais uma remuneração de 21%, e ainda poderá comprar no mercado as ações AX com um desconto de 28%. Outra vantagem é que, em caso de queda no papel superior a 30%, o investidor perde menos do que perderia com a ação. Essa modalidade de COE, por ter o valor nominal em risco, é destinada a clientes com perfil agressivo. O investidor poderá receber uma taxa fixa no vencimento, conforme o quadro abaixo. (válido apenas para a data de vencimento do COE.)
Preço final de AX
Performance do COE
A tabela abaixo mostra alguns cenários de retorno no vencimento, considerando um preço inicial de XY de 100.
eBook COE
Variação % XY
eBook COE
Retorno sobre valor investido
ATENÇÃO: ESTE PRODUTO É DESTINADO A CLIENTES COM PERFIL DE INVESTIMENTO MODERADO (VALOR NOMINAL PROTEGIDO), E AGRESSIVO (VALOR NOMINAL EM RISCO), SENDO ESTE O PÚBLICO A QUE SE DESTINA O PRESENTE MATERIAL. O EMISSOR DO COE SE RESERVA AO DIREITO DE CANCELAR A EMISSÃO OU ALTERAR AS CARACTERÍSTICAS DO PRODUTO, CASO O VALOR MÍNIMO NÃO SEJA ATINGIDO OU HAJA ALTERAÇÃO NAS CONDIÇÕES DE MERCADO. ESTA INSTITUIÇÃO É ADERENTE AO CÓDIGO ANBIMA DE REGULAÇÃO E MELHORES PRÁTICAS PARA ATIVIDADE DE DISTRIBUIÇÃO DE PRODUTOS DE INVESTIMENTO NO VAREJO. ESTE DOCUMENTO FOI PREPARADO COM AS INFORMAÇÕES NECESSÁRIAS AO ATENDIMENTO DAS MELHORES PRÁTICAS DE MERCADO. PELO CÓDIGO ANBIMA DE REGULAÇÃO E MELHORES PRÁTICAS DE NEGOCIAÇÃO DE INSTRUMENTOS FINANCEIROS. O RECEBIMENTO DOS PAGAMENTOS DESTE CERTIFICADO ESTÁ SUJEITO AO RISCO DE CRÉDITO DO SEU EMISSOR. O COE É UM PRODUTO FINANCEIRO QUE NÃO CONTA COM GARANTIA DO FUNDO GARANTIDOR DE CRÉDITO – FGC. A DISPONIBILIZAÇÃO DESTE DOCUMENTO NÃO IMPLICA, POR PARTE DA ANBIMA, GARANTIA DE VERACIDADE DAS INFORMAÇÕES PRESTADAS OU JULGAMENTO SOBRE A QUALIDADE DO COE OU DE SEU EMISSOR. O CERTIFICADO DE OPERAÇÕES ESTRUTURADAS – COE é um produto complexo. Certifique-se da compreensão de todos os seus aspectos antes da decisão de investimento. Este documento trata-se de material publicitário, elaborado pela XP Investimentos CCTVM S/A (“XP Investimentos”). O conteúdo disponibilizado não deve ser entendido como análise, consultoria, sugestão de investimento, recomendação de compra e venda, oferta de produtos ou serviços financeiros. As informações são válidas na data de sua publicação, qualquer informação contemplada neste material deve ser confirmada quanto às suas condições, previamente à conclusão de qualquer negócio. Os investidores devem buscar aconselhamento profissional com relação aos aspectos tributários, regulatório e outros que sejam relevantes à sua condição específica, sendo que o presente material não foi elaborado com esta finalidade. A rentabilidade prevista ou passada não é garantia de rentabilidade futura. Investimentos nos mercados financeiros e de capitais estão sujeitos a riscos de perda superior ao valor total do capital investido. A rentabilidade de produtos financeiros pode apresentar variações e seu preço ou valor pode aumentar ou diminuir num curto espaço de tempo. A rentabilidade divulgada não é líquida de impostos. As informações presentes neste material são baseadas em simulações e os resultados reais poderão ser significativamente diferentes. A XP Investimentos não se responsabiliza por decisões de investimentos que venham a ser tomadas com base nas informações aqui divulgadas. A XP Investimentos se exime de qualquer responsabilidade por quaisquer prejuízos, diretos ou indiretos, que venham a decorrer da utilização deste relatório ou seu conteúdo. É obrigatória a leitura do Documento de Informações Essenciais – DIE previamente à aquisição do COE, com especial atenção aos fatores de risco. Recomendase uma profunda análise das características, prazos e riscos dos investimentos antes da decisão de compra/ venda/aplicação/resgate. Este relatório é destinado à circulação exclusiva para a rede de relacionamento da XP Investimentos, incluindo agentes autônomos da XP e clientes da XP, podendo também ser divulgado no site da XP. Fica proibida sua reprodução ou redistribuição para qualquer pessoa, no todo ou em parte, qualquer que seja o propósito, sem o prévio consentimento expresso da XP Investimentos. Os custos das operações e a política de cobrança estão definidos nas tabelas de custos operacionais disponibilizadas no site da Corretora: HYPERLINK “http://www.xpi. com.br” www.xpi.com.br. Para reclamações, favor contatar a Ouvidoria XP Investimentos no telefone no 0800-722-3710.
eBook COE