Rio 2016: operação especial para a Maratona No domingo, dia 21 de agosto, será realizada a prova masculina da Maratona, competição de Atletismo com largada no Sambódromo, no Centro, às 9h30. Durante o trajeto, os atletas irão percorrer 42 quilômetros em vias do Centro, Catete, Glória, Flamengo, Botafogo e Zona Portuária. A chegada está prevista para as 12h30, também no Sambódromo. A operação de trânsito começará no sábado, dia 20 de agosto, às 22h, com o bloqueio da Avenida das Nações Unidas (Enseada de Botafogo) e o Aterro do Flamengo. À 0h ocorre a interdição da pista central da Avenida Presidente Vargas, no sentido Candelária, da Avenida Salvador de Sá e da Rua Benedito Hipólito - a partir da Rua Carmo Neto. Às 7h, na Avenida Presidente Vargas, serão interditadas as pistas lateral, no sentido Candelária, e a pista central, no sentido Praça da Bandeira. Os cruzamentos ficarão liberados até às 8h. A Via Expressa do Porto e o Túnel da Via Expressa (Túnel Marcello Alencar) serão bloqueados em ambos os sentidos, das 6h às 13h. A Praça da República também estará interditada a partir da Rua Frei Caneca, sendo garantido o acesso ao Hospital Souza Aguiar. A operação contará com a participação de 240 agentes de trânsito da Prefeitura do Rio, entre guardas municipais e controladores da CET-Rio. Os agentes irão realizar as intervenções necessárias para manter a fluidez, ordenar os cruzamentos e orientar os motoristas e pedestres. Ao todo, serão utilizados 24 painéis de mensagens variáveis, que passarão orientações aos motoristas e informarão sobre as condições do tráfego. O Centro de Operações Rio (COR) vai monitorar a área do evento e os técnicos da CET-Rio vão implantar ajustes na programação dos semáforos, sempre que necessário, para garantir a fluidez do trânsito.
PERCURSO Os maratonistas passarão pelas seguintes vias: Avenida Marquês de Sapucaí, Avenida Presidente Vargas, Avenida Rio Branco, Rua Araújo Porto Alegre, Avenida Presidente Antônio Carlos, Rua Santa Luzia, Avenida Marechal Câmara, Aterro do Flamengo e Avenida das Nações Unidas (Enseada de Botafogo), Avenida General Justo, Praça Marechal Âncora, Praça XV, Rua Primeiro de Março, Rua Visconde de Inhaúma, Avenida Rodrigues Alves, Avenida Rio Branco, Avenida Presidente Vargas e Avenida Marquês de Sapucaí.
PRINCIPAIS INTERDIÇÕES Das 22h de sábado (20/08) às 12h30 de domingo (21/08) Avenidas Infante Dom Henrique (Aterro); Nações Unidas (Enseada de Botafogo). Da 0h às 16h (20/08) Pista central da Avenida Presidente Vargas, no sentido Candelária. Os cruzamentos ficarão liberados até às 8h; Rua Benedito Hipólito a partir da Rua Carmo Neto; Avenida Salvador de Sá, entre o Batalhão de Choque da Policia Militar e a Rua Carmo Neto. Das 6h às 10h Rua Gustavo Barroso, entre a Rua Frederico Silva e a Avenida Presidente Vargas; Rua Araújo Porto Alegre, entre a Rua México e a Avenida Presidente Antônio Carlos; Avenida Presidente Antônio Carlos, entre a Rua Franklin Roosevelt e a Avenida Presidente Vargas; Rua Santa Luzia, entre a Rua México e a Avenida Marechal Câmara; Rua Marechal Câmara, pista junto ao prédio da OAB, entre a Rua Santa Luzia e o Trevo dos Estudantes. Das 6h às 13h Rua Primeiro de Março, em toda a extensão; Avenida General Justo, entre o Trevo dos Estudantes e a Praça Marechal Câmara; Avenida Alfredo Agache; Praça Marechal Âncora; Via Expressa do Porto; Rua Jacó do Bandolim; Rua Dom Manuel; Rua São José. Das 6h às 23h59 - Após as 14h, seguem fechadas como área de lazer Avenida Rio Branco, em toda sua extensão; Rua Visconde de Inhaúma, entre a Rua Primeiro de Março e a Avenida Rodrigues Alves. Das 7h às 14h Avenida Presidente Vargas: a pista lateral, no sentido Candelária, e a pista central, no sentido Praça da Bandeira. Das 8h às 14h Praça da República, a partir da Rua Frei Caneca. Será garantido o acesso ao Hospital Souza Aguiar; Rua de Santana, entre a Rua Benedito Hipólito e a Avenida Presidente Vargas.
Proibição de estacionamento Será proibido o estacionamento da seguinte forma: Do dia 19 ao dia 21 de agosto: Rua Jacó do Bandolim; Rua Dom Manuel; Rua São José; Rua Visconde de Inhaúma, entre a Rua Primeiro de Março e a Avenida Rodrigues Alves.
Recomendações importantes - A chegada ao evento deverá ser feita SOMENTE utilizando-se transporte público; - Não haverá local destinado ao estacionamento de veículos no entorno do evento; - Reboques da SEOP atuarão na repressão ao estacionamento irregular (inclusive em áreas fora da via).