MINISTÉRIO DA CULTURA, GOVERNO DO ESTADO DE SÃO PAULO/ SECRETARIA DE ESTADO DA CULTURA, GOVERNO DO RIO DE JANEIRO/ SECRETARIA DE ESTADO DE CULTURA, BNDES, OI, PETROBRAS, BANCO DO BRASIL E SABESP apresentam / present
APOIO CULTURAL / CULTURAL SUPORTERS É TUDO VERDADE 20 EM SANTOS O É Tudo Verdade - Festival Internacional de Documentários tem o prazer de voltar a Santos, desta vez com uma seleção de alguns dos títulos mais marcantes de sua 20a edição.
PROMOÇÃO / PROMOTION
Foto / Photo: Chico Albuquerque
APOIO / SUPPORTING PARTNERS
Rua Mourato Coelho, 325 - cj.06 | 05417-010 | São Paulo - SP | Tel. 11 3064 7485 |
[email protected] www.facebook.com/ETudoVerdadeOficial | www.youtube.com/festivaletudoverdade | twitter.com/etudoverdade
REALIZAÇÃO / CO-ORDINATION
O público santista poderá conhecer obras centrais da vigorosa safra 2015 do documentário brasileiro e internacional, com natural destaque aos vencedores das mostras competitivas. Uma das capitais mundiais do futebol desde ao menos a revelação de Pelé, reafirmada recentemente pela de Neymar, é natural que dois dos filmes escolhidos girem em torno deste esporte. “Na Estrada com Sócrates” convidanos a uma jornada conduzida pelo ícone libertário Daniel Cohn-Bendit pelo Brasil à margem da Copa do ano passado, enquanto “Geraldinos” discute o mesmo evento como marco da elitização do público nos novos estádios (agora, “arenas”), tendo por símbolo o destino do Maracanã. Não poderíamos deixar de celebrar duas efemérides. O 80o aniversário do mestre paraibano Vladimir Carvalho é homenageado pela projeção de um dos fílmes-síntese de sua carreira, “Conterrâneos Velhos de Guerra”, enquanto comemoramos o centenário de nascimento de Orson Welles (1915-1985) com a rara exibição de um documentário a respeito do filme inacabado que rodou no Brasil em 1942, “It’s All True”, inspiração para o batismo de nosso festival. Tudo isso com nossa honrosa estreia numa das catedrais fílmicas de Santos: o Cine Roxy do grupo Toninho Campos. Muito obrigado pela acolhida – e sejam todos bem-vindos! Amir Labaki Fundador e diretor É Tudo Verdade – Festival Internacional de Documentário
PROGRAMAÇÃO SANTOS
DE 7 A 10 DE MAIO CINE ROXY 5 GONZAGA
ENTRADA FRANCA VERIFIQUE A CLASSIFICAÇÃO INDICATIVA
www.etudoverdade.com.br / www.itsalltrue.com.br twitter.com/etudoverdade facebook.com/ETudoVerdadeOficial instagram/etudoverdadeoficial Entrada gratuita em todas as sessões. Os ingressos são distribuídos na bilheteria da sala uma hora antes da sessão. Não será permitida a entrada na sala após o início da sessão.
SINOPSES
PROGRAME-SE
WELLES, 100
CINE ROXY 5 GONZAGA
É Tudo Verdade - Baseado em um Filme Inacabado de Orson Welles
O ESTADO DAS COISAS
ORSON WELLES, NORMAN FOSTER, BILL KHRON, RICHARD WILSON, MYRON MEISEL
ALEXANDRE SORRISO E DANILO MORAES
Invasão
Com quase 40 anos de estrada, o Premeditando o Breque, ou simplesmente Premê, é uma das bandas mais persistentes da cena musical paulistana. Nascido na Escola de Comunicações e Artes da USP, o grupo misturou gêneros musicais, instrumentos e danças irreverentes em suas disputadas apresentações ao vivo, que garantiram sua identidade eclética e o amor de seu público – já que sempre foram esnobados pelas emissoras de rádio. Sucessos como “Luísa”, “”Fi-lo porque qui-lo”, “Vida Besta” e “Luade-mel em Cubatão” ressurgem nesta memória da banda.
Pouco tempo antes que o controle do Canal do Panamá fosse entregue ao governo panamenho, em dezembro de 1989, o país foi invadido por tropas norte-americanas. O objetivo era derrubar o presidente Manuel Noriega, um fiel aliado que deixara de ser conveniente ao governo do presidente George Bush. Vinte e cinco anos depois, uma espécie de amnésia coletiva sobre a invasão paira sobre o Panamá. Não se sabe nem mesmo quantos mortos causaram os fortes bombardeios à capital.
Em 1985, Fred Chandler, diretor da Paramount, descobriu na empresa 140.000 pés de material filmado por Orson Welles no Brasil, para o episódio “Jangadeiros”, parte do longa-metragem “It‘s All True”. Grande parte jamais havia sido vista. Richard Wilson, que trabalhara como diretor nas filmagens, realizou o curta “Four Men on a Raft” (86) a partir do material. Com a parceria dos cineastas Bill Krohn e Myron Meisel, o projeto foi expandido para este longa-metragem.
Premê – Quase Lindo
FOCO LATINO ABNER BENAIM
A Paixão de JL CARLOS NADER Em janeiro de 1990, aos 33 anos, o artista José Leonilson começa a gravar, em fitas cassete, um diário íntimo. Esses registros de um artista sensível e antenado à contemporaneidade, que a princípio não visavam mais do que testemunhar a sintonia entre sua vida e uma obra muito peculiar e intimista sofrem, no entanto, o impacto da descoberta de que Leonilson é portador do HIV.
Geraldinos PEDRO ASBEG E RENATO MARTINS Construído em 1950 para a primeira Copa no Brasil, o Maracanã foi, por 60 anos, o espaço mítico do futebol -arte. Nesse território, a Geral era o lugar destinado ao povão. Não havia como jogadores e técnicos deixarem de ouvir as críticas e até xingamentos dos torcedores apaixonados. Dedicado à memória destes torcedores, o filme analisa as mudanças na reforma do estádio, em 2010, que decretaram não só o fim da concepção de um espaço para todos, mas a instalação de um modelo mais elitista de espetáculo e de cidade.
PROGRAMAS ESPECIAIS
09/05 – SÁBADO
17h30
17h30
WELLES, 100 É Tudo Verdade - Baseado em um Filme Inacabado de Orson Welles
O ESTADO DAS COISAS Geraldinos
RETROSPECTIVA BRASILEIRA: VLADIMIR CARVALHO, 80
Conterrâneos Velhos de Guerra VLADIMIR CARVALHO As histórias dos trabalhadores, de todas as partes do Brasil, que vieram participar da construção da nova capital, Brasília, fazendo um inventário das humilhações e abusos sofridos, assim como um massacre, ocorrido em 1959.
19h30 VENCEDOR DA COMPETIÇÃO BRASILEIRA DE LONGAS - METRAGENS A PAIXÃO DE JL CARLOS NADER / BRASIL/ 82MIN
NIKO APEL E LUDI BOEKEN
VENCEDOR DA COMPETIÇÃO INTERNACIONAL DE LONGAS-METRAGENS
A França é a Nossa Pátria RITHY PANH Valendo-se apenas de materiais de arquivo de diversas procedências, sem comentários em off nem trilha sonora, o destacado cineasta franco-cambodjano Rithy Panh passa em revista quase um século de colonização francesa na Indochina.
PEDRO ASBEG E RENATO MARTINS BRASIL / 73MIN
19h30 VENCEDOR DA COMPETIÇÃO INTERNACIONAL DE LONGAS - METRAGENS A FRANÇA É A NOSSA PÁTRIA RITHY PANH / FRANÇA, CAMBOJA / 75MIN
08/05 – SEXTA FEIRA
10/05 – DOMINGO
17h30
17h30
PROGRAMAS ESPECIAIS Na Estrada com Sócrates
FOCO LATINO Invasão
NIKO APEL, LUDI BOEKEN FRANÇA / 86MIN
Na Estrada com Sócrates Em 1984, o ex-líder estudantil, porta-voz da Primavera de 68 em Paris, Daniel Cohn-Bendit, visitou o Brasil, conhecendo Sócrates (1954-2011), expoente da então chamada “Democracia Corinthiana”. Trinta anos depois, durante a Copa do Mundo de futebol, o agora ex-deputado do Parlamento Europeu, volta ao país e, inspirado pelas ideias do jogador e ativista corinthiano, percorre diversos locais num furgão, procurando investigar as influências do futebol sobre a sociedade e suas relações com a democracia. Com seus passageiros, entre os quais se incluem pessoas comuns ou personalidades como Raí, irmão de Sócrates, o jornalista Juca Kfouri e o compositor Gilberto Gil, Cohn-Bendit procura refletir se a utopia igualitária de Sócrates pode virar realidade.
07/05 – QUINTA FEIRA
ORSON WELLES, NORMAN FOSTER, BILL KHRON, RICHARD WILSON, MYRON MEISEL / EUA / 89MIN
O ESTADO DAS COISAS ABERTURA: VENCEDOR DA COMPETIÇÃO BRASILEIRA DE LONGAS-METRAGENS
Av. Ana Costa, 443 – Gonzaga – Santos/SP Tel: (13) 3288-3084 / 170 lugares
19h30 O ESTADO DAS COISAS Premê – Quase Lindo ALEXANDRE SORRISO E DANILO MORAES BRASIL / 70MIN
ABNER BENAIM PANAMA, ARGENTINA / 93MIN
19h30 RETROSPECTIVA BRASILEIRA: VLADIMIR CARVALHO, 80 Conterrâneos Velhos de Guerra VLADIMIR CARVALHO BRASIL / 153MIN