Simulado 05.07 CACD 2017 - Clipping CACD

Simulado 05.07 CACD 2017 ÍNDICE Questões 1 a 12 1-6 Gabarito 7 Instruções para ver comentários 7 Este simulado faz parte do conteúdo oferecid...
68 downloads 368 Views 712KB Size

Simulado 05.07 CACD 2017

ÍNDICE Questões 1 a 12

1-6

Gabarito

7

Instruções para ver comentários

7

Este simulado faz parte do conteúdo oferecido aos assinantes do Clipping CACD, a maior plataforma online de preparação para o Concurso de Admissão à Carreira de Diplomata (CACD) e ABIN. Por favor, não pirateie nosso conteúdo. Nossa equipe trabalha pesado para o oferecer o melhor conteúdo por planos bem acessíveis a partir de R$ 29,90 ao mês. Se você acha esse material legal a ponto de ser compartilhado, considere apoiar o Clipping assinando a plataforma, #valeapena !

QUERO SABER MAIS SOBRE A CARREIRA DIPLOMÁTICA

QUERO ASSINAR

1

Simulado Política Internacional n° 05.07 Questão 1 Questão

1

Considerando as questões de segurança e sua presença na agenda da política externa brasileira, além de aspectos relacionados ao terrorismo no plano global, julgue (C ou E) os itens a seguir. ( ) O Brasil defende uma articulação multilateral no combate ao terrorismo, cooperando no âmbito das Nações Unidas, como no Comitê Antiterrorismo, criado após os ataques de 11 de setembro de 2001. ( ) A cooperação brasileira no combate ao terrorismo também ocorre no âmbito regional, por meio do Comando Tripartite da Tríplice Fronteira, juntamente com a Argentina e o Paraguai. Esse mecanismo dialoga com os Estados Unidos para impedir eventuais práticas de terrorismo ou de financiamento ao terrorismo. ( ) Em conformidade com sua Constituição Federal, que prevê o repúdio ao terrorismo como um de seus princípios que regem as relações internacionais do país, o Brasil assinou e promulgou todos os tratados internacionais, no âmbito da ONU, que têm o objetivo de combater o terrorismo e seu financiamento. ( ) A Assembleia Geral das Nações Unidas aprovou por consenso, em 2017, a criação de um escritório das Nações Unidas para ajudar os Estados-membros a implementar a estratégia global da ONU de combate ao terrorismo.

Questão 2 A respeito das disputas territoriais e a situação política na região de Israel e Palestina, julgue (C ou E) os itens subsecutivos.

( ) Recentemente, Israel tem demonstrado maior comprometimento com a paz e a estabilidade na região, o que pode ser verificado na diminuição gradual do número de demolições e remoções na Cisjordânia nos últimos anos. ( ) Em 2010, o Brasil reconheceu o Estado da Palestina nas fronteiras atuais, além de apoiar a resolução da ONU que elevou o status da Palestina a Estado observador não membro das Nações Unidas. ( ) Desde a década de 1940, o Brasil apoia a criação de dois Estados, opondo-se à ocupação dos territórios palestinos por Israel e encorajando as partes a buscarem uma solução negociada e que leve os dois Estados, Israel e Palestina, a viverem lado a lado, em paz e segurança. ( ) Os Estados Unidos, histórico aliado de Israel, vetou, em dezembro de 2016, resolução do Conselho de Segurança das Nações Unidas que condenava a construção de assentamentos israelenses em Jerusalém Oriental e na Cisjordânia.

2

Questão 1 Questão

3

As implicações da crise financeira de 2008 afetaram diretamente as economias da União Europeia. A respeito da economia e da integração financeira da União Europeia e suas relações com o Brasil, julgue (C ou E) os itens subsequentes. ( ) A União Econômica e Monetária (UEM) foi um passo importante para a integração das economias da União Europeia, implicando a coordenação das políticas econômicas e orçamentais, uma política comum e uma moeda comum, o euro. Embora todos os 28 países da UE participem da união econômica, 19 países adotaram o euro. ( ) Com o início do processo de saída do Reino Unido da zona do euro, a moeda europeia tem demonstrado instabilidade frente valorização do dólar norte-americano. ( ) Um dos grandes riscos para a estabilidade da zona do euro é a instabilidade global, provocada pela decisão britânica de deixar a União Europeia (Brexit) e pela eleição presidencial dos Estados Unidos, e a continuidade dos problemas nas economias em desenvolvimento, como o Brasil, a China e a Rússia. ( ) Tomada em seu conjunto, a UE é hoje o maior parceiro comercial do Brasil, acima de importantes parceiros comerciais, como Estados Unidos e China, além de deter um dos mais importantes estoques de investimentos no Brasil.

Questão 4 A respeito da EFTA, julgue (C ou E) os itens a seguir. ( ) A EFTA surgiu como uma oposição à Comunidade Econômica Europeia (CEE), pois seus Estados-Membros procuravam evitar o que consideravam pesados compromissos econômicos e políticos. A organização buscava total liberdade econômica, sem maiores responsabilidades institucionais, e defendia o direito à soberania política. ( ) A EFTA mantém acordos de cooperação política e de livre circulação de pessoas com a União Europeia. No entanto, acordos de integração econômica, que foram prejudicados desde a crise de 2008, ainda estão em fase de negociação. ( ) Apesar de ter o objetivo primário de buscar incrementar as relações comerciais com terceiros países, a EFTA, atualmente, é uma organização intergovernamental institucionalizada, dispondo de comitês setoriais e de uma corte. ( ) Tendo em vista os objetivos de aumentar o acesso a mercados estrangeiros e incrementar a competitividade interna, o Brasil contribui ativamente para as negociações de acordos de comércio entre o Mercosul e parceiros extrarregionais. O MERCOSUL mantém diálogos econômico-comerciais com a EFTA e, recentemente, concluiu o diálogo exploratório com vistas à negociação de acordo de livre comércio entre seus mercados.

3

Questão 1 Questão

5

A China experimenta uma inserção crescente, ampla e contínua na economia global, em termos de crescimento econômico, inovação, investimentos, expansão de infraestrutura. A respeito da expansão dos interesses e da diplomacia econômica chinesa, julgue (C ou E) os itens subsequentes. ( ) A China, empenhada em promover um diálogo global na busca de maior e mais estável desenvolvimento da economia global, foi representada, pela primeira vez em sua história, por seu presidente no Fórum Econômico Mundial, em Davos na Suíça. ( ) Em conformidade com a intensificação da inserção internacional chinesa, verificada nas últimas décadas, o país defende a necessidade de se revigorar o processo de globalização econômica, de modo que este seja crescentemente inclusivo e sustentável. ( ) A China apresentou, em 2016, seu menor Produto Interno Bruto nas duas últimas décadas, ficando abaixo dos 7%, o que evidencia a desaceleração do crescimento econômico do país, que também se faz sentir na participação chinesa no comércio internacional. ( ) O 13º Plano Quinquenal da China (2016-2020) prevê a retomada do crescimento do país acima dos 10% ao ano, com base na produção em massa e na construção civil como parte do programa habitacional do governo. Nesse sentido, serão incluídas no mercado de trabalho mais de cinquenta milhões de chineses nos próximos anos.

Questão 6 Julgue (C ou E) os seguintes itens, que se referem às políticas externas brasileira e argentina e às relações entre os dois países. ( ) No ano de 2017, a Argentina assumirá a presidência pro tempore do MERCOSUL e pretende inserir as discussões acerca do reforço das fronteiras na agenda de deliberações do bloco. Essa medida faz parte do esforço argentino para impedir a entrada de migrantes no país. ( ) Em relação ao comércio bilateral, o Brasil é o principal destino das exportações argentinas e o principal fornecedor de produtos para o país vizinho. A Argentina é o segundo destino das exportações brasileiras de produtos manufaturados e o terceiro maior parceiro comercial do Brasil. ( ) Em visita ao Brasil, no início de 2017, o presidente da Argentina assinou, em ato conjunto com o presidente brasileiro, Michel Temer, um Plano de Ação, que propõe medidas de facilitação do comércio, cooperação regulatória, investimentos, integração de infraestrutura física, dentre outros temas importantes para o desenvolvimento de ambos os países. ( ) Uma das características da intensidade do relacionamento entre Brasil e Argentina é a quantidade de cidadãos de ambos os países vivendo no território do vizinho. A Argentina é o país sul-americano com a maior população de brasileiros vivendo em seu território, especialmente na região de fronteira com o Paraná e na região metropolitana de Buenos Aires.

4

Questão 1 Questão

7

Em relação à Organização Mundial do Comércio, as decisões acordadas nos últimos anos, e as ações brasileiras para promover o comércio internacional, julgue (C ou E) os itens subsequentes. ( ) A Rodada de Doha, oficialmente lançada na Quarta Conferência Ministerial da OMC, em Doha, no Catar, concluiu negociações para implementar reformas no sistema internacional de comércio, por meio da redução de barreiras comerciais e a introdução de novas regras revisadas de comércio. ( ) O Acordo de Facilitação do Comércio, concluído na IX Conferência Ministerial de Bali, foi o primeiro acordo multilateral celebrado pela OMC desde sua criação, em 1995, e entrou em vigor, em 2017. ( ) Na 10ª Conferência Ministerial, realizada em Nairóbi, em 2015, não se alcançaram resultados consensuais como ocorreu em Bali, o que demonstra as dificuldades ainda existentes no sistema do comércio internacional. ( ) O governo brasileiro criou o Comitê Nacional de Facilitação de Comércio (CONFAC) no contexto das medidas de fortalecimento da Câmara de Comércio Exterior, CAMEX, com o objetivo de reduzir custos em processos de exportações e importações. O processo de implementação do AFC no Brasil será acompanhado de modo permanente pelo CONFAC.

Questão 8 Julgue (C ou E) os seguintes itens, relativo à questão de gênero nas relações internacionais e à atuação da política externa brasileira a esse respeito. ( ) A igualdade de gênero é tema central para a Agenda 2030, plano global para superar os desafios da contemporaneidade. O Objetivo de Desenvolvimento Sustentável (ODS) número 5 pede especificamente igualdade de gênero e empoderamento de todas as mulheres, objetivo central para o alcance de todos os 17 ODS. ( ) A inação do Conselho de Segurança das Nações Unidas em relação ao tema de promoção da igualdade de gênero e da defesa das mulheres em situações de conflitos internacionais tem evidenciado as diferenças culturais entre as sociedades ocidental e oriental. ( ) O governo brasileiro lançou o Plano Nacional de Ação sobre Mulheres, Paz e Segurança em consonância à posição historicamente defendida pela diplomacia nacional de promoção da igualdade de gênero e da segurança e paz internacionais. ( ) Na perspectiva brasileira, as questões de gênero enquadram-se no contexto de defesa dos grupos vulneráveis, que também englobam a proteção de crianças, adolescente e idosos; a luta contra a discriminação racial e a xenofobia; além do enfrentamento à violência contra o grupo LGBT.

5

Questão 1 Questão

9

Questão 10

A respeito do Conselho de Direitos Humanos das Nações Unidas (CDH) e da participação do Brasil em suas decisões, julgue (C ou E) os itens subsequentes.

Julgue (C ou E) os itens subsequentes, relativos à política externa brasileira para o meio ambiente.

( ) O CDH, criado em 2006 pela Assembleia Geral das Nações Unidas, substituiu a Comissão das ONU para os Direitos Humanos como parte do processo de reformas estruturais da ONU. O Conselho é composto por 47 países-membros, eleitos na Assembleia Geral da ONU, e é responsável pelo fortalecimento da promoção e da proteção dos direitos humanos no mundo.

( ) Após o protagonismo na Conferência das Partes de 2009, em Copenhague, o grupo de países BASIC, deixou de reunir-se para coordenar as ações desses países em relação às políticas de mudança do clima. China e Brasil, por exemplo, divulgaram suas metas para a redução das emissões de gases causadores do efeito estufa em acordos bilaterais com os Estados Unidos.

( ) O Brasil, que já havia participado em diversos mandatos na Comissão, foi eleito pela primeira vez para o CDH em 2016. O mandato, que teve início em janeiro de 2017, tem duração de três anos. ( ) O Brasil votou a favor da renovação do mandato que acompanha a situação dos direitos humanos no Irã, o que demonstra uma mudança no posicionamento da diplomacia brasileira em relação ao posicionamento que vinha sendo adotado no CDH, nos últimos anos. ( ) O Brasil, mantendo os esforços iniciados após a divulgação dos casos de espionagem norte-americana, em 2013, apresentou projeto de resolução sobre o direito à privacidade na era digital, que foi aprovado por unanimidade pelo CDH.

( ) O Brasil é signatário do Protocolo de Cartagena sobre Biossegurança, que entrou em vigor em 2003 e disciplina os movimentos transfronteiriços de organismos vivos modificados (OVMs) que possam ter efeitos adversos para o meio ambiente e para a saúde humana. ( ) Detentor de grandes bacias hidrográficas, aquíferos e rios fronteiriços e transfronteiriços, o Brasil, no plano bilateral, colabora na gestão integrada dos recursos hídricos da região, mas ainda não possui mecanismo de colaboração multilateral que abarca esse tema. ( ) Para o Brasil, os resultados do trabalho relativo à implementação do Acordo de Paris devem refletir diferenciação, a natureza nacionalmente determinada das contribuições das Partes e flexibilidade para os países em desenvolvimento.

6

Questão 1 Questão

11

Questão 12

Julgue (C ou E) os itens subsequentes sobre às relações do Brasil com o continente Africano

No que diz respeito à relação entre o Brasil e os Estados Unidos, julgue (C ou E) os itens subsequentes.

( ) A cooperação técnica entre Brasil e Moçambique tem suas origens ainda no período militar, momento de grande aproximação ao continente africano. Atualmente, a cooperação entre os dois países abrange diversas áreas, como agricultura, educação, gestão pública e saúde.

( ) Os Estados Unidos são o maior mercado mundial para produtos manufaturados brasileiros, que possuem maior valor agregado e representaram, em 2016, 60% da nossa pauta exportadora para aquele país.

( ) O Brasil investe em importantes obras de infraestrutura na África, especialmente nos setores de mineração e de petróleo. Nesse contexto, apesar de não possuir acordos de facilitação de investimentos em Moçambique, o Brasil é um dos maiores investidores nesse país africano.

( ) O anúncio da saída dos Estados Unidos do Acordo de Paris foi recebido com preocupação pela comunidade internacional. O Brasil, no entanto, manterá seu compromisso com o esforço global de combate à mudança do clima e com a implementação desse acordo.

( ) O governo brasileiro tem procurado apoiar, de forma decisiva, os países africanos produtores de algodão, os chamados Cotton-4, no seu esforço para desenvolver o setor cotonícola. Nesse sentido, mantém um escritório da Embrapa no Mali, um dos países integrantes do C-4, para auxílio em técnicas de cultivo do algodão.

( ) Os Estados Unidos, que são o segundo maior parceiro comercial do Brasil, atrás somente da China, também são importantes parceiros no que concerne a investimentos. Os norte-americanos respondem a um estoque de mais de US$ 100 bilhões em investimentos no Brasil, ficando atrás somente da Espanha, tradicional investidor no setor de telecomunicações e de serviços.

( ) A Cúpula América do Sul-África (ASA) é uma das iniciativas brasileiras que reflete a prioridade da América do Sul para a diplomacia nacional e a importância crescente atribuída à África, cada vez mais compreendido como um vizinho estratégico para o Brasil.

( ) O Fórum de Altos Empresários Brasil-Estados Unidos complementa a ampla rede de diálogo entre os dois países, com mais de trinta mecanismos de diálogo entre os dois governos, abrangendo temas como comércio, investimento, energia, meio ambiente, educação e cooperação trilateral.

7

GABARITO 1. 2. 3. 4. 5. 6. 7. 8. 9. 10. 11. 12.

C C C C (comentários e discussões na plataforma) E E C E (comentários e discussões na plataforma) C E C C (comentários e discussões na plataforma) C E C C (comentários e discussões na plataforma) C C C E (comentários e discussões na plataforma) E C C E (comentários e discussões na plataforma) E C E C (comentários e discussões na plataforma) C E C C (comentários e discussões na plataforma) C E E C (comentários e discussões na plataforma) E C E C (comentários e discussões na plataforma) C E E C (comentários e discussões na plataforma) C C E C (comentários e discussões na plataforma)

Como saber sua nota no Ranking? Assim como os gabaritos comentados, o ranking e os relatórios de desempenho podem ser acessados pela plataforma. Para assinantes que preferirem fazer as questões neste pdf também podem ter acesso aos gabaritos comentados, rankings e relatórios de desempenho. Para isso: 1. 2. 3. 4. 5.

Faça o simulado no pdf Passe suas respostas a plataforma Acesse os gabaritos comentados Acesse o ranking e discussões Acesse seus relatórios de desempenho.

PASSE SEU GABARITO PARA A PLATAFORMA

O Clipping CACD é a maior plataforma online de preparação para o Concurso de Admissão à Carreira de Diplomata (CACD) e ABIN. Gostou do nosso conteúdo? Temos conteúdos gratuitos no nosso Blog e conteúdos restritos a assinantes no nosso site.

Para mais conteúdos, acesse: www.clippingcacd.com.br www.blog.clippingcacd.com.br

Made in Belo Horizonte