25 de maio 2015
Top Mega Brasil celebra as Feras da Comunicação Corporativa TOP10 nacionais e TOP5 regionais serão homenageados na próxima 5ª.feira, 28/5, durante o encerramento do 18º Congresso Brasileiro de Comunicação Corporativa. Dos 71 vencedores, 66 confirmaram presença. Evento também homenageará Paulo Nassar, com o Troféu Hors Concours
A próxima 5ª.feira, 28/5, será de festa para a comunicação corporativa brasileira. Os 71 vencedores do Top Mega Brasil de Comunicação Corporativa serão diplomados e conhecerão os respectivos campeões regionais e o pódio nacional (1º, 2º e 3º colocados), das categorias Agências de Comunicação e Executivos de Comunicação Corporativa, os quais além do diploma vão receber também o Troféu TOP Mega Brasil, simbolizado por uma onça pintada, em alusão à mais celebrada fera da fauna brasileira. A festa está marcada para o Novo Centro de Convenções Rebouças (av. Dr. Enéas de Carvalho Aguiar, 23, Cerqueira César, São Paulo) e acontecerá durante o encerramento do 18º Congresso Brasileiro de Comunicação Corporativa. O início está marcado para as 17 horas, logo após a cerimônia de entrega do Prêmio Personalidade da Comunicação à diretora de Redação do jornal Valor Econômico, Vera Brandimarte. Sessenta e seis, dos 71 vencedores, confirmaram presença e são esperados, no total, cerca de 400 convidados. Foram milhares de votos em dois turnos de votação, percorrendo lembranças sobre aquele
profissional ou aquela agência de comunicação que se destaca por sua imagem, profissionalismo, capacitação, excelência, eficácia, agilidade, rapidez, simpatia, relacionamento, proatividade, experiência, isenção, bom senso e outros adjetivos, os quais, amalgamados no inconsciente, misturam-se gerando comparações, avaliações e percepções sobre quem se destaca num universo competitivo, como o é hoje o da comunicação corporativa. Idealizador da homenagem, o diretor da Mega Brasil Eduardo Ribeiro lembra que a criação de um prêmio para a área de comunicação corporativa era um velho sonho que agora se materializa e que vai contribuir para dar ainda mais relevância a essa que é uma atividade em permanente crescimento no País: “Há tempos buscávamos a fórmula de um prêmio que celebrasse a atividade e ao mesmo tempo desse a ela maior visibilidade e reconhecimento no mercado; que movimentasse em torno de si a própria comunidade de comunicação e repercutisse em todo o Brasil; que fosse desejado pela força de sua concepção e de seu formato diferenciado e único; um prêmio, enfim, que aproximasse executivos e agências de todo o País, fortalecendo a cadeia produtiva e a própria atividade. Essa fórmula agora já existe e se apoia no voto direto de redações, agências e áreas de comunicação corporativa, em dois turnos de vota-
Comunicação é um trabalho feito em grupo. Por isso, compartilhamos a nossa alegria com quem nos ajudou a chegar até aqui.
A Printer Press é uma das 10 melhores agências de comunicação corporativa do País. Aos 18 anos, esta colocação é mais que um prêmio. É o reconhecimento de um trabalho sério e de qualidade, e nós só temos a agradecer.
Uma empresa
ção e periodicidade anual. E o importante a registrar é que ele não foi criado para apontar os melhores, os maiores, os mais inovadores, mas sim os mais reconhecidos, aqueles que fazem a diferença neste mercado, por sua capacidade de bem se relacionar em todas as frentes. As feras”. Iniciativa da Mega Brasil Comunicação em parceria com a Maxpress, que respondeu pela inteligência e tecnologia da premiação e pela segurança e confidencialidade do processo de apuração, o TOP Mega Brasil de Comunicação Corporativa contou com dois turnos de votação e um colégio eleitoral integrado por cerca de 47 mil nomes, tendo por base o tradicional mailing de imprensa nacional da Maxpress e o banco de dados de comunicação corporativa da Mega Brasil, criado ao longo dos últimos dez anos pelo Jornal da Comunicação Corporativa. No primeiro turno, de livre indicação, foram cerca de 950 indicações de executivos e 550 de agências; no segundo, em que só entraram os mais votados na primeira etapa, foram definidos os TOP10 nacionais e os TOP5 regionais.
25 de maio 2015 -_página 2
Não há satisfação maior do que ser reconhecido por um trabalho feito com dedicação Somos uma agência de comunicação com a missão de aproximar marcas e pessoas. Temos um time de especialistas em conteúdo preparado para oferecer informação a todos os públicos com quem nossos clientes conversam.
(21) 3461-4616 (11) 3846-5787
25 de maio 2015 -_página 3
10 nacional
Sudeste fica com as dez indicações das agências, mas Sul emplaca três entre os dez executivos
Pela alta concentração das atividades de comunicação corporativa no Sudeste do Brasil era esperado que grande parte dos TOP10 do TOP Mega Brasil de Comunicação Corporativa fosse da região, o que de fato aconteceu, ficando ela com as dez posições da categoria Agências de Comunicação e sete, da categoria Executivos de Comunicação Corporativa. Os três profissionais que trabalham no Sul do Brasil e furaram o bloqueio são Carlos Henrique Ferreira, o Caíque, da Renault (PR), Renato Gasparetto, da Gerdau (RS) e Sandro Rego, do Boticário (também PR).
10 Executivos de Comunicaçao Corporativa
Alexandre Alfredo – Nike (SP)
Alexandre Alfredo é o diretor de Comunicação da Nike no Brasil desde janeiro de 2014 e jornalista com mais de 20 anos de experiência. Formado em Jornalismo pela Fiam-SP e com mestrado, também em Jornalismo, pela Boston University, nos Estados Unidos, ele atuou por dez anos em diversas redações nos Estados Unidos e Brasil (The Boston Globe, Chicago Tribune, Sun-Sentinel, Exame e Forbes Brasil, entre outras) e foi eleito um dos 100 jornalistas hispânicos mais influentes residentes nos Estados Unidos em 2001. O executivo atuou ainda por vários anos em agências de comunicação, como Edelman e Publicom e liderou a área de Relações Institucionais da General Electric na América Latina por sete anos.
Alexandre Loures
Alexandre Loures é formado em Jornalismo e Direito, com MBA em Administração pela São Paulo Business School. Trabalhou na Folha de S.Paulo e em agências de comunicação. Foi por 13 anos diretor de Comunicação da Ambev. Ganhador dos prêmios Stevie Awards, Aberje, Revista Comunicação Corporativa e USP, foi também finalista de dois prêmios Comunique-se. Deixou a Ambev no início de maio deste ano para iniciar um empreendimento próprio, a Loures, empresa focada em metodologia de análise, priorização, estratégia, planejamento, relacionamento e mensuração de projetos na área de relações corporativas.
Carlos Henrique Ferreira (Caíque) – Renault (PR)
Carlos Henrique Ferreira, o Caíque, é diretor de Comunicação da Renault do Brasil. Entrou em 1986 de estagiário na Fiat Automóveis, chegando a gerente de Imprensa América Latina, além de também ser o responsável pela área de Motorsport. Em março de 2011 assumiu a Gerência Geral de Imprensa da Renault do Brasil, passando, em abril de 2012, a diretor de Comunicação com a responsabilidade pelas atividades de Assessoria de Imprensa, Comunicação Interna e ações de visibilidade da marca como Salão do Automóvel, Fenatran, Fórmula 1, entre outras. Em abril de 2015 passou a ser também o vice-presidente do Instituto Renault com a responsabilidade de tornar a Renault do Brasil uma referência em sustentabilidade social e ambiental. Formado em Engenharia Mecânica, antes de entrar para a área de Comunicação, atuou em Pós-venda, Logística e Desenvolvimento de Produto, tendo vivido por dois anos na Europa.
“Foi com enorme satisfação que recebi a notícia sobre a premiação. Vivemos em tempos difíceis e nossa área enfrenta desafios cada vez complexos. Tamanho reconhecimento serve de combustível para, junto com os meus colegas de profissão, elevar ainda mais a área de comunicação corporativa no Brasil”.
“Como diz uma grande amiga, sou um cara sortudo, acima de tudo. Tive a oportunidade de trabalhar em empresas de ponta, ao lado de grandes profissionais em jornadas inesquecíveis, além de ter podido conciliar experiência em veículo, agência e empresa. Tenho também muita paixão pelo que faço e uma eterna inquietação que me leva sempre a buscar o próximo passo, que no meu caso é a recém fundada Loures, empresa de consultoria em Relações Corporativas e Comunicação. Receber esse reconhecimento dos meus pares é, a essa altura da vida, um sinal. Que foi boa a trajetória que me trouxe até aqui. E que poderá ser auspicioso o caminho que me espera ao lado dos meus novos sócios e das empresas apaixonantes para as quais estamos trabalhando”.
“Receber um reconhecimento tão importante da imprensa significa que, na maioria das vezes, conseguimos entender as necessidades e expectativas e contribuir, junto com todo o time, para que o trabalho do jornalista seja feito da melhor maneira, que a informação seja a mais correta e no tempo necessário. Ao receber um prêmio onde também ocorre uma avaliação pelos meus pares no mercado, sendo que vários deles são referência para o meu dia a dia, significa que estamos no caminho certo de valorização de nossa profissão. Este Prêmio é motivo de orgulho, significa que muitas decisões foram corretamente tomadas e aumenta a responsabilidade na condução das nossas equipes com o objetivo de multiplicar o conhecimento e as boas práticas da comunicação corporativa”.
25 de maio 2015 -_página 4
Claudia Lorenzo – Coca-Cola (RJ)
“Estar nessa lista é um grande motivo de orgulho e tenho certeza de que este é um reconhecimento por toda uma história de 73 anos da Coca-Cola no Brasil. Como estou começando nesta função, recebo esta indicação como um belo incentivo para conduzir a Coca-Cola neste caminho de diálogo e participação cada vez maior com a sociedade, sempre buscando contribuir para as grandes questões do País. Obrigado a todos os votantes e parabéns a todos os participantes e selecionados”.
Claudia Lorenzo é vice-presidente de Relações Corporativas da Coca-Cola. Graduada em Jornalismo, com MBA em Varejo, está há 22 anos na Coca-Cola Brasil, tendo assumido seu cargo atual na virada de 2014 para 2015, quando a área foi criada para englobar Comunicação e Sustentabilidade, Negócios Sociais, Saúde e Bem Estar e Relações Governamentais. Anteriormente, atuou em Operações e em Planejamento e, recentemente, liderou a criação da área de Valor Compartilhado. Claudia ainda faz parte do Global Leadership Council, grupo da Coca-Cola que se dedica a acelerar o desenvolvimento de talentos femininos para posições de liderança, e da Rede de Mulheres Líderes pela Sustentabilidade, iniciativa que reúne mulheres líderes em suas corporações, que atuam na agenda de sustentabilidade como uma oportunidade não só de inclusão social, mas também de melhor qualidade vida e de desenvolvimento.
Eduardo Pugnali – Sebrae-SP
Eduardo Pugnali é gerente de Inteligência de Mercado do Sebrae-SP. Formado em Jornalismo e com MBA em Marketing pela FGV, começou a carreira em comunicação como repórter e editor das revistas Automóvel & Requinte e Automóvel 4x4, além de alguns trabalhos free lancers para a revistas Carro e Quatro Rodas. Foi nessas redações que se deparou com o mundo da comunicação corporativa, fascinado com a excelência do trabalho de comunicação das montadoras particularmente junto à imprensa. Dali, foi atuar como assessor da FESPSP – Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo, seguindo depois para o Grupo Bandeirantes de Rádio e TV e, mais tarde, na Sun Software. Em 2001, entrou na Holofote Comunicação, agência da qual virou sócio-diretor e na qual atendeu clientes como Deca, Hotel Unique, Reckitt Benckiser, Diageo, Banco Rendimento, Manpower, Gyotoku, entre outros. Em 2008, assumiu a Coordenadoria de Imprensa da Secretaria de Comunicação do Governo do Estado de São Paulo, nas gestões de José Serra, Alberto Goldman e Geraldo Alckmin, respondendo pela estruturação da secretaria e pela inclusão dos órgãos do governo na redes sociais, incluindo o Portal de Transparência. No final de 2011, transferiu-se para o Sebrae-SP, na função que ainda hoje ocupa, respondendo pelas áreas de Comunicação, Marketing, Internet, Endomarketing, Feiras e Eventos.
“Confesso que fiquei surpreso e ao mesmo tempo feliz. Definitivamente, esse não é um prêmio que se ganha sozinho. Tem um longo time de colaboradores que está por trás. E não são só os de agora, são também os do passado. Na minha conta, são mais de 200 pessoas que teria que nominar aqui para agradecer. Gente que me ajudou e me ajuda no dia a dia de comunicar. Acredito que esse tipo de prêmio celebra a trajetória de acumular experiências, ideias, soluções, vivências e tantas outras coisas fundamentais para fazer uma boa comunicação. Estar hoje no Sebrae-SP, uma entidade querida pela sociedade, e poder desenvolver um bom trabalho e ser reconhecido é realmente gratificante. Agradeço imensamente a todos que votaram em mim e também agradecer, nominalmente, aos meus mentores nessa carreira como Jorge Tateishi, Vera Lucia Alves, Almir Soares, Teka Nogueira de Sá, Junia Nogueira de Sá e Bruno Caetano”.
Marcelo Bicalho Behar – Natura (SP)
Marcelo Bicalho Behar é diretor de Assuntos Corporativos da Natura. Sociólogo e advogado, graduado em Ciências Sociais e em Direito, ambos pela Universidade de São Paulo, trabalhou em 2000 como jornalista do Caderno Mundo da Folha de S.Paulo. Foi assessor especial e chefe-de-gabinete do Ministério da Justiça de 2003 a 2007. De 2007 a 2009 foi secretário-executivo da Secretaria de Assuntos Estratégicos da Presidência da República. Em 2009 exerceu a advocacia e, no mesmo ano, assumiu a Diretoria Corporativa de Relações Institucionais da Companhia Siderúrgica Nacional, posição que ocupou até outubro de 2013. Desde novembro de 2013 ocupa o atual cargo na Natura.
Marco Antonio Lage – Grupo Fiat Chrysler Automobiles (FCA)
Marco Antonio Lage é diretor de Comunicação Corporativa e Sustentabilidade do Grupo Fiat Chrysler Automobiles (FCA) para a América Latina. Graduou-se em Jornalismo pela PUC-MG e fez mestrado em Marketing Estratégico pela UFSC, além de ter concluído o Programa Internacional em Comunicação Corporativa realizado por Syracuse University e Aberje. Comanda uma equipe de mais de 40 profissionais em Minas Gerais, São Paulo e Pernambuco, que respondem pelas áreas de Imprensa, Relações Públicas, Eventos e Relacionamento com a Comunidade. Coordena o Comitê Imagem da FCA, no qual se integram ainda as áreas de Publicidade, Marketing e Comunicação Interna. Sua liderança na área de Comunicação Corporativa e Sustentabilidade faz dele um dos poucos executivos da FCA Latam a se relacionar diretamente com praticamente todos os stakeholders, contribuindo com outras áreas da empresa no planejamento de ações e comunicação estratégica com esses públicos. É vice-presidente do Conselho Deliberativo da Aberje para a gestão 2015-2017, vice-presidente da Casa Fiat de Cultura e, como voluntário, diretor-geral do Instituto Minas Pela Paz, Oscip que contribui com o Estado nos projetos de Educação e Defesa Social e Cidadania de Minas Gerais. Também é vice-presidente da Aceminas – Associação Comercial de Minas Gerais.
“Para mim, esse prêmio representa o reconhecimento de uma filosofia de trabalho que se consolidou em meus 22 anos de estrada na comunicação corporativa. Essa trajetória foi baseada na transparência, no respeito e no diálogo com os mais diversos stakeholders da empresa, sempre tendo as pessoas como base, objeto e propósito da comunicação. Durante esses vários anos, diversas pessoas trabalharam comigo, os mais diversos times foram formados e renovados. E alegra-me que pelo menos cinco profissionais formados na minha equipe hoje sejam diretores de comunicação e tantos outros ocupem posições estratégicas em outras grandes empresas do Brasil, incluindo o próprio grupo Fiat Chrysler. Ser agraciado com essa honraria demonstra que o trabalho que eu e minha equipe vimos fazendo tem valor e contribui para a imagem e reputação da empresa, sem deixar de contribuir para uma sociedade mais justa. Além disso, é um estímulo a continuar buscando formar equipes vencedoras dentro dessa filosofia de comunicação e, sobretudo, valorizar o ser humano e os relacionamentos”.
25 de maio 2015 -_página 5
Paulo Marinho – Itaú Unibanco
“Muito honrado e feliz, recebi a notícia de que fiquei entre os TOP10 em nível nacional e os TOP5 na Região Sudeste no Top Mega Brasil de Comunicação Corporativa. Fazer parte deste grupo seleto de excelentes profissionais é um reconhecimento relevante. Quanta felicidade saber que mereço a confiança de tantos que votaram. É um reconhecimento que me enche de orgulho, aumenta ainda mais minha responsabilidade e que tenho a honra de compartilhar com o meu time de comunicação no Itaú Unibanco, pois é um prêmio deles também, sem dúvida alguma! Prêmio que também divido com os nossos parceiros que estão conosco na rica jornada em prol da gestão da reputação da companhia. Parabéns a todos os colegas e empresas premiados e também à Mega Brasil pela realização!”
Paulo Marinho é superintendente de Comunicação Corporativa do Itaú Unibanco, sendo responsável por relações com imprensa nacional e internacional, gestão da plataforma de reputação focada em riscos e oportunidades reputacionais junto a stakeholders prioritários, gestão de crises, relações públicas e gestão de conteúdos institucionais, premiações e reconhecimentos. Graduado em Comunicação Social/Jornalismo, possui pós-graduação em Administração de Marketing e especialização pelo Corporate Communication International Program Syracuse University/Aberje. Foi assessor de Comunicação Social por dez anos da Fundação Ezequiel Dias e repórter do jornal Estado de Minas por sete anos, cobrindo as áreas de Finanças, Telecomunicações e Infraestrutura, além de ter atuado em outros veículos das mídias impressa, radiofônica e televisiva. É o atual presidente do Conselho Deliberativo da Aberje.
Renato Gasparetto – Gerdau
Renato Gasparetto é diretor Corporativo de Assuntos Institucionais, Comunicação e Responsabilidade Social da Gerdau, sendo responsável global pelo gerenciamento de marca e reputação, condução das relações com a imprensa, relações institucionais com formadores de opinião, marca e responsabilidade social nos 14 países em que a empresa possui operações industriais, envolvendo as Américas, Europa e Ásia. É formado em Jornalismo e Letras, com cursos de aperfeiçoamento profissional em Harvard, no Insead e na Columbia University. Possui experiência de 35 anos na área de comunicação corporativa e assuntos institucionais, com passagens pelos grupos Telefônica, Motorola, Bunge e Banco de Crédito Nacional. Em paralelo à carreira executiva, foi docente de Jornalismo da Universidade Metodista e, durante 11 anos, professor do curso de pós-graduação e MBA executivo da ESPM, ambos em São Paulo. Na área de representação institucional, é membro do comitê mundial de comunicação do Worldsteel Association, com sede em Bruxelas, e presidente do Comitê de Comunicação da Alacero – Asociación Latinoamericana del Acero, com sede em Santiago (Chile). É também diretor da Fiergs/Ciergs, diretor voluntário do Movimento Brasil Competitivo, membro do Conselho de Estudos Estratégicos da Fiesp, do Conselho Administrativo da ADVB-RS e do Conselho Consultivo da Aberje.
Sandro Rego – Grupo Boticário
Sandro Rego é líder de Assuntos Corporativos do Grupo Boticário, responsável pela gestão da Comunicação e Marca Corporativa, Relações Institucionais e com a Imprensa. Formado em Jornalismo pela Universidade de Barra Mansa/RJ, possui Especialização em Comunicação Empresarial pela ESPM/SP e em Branding pela Troiano Consultoria de Branding. Com 17 anos de experiência profissional em redação e comunicação corporativa, atuou em veículos de comunicação em Santa Catarina e no Rio de Janeiro além de empresas como CSN e Bunge Alimentos. Em O Boticário, coordenou a área de Relações com a Imprensa no período de 2005 e 2006. Em 2007, assumiu a Gerência de Comunicação Corporativa da empresa. E mais recentemente, a sua atual função.
Anuncio_InPressPN_195x40cm_v1.pdf
1
5/22/15
“Recebi a indicação com imensa alegria pois é um reconhecimento de mais de três décadas de trabalho, em que vivenciei várias fases do desenvolvimento da comunicação corporativa no Brasil. Busquei prestar minha colaboração nas organizações empresariais em que atuei e atuo em prol do fortalecimento da reputação de marca; no desenvolvimento do mercado profissional por meio de uma atividade acadêmica de 14 anos em paralelo à vida executiva; e um engajamento em entidades associativas de nosso segmento de trabalho. Mais ainda, tenho a satisfação de ter contribuído para formar equipes de qualidade que defendem, como eu, que a comunicação corporativa é altamente estratégica para as organizações e tem um papel muito importante na interlocução das empresas com a sociedade”.
“O reconhecimento que a Mega Brasil traz é reflexo de um trabalho realizado com muita paixão, seriedade e amor ao que se faz. Isso não é feito apenas por mim mas por toda uma equipe que fez, em muito pouco tempo, a marca do Grupo Boticário uma das mais reconhecidas no setor de cosméticos, não só no Brasil como no mundo. Receber esta premiação é uma honra por todos esses motivos”.
10:48 AM
C
M
Y
INSPIRAÇÃO, CRIATIVIDADE, DEDICAÇÃO E PAIXÃO.
CM
MY
CY
CMY
K
Essa é a nossa receita para estar entre as 10 melhores agências do país.
25 de maio 2015 -_página 6
10 Agências de Comunicação Approach
A Approach nasceu há mais de 15 anos como assessoria de imprensa, aproximando marcas e veículos de comunicação em todas as mídias. A experiência dos três sócios no jornalismo diário fez com que a agência desenvolvesse o faro para identificar a notícia relevante e o gosto por contar boas histórias para todos os públicos. Hoje, conta com um time de 160 profissionais especializados na criação de conteúdo e preparados para oferecer informação não só a jornalistas, mas a todos os públicos com quem as marcas conversam online e offline. Com presença no Rio e em São Paulo, inaugurou em março de 2015 um novo escritório na capital paulista para acomodar o incremento do time multidisciplinar e acompanhar o crescimento da agência localmente, que registrou média de 50% por ano nos últimos três anos. O portfólio de serviços acompanha as demandas do mercado e ofertas de novas possibilidades e soluções em comunicação. A agência conta com uma equipe especializada em consultoria e diagnóstico de comunicação, além das áreas específicas para comunicação digital, sustentabilidade, gerenciamento de crise e comunicação institucional.
CDN
Pioneira no mercado de Comunicação, a CDN Comunicação é uma agência de relações públicas focada na construção e fortalecimento da imagem, reputação e marca – ativos de grande valor para os clientes. São mais de 400 colaboradores, nos escritórios de São Paulo, Rio de Janeiro, Brasília, Belo Horizonte, Porto Alegre e Washington. Com múltiplas áreas de competência e que atuam de forma integrada com soluções em todas as plataformas para RP, digital, relações institucionais, análise editorial e auditoria de mídias. A agência tem expertise e acumula experiência para atender clientes nacionais e internacionais, da iniciativa privada ou do setor público, que atuam nas mais diversas áreas. Já conquistou prêmios internacionais e nacionais, como o PRWeek Global Awards, Golden Awards por Excellence in PR, Stevie International Business Award, além dos prêmios TOP Mega Brasil de Comunicação Corporativa, Aberje, Abanet, POP, Mestres do Jornalismo do Comunique-se e Ibest, entre outros. Fundada em 1987, a agência integra o Grupo ABC, um dos principais de Comunicação e Marketing do mundo e o maior do Brasil.
Edelman Significa
A Edelman Significa é uma agência de comunicação integrada com cultura de relações públicas, que constrói, promove e protege marcas. Atua com uma visão contemporânea do mundo, das relações e da comunicação, adotando abordagem estratégica e criativa para definir narrativas singulares para as marcas e disseminá-las em múltiplas plataformas. Possui 170 profissionais em São Paulo e Rio de Janeiro e tem representação em Brasília. A agência trabalha com conceitos e técnicas de RP, incorporando especialidades em branding, digital, criação, pesquisa e métricas. Integra a Edelman, líder global de relações públicas, com mais de 5 mil colaboradores em 65 escritórios em todos os continentes. Constou duas vezes na A-List Agencies da Advertising Age e foi apontada como Agency to Watch em 2014. Conquistou sete Leões em Cannes, incluindo o Grand Prix em PR em 2014. Foi classificada como um dos melhores lugares para trabalhar pela Advertising Age e pela Glassdoor. No Brasil, acumula sete prêmios POP, dois prêmios Aberje e duas indicações ao Caboré. Possui as empresas especializadas Edelman Berland (pesquisa), BioScience Communications (comunicação médico-científica) e United Entertainment Group (entretenimento, esportes e experiências), além de uma joint venture com a United Talent Agency.
FSB Comunicação
A FSB Comunicação é uma agência de comunicação integrada, especializada em gerenciar a imagem e a reputação de organizações, com atuação e projetos desenvolvidos para clientes dos mais variados portes e setores no Brasil e no exterior. Fundada em 1980, sua sólida evolução a transformou na 22ª maior agência de comunicação do mundo (rankings The Holmes Report / PR Week), com expertise reconhecida pelas mais importantes premiações do setor, incluindo Leão de Prata de Cannes 2011 em Public Relations, Agência do Ano da América Latina pelo The Holmes Report em 2012, além de 21 prêmios Aberje. Com escritórios próprios no Rio de Janeiro – unidades Ipanema e Centro –, em São Paulo, Brasília, Belo Horizonte e Campinas, possui parcerias internacionais com agências independentes e grandes grupos de comunicação, abrangendo os principais mercados do mundo. A empresa atua em todas as disciplinas da comunicação corporativa, com foco em relacionamento com os públicos de interesse (imprensa, comunidade, governo, investidores): gerenciamento de crise, comunicação de governo, comunicação interna, comunicação digital, pesquisa, consumo, análise de mídia, design, publicidade e vídeo.
Beth Garcia, sóciafundadora da Approach: “Trabalhamos duro para superar as expectativas dos clientes e o reconhecimento desse dia a dia de dedicação, estando no TOP10 Nacional, nos motiva e faz seguir ainda mais confiantes de estarmos no caminho certo”. Germana Costa Moura, Sergio Pugliese e Beth Garcia,
João Rodarte, presidente: “A CDN tem uma satisfação enorme em ser reconhecida espontaneamente pelo mercado como agência de comunicação TOP10 Nacional e TOP5 Região Sudeste no 1º Top Mega Brasil de Comunicação Corporativa. Esse resultado é o reconhecimento da qualidade e seriedade do trabalho que nossas equipes vêm realizando nos últimos 28 anos, contribuindo para fortalecimento da imagem, reputação e marca de nossos clientes”.
Yacoff Sarkovas, CEO da Edelman Significa e da Zeno: “Ficamos extremamente gratificados por receber o 1º TOP Mega Brasil de Comunicação Corporativa. A partir da incorporação da Significa pela Edelman, em 2010, iniciamos a construção de uma agência de comunicação integrada, permeada pela cultura de relações públicas. Somos guiados por uma visão contemporânea do mundo, das relações e da comunicação, e adotamos uma abordagem estratégica e criativa para definir narrativas singulares para as marcas dos nossos clientes e disseminá-las em múltiplas plataformas. O TOP confirma que este esforço, hoje reunindo 180 profissionais multidisciplinares, já é reconhecido pelo mercado”.
Francisco Soares Brandão, sóciofundador: “Iniciativas como a criação do 1º TOP Mega Brasil fomentam o desenvolvimento do mercado de comunicação corporativa e valorizam os profissionais da área. Para a FSB, este é o reconhecimento de um trabalho que vem sendo construído ao longo de 35 anos de história. Procuramos oferecer sempre as melhores soluções para os nossos clientes e para isso investimos cada vez mais em gente, nosso maior ativo. Gente qualificada e disposta a surpreender na entrega. Parabéns à equipe FSB e à Mega Brasil pela iniciativa”.
25 de maio 2015 -_página 7
In Press Porter Novelli
Líder no setor privado e uma das três maiores do mercado brasileiro, a In Press Porter Novelli é uma agência completa de comunicação com quase três décadas de excelência na construção e posicionamento de marcas e gestão de reputação. Associada à Porter Novelli – rede global de agências de comunicação do Grupo Omnicom, presente em 60 países – a In Press conta com escritórios próprios em São Paulo, Rio de Janeiro e Brasília, atendendo a mais de 120 clientes em vários segmentos, como indústria, serviços, consumo, mídia e entretenimento, esporte, saúde, tecnologia e telecomunicações. A agência oferece soluções integradas de comunicação e construção de relacionamento com os públicos mais importantes, sempre com vistas aos melhores resultados para os desafios de negócio das empresas e seus objetivos estratégicos. A empresa se orgulha das relações duradouras com seus clientes e seus talentos, pautadas pela ética, transparência e excelência no atendimento. Na primeira edição da pesquisa realizada pelo PR Scope sobre o mercado de agências, em 2014, obteve as melhores avaliações em percepção de mercado, além de ter sido a mais reconhecida e a mais atraente e com o maior número de profissionais mencionados pelos entrevistados. Parte do Grupo In Press, que tem Kiki Moretti como CEO, a In Press Porter Novelli tem direção executiva de Roberta Machado.
Ketchum
A Ketchum sempre foi uma agência definidora de tendências. E estamos comprometidos em entregar aos nossos clientes o mais alto nível de qualidade no trabalho de comunicação. Com este objetivo decidimos montar uma área de criação e digital muito forte, com o propósito de integrar novos processos, produtos e serviços que ampliem nosso escopo de atuação e capacidade criativa. O mercado de comunicação está em transformação, e a separação entre seus segmentos, cada vez mais difusa. Hoje concorremos não apenas com agências de comunicação corporativa, mas também com agências de propaganda, marketing digital etc.. E esta nova realidade traz grandes oportunidades para as agências de comunicação antenadas com o futuro. Quebrar as barreiras tradicionais do mercado e atender nossos clientes com uma abordagem mais completa nos dá a oportunidade de competir neste novo e estimulante cenário.
LVBA
A LVBA Comunicação está às vésperas de completar 40 anos. A agência nasceu com foco em relações públicas, desenvolvendo estratégias e ações para estreitar e manter relacionamentos dos clientes com seus stakeholders. Em 2014, em nova fase, definiu seu propósito para os próximos cinco anos: LVBA, comunicação que (se)importa, influencia e transforma. A cada dia a LVBA se posiciona mais como parceira dos clientes para a construção de uma reputação sólida, alicerçada nos princípios organizacionais. O mundo contemporâneo traz, de forma implacável, enormes desafios para as marcas e somente um trabalho com olhos voltados à missão, visão e aos valores da empresa é sustentável e garante que o risco, em momentos de crise, seja minimizado. Comunicação para engajamento do público interno, relações com a mídia e com lideranças de opinião, diagnósticos diversos, ações criativas e divertidas para vincular, emocionalmente, a marca com stakeholders, gestão de crise, preparação de porta vozes para a mídia e para as mídias sociais. Estas são algumas das atividades desenvolvidas hoje pela LVBA de forma customizada aos seus clientes. E, como o mercado está muito dinâmico e ágil, estamos sempre com olhares atentos a novas oportunidades.
Kiki Moretti, Hugo Godinho e Roberta Machado
Roberta Machado, diretora executiva da In Press Porter Novelli: “Estar entre as dez melhores agências de comunicação do Brasil é motivo de muito orgulho para todos nós da In Press. Mostra o reconhecimento do mercado ao árduo trabalho desenvolvido pelos quase 400 InPressionantes que honram, de forma ética, íntegra e apaixonada, o compromisso que assumimos todos os dias com clientes, jornalistas e parceiros”.
Valéria Perito, presidente: “Ao longo de sua trajetória de sucesso, a Ketchum se consolidou como uma das principais agências de comunicação no País. Criatividade e comprometimento andam juntos quando o assunto é oferecer o melhor para nossos clientes. Contudo, ninguém faz nada sozinho. A história da Ketchum se confunde com a dos profissionais que, em algum momento destes 28 anos, com muito talento e dedicação, contribuíram para esse sucesso. Todos ficamos felizes e orgulhosos em termos sido votados como uma das agências mais admiradas e dedicamos esse prêmio ao nosso time, que trabalha muito para que tudo dê certo no final do dia”.
Equipe da LVBA (Gisele é a terceira da esquerda para a direita)
Gisele Lorenzetti, diretora geral da LVBA Comunicação: “Assim que foi divulgada a lista TOP10 das agências mais reconhecidas nacionalmente na primeira edição do TOP Mega Brasil de Comunicação Corporativa, a emoção tomou conta de todos. ‘Temos que comemorar!’, foi a frase mais ouvida por toda a agência. E o resultado nas redes sociais foi, como deve ser, imediato e positivo, com muitas mensagens cumprimentandonos pela história bem-sucedida que construímos. Ser reconhecida numa votação onde não pudemos votar em nós mesmos, é o grande prêmio. Ser TOP10 reforçou a autoestima de todos nós e mostrou que quando a raiz é forte, não há chuva que destrua. E onde há competência, emoção, alegria e autoestima, há prosperidade. LVBA, rumo aos 40 com a disposição dos 18!”
25 de maio 2015 -_página 8
Máquina da Notícia
Há 20 anos no mercado, o Grupo Máquina PR trabalha para auxiliar os clientes a posicionarem corretamente seu negócio, suas marcas e sua cultura, de modo que esses valores sejam percebidos adequadamente por todos os públicos de interesse. Dez unidades de negócio e áreas especializadas, com foco em comunicação corporativa integrada, formam o Grupo, que conta ainda com uma empresa coligada: a Zóio, agência de publicidade e soluções digitais, abrangendo conteúdo, análise de big data, design e tecnologia. O Grupo utiliza tecnologia de alto impacto em sofisticados sistemas de análise e métrica, capazes de mensurar o valor das estratégias de relações públicas na mídia tradicional e nas redes sociais. Conta com equipe multidisciplinar de forte cultura digital. Ao todo, são quase 300 profissionais trabalhando na sede, em São Paulo, e nos escritórios do Rio de Janeiro e Brasília, no atendimento a 130 clientes. Integrante do clube de empreendedores Endeavor, foi a primeira agência de comunicação a ser aceita pelo Pacto Global da Organização das Nações Unidas (ONU). Figura entre as maiores agências de PR do mundo, conforme o 2014 World PR Report, elaborado pela Holmes Report em parceria com a International Communications Consultancy Organisation (ICCO). No ranking mundial de 2014, está na 54ª colocação do Top 250 das agências, em um mercado global com forte peso de grandes grupos americanos e europeus.
Printer Press
Fundada em 1996, pelos jornalistas Rosangela Ribeiro e Fernando Saliba, em São Caetano do Sul, Grande São Paulo, desde 2002, a Printer Press Comunicação Corporativa está na capital paulista. É reconhecida no mercado pelo atendimento personalizado aos clientes, dos quais fazem parte empresas de diversos setores e portes, nacionais e multinacionais, entidades, associações e instituições financeiras. Muitos deles, há mais de uma década no portfólio, o que atesta sua expertise e credibilidade. Ao longo dos anos, a agência tem reforçado sua postura de agência full service, capaz de atender a qualquer demanda de comunicação. Para sustentar suas ambições, em 2012 criou a PP publi, focada exclusivamente no mercado publicitário. Em 2013, lançou a BRCom Flex, agência de relações públicas dedicada exclusivamente aos clientes que necessitam de ações específicas, mas com grande potencial em comunicação. Integrando as três empresas, surgiu o Grupo Printer de Comunicação, em 2014. A reestruturação não foi apenas conceitual. Desde novembro, o Grupo ocupa um prédio exclusivo, de quatro pavimentos, no bairro do Jabaquara. Além de maior, a nova casa tem espaços que favorecem a interação das equipes de trabalho e a troca de ideias entre profissionais com experiências distintas, garantindo o atendimento personalizado e 360° a todos os clientes.
S2Publicom Weber Shandwick
A S2Publicom Weber Shandwick está posicionada entre as maiores agências de comunicação do Brasil, com operações em São Paulo, Alphaville, Rio de Janeiro e Brasília, além de uma completa rede de 24 afiliadas nas principais capitais e cidades do País. A agência é resultado da fusão de duas renomadas agências brasileiras de comunicação, ambas com mais de 26 anos de história. Em 2011, a S2Publicom foi adquirida pelo Interpublic, um dos maiores grupos de comunicação e serviços de marketing do mundo. Globalmente, a Weber Shandwick foi nomeada Agência Global do Ano 2015, pela PRWeek, e é a única agência de relações públicas listada na A-List da Ad Age em 2014 e 2015. Suas principais soluções oferecidas são consultoria e planejamento, relações com a mídia, comunicação digital, gerenciamento de crises, comunicação interna, relações governamentais, publicações, eventos e ativações. Para mais informações, visite http://www.s2publicom.com.br.
Maristela Mafei, sóciafundadora: “Integrar o TOP10 Nacional e o TOP5 Região Sudeste do 1º TOP Mega Brasil de Comunicação Corporativa é uma grande honra para o Grupo Máquina PR e seus colaboradores. Passar pelo crivo de 47 mil eleitores de todo o País é o reconhecimento de um trabalho de duas décadas buscando a excelência nas atividades de comunicação e relações corporativas. Um prêmio como esse sinaliza que estamos no caminho certo e nos incentiva a ousar mais, conquistar mais e entregar mais”.
Rosangela Ribeiro e Fernando Saliba: “Figurar entre as 10 melhores agências de comunicação do Brasil é a materialização da visão do Grupo Printer: ser referência em comunicação integrada e estratégica. Desde o início, traçamos nosso caminho com o objetivo de sermos reconhecidos no mercado por nossa qualidade, não apenas no serviço prestado, mas, sobretudo, no relacionamento construído com os clientes, imprensa e demais públicos. Não atuamos focados apenas em aumentar o portfólio ou o faturamento, critérios mensuráveis. Na Printer, não conquistamos mais um cliente”.
Zé Schiavoni, CEO da S2Publicom Weber Shandwick: “O reconhecimento do mercado sinaliza que nossos esforços estão no caminho certo. Temos desafios diários para criar as melhores ideias, inovar em nossas práticas e engajar audiências. Uma premiação de peso como esta impulsiona ainda mais nosso trabalho. Estar na lista das dez agências do 1º TOP Mega Brasil de Comunicação Corporativa é uma honra para nossa equipe de 254 profissionais”.
25 de maio 2015 -_página 10
5 sudeste
Novidade, em relação aos nacionais, é o executivo Mario Laffitte da Samsung
Como esperado, a quase totalidade dos vencedores do TOP5 Região Sudeste também integraram o time dos TOP10 Nacionais, com uma única exceção, Mario Laffitte, executivo da Samsung, que atua em São Paulo. “Como as votações no 2º turno foram separadas”, explica Eduardo Ribeiro, “era possível votar em alguns nomes para os vencedores nacionais e em outros para os regionais, resultando em pontuações diferentes e portanto em classificações também diferentes”.
5 Executivos de Comunicação Corporativa “Estou muito honrado em receber o TOP Mega Brasil de Comunicação Corporativa. Esse reconhecimento é resultado de muito trabalho e dedicação, mas não só meu, como da competente equipe com a qual tenho o prazer de trabalhar. Parabéns a todas essas feras!!!”
Mario Laffitte – Samsung (SP)
Mario Laffitte é vice presidente de Marketing e Assuntos Institucionais da Samsung para a América Latina. Formado em engenharia mecânica e pós-graduado em gestão e liderança pela Fundação Getúlio Vargas, possui longa carreira no setor automobilístico, tendo sido diretor de Marketing da Mercedes-Benz entre 2009 e 2013 e anteriormente gerente de Marketing da Iveco e Volvo. Deixou o setor automotivo em dezembro de 2013, convidado pela Samsung para assumir a área de Comunicação e Assuntos Governamentais, sendo que em agosto de 2014 passou ao cargo de vice-presidente de Marketing e Assuntos Institucionais para a América Latina, acumulando as áreas que já dirigia.
Completam os TOP5 Região Sudeste, em ordem alfabética
Alexandre Loures (SP) Eduardo Pugnali, Sebrae-SP (SP) Marco Antonio Lage, Grupo FCA/Fiat (MG) Paulo Marinho, Itaú Unibanco (SP)
5 Agências de Comunicação Todas as TOP5 Região Sudeste da categoria Agências de Comunicação foram vencedoras no TOP10 Nacional. São elas:
CDN (SP-RJ) Edelman Significa (SP-RJ) FSB (RJ-SP-MG) In Press Porter Novelli (RJ-SP) Máquina da Notícia (SP-RJ)
Paulo Nassar – Troféu Hors Concours
Reconhecimento distingue principal líder da comunicação corporativa do País
Em 1995, para assumir a Presidência da Aberje o empresário Ruy Altenfelder fez uma exigência: a de profissionalizar a entidade, de modo que ela pudesse alçar novos e ambiciosos voos, o que não era possível diante das limitações do trabalho voluntário até então realizado por abnegados profissionais. Foi uma das decisões mais acertadas e uma lição para o universo da comunicação corporativa brasileira, um pouco certamente pela concepção da medida e muito pelo nome que à Aberje viria a se agregar, então como diretor geral: Paulo Nassar. Desde então, um divisor de águas marcou a entidade, que nesses últimos 20 anos projetou não só a si, mas todo a atividade e seus executivos, que ganharam estatura, musculatura e aderência aos boards das principais companhias do País e também nas áreas públicas, com impactos positivos também no segmento das agências de comunicação. Aquela modesta, mas já importante instituição, foi pouco a pouco crescendo em amplitude, serviços e, sobretudo, em massa crítica, ousando em discussões que nunca haviam passado por ali, ao menos de forma sistemática e organizada, como mestiçagem profissional, internacionalização da comunicação corporativa brasileira, orientação sexual na atividade, a valorização das narrativas como ponto forte da comunicação, a aproximação com conceitos da arquitetura, o rompimento com os cartórios corporativos e com a reserva de mercado, para ficar em alguns dos mais importantes exemplos. Sob a sua gestão e inspiração, a Aberje se transformou praticamente numa universidade da prática de mercado; criou o maior e mais valorizado prêmio de comunicação empresarial do País; viu nascer publicações nacionais e internacionais e também o selo Aberje Editorial, abrindo caminho para a literatura da atividade; levou para experiências e intercâmbios no exterior dezenas de profissionais brasileiros e trouxe ao País alguns dos renomados especialistas do mundo; deu vida ao Centro de Memória, hoje referência documental, consultado permanentemente por dezenas de colegas de diferentes regiões; ampliou a sede e a equipe, criando recentemente o moderno e amplo Espaço Aberje Sumaré, que sedia cursos e encontros diversos da área. É uma história de abnegação e comprometimento sem par no contexto da atividade, razão pela qual os organizadores do TOP Mega Brasil de Comunicação Corporativa concedem a ele o Troféu Hors Concours, com o aval de toda a comunidade.
Paulo Nassar – Aberje Paulo Nassar graduou-se em 1982 em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo pela PUC-SP. É livre docente (2013), doutor (2006) e mestre (2001) pela ECA-USP; professor doutor da ECA-USP e pós-doutor pela Libera Università di Lingue e Comunicazione, Milão, Itália. Integra o Programa de Pós-Graduação em Ciências da Comunicação da ECA-USP (PPGCOM-ECA/ USP) e coordena o Grupo de Estudos de Novas Narrativas (GENN ECA-USP). Autor de Tudo é comunicação (Lazuli Editora) e A comunicação empresarial na pequena empresa (Editora Globo) também organizou e liderou mais de 30 volumes sobre comunicação, grande parte pelo selo Aberje Editorial. Dirige a Revista Comunicação Empresarial (Aberje) e também integra o Conselho da Revista Brasileira de Comunicação Organizacional e Relações Públicas (Organicom). Desenvolve pesquisas na área de Comunicação, com ênfase em Comunicação Organizacional e Relações Públicas, trabalhando principalmente os temas: comunicação nas organizações, memória organizacional, relações públicas, comunicação estratégica, relações governamentais, comunicação empresarial e comunicação interna. Atua ainda como professor orientador do PPGCOM-ECA-USP e do curso de MBA em Gestão da Comunicação Empresarial da Aberje/Eseg.
25 de maio 2015 -_página 11
sul
5
RS predomina entre as Agências e PR, entre os Executivos
Os TOP5 Região Sul colocaram em equilíbrio as forças do Rio Grande do Sul e do Paraná, deixando de fora Santa Catarina que, de fato, não tem uma grande tradição no campo da comunicação corporativa, embora também tenha agências de projeção que ficaram entre as finalistas no 1º turno de votação. No total, entre os dez vitoriosos, há seis do RS (quatro agências e dois executivos) e quatro do PR (três executivos e uma agência). O detalhe é que três dos executivos TOP5 Região Sul também foram vencedores do TOP10 Nacional: Carlos Henrique Ferreira, o Caíque, Renato Gasparetto e Sandro Rego.
5
Executivos de Comunicação Corporativa Anik Suzuki – Grupo RBS (RS)
Anik Suzuki é diretora de Marketing e Comunicação do Grupo RBS. Jornalista formada pela PUC-RS, com MBA Empresarial pela Fundação Dom Cabral e pós-MBA pela Kellogg School of Management (EUA), tem grande parte da carreira no Grupo RBS, onde começou em junho de 2003 como coordenadora de Produção de Economia do jornal Zero Hora, assumindo menos de um ano depois o cargo de assessora de comunicação do Grupo RBS, cargo que ocupou por quase seis anos. Seguiu na própria área com sucessivas promoções: gerente de Comunicação Corporativa, diretora de Comunicação Corporativa e, desde novembro de 2013, diretora de Marketing e Comunicação. Cumulativamente ocupa a Vice Presidência de Projetos Especiais e Comunicação da ADVB-RS. Antes da RBS, atuou na Rede Pampa de Comunicação (Jornal O Sul), como executiva de Marketing e colunista de Economia. Foi também repórter de Economia do Correio do Povo.
Estela Midori Matsumoto – Grupo Boticário (PR)
“Estar entre os nomes destacados pelo 1º TOP Mega Brasil de Comunicação Corporativa é motivo de grande alegria e orgulho para todo o nosso time. Esse reconhecimento espontâneo do mercado reflete a importância de criarmos sempre uma experiência positiva entre nós, a empresa que representamos e todos os públicos com os quais nos relacionamos. E isso significa realizarmos o trabalho com ética, transparência e confiança em cada contato. Ao trazermos relevância e consistência na transmissão das informações aos formadores de opinião, atribuímos significado às nossas relações. Assim, mais do que criarmos relações de negócios, estabelecemos vínculos permanentes, em que todos saem satisfeitos”.
Estela Midori Matsumoto é coordenadora de Relações Públicas e Assessoria de Imprensa do Grupo Boticário, onde trabalha desde 2009. Formada em Jornalismo pela PUC-PR, possui pós-graduação em Comunicação Digital pela mesma instituição e MBA em Gestão de Negócios pela FAE Business School. Iniciou a carreira nas redações dos jornais Hora H e Gazeta do Povo, em Curitiba (PR). Trabalhou na Comunicação Social da Prefeitura da capital paranaense e na campanha de reeleição do então prefeito Cassio Taniguchi. No segmento empresarial, possui experiência tanto em agência quanto em empresas – foi coordenadora de redação da agência Literal Link Comunicação Integrada, assessora de imprensa na GVT e coordenadora de Imprensa na Positivo.
Completam os TOP5 Região Sul, em ordem alfabética:
Carlos Henrique Ferreira, Renault (PR) Renato Gasparetto, Gerdau (RS) Sandro Rego, Boticário (PR)
5
Enfato Comunicação (RS)
A Enfato Comunicação é uma agência que atua com foco em multicomunicação. Apresenta, segundo seus dirigentes, soluções inovadoras e integradas nos eixos: relações com a imprensa, media training, conteúdo online e offline. “Ao longo de nossos 16 anos, acumulamos diferenciais e conquistas que nos consolidaram como uma das principais agências no Rio Grande do Sul”, afirmam, “e somos a única com serviços chancelados pelo Programa Gaúcho da Qualidade e Produtividade, além de reconhecida com prêmios por clientes como Senac-RS e RGE”. A agência também já conquistou os prêmios Aberje, Top Empreendedor e MPE Brasil - concedido pelo Sebrae, Fundação Nacional da Qualidade e Movimento Brasil Competitivo, na área da gestão. Dirigida pelas jornalistas Mariana Turkenicz e Raquel Boechat, tem uma equipe multidisciplinar e cerca de 50% de seus clientes mantêm, segundo as diretoras, contratos há mais de oito anos. A empresa integra a comissão estadual e é associada à Abracom. Raquel Boechat também é diretora geral da entidade no Rio Grande do Sul, gestão 2013-2015.
Foto: Mathias Cramer
Agências de Comunicação Raquel Boechat e Mariana Turkenicz, sócias e diretoras: “Vencer o 1º TOP Mega Brasil de Comunicação Corporativa, Região Sul, é motivo de orgulho. Recebemos a notícia na semana em que celebramos 16 anos e este foi um grande presente que chancela nossas escolhas e eleva nossa responsabilidade e busca pela excelência em tudo o que fazemos. Nosso mercado merece iniciativas como esta, que valorizam e divulgam a relevância da comunicação corporativa. Ela constrói relacionamentos positivos com seus públicos e atua diretamente na reputação de uma organização. Cada vez mais as instituições, independentemente do porte, despertam para a importância de nossa atividade e para os resultados que ela gera. Visibilidade e credibilidade são imprescindíveis para a consolidação de uma organização e para o fortalecimento de sua imagem positiva”.
25 de maio 2015 -_página 12
Fatto Comunicação (RS)
Fátima Torri, sóciafundadora: “Este prêmio é o reconhecimento de um trabalho sério e competente que vem se consolidando no mercado regional e nacional ao longo dos últimos 16 anos. A equipe da Fatto só tem motivos para comemorar esta lembrança espontânea do mercado. Ela nos mostra que estamos no caminho certo e nos mobiliza a seguir fazendo comunicação corporativa com cada vez mais responsabilidade e do jeito que sabemos: próximos de nossos clientes e dos profissionais de comunicação”.
Martha Becker (RS)
Martha Becker Comunicação Corporativa, dirigida pelas empresárias Martha Becker e Evane Becker, é, segundo elas, uma agência que trabalha com abrangência nacional e internacional, para organizações de grande, médio e pequeno portes nos mais diversos segmentos. “Com o mote paixão pela comunicação, temos nossa atuação voltada para resultados e oferecemos produtos e serviços específicos cujos objetivos são posicionamento, reforço e construção de marcas”, informam, “e ao longo de nossos 15 anos destacamo-nos também pela expertise em ações de comunicação, prevenção e gestão de crises de imagem, tendo no portfólio vários cases de sucesso, que nos proporcionaram significativa fidelização dos clientes e uma sólida imagem no mercado”. Ainda, a excelência em comunicação integrada, como dizem as diretoras, proporcionou à agência know-how para a criação dos núcleos MB Conect (área digital) e MB Endo (endomarketing). A atual carteira de clientes da Martha Becker é integrada por: Cabanellos Schuh Advogados Associados, Centro de Eventos FIERGS, Credeal, Dra.Camila Magalhães, Full Gauge, Harman do Brasil, Instituto do Câncer Infantil do Rio Grande do Sul – ICI-RS, Justiça Fácil, Mundial S/A, Óptica Foernges, PPG Tintas Renner, PwC Brasil, Rumo ALL, Savarauto Mercedes-Benz, Savarauto Toyota, Tecon Rio Grande, TozziniFreire Advogados, Unicred Central RS, Vipal Borrachas, Vinícola Perini, Vonpar S/A, Vonpar Alimentos e Vonpar Bebidas.
Página 1 Comunicação (PR)
Com uma equipe multidisciplinar, composta por mais de 30 profissionais, e escritórios em Curitiba, São Paulo e Buenos Aires, a Página 1 Comunicação, fundada em 1994, atua nos maiores e mais dinâmicos mercados de comunicação sul-americanos. A manutenção de colaboradores fixos em diversos municípios, com amplo conhecimento da realidade local, permite à agência um profundo conhecimento da comunicação em pequenas e médias, além das grandes cidades de toda a América Latina. Ao longo de sua trajetória, a Página 1 consolidou relações duradouras com seus clientes, baseadas no diálogo, profissionalismo, honestidade, agilidade e discrição. Prova disso, segundo seus diretores, é que boa parte deles mantém a parceria de trabalho desde a criação da empresa, há 20 anos. “Entender a necessidade específica de cada organização é um dos nossos diferenciais, assim como outro de nossos pontos-forte é a diversidade. Atendemos os mais diferentes segmentos: da indústria ao varejo, do agronegócio aos serviços, em setores como cultura, turismo, gastronomia e educação”, afirmam.
Uffizi Agência de Comunicação (RS)
Foto: Leocádio Costa
Fundada há 16 anos pela jornalista Fátima Torri, a Fatto Comunicação, segundo sua diretora, “cultiva relacionamentos de longo prazo com seus clientes”. “É na construção de relações duradouras que a empresa alimenta seu maior ativo: a proximidade com imprensa e corporações”, salienta, “e desde o início, quando começamos a atender o Grupo Renner Herrmann - com tintas Renner e todas as suas divisões – nos estabelecemos como marca de autenticidade e competência”. Hoje, a empresa mantém em carteira 14 clientes: Tramontina, Shopping Iguatemi Porto Alegre, Paquetá Shoes Company, Ambev, Pmweb, Paim Comunicação, Souto Correa, Sindmóveis, Neoway, Associação Riograndense de Propaganda (ARP), J Walter Thompson, Oito Total Brand, MRV Engenharia e CFL. Baseada no tripé criatividade, qualidade e ritmo, “é reconhecida pela forma estratégica com que planeja e executa as ações de comunicação corporativa e pela agilidade com que responde às demandas cada vez mais velozes do mercado. Trabalho em equipe, excelência no atendimento, responsabilidade com a informação e foco em resultados são os valores que norteiam a agência”, diz a fundadora.
Martha Becker e Evane Becker diretoras: “Nosso time vibrou muito com essa conquista que, sem dúvida, é o reconhecimento pelo mercado de um trabalho sério e feito com muita paixão há 15 anos. Ser TOP5, em um prêmio com a chancela da Mega Brasil e Maxpress, reforça a nossa credibilidade e valoriza, ainda mais, as nossas marcas”.
Umberto Miele e Marci Ducat, sócios e diretores: “O resultado da votação certamente não foi conquistado apenas neste momento mas vem coroar as duas décadas de relacionamento da Página 1 com seus clientes, grande parte deles parceiros da empresa desde a fundação, em 1994. Esta longevidade nos diálogos com nossos clientes, aliada ao nosso profissionalismo e paixão pelo que fazemos podem se traduzir no reconhecimento da votação espontânea. Nós repassamos todos os méritos da conquista à equipe de agora e de todas as épocas, que ajudaram a construir esta reputação. E agradecemos à Mega Brasil e à Max Press e também aos nossos clientes por fazer possível a concretização deste reconhecimento”.
Posicionada entre as mais experientes e qualificadas agências de comunicação do Rio Grande do Sul, como afirma seu diretor geral Almir Freitas, a Uffizi Agência de Comunicação possui mais de 15 anos de mercado, período em que passou por diferentes configurações estruturais e um diversificado portfólio de trabalho. “Isso proporcionou um aprendizado e um conjunto de experiências capazes de permitir o aconselhamento estratégico adequado aos clientes, considerando os resultados projetados do trabalho de comunicação”, afirma o diretor acrescentando: “Esse trabalho foi destaque em pesquisa organizada pelo site Coletiva.net de 2012 sobre agências de comunicação do Rio Grande do Sul, e agora, em 2015, destaque como TOP5 Região Sul, do 1º TOP Mega Brasil de Comunicação Corporativa. Entre suas habilidades com maior reconhecimento, segundo o diretor, estão a capacidade de produção editorial de alta qualidade, seja no trabalho de assessoria de imprensa, produção de conteúdo ou gestão em redes sociais. Além de escritório central, possui unidades internas nos clientes cujos trabalhos assim exigem. A empresa faz parte da única rede formalmente estruturada de agências de Comunicação em todo o Brasil, presente em 24 capitais.
Almir Freitas, diretor geral: “O prêmio vem destacar o excelente trabalho desenvolvido por nossa equipe, procurando adequar as necessidades do mercado corporativo com as recentes tendências da comunicação, sejam elas tradicionais ou digitais”.
25 de maio 2015 -_página 13
5
Centro Oeste
Exceção de Mato Grosso do Sul, mostra predomínio absoluto de Brasília entre Executivos e Agências
O TOP5 Região Centro Oeste mostra um absoluto predomínio da Capital Federal na atividade de comunicação corporativa. Uma única agência do Mato Grosso do Sul, a Contexto Mídia, quebrou o monopólio brasiliense, que viu quatro agências e cinco executivos vencerem a etapa regional. Interessante é que mesmo com a forte presença de instituições públicas, alguns dos vitoriosos, entre executivos e agências, não têm vínculos com instituições públicas, vivendo predominantemente da iniciativa privada.
5 Executivos de Comunicação Corporativa Adriana Motta – TV Globo (DF)
Adriana Motta é gerente de Comunicação da TV Globo, no Distrito Federal. Jornalista há 34 anos, formada pela Universidade Federal de Juiz de Fora com especialização em tevê pela Universidad de Navarra, Espanha, e pós-graduada em Gestão da Comunicação nas Organizações pelo Uniceub-DF, durante 22 anos trabalhou como repórter, apresentadora, editora, entrevistadora em tevês como Manchete, Bandeirantes e Globo. A partir de 2001, dedicou-se à assessoria parlamentar no Congresso Nacional. Há três anos gerencia a comunicação corporativa da Globo em Brasília, desenvolvendo projetos de aproximação da marca com o público do Distrito Federal.
Antonio Augusto G. S. da Silva – Andi – Comunicação e Direitos (DF)
Antonio Augusto é diretor executivo da Andi – Comunicação e Direitos. Graduado em Comunicação e Jornalismo pela Universidade de Brasília e mestre em Desenvolvimento, Sociedade e Cooperação Internacional, também pela UnB, foi bolsista da OEA – Organização dos Estados Americanos em Antropologia Visual na USC – University of Southern California, em Los Angeles. Ele vem de uma extensa carreira no jornalismo como repórter (SP), editor (RJ), editor chefe (DF) e correspondente em Nova York pela TV Globo e extinta TV Manchete. Também foi diretor regional das sucursais de Jornalismo de TV Record e SBT, em Brasília. Desde 1995 atua na gestão de estratégias de comunicação para setores específicos em tevê educativa, advocacy, mobilização social e parcerias entre os setores público, privado e o terceiro setor. No ano 2000 certificou-se em Administração para Organizações do Terceiro Setor pela FGV-SP. Foi diretor da Rede Transporte (Sest/Senat) e da TV Escola (Ministério da Educação). Foi ainda diretor no Brasil da WSPA – World Society for the Protection of Animals, a maior federação de organizações de proteção animal, sediada em Londres, onde participou da elaboração de campanhas globais e nacionais pela WSPA International e foi palestrante ao G77, na sede da ONU, em Nova York.
“Recebi a notícia com muita alegria e entusiasmo. Acredito que o reconhecimento do mercado de maneira espontânea é resultado do trabalho que eu e minha equipe desenvolvemos com a promoção de eventos que levam lazer, serviços e diversão para a população do DF”.
“É sem dúvida uma grande distinção ser reconhecido entre profissionais tão competentes que hoje atuam na região Centro Oeste. E principalmente estar ao lado de colegas brilhantes em suas áreas profissionais. O prêmio é, na verdade, o reconhecimento também ao trabalho da Andi – Comunicação e Direitos, que há mais de 21 anos tem um excelente relacionamento com jornalistas e organizações sociais, sempre buscando um diálogo franco e ético sobre questões fundamentais para a sociedade e a cidadania brasileira. Ficamos todos muito honrados com a distinção”.
Curadoria apoia-se em inteligência e tecnologia avançada (*) Por Decio Paes Manso, Maxpress
Por tratar-se de uma premiação pioneira e que pela primeira vez mostra quais são de fato os mais respeitados e reconhecidos executivos e agências de comunicação do Brasil, tanto nacional quanto regionalmente, a participação neste evento nos trouxe, além da honra pelo convite, a busca pela excelência, inteligência, tecnologia da premiação e pela segurança e confidencialidade do processo de pesquisa e apuração dos resultados. Tão logo a Mega Brasil e Maxpress selaram a parceria para a realização do TOP Mega Brasil de Comunicação Corporativa, iniciou-se um cuidadoso e amplo trabalho de curadoria, para que pudéssemos eleger, via uma massa significativa de profissionais, os executivos e agências de comunicação corporativa do País que seriam distinguidos com esta honra. A escolha foi feita, em dois turnos de votação, por um colégio eleitoral integrado por mais de
47 mil profissionais, entre jornalistas de redações (jornal, revista, rádio, televisão e internet) e profissionais de agências, empresas, organizações e áreas governamentais, atuantes na área de comunicação corporativa. Foram também incluídos neste Colégio, profissionais autônomos, professores e outros interessados, desde que estivessem, de algum modo, vinculados a esse universo profissional. No primeiro turno, os eleitores puderam indicar livremente os executivos e as agências; e no segundo, já conhecidos os finalistas da primeira fase, os TOP10 nacionais e os TOP5 regionais. Foram para o 2º turno 74 executivos e 62 agências de comunicação, na disputa nacional; e 125 executivos e 88 agências, nas disputas de Norte, Nordeste, Centro Oeste, Sudeste e Sul. Os votos da segunda fase foram limitados a esse conjunto de finalistas, sendo que aí as indicações foram feitas em ordem crescente, do 1º ao 5º classificado. Na primeira fase, cada voto representava 10 pontos para o executivo ou agência indicados. Esses pontos foram levados pelos finalistas para a segunda etapa, que teve a seguinte grade de pontuação: 1º lugar = 100 pontos; 2º lugar = 80 pontos; 3º lugar = 65 pon-
tos; 4º lugar = 55 pontos; e 5º lugar 50 pontos. Executivos e agências bem votados puderam figurar simultaneamente nos rankings nacionais e da região em que atuam. Esta situação foi bem comum na região Sudeste que concentra grande parte de profissionais e empresas, mas também a região Sul teve duplos finalistas entre os executivos. Essa fórmula acaba de nascer e estará integralmente apoiada na percepção do mercado sobre os atores dessa atividade. Não fomos buscar os melhores, os maiores, os mais inovadores, mas sim aqueles que fazem a diferença neste mercado, “são feras” por sua capacidade de bem se relacionar em todas as frentes, na percepção dos seus pares, através de uma indicação representada por uma sistemática de votação objetiva e transparente. Tínhamos a obrigação de garantir à premiação não só uma base tecnológica sólida, mas, sobretudo, isenção, segurança e confiabilidade em relação aos resultados e assim foi feito. Parabéns a todos os envolvidos! (*) Decio Paes Manso é presidente do Conselho de Administração do Grupo Boxpar
25 de maio 2015 -_página 14
Jorge Duarte – Embrapa (DF)
“O recebimento da indicação é uma honra e responsabilidade. Acredito que, como no caso de outros profissionais que atuam em governos, representa o reconhecimento ao esforço de profissionais do serviço público em garantir uma comunicação pública de qualidade, que ajude a fortalecer o exercício da cidadania, a democracia e a qualidade de vida por meio da participação, do diálogo e da informação”.
Jorge Duarte é coordenador de Comunicação em Ciência e Tecnologia da Embrapa, no Distrito Federal. Jornalista e relações-públicas com doutorado em Comunicação, foi repórter e dono de agência de comunicação na década de 1980. Empregado concursado da Embrapa desde 1990, no período 2004 a 2012 esteve na Secretaria de Comunicação da Presidência da República, ali chegando a atuar como diretor de Comunicação Pública. É autor e organizador de diversas pesquisas e livros de comunicação relacionados a assessoria de imprensa, comunicação pública, comunicação da ciência, pesquisa e gestão de comunicação. E também professor de pós-graduação do Uniceub, Iesb e Enap. Uma das obras que organizou, Assessoria de Imprensa e Relacionamento com a Mídia – Teoria e Prática, do início da década passada e com artigos de inúmeros especialistas, já teve quatro edições e vendeu mais de 12 mil exemplares, sendo ainda uma das principais referências no ensino dessa atividade nos cursos de comunicação e jornalismo do País.
Omar Barreto – Banco do Brasil (DF)
“O prêmio é um estímulo e a comprovação de que é necessário inovar no trabalho, como forma de merecer o reconhecimento dos colegas e das instituições. Sinaliza que muita gente pode se inspirar - ou se decepcionar - tendo nossa carreira como parâmetro. Dadas as suas responsabilidades, o gestor da comunicação é um homem público. Os exemplos da sua carreira, portanto, vão além das fronteiras corporativas. O prêmio é o registro desse fato”.
Omar Barreto é gerente geral da Unidade Imprensa do Banco do Brasil, instituição em que construiu a maior parte de sua carreira. No cargo anterior, foi gerente na Diretoria de Marketing e Comunicação do BB (Hoje Diretoria de Estratégia da Marca), onde também atuou nas áreas de Comunicação Interna e Comunicação Digital. Foi gerente de Comunicação da Caixa de Previdência dos Funcionários do BB, Previ (maior fundo de pensão da América Latina), no Rio, entre 2007 e 2009; e também gerente de Planejamento do CCBB São Paulo, em 2006.
Raul Pilati – Procuradoria Geral da República do Ministério Público Federal (DF)
foto: Leonardo Prado
Raul Pilati é assessor de comunicação da Procuradoria Geral da República do Ministério Público Federal. Com 30 anos de carreira, 20 deles em redação e dez no segmento de comunicação corporativa, teve a oportunidade de experimentar grandes escolas do jornalismo, como Gazeta Mercantil, O Globo, O Estado de S. Paulo e Correio Braziliense. Primeiro como repórter, quando acompanhou as áreas econômicas do Governo Federal, depois como secretário de Redação, editor e diretor de unidade regional. O jornalismo diário, especialmente o que acompanha os assuntos de política e economia, é, segundo ele, um exercício que desenvolve a capacidade de análise, a avaliação de cenário e a compreensão sobre as forças visíveis e invisíveis que movem os interesses políticos. E proporciona o convívio com o característico universo dos servidores públicos. As experiências acumuladas nas redações de jornais foram, na sua visão, essenciais para as atividades em comunicação corporativa, executadas no Ministério da Saúde, CNI, na In Press Porter Novelli e Procuradoria Geral da República do Ministério Público Federal. “Lugares onde foi possível utilizar todo o conhecimento de como funcionam os veículos jornalísticos e seus profissionais e ir bem mais longe na comunicação em suas várias dimensões: comunicação estratégica, relações públicas, com a mídia, com o governo, public affairs, media training, gestão de crise de imagem...”
“Foi uma surpresa. Um e-mail de uma amiga me alertou: “seu nome está no 1º Top Mega Brasil de Comunicação Corporativa entre os cinco profissionais de comunicação corporativa do Centro Oeste”. Fui ler as regras para entender. E entendi que, como já se disse, o destino não é tão importante quanto a jornada. Não foram os últimos meses que me trouxeram este reconhecimento. Nem o último cargo. Foi a gradual lapidação de conhecimento misturada com experiência em jornalismo e em comunicação, tão cheias de possibilidades. Foi o convívio com centenas, talvez milhares de colegas, dia a dia, aprendendo e desenvolvendo. Compartilhando. E hoje, esses tantos gentis companheiros de jornada de quase três décadas voltam a estar presentes. E a escolherem meu nome. Obrigado se deixei algo com vocês. Com certeza, vocês deixaram muito comigo. Ser escolhido pelos profissionais de comunicação, de forma espontânea, é um prêmio que supera qualquer outro”.
5 Agências de Comunicação Comunicação Mais (DF)
Com pouco mais de oito anos de vida, a Comunicação Mais é, segundo seus fundadores, uma agência de comunicação dinâmica que conta com um time de profissionais dedicados e especializados nos segmentos em que atuam. A equipe é integrada por cerca de 70 colaboradores, distribuídos nos escritórios de São Paulo, Rio de Janeiro e Brasília, o que garante agilidade no atendimento a seus clientes em todo o País. “Nossa agência oferece soluções integradas de comunicação, com o objetivo de conduzir a formação da imagem e da reputação de seus clientes, seja qual for o ambiente de exposição de suas marcas”, dizem os diretores, “e o relacionamento próximo e de qualidade com a imprensa é um dos nossos instrumentos de competitividade para as empresas”. Para coordenar esses processos, a agência conta, entre seus profissionais, com Edson Campos, Marilu André, Mauro Teixeira, Mário Moyses, Mário Quinderé e Noeli Menezes. “A Comunicação Mais é preparada para atuar de forma eficiente no mercado brasileiro e atende às mais diversas necessidades dos clientes. Para isso oferece produtos e serviços que garantam uma solução de comunicação integrada”, concluem seus dirigentes.
Equipe da Comunicação Mais (Mauro Teixeira é o que esta no meio da equipe)
Mauro Teixeira, diretor executivo: “Para nós, estar entre as TOP5 do Top Mega Brasil de Comunicação Corporativa Região Centro Oeste, é motivo de orgulho, satisfação e, principalmente, um estímulo enorme para continuarmos nosso trabalho com muita energia para superar os desafios, que não são poucos em um mercado que vive momento de transição e de muita instabilidade. O prêmio se deve também, sem dúvida, ao trabalho de excelência feito pela BR+, agência da qual somos sócios em Brasília”.
25 de maio 2015 -_página 15
Contexto Mídia (MS)
Tatiana Ratier, Dilma Bernardes e Luciane Mamoré, diretoras: “Esse prêmio coroa nossa comemoração de 15 anos. A Contexto nasceu da assessoria de imprensa e expandiu-se tanto em seu território de atuação quanto em áreas de comunicação. Temos uma dedicação ao cliente, uma equipe engajada e trabalhamos com alegria em nosso relacionamento. O desafio agora é manter o padrão TOP Mega”.
Há 15 anos, a Contexto Mídia é, segundo suas diretoras, referência em comunicação integrada no mercado de Mato Grosso do Sul, atuando nas áreas de assessoria de imprensa, publicidade, clipping, marketing e eventos corporativos. Contando com uma equipe multiprofissional, “mantém em seu DNA soluções criativas e inovadoras com objetivo de proporcionar ao diferentes públicos boas experiências com as marcas que atende”. Desde 2010 expandiu sua atuação no Centro Oeste, levando sua expertise para os estados de Mato Grosso, Goiás e Tocantins. Entre os clientes atendidos destacam-se marcas nacionais e multinacionais dos setores de varejo, imobiliário, cosmético, mineração, laboratório, shopping, entidades de classe, hoteleiro, turístico, entre outros.
Empório Comunicação (DF)
Andréia Salles, diretora: “Ficamos extremamente lisonjeados com o prêmio recebido, porque ele é o reconhecimento de mais de 16 anos de trabalho árduo no campo da comunicação corporativa de Brasília. A autonomia oriunda da confiança depositada por nossos clientes permitiu que esta jornada culminasse neste prêmio. Os 14 anos de participação ininterrupta no Congresso da Mega Brasil também foram determinantes para que nós, ano a ano, refrescássemos nossas ideias e aperfeiçoássemos nossas técnicas, atendendo os clientes com o que há de mais moderno. Divido com vocês da Megabrasil este prêmio!”
A Empório Comunicação trabalha posicionando a imagem de marcas e pessoas na Capital Federal, desde abril de 1999. Na visão da direção da agência, as características de cada cliente são adaptadas às peculiaridades de Brasília, cidade que concentra muito poder, com grande número de formadores de opinião, mas ainda com poucos veículos de comunicação. “Nossa agência”, afirmam seus diretores, “está preparada para atender todas as áreas da comunicação, como relacionamento com imprensa e órgãos governamentais, reputação em redes sociais, comunicação interna, jornais, revistas e newsletters, além de acompanhamento de projetos no Executivo e matérias no Congresso Nacional”. Além disso, “elaboramos planos estratégicos de comunicação corporativa, com diagnóstico e recomendação de ações, mostrando ao cliente qual caminho deve seguir no árido terreno de Brasília; e administramos crises de imagem, para minimizar o impacto no negócio da empresa”.
Engenho Criatividade & Comunicação (DF)
Kátia Cubel, diretora: “É uma honra muito grande para toda nossa Equipe o reconhecimento que o TOP Mega Brasil de Comunicação Corporativa nos propicia. Essa iniciativa, de destacar em São Paulo agências regionais, fortalece não só os finalistas ou ganhadores, mas todo o segmento. Para a Engenho, foi um grande presente essa inovação. Num ano como 2015, com tantos prognósticos desanimadores, só mesmo uma equipe profissional e inovadora como a da Mega Brasil para nos surpreender, premiar e presentear com essa distinção. Divido esse reconhecimento com todos aqueles que, desde 1996, em nossa equipe, nos fornecedores e, principalmente, entre os Clientes, vem nos apoiando e nos permitindo contribuir com a reputação de empresas, profissionais e organizações. Muito obrigada”.
Proativa Comunicação (DF)
A Proativa Comunicação, agência brasiliense que completa 14 anos em outubro próximo, é, segundo seu fundador Flávio Resende, pioneira em Brasília no atendimento de entidades de classe e hoje oferece ao mercado serviços de assessoria de imprensa, RP digital, publicidade, planejamento, revisão de textos, diagramação e edição de publicações, media coaching, desenvolvimento de sites e comunicação interna. Com uma equipe constituída de jornalistas, publicitários e profissionais de comunicação organizacional, tem entre os seus clientes Spoleto, Supermercados Comper, PwC, Emplavi, Federação Nacional das Empresas de Segurança Privada e Transporte de Valores, Federação Nacional das Empresas de Asseio e Conservação, Sinpol-DF, Sincodiv-DF. Filiada à Abracom, a agência tem um braço expressivo em assessoria para eventos tanto corporativos quanto culturais, a exemplo da Feira do Livro de Brasília, Salão Internacional do Artesanato, Feira e Encontro Centro-Oeste de Supermercados, Congresso Nacional de Jovens Empresários etc.. A missão da empresa, segundo o dirigente, “é fortalecer e maximizar a marca do cliente, utilizando soluções de comunicação integrada”; e a visão, alcançada com a conquista do TOP Mega Brasil de Comunicação Corporativa, tem sido até agora “ser referência no mercado de comunicação no Centro Oeste, oferecendo produtos inovadores para agregar valor às marcas dos nossos clientes”.
Foto: Kadydja Albuquerque
Desde 1996 a Engenho Criatividade & Comunicação desenvolve estratégias e ferramentas de comunicação para empresas, profissionais, organizações, produtos e serviços. “Nossa missão”, diz a fundadora e diretora Kátia Cubel, “é, por meio de técnica, comprometimento e trabalho ampliar a reputação, agregando credibilidade, prosperidade e sucesso aos clientes”. Segundo a dirigente, os cases da agência reúnem bem-sucedidas experiências em todo o Brasil e em países da Europa e das Américas. “Desde nossa chegada ao mercado – diz ela – honramos o compromisso de atuar com profissionalismo, ética, competência e criatividade, dentro das melhores práticas, para contribuir com a geração de valor para nossos parceiros”. As áreas em que atua são assessoria e relacionamento com a imprensa, gestão de redes sociais, publicações (livros, revistas, informativos), geração de conteúdo, gerenciamento de crises, coordenação de projetos internacionais, assessoramento a comitivas estrangeiras no Brasil e a empresários brasileiros no exterior, concepção e desenvolvimento de projetos, consultoria, entre outros serviços. Com equipe multidisciplinar, apoia também ações de comunicação corporativa e marketing. Uma de suas vitrines é o Prêmio Engenho de Comunicação – O dia em que o jornalista vira notícia, o mais importante da Capital Federal, destacando profissionais e veículos de comunicação.
Equipe Proativa (Flávio Resende está ao centro tendo ao fundo a marca da agência)
Flávio Resende, diretor: “Ser indicado e, posteriormente, escolhido entre as cinco melhores agências da região Centro Oeste, para nós, da Proativa, é um reconhecimento e tanto, principalmente se considerarmos a credibilidade da Mega Brasil, empresa com tantos anos de mercado e que tanto tem trabalhado para a profissionalização da comunicação corporativa no Brasil. Sentia muita falta de um prêmio como este, capaz de estimular a melhoria de processos e a qualidade de entrega dos serviços das agências brasileiras de comunicação. Divido este presente com minha equipe, sem a qual não teríamos chegado neste resultado! Muito obrigado a todos!”
25 de maio 2015 -_página 16
5 Nordeste
Bahia lidera em Agências e Pernambuco, em Executivos. Alagoas e Ceará marcam presença com um vencedor cada
O TOP5 Região Nordeste mostra um forte equilíbrio entre os estados de Bahia e Pernambuco, cada um deles celebrando quatro vencedores. A diferença é que a Bahia prevaleceu em Agências e Pernambuco em Executivos. Apenas outros dois estados da região marcaram presença entre os TOP5 Região Nordeste: Alagoas, com o executivo Milton Pradines, e Ceará, com a agência AD2M.
5 Executivos de Comunicação Corporativa Amine Darzé – Coelba (BA)
Amine Darzé é gerente de Comunicação Corporativa e Sustentabilidade da Coelba – Companhia de Eletricidade do Estado da Bahia, empresa do Grupo Neoenergia. Bacharel em Relações Públicas (1995), pela Unifacs, e pós-graduada em Administração, atuou em diversos segmentos como educação, saúde, varejo, indústria e mineração, sempre na área de comunicação. Também atuou como professora de Marketing dos cursos de graduação em Administração de Empresas da FacDelta e da Universidade Católica de Salvador, sendo que nesta última também lecionou no curso de Relações Públicas. É presidente do Conrerp 7ª Região – Conselho Regional de Profissionais de Relações Públicas. Conquistou, com a equipe, o Prêmio Aberje 2014, etapas Regional e Nacional, da categoria Comunicação Integrada, com o case Coelba, com você no carnaval, campanha de prevenção de acidentes com a rede elétrica.
Cecília Ramos – Governo do Estado de Pernambuco (PE)
Cecília Ramos é secretária executiva de Imprensa do Governo do Estado de Pernambuco. Pernambucana, é formada em Jornalismo pela Universidade Católica de Pernambuco e bacharel em Turismo pela Universidade Federal de Pernambuco. Ocupa o atual cargo desde janeiro, na gestão do governador Paulo Câmara. Tem 14 anos de profissão, dos quais uma década dedicada ao jornalismo político. Atuou na última eleição presidencial em 2014 e teve passagem pelos três principais jornais do Recife cobrindo campanhas eleitorais e a pauta política. Em 2014, integrou, em São Paulo, o comitê de jornalismo da campanha do ex-governador Eduardo Campos à Presidência da República. Depois, foi para a campanha de Marina Silva. No segundo turno, integrou-se à campanha presidencial de Aécio Neves. De 2010 a 2012 foi editora assistente da coluna social e do Blog João Alberto, no Diário de Pernambuco. De 2006 a 2010 fez parte do Sistema Jornal do Commercio de Comunicação. Os primeiros passos no jornalismo profissional foram dados como estagiária na Folha de Pernambuco, em 2001. Passou pelas editorias de Economia, Cultura, Política e na coluna social. Permaneceu na Folha até 2006, quando recebeu convite para cobrir as eleições para o Governo de Pernambuco pelo Jornal do Commercio. Trabalhou, ainda, como assessora de imprensa de empresas e eventos em Pernambuco.
Isabelle Fregapane – Brasil Kirin (PE)
Isabelle Fregapane é responsável por Promoções & Eventos da Brasil Kirin. Formada em Administração de Empresas pela Universidade Católica de Pernambuco, com MBA em Marketing pela FGV e Gestão de Serviços pela Universidade Federal de Pernambuco, possui 18 anos de experiência em Marketing e Vendas, acumulando competências em setores como eventos, mídia, promoção, merchandising, pesquisa de mercado, assessoria de imprensa, que desenvolveu em empresas multinacionais e nacionais. Atuou em projetos de grande porte que resultaram na fusão de empresas, lançamento de marcas e novos produtos.
“Ser reconhecida como uma das cinco melhores profissionais de comunicação da Região Nordeste foi, sem dúvida, a melhor notícia que recebi referente à minha carreira. Foi um reconhecimento espontâneo e portanto uma surpresa, que me trouxe alegria e um grande sentimento de gratidão. Só tenho a agradecer! Obrigada às empresas onde atuei, pois em cada uma delas tive significativos aprendizados; à Coelba, empresa em que atuo e que me deu novas experiências com possibilidades de inovar; aos colegas e aos integrantes da minha equipe, que contribuem diariamente na concretização dos nossos anseios, pois sem eles nada seria possível; a vocês, criadores do prêmio, por dar esta visibilidade aos profissionais de comunicação, e a todos aqueles amigos e colegas do mercado que confiam no meu trabalho a ponto de indicar meu nome como ‘Fera da Comunicação’”.
“Foi com enorme surpresa e alegria que recebi a notícia da premiação do 1º TOP Mega Brasil de Comunicação Corporativa. Estar entre os melhores profissionais do setor no Brasil, na categoria Executivos de Comunicação Corporativa, em uma votação espontânea dos colegas, torna o prêmio ainda mais simbólico para mim. Sintome muito honrada por ver meu trabalho reconhecido, na categoria Regional, ao lado de tantos nomes por quem eu tenho grande respeito. Agradeço a iniciativa da Mega Brasil de valorizar o trabalho deste nosso mercado – cada vez mais difícil e fechado, porém, gratificante. Esta premiação torna meu desafio ainda maior no sentido de honrar os votos que recebi. A todos, o meu muito obrigada e parabéns!”
“Recebo essa conquista com muita surpresa e alegria. Para mim e acredito, para qualquer profissional, esse prêmio significa a coroação de anos de dedicação e empenho à nossa profissão. Agradeço a todos que contribuíram, direta e indiretamente, com esse reconhecimento e em especial a minha família, que sempre me ajudou nessa caminhada, compreendendo, apoiando e participando junto comigo de todas as etapas que me trouxeram até aqui”.
25 de maio 2015 -_página 17
Janete Lopes – Sebrae-PE (PE)
Janete Lopes é assessora de imprensa do Sebrae-PE. Recifense, é jornalista profissional graduada em 1994 pela Universidade Católica de Pernambuco, com pós-graduação em Propaganda e Marketing (2001, UFPE) e em Mídias Digitais (2013, Estácio Recife). Com passagens pela primeira versão da Folha de Pernambuco, rádios e secretarias de imprensa de órgãos governamentais, atua desde 1995 na assessoria de imprensa do Sebrae em Pernambuco, com várias atividades já exercidas na unidade de comunicação, incluindo funções de assessoria de imprensa, gerência, membro do comitê de editoração, edição da Agência Sebrae de Notícias/PE, revista institucional, além das atividades de jornalista da instituição, cargo que exerce atualmente.
“Fiquei surpresa ao receber a indicação de finalista dessa premiação, simplesmente pelo fato de não ter feito inscrição para isso, o que é comum ocorrer. Mas, foi muito gratificante, pois traduz a escolha de colegas de profissão, de forma espontânea. Por isso, o reconhecimento é valioso. Agradeço aos jornalistas que me escolheram e à organização da premiação pela iniciativa e por causar esse encantamento para quem está, digamos, ‘do outro lado do balcão’. Estar entre os cinco vencedores da região Nordeste me enche de orgulho. Atribuo essa conquista ao tratamento que sempre busco no atendimento à imprensa: dar respostas efetivas, ágeis e com conteúdo. Para isso, equilíbrio entre desejos de jornalistas e anseios de entrevistados devem sempre ser entendidos e respeitados. O insumo do nosso trabalho no Sebrae dá margem a belíssimos resultados, o que torna prazeroso realizá-lo no dia a dia. Dedico essa conquista aos colegas de trabalho do Sebrae, que sempre colaboram na busca de soluções dos desafios, o que torna tudo muito estimulante e com ótimos resultados”.
Milton Pimentel Pradines Filho – Braskem (AL)
Milton Pimentel Pradines Filho é desde 2008 gerente de Relações Institucionais da Braskem em Alagoas. Alagoano de Maceió, casado e pai de dois filhos. Aos 54 anos, reuniu vasta e diversificada experiência no Jornalismo e na Comunicação Corporativa em mais de 25 anos de atuação, desde que se formou na Faculdade de Comunicação Hélio Alonso, no Rio de Janeiro, em 1993. Tem MBA em Marketing pela FGV e, ainda no Rio, trabalhou na TV Globo. De volta a Alagoas, foi editor-chefe do telejornal ALTV 2ª edição, chefe de Redação e gerente de Marketing da TV Gazeta de Alagoas e da organização Arnon de Mello. Em seguida, ocupou a Chefia de Gabinete da Presidência da Eletrobras Alagoas e foi gerente de Marketing e de Operações do Shopping Iguatemi Maceió, experiência que o levou a Aracaju, como superintendente do Shopping Riomar, Sergipe. Também ocupou a Diretoria de Comunicação e Marketing do Sistema Indústria de Alagoas; foi professor universitário e coordenador pedagógico da FAA/ Facima durante sete anos; e ocupou a Diretoria de Comunicação e Marketing do Sistema Indústria.
5 Agências de Comunicação AD2M (CE)
Fundada com base em fortes laços de amizade e no desejo de empreender, a AD2M Engenharia de Comunicação nasceu em 1996. Além dos tradicionais serviços de assessoria de imprensa, consultoria em comunicação, publicações especializadas e treinamento de porta-vozes (media training), a agência agregou a partir de 2003 um setor de análise e monitoramento de mídia, monitorando a exposição dos clientes na mídia. Atenta à diversificação de serviços, a empresa, segundo seus dirigentes, hoje atua também na área de comunicação digital, com departamento específico integrado às demais atuações. “Somos uma empresa em constante evolução e atenta às mudanças do mercado, com uma carteira de 40 clientes dos mais variados segmentos, entre eles Ambev, O Boticário, Alphaville, Grupo Aço Cearense, BSPAR Incorporações, Fanor|DeVry, Shopping Iguatemi, Coelce, Diageo/Ypióca e as prefeituras de Horizonte e Crateús”, dizem seus dirigentes. A agência acaba de comemorar 19 anos de vida e de estrear nova marca. “O redesenho valoriza a asa, símbolo de movimento e inspiração presente na marca original, e desdobra-se em uma identidade visual com papelaria interativa e um novo conceito comercial que valoriza o relacionamento em suas conexões humanas e tecnológicas. A nova identidade trabalha o conceito de ‘ligar os pontos’, com passatempos no conjunto de envelopes e pastas, expressando o toque e o contato de pessoas, instituições e ideias como base do fenômeno da comunicação”, acrescentam.
Agência de Textos (BA)
Mauro Costa, Djane Nogueira e Apolônio Aguiar, diretores: “Estávamos em meio às festividades dos 19 anos quando recebemos a notícia de que concorríamos ao TOP Mega Brasil de Comunicação Corporativa, o que ampliou as comemorações. Ao receber então o resultado de que compomos o TOP5 Região Nordeste, toda a agência celebrou e agradeceu tamanho reconhecimento espontâneo, que, ao nosso ver, deve-se, entre vários fatores, à equipe altamente qualificada, à credibilidade das informações trabalhadas, à ética profissional e à constante evolução. Procuramos sempre estar atentos às mudanças para oferecer o que há de melhor na comunicação corporativa em um nível nacional e até internacional, vide alguns serviços e clientes de outros países com os quais temos trabalhado ao longo dos anos”.
Fundada em 6 de maio de 1997, a Agência de Textos Comunicação Corporativa tem sede em Salvador. Dirigida pelas jornalistas Cinthya Medeiros e Suely Temporal, está no mercado há 17 anos e trabalha, segundo suas fundadoras, com uma visão estratégica da comunicação corporativa. Para isso, “conta com uma equipe especializada e o suporte de uma completa infraestrutura física e tecnológica” e “possui uma rede de parceiros profissionais capacitados para desenvolver projetos especiais”. A agência faz parte da RBGI – Rede Brasileira de Gestão de Imagem, parceria entre agências que atuam em diversas capitais e principais cidades do País. Na Região Nordeste, a Agência de Textos já possui uma operação em Recife desde 2013, onde também mantém parcerias e equipe para atender seus clientes. Tem na sua galeria os prêmios Aberje Regional Norte/ Nordeste de 2011 e 2014, categoria Comunicação e Relacionamento com a Imprensa, ABMP, da Associação Baiana do Mercado Publicitário 2008, 2011 e 2012 e Top of Mind Bahia por seis vezes consecutivas (2009 a 2014), também na categoria Assessoria de Imprensa.
Cinthya Medeiros, diretora: “Recebemos essa conquista com muita alegria porque representa um reconhecimento importante do mercado ao nosso trabalho. A partir de agora nos sentimos muito mais motivadas e desafiadas a continuar atuando em prol da comunicação corporativa na Bahia e no Nordeste”.
25 de maio 2015 -_página 18
Brava Comunicação (PE)
Ana Lima, diretora: “Ser indicada ao prêmio ao lado de agências consolidadas no mercado regional é um grande orgulho para todos os que fazem a Brava Comunicação. Também é orgulho poder dizer que conheço pessoalmente os executivos das agências TOP5 e tenho a certeza de que qualquer resultado será uma festa para todos. Nós trabalhamos com muito gosto, não queremos ser melhores do que os outros; queremos ser melhores do que nós próprios. Seguiremos assim. O prêmio é um indicativo de que caminhamos na direção certa. E é esse caminho que iremos continuar trilhando”.
Fundada em 2001, numa época em que o mercado da comunicação corporativa em Pernambuco ainda engatinhava, a Brava Comunicação procurou, durante esses 14 anos, consolidar sua marca tanto no mercado local, quanto em mercados mais maduros, no Sudeste brasileiro. Para tanto, como explica a sua diretoria, foi necessário dedicar tempo e os parcos recursos para formar parcerias com grandes agências e apresentar portfólio para potenciais clientes nas praças em que eram localizados os centros decisórios. “O investimento em cursos para o aperfeiçoamento do trabalho e entendimento do negócio em si e o bem estar da equipe, por meio de um ambiente agradável de trabalho”, diz a diretora Ana Lima, “sempre foram o norte da empresa, por propiciarem o desenvolvimento das competências”. Ela explica que essa é uma forma de compensar em parte as atividades quase que diárias no gerenciamento de crises. “Não é raro, por exemplo”, diz ela, “aconteceram happy hours durante o expediente, tendo em vista que a maioria de nós fica, em média oito, horas por dia no trabalho, e é durante esse período que os momentos de felicidade devem acontecer. Por isso, qualquer data pode se transformar em motivo para comemoração”. Outra área de investimento da Brava foi no relacionamento com agências de publicidade – responsáveis pela indicação de clientes – e com os jornalistas locais. A Brava é composta por profissionais de relações públicas, jornalistas, publicitários e pensadores, acima de tudo.
Comunicativa (BA)
Fátima Martins, diretora: “Receber este prêmio da Mega Brasil é a confirmação de 27 anos de trabalho e história no mercado, confirmando nossa contribuição para a consolidação da comunicação corporativa na Bahia e no Nordeste”.
A Comunicativa é, segundo sua fundadora e diretora Fátima Martins, uma agência especializada em promover a comunicação e o relacionamento entre as organizações e seus diferentes públicos, através de procedimentos alinhados, ferramentas modernas e atendimento individualizado. “Alguns de seus diferenciais, segundo a executiva são: 27 anos de experiência; escritório em Salvador; atuação em todo o Nordeste; estrutura operacional na Europa; atendimento ao cliente com ‘olhar empresarial’; associada Aberje e Abracom.
Darana Comunicação (BA)
Cândida Silva e Mariana Trindade, diretoras: “Este é o primeiro ano do TOP Mega Brasil de Comunicação Corporativa e o mercado ficou agitadíssimo. Vi os concorrentes fazendo campanhas, pedindo votos e comemorando a classificação. As agências e profissionais reconheceram a importância do prêmio, que será positivo para todos os finalistas. E para a equipe da Darana é uma enorme alegria saber que fomos reconhecidos pelos jornalistas e colegas de outras agências uma das TOP5 Região Nordeste. Nosso presente de aniversário, já que dia 23/05 comemoramos 13 anos de existência”.
Criada em 2002, em Salvador, a Darana, agência com atuação na Região Nordeste, oferece, segundo suas diretoras, soluções para a melhoria do relacionamento da organização com seus diversos públicos – colaboradores, comunidade, clientes, imprensa, governo, influenciadores e fornecedores. Seus serviços reúnem todas as etapas e situações do processo de comunicação, a exemplo de diagnóstico de comunicação, planejamento estratégico, relações com a imprensa (gestão de crise, media training, coletivas), publicações offline (jornais, revistas, boletins) e online (newsletter, e-mail marketing e flyers), comunicação interna (planejamento, campanhas, ações e projetos especiais), relacionamento com clientes, relacionamento com comunidade, mídias sociais, planejamento e execução de eventos e design. Vencedora de um Prêmio Aberje e outro da ABMP – Associação Baiana do Mercado Publicitário, a agência integra a comissão baiana da Abracom e é filiada ao Conrerp 7ª região. Dirigida pelas sócias Cândida Silva e Mariana Trindade, tem uma equipe multidisciplinar composta por jornalistas, relações públicas, designers e atende grandes marcas locais e nacionais de diversos setores.
TOP Mega Brasil – o símbolo Buscar um símbolo que traduzisse a essência e o objetivo do TOP Mega Brasil de Comunicação Corporativa foi um desafio no mínimo instigante para a equipe de criação envolvida no projeto. O primeiro passo foi definir o cenário em que tanto o profissional quanto a marca (agência) subsistem. A comunicação corporativa vive um momento de absoluta ebulição, com demandas cada vez maiores, atividades cada vez mais diversificadas, pressionada cotidianamente por resultados e num ambiente crescentemente competitivo. Em resumo, um ambiente absolutamente inóspito e desafiador: uma verdadeira selva! A segunda etapa do processo foi a definição de um personagem capaz de conviver e sobreviver neste ambiente cercado de tanta adversidade. Um personagem que reunisse entre seus atributos criatividade, determinação, força, argúcia e objetividade. Que fosse capaz de lidar positivamente com o novo, com o inesperado e tivesse uma atitude destemida diante do maior dos desafios. Um sobrevivente, raro pelo seu talento, respeitado pelos seus resultados: a Onça Pintada.
(*) Por Marco Rossi
O animal, que ocupa o topo da cadeia alimentar, chamado pelos tupis-guaranis de Iauaretê (do termo tupi ya’wara que pode ser traduzido como “fera”), referenciado por Guimarães Rosa em seu conto “Meu tio o Iauaretê” e idolatrado em verso de Antonio Carlos Jobim, é um felino das Américas, presente em várias partes do País, sobretudo na região amazônica. Ela faz parte da mitologia de diversas culturas indígenas americanas, incluindo a dos maias, astecas e guaranis como um animal sagrado. Outro de seus principais atributos é a sua mordida, excepcionalmente poderosa, mesmo em relação aos outros grandes felinos. A Onça Pintada é um talento raro na natureza e por isso a escolha
de sua imagem se justifica como símbolo de quem é TOP em Comunicação Corporativa. Além disso, Onça também é uma unidade de medida muito utilizada pela indústria de perfumes e na pesagem de metais preciosos, como o ouro, o que atribui ao nome uma atmosfera de requinte. Para Marco Rossi, diretor da Mega Brasil e coordenador do grupo de trabalho responsável pelas peças do TOP Mega Brasil de Comunicação Corporativa, o projeto conseguiu traduzir, com a imagem da Onça Pintada, o que foi definido como atributos necessários para quem almeja ser um TOP na Comunicação Corporativa. “Foi um mês de intenso trabalho e não foram raras as vezes em que nós, da equipe de criação, acordávamos no meio da madrugada com uma ideia, um insight, que desse uma nova direção à pesquisa. Foi um trabalho excitante, e ficamos felizes com ele, pois estamos certos de que criamos algo que vai ficar para a história da Comunicação, no Brasil”, disse. O kit de peças produzidas para o TOP Mega Brasil de Comunicação Corporativa é composto por uma estatueta em metal, granito e madeira com aproximadamente 26 cm de altura e 1 quilo de peso, diploma e um selo oficial, que será repassado a cada premiado para que use em suas mídias e papelaria corporativas. (*) Marco Rossi é sócio e diretor da Mega Brasil
25 de maio 2015 -_página 19
5 Norte
Pará tem oito vitoriosos. Acre, Amapá e Rondônia entram na galeria com um vencedor cada
O TOP5 Região Norte mostra a força do Pará, no tema comunicação corporativa, já que dos 11 vencedores oito são do estado. Uma explicação importante: esta foi a única região que registrou um empate, obrigando os organizadores a contemplarem um vencedor a mais na categoria Agências de Comunicação, que, desse modo, transformou o TOP5 em TOP6. Romperam o cerco paraense a executiva Ana Euler, do Amapá, e as agências Ideia Comunicação , do Acre, e NDA, de Rondônia.
5 Executivos de Comunicação Corporativa
Ana Margarida Castro Euler – Embrapa (AP)
Daniel Nardin – Governo do Estado do Pará (PA)
Daniel Nardin é secretário de Comunicação do Governo do Estado do Pará. Formado em Jornalismo pela Ufpa e mestre em Comunicação e Sociedade pela UnB, atua na comunicação paraense há cerca de dez anos. Em Belém, foi redator do Portal ORM, do grupo O Liberal, e repórter free lancer da revista Época, Portal Terra e dos especiais Veja Belém. Também integrou a equipe de comunicação da Federação das Indústrias do Estado do Pará. Entre 2008 e 2014 foi assessor de comunicação do senador Flexa Ribeiro (PSDB-PA) e desenvolvia complementarmente atividades em conjunto com a Assessoria de Comunicação do Senado Federal. Ocupa o atual cargo desde fevereiro de 2014.
Érica Martins – Mineração Rio do Norte (PA)
Érica Martins é líder de comunicação da Mineração Rio do Norte. Graduada em Jornalismo pela Ufpa, tem especialização na área de Gestão em Comunicação e Marketing. Iniciou carreira trabalhando como repórter, atuou em rádio e impressos e paralelamente à carreira em jornalismo deu os primeiros passos em direção à comunicação corporativa trabalhando em agências de Belém. Atua há mais de dez anos na área. Desenhou sua trajetória profissional atuando em setores como saúde, educação, energia elétrica e mineração. Atualmente, lidera a equipe de Comunicação da Mineração Rio do Norte, empresa produtora de bauxita com sede na Amazônia.
Foto Sidney Oliveira - Agência Pará
Ana Margarida Castro Euler é pesquisadora A da Embrapa Amapá. Engenheira Florestal pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (1993-1998), mestre em Sensoriamento Remoto e Mapeamento de Florestas Tropicais (2000-2002) e Ph.D. em Ecologia Florestal (2002-2006), pela Universidade Nacional de Yokohama (Japão), foi internship no Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente-PNUMA (Nairobi, 2002), tendo também participado da Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável, a Rio + 10. Trabalhou na WWF-Brasil como coordenadora do Programa Ecorregião Sudoeste da Amazônia (20032008), líder de captação de recursos, gestão de projetos, networking, parceria com organizações governamentais e não-governamentais locais e nacionais. Coordenou projetos nas áreas de manejo florestal comunitário e redução da pobreza, criação e implementação de áreas protegidas, políticas públicas ambientais. Desde 2008, pesquisadora A da Embrapa Amapá na área de Manejo de Recursos Naturais, assessora de Relações Internacionais (2009-2010), membro da Rede Kamukaia de Pesquisa em Ecologia e Manejo de Produtos Florestais Não-Madeira, membro da Comissão Nacional do Programa da Sociobiodiversidade como representante da Embrapa (2009-2010) e do Governo do Amapá (2011-2014). Trabalhou na África com comunidades e produtos florestais não madeireiros através do Programa África-Brasil Marketplace como líder de projeto em parceria com Inera em Burkina Faso. Diretora presidente do Instituto Estadual de Florestas do Amapá (2011-2014), responsável pela gestão de 2,4 milhões de hectares de florestas públicas, programa estadual de extensão florestal, apoiando mais de 3 mil agricultores, extrativistas, indígenas e afro-descendentes (quilombolas). Produtora e apresentadora do programa de rádio Vozes da Floresta, veiculado em parceria com a Rádio Difusora de Macapá (630AM). Regressou a Embrapa Amapá em janeiro de 2015, como pesquisadora, assessora de Relações Internacionais e supervisora de Comunicação.
“Fiquei bastante surpresa, e feliz, com a premiação e gostaria de agradecer a indicação e o reconhecimento de um trabalho dedicado a conservação e desenvolvimento sustentável da Amazônia”.
“Todo reconhecimento é, na verdade, resultado de um trabalho de equipe. É uma satisfação ter o nome lembrado na premiação, mas sozinho não temos como realizar qualquer trabalho. Por isso, divido com os demais gestores do Governo, com a equipe da Secom e as assessorias de comunicação do Governo do Estado esse reconhecimento que estamos recebendo, certamente resultado de um trabalho que prioriza a verdade e a credibilidade das informações prestadas para a imprensa e para a sociedade”.
“Ser indicada foi uma grata surpresa. É importante saber que o trabalho que minha equipe e eu fazemos hoje na Comunicação da Mineração Rio do Norte está dando resultados e que, de alguma forma, está sendo percebido na região. Certamente, o prêmio será mais um estímulo para continuar nesse caminho desafiador, pensando em soluções e em inovação. Minha trajetória tem sido toda na Amazônia, atuando em empresas que precisam se comunicar com um público distinto, diverso em cultura e que vive, muitas vezes, em pequenas comunidades, sem sinal de celular ou energia elétrica. Espero que este seja o primeiro de muitos. Divido essa alegria com minha empresa e meu time. Nenhum gestor existe sem uma equipe competente!”
25 de maio 2015 -_página 20
Paulo Ivan de Faria Campos – Vale (PA)
Paulo Ivan de Faria Campos é gerente de Relacionamento e Comunicação da Vale. Paraense de Santarém, oeste do estado, é bacharel em Administração de Empresas pela Unama – Universidade da Amazônia/Belém/Pará. Atua na área de comunicação corporativa há 20 anos e tem MBA em Gestão Empresarial no projeto Companheiros das Américas (Universidade de Missouri EUA e Universidade Federal do Pará). Foi gerente de Relações Externas da Albras (empresa controlada da Vale) de 2000 a 2011, gerente de Relacionamento com Comunidades da Vale de 2011 a 2013 e gerente de Relacionamento e Comunicação da Vale de 2013 a 2015. Lecionou Comunicação Empresarial no curso de formação específica em Gestão Empresarial na Unama.
Vinícius Milléo Kuromoto – Embrapa Amazônia Oriental (PA)
Vinícius Milléo Kuromoto é supervisor do Núcleo de Comunicação Organizacional da Embrapa Amazônia Oriental. Possui graduação em Comunicação Social - Relações Públicas pela Universidade Estadual de Londrina (2007) e especialização em Marketing pela PUC-PR (2010) e em Gestão de Marketing Esportivo pelo Instituto Wanderley Luxemburgo (2010). Tem experiência nas áreas de marketing digital (ferramentas google e e-commerce), marketing esportivo e de relacionamento. Coordenou uma campanha de comunicação e relacionamento que resultou no maior público já registrado na história de uma Liga Nacional de Handebol (8 mil pessoas). Atuou na WB4B’C Negócios Online (Curitiba) como analista de marketing e foi um dos responsáveis pela criação da primeira e maior loja de venda de pisos online do País, a Madeira Madeira (http://www.madeiramadeira.com.br/). Empregado da Embrapa desde 2011, lotado na unidade da Amazônia Oriental, com sede em Belém, coordenou o SAC da unidade e atuou no grupo de trabalho nacional que construiu o manual de conduta em mídias sociais e a política de mídias sociais da Embrapa. Na sua atual função, assessora diretamente as chefias do centro, coordenando uma equipe com técnicos, jornalistas, relações públicas, publicitárias e secretárias executivas. É um dos responsáveis pela área de eventos da unidade e lidera planos de comunicação em projetos de pesquisa e transferência de tecnologia.
“O prêmio representa o trabalho de um time, que busca a melhor forma de se comunicar com os diversos públicos. Que todos os dias encontra as formas mais inovadoras de fazer a comunicação corporativa no Pará. Entendo, também, que este reconhecimento é o resultado de minha atividade ao longo dos anos, na vida empresarial. São nossos erros e acertos percebidos pela sociedade”.
“Pra mim foi gratificante receber a notícia de que estava entre os TOP5 Região Norte do TOP Mega Brasil de Comunicação Corporativa, na categoria Executivo de Comunicação Corporativa. É um reconhecimento não só do meu trabalho, mas também de uma equipe que trabalha muito para atender todas as demandas e que tem atuado sempre ao meu lado. Sem essa equipe, nada seria possível. O reconhecimento espontâneo do mercado eu atribuo à Embrapa, empresa brasileira, pública, de resultados e que investe em comunicação. Essa política nos permite atuar de forma estratégica e com isso até modelo de comunicação para outras empresas públicas acabamos sendo. Só tenho a agradecer os que votaram em meu nome e dizer que a responsabilidade de gerenciar a área de comunicação de uma unidade da Embrapa só aumenta com um prêmio desses“.
5 Agências de Comunicação
CA Comunicação (PA)
No mercado paraense há 28 anos, a CA Comunicação destaca-se, como lembra a sua direção, pela inquietude e inovação, que sempre foram suas marcas registradas e que lhe dão o orgulho e o fôlego de uma recém-nascida. Com origem na propaganda, a agência possui experiência no atendimento de contas ligadas aos setores varejista, imobiliário e automobilístico. “Tem o pioneirismo em seu DNA”, dizem seus dirigentes, “sendo uma das primeiras da Região Norte a tangenciar o conceito de comunicação integrada que levou, há 11 anos, à criação da CA NO MEDIA, agregando sinergia entre a propaganda tradicional e um padrão de comunicação sustentado por soluções paralelas a ela, como forma de juntar esforços para divulgar, disseminar e vender produtos e serviços por meio de ferramentas complementares como assessoria de imprensa, marketing, promoções e eventos, o que tem sido modelo de eficiência e eficácia no mercado local”. Comandada por Guto Chady (presidente e diretor de Atendimento), Cesar Paes Barreto (vice presidente e diretor de Criação) e Marta Gushi (diretora de Operação), a empresa tem acumulado experiência também no atendimento a contas de abrangência nacional.
Gaby Comunicação (PA)
Guto Chady, presidente e diretor de Atendimento: “Em primeiro lugar, gostaríamos de agradecer à Mega Brasil e à Maxpress pela oportunidade de participar de uma premiação como esta que, para nós, significa o reconhecimento pelo trabalho feito em prol da comunicação corporativa das empresas locais. O Grupo CA recebe o prêmio com satisfação e a certeza de que fizemos a aposta certa quando, há mais de uma década, vislumbramos o fato de que a comunicação corporativa se tornaria uma ferramenta importante e criamos a CA NO MEDIA, para atuar em uma área que tem crescido muito e que vem somar de forma conjunta em estratégias e soluções desenvolvidas dentro do que podemos chamar de propaganda tradicional”.
Fundada em Belém, em 1998, a Gaby Comunicação informa em seu site que “pensa a comunicação de modo estratégico, integrado e personalizado”. A agência se diz “pioneira no Estado, com atuação nas áreas de assessoria de imprensa, publicidade, eventos, media training, relacionamento com as comunidades e gerenciamento de conteúdo” e afirma “contar com uma rede de parceiros em várias capitais do País para o atendimento de empresas nacionais e multinacionais em diversas áreas de negócios”. As estratégias de comunicação “são focadas no cliente, seu público, metas e valores” e a agência atua “em todos os segmentos de mercado e, em sinergia com nossos clientes e parceiros, formamos um time integrado e forte”.
25 de maio 2015 -_página 21
Griffo Comunicação (PA)
Orly Bezerra e Antonio Natsuo Hiraoka, sócios e diretores: “Na Griffo, o dinheiro do cliente é sagrado, seja ele governo ou empresa. Quando negociamos em nome dele, os recursos são otimizados ao máximo. Essa postura é parte fundamental da nossa filosofia de trabalho. E é assim que acredito que o mercado nos reconhece: uma agência essencialmente séria. Além da nossa experiência de contratar mídia em todo o Estado, o que poucos fazem. Agora, o reconhecimento do TOP Mega Brasil de Comunicação Corporativa só vem coroar o acerto desse caminho”.
A Griffo Comunicação foi criada em abril de 1981 e nessas mais de três décadas desenvolveu trabalhos em praticamente todas as áreas da comunicação: assessoria de imprensa, edição de periódicos empresariais, relações públicas, comunicação empresarial integrada, publicidade de contas públicas e privadas, marketing político e eleitoral. Atendeu a dezenas de contas, grandes e pequenas, dos mais diversos setores. A sede sempre foi em Belém, mas já atendeu em Macapá, trabalhou no interior do Pará, teve peças veiculadas em São Paulo, Rio de Janeiro, Portugal e Estados Unidos, foi premiada no próprio Estado, no Nordeste e em Nova York, e ainda esteve com uma peça em Cannes. “Enfim”, dizem seus diretores, “somos uma agência antenada com o mundo, mas que gosta mesmo é de ser ‘A agência do Pará’, que conhece o Estado como poucas. Como na literatura, somos universais porque buscamos a profunda compreensão da nossa aldeia”. Fundada por três jornalistas, Orly Bezerra, Antonio Natsuo Hiraoka e Nélio Palheta – que logo foi tocar seus próprios projetos –, a Griffo começou contando somente com a mão-de-obra dos seus sócios, e agora é uma das maiores do Pará. Uma trajetória repleta de belos cases de comunicação.
NDA Comunicação Integrada (RO)
Fundada em maio de 2003, a NDA é uma empresa especializada em comunicação integrada, onde o marketing e a propaganda trabalham juntos, com desdobramentos também no campo da comunicação corporativa. A agência atua em todas as vertentes desses três universos da comunicação. Isto quer dizer, na visão de seu fundador Jari Luiz de Morais, otimização de recursos, eficiência nas ações e acompanhamento de resultados. Tudo isso, dentro de análises e pesquisas junto ao cliente final, estafe e equipe técnica que, de maneira ordenada, levam a consolidação da marca (share of mind). Jari assinala que “nosso atendimento é proativo, buscando sempre a meta, ao invés de esperar os resultados acontecerem” e que isso é fruto de um “trabalho pensado, planejado e criado em discussões com o cliente”. O objetivo central da NDA, como lembra o executivo, é estabelecer um relacionamento entre o nosso cliente e o seu consumidor final, de maneira que sua marca, produtos, serviços e ofertas estejam em alta na mente das pessoas.
Jari Luiz de Morais, diretor geral: “Foi com alegria e surpresa que recebemos a notícia que, entre mais de 500 agências do País, que concorreram ao 1º TOP Mega Brasil de Comunicação Corporativa, nossa pontuação nos deixou entre as 26 melhores agências de comunicação nacional, e também entre as seis agências na Região Norte. Para nós, essa premiação veio coroar e confirmar que aquilo que fazemos com todo o empenho e paixão, há mais de uma década, está sendo reconhecido, não só por nossos clientes e consumidores, que compram por meio de nossas ações, mas, também, por profissionais de comunicação, estes, sendo os mais exigentes, pois analisam o caráter técnico de nossas ações e peças publicitárias. Não medimos esforços para atingir a satisfação de todos envolvidos. Esta é a Nossa Visão, Missão, Objetivo e, principalmente, Nossa Paixão”.
Temple
Comunicação e Inteligência Social. Esse é o binômio que, segundo seus diretores, move a Temple, empresa com 17 anos de trajetória baseada em Belém e que atua no Brasil a partir da Amazônia. A agência, segundo eles, está orientada a produzir conhecimento sobre o ambiente social onde atuam seus clientes, visando reduzir riscos e ampliar o êxito no diálogo das empresas com setores da sociedade. No portfólio da Temple estão serviços de comunicação interna, publicações corporativas impressas e digitais, gestão de crises, publicidade institucional e comunicação para licenciamento ambiental – na bagagem, mais de 50 audiências públicas em 29 casos de licenciamento nas regiões Norte, Nordeste e Centro Oeste. Próxima de completar duas décadas, a agência estruturou a área de Relações Institucionais e Governamentais, habilitada a capturar dados e informações de alta qualidade para gerar cenários e estratégias de ação com públicos dirigidos. É uma decisão de futuro. E que a recoloca, segundo a sua diretoria, em um novo patamar no mercado, ao combinar dados sociais gerados em ações de comunicação comunitária, em assessoria de imprensa e junto à administração pública. “Dessa forma”, garantem os dirigentes, “a agência torna possível aos seus clientes obter um aprendizado único e sensível sobre o horizonte social ao seu redor no que tange a comunidades, imprensa e governos. Portanto, atuar no coração da estratégia das empresas nos permite acompanhar lado a lado clientes de classe mundial nas áreas de mineração, energia e logística – parte deles os maiores players mundiais em operação no Brasil e parceiros com mais de 15 anos de contratos”. Atualmente, são 29 contratos no País e experiências em América do Sul, Canadá e África, além de parceiras operacionais em 14 outras regiões por meio da RBCE – Rede Brasileira de Comunicação Empresarial. “O reconhecimento pelo trabalho está estampado nas paredes do sobrado de época exemplar da arquitetura colonial no Norte do Brasil onde fica a sede da empresa: são quatro prêmios Aberje nacionais e 12 Aberje regionais, além do Aberje de Personalidade do Ano e Jacaré de Bronze.
Verena Morais, Mirtes Morbach, Cleide Pinheiro e Alan Cativo, diretores: “Alegria, inspiração, compromisso são parte dos nossos valores, das nossas atitudes. E gratidão. Agradecemos o prêmio. É um incentivo e tanto. Desde 1998 consolidamos um novo mercado no Norte do Brasil, valorizando a comunicação e sua função para as organizações. Vamos dar novos passos nessa direção. Estamos inovando. Coisas importantes virão da Temple ao mercado brasileiro”.
Também venceu o TOP5 Região Norte a Ideia Comunicação de Rio Branco (AC). No entanto, os editores desse especial do Jornal da Comunicação Corporativa não conseguiram conexão com a empresa e sua diretoria e tampouco informações na web, sobre ela. Mega Brasil Comunicação
Diretoria Geral Eduardo Ribeiro (
[email protected]) Marco Rossi (
[email protected]) Diretoria Administrativa Célia Radzvilaviez (
[email protected]) Assistentes Daniel Coelho (
[email protected]) Giuliana Lorenzetti (
[email protected])
Patrick Ribeiro (
[email protected]) Amanda Tamura (
[email protected]) Endereço e contato Rua Cel. Artur Godói, 143 04018-050 - São Paulo - SP Site: www.megabrasil.com.br Telefone: 11-5576-5600
Expediente – O Jornal da Comunicação Corporativa é uma publicação digital da Mega Brasil Comunicação • Diretor Responsável: Marco Rossi (
[email protected]) • Publisher e Editor: Eduardo Ribeiro (eduribeiro@megabrasil. com.br) • Editores Contribuintes: Paulo Vieira Lima (
[email protected]); William Lara (williamlara@ megabrasil.com.br ) • Coordenação Comercial: Oswaldo Braglia (
[email protected]) • Assistente: Daniel Coelho (
[email protected]) • Design e Diagramação: Paulo Sant'Ana (
[email protected])