Passo a Passo para interface da RAIS
Para iniciar o processo de geração da RAIS, verificar as configurações abaixo: 1- Ir em opções, configurações, configurar ambiente, verificar se nos campos códigos dos eventos, estão todos configurados:
No cadastro de sindicato , verificar se todos os dados estão preenchidos, principalmente o CNPJ da entidade, e o código da mesma.
No cadastro de funcionário na pasta 2, sindicato, informar o código do sindicato da categoria do trabalhador, para que possa enviar para RAIS, os valores de contribuições.
OBS; Não confundir sindicato de categoria com o sindicato de formulas, o sindicato onde são feita as formulas, são apenas para cálculos do sistema, onde é amarrado na pasta 11, sindicato de categoria onde vão as informações sindicais, onde é amarrado na pasta 2 do cadastro do funcionário.
No cadastro do funcionário na pasta 5 RAIS, verificar se todos os campos estão preenchidos, não esquecer de selecionar o campo deficiente (mesmo que o funcionário não possua, neste caso selecionar a opção Não Possui Deficiência). No campo alvará judicial, o sistema trás inibido, quer dizer sem alvará, que deve ser marcado apenas nos casos de menores de 16 anos que trabalham com autorização através de um alvará judicial . No campo Informação de Salário RAIS: se não estiver preenchido, o sistema entendera como salário fixo, quer dizer, levara para RAIS, o ultimo salário. Para os casos de horistas levara salário hora, e diarista o salário dia. A opção Salário fixo + Comissões: deve ser marcado, nos casos em que os funcionários, tenham m salário fixo e também comissão, neste caso devera ser informado na RAIS, o valor do ultimo salário mais as medias da comissão do ano. A opção Salário Variável : deve ser marcado, nos casos em que os funcionários não tenham salário mensal, somente comissões, neste caso deverá ser informado na RAIS como salário, a média dos meses trabalhados durante o ano de 2010.
No cadastro do funcionário na pasta 6 Bases, verificar os campos tipo de recebimento e horas semanais se estão informados.
Na pasta 7 afastamento, se houve afastamento em 2010 do funcionário é obrigatório informar o campo cód /RAIS .
Para gerar o arquivo para RAIS, a empresa tem que estar selecionada em dezembro de 2010, ir em lançamentos anuais, gerar arquivo financeiro anual. No campo configurações para RAIS, informar os campos com os códigos dos eventos da folha, em caso de mais de um código para o mesmo evento, informar separando os eventos com virgula OBS|; Pode-se gerar varias empresas ao mesmo tempo, lembrando que para gerar arquivo financeiro para RAIS, não há necessidade de gerar sócios e autônomos. Os sócios serão informados no cadastro da empresa, somente a quantidade ,e autônomos, não são informados na RAIS.
Para fazer a verificação dos arquivos importados entre lançamentos anuais, arquivo financeiro anual, entre no funcionário, e na pasta 3.
OBS: as colunas que estão selecionadas, são os campos que informam para RAIS. Para geração do arquivo para RAIS, ir em gera arquivo financeiro, arquivo gera RAIS, selecionar a empresa(s), preencher os dados do responsável, clicar no botão ok, Clicar em gera arquivo RAIS, salvar o arquivo sem renomear .
Após a execução na folha entrar no sistema da RAIS para importação do arquivo, selecionar onde o arquivo foi salvo, avançar até a conclusão da importação.
Após a importação, entrar na RAIS para fazer as conferencias necessárias. OBS: No caso de correção de erros, para fazer uma nova importação é necessário que seja excluído o arquivo no sistema da RAIS antes de refazer essa nova importação. O sistema do GDRAIS, não sobrepõe arquivos.
Após todas as conferencias, para gravar a declaração, entre em declaração, gravar declaração, avançar e selecionar a(s) empresa(s), para fazer a gravação e transmissão da RAIS.