para a prova do

INTERPRETAÇÃO DE TEXTOS para a prova do FUNDAÇÃO CESGRANRIO CONTEÚDO PROGRAMÁTICO LÍNGUA PORTUGUESA 1. Compreensão e interpretação de textos; 2....
10 downloads 64 Views 367KB Size

INTERPRETAÇÃO DE TEXTOS

para a prova do

FUNDAÇÃO CESGRANRIO

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

LÍNGUA PORTUGUESA

1. Compreensão e interpretação de textos; 2. Tipos textuais; 3. Semântica (sinônimos, antônimos, homônimos e parônimos); 4. Estrutura e processo de formação das palavras; 5. Estilística: fenômenos expressivos nos campos fônico, morfológico e semântico; 6. Estrutura e sequência lógica de frases e parágrafos (reescrituras); 7. Domínio dos mecanismos de coesão/Coerência textual.

1 - COMPREENSÃO E INTERPRETAÇÃO DE TEXTOS

Na Esplanada dos Ministérios, em Brasília, a conferência marcada para as 10h começará em horas diferentes, dependendo do ministério. No Itamaraty, começa na hora. Na área econômica, cabem alguns minutos de tolerância. Na área social, estão todos muito ocupados, e meia hora de atraso não é incomum. Curioso, os ministérios mais eficazes são aqueles em que as reuniões começam na hora. CASTRO, Cláudio de Moura, In: Revista Veja, 24 mar. 2014 (adaptado). A respeito do quinto parágrafo, é correto afirmar que os: (A) diplomatas sediados nos ministérios não cumprem os horários estipulados. (B) compromissos de cada ministério variam de acordo com suas ocupações. (C)compromissos de ministérios sociais raramente começam na hora marcada. (D)ministros da área econômica seguem rigorosamente os horários. (E) ministérios da área social são mais eficazes do que os outros.

1. COMPREENSÃO E INTERPRETAÇÃO DE TEXTOS

A ambiguidade gerada na tira se deve à (A) impossibilidade prática de se vender o pôr do sol em qualquer circunstância. (B) coincidência entre as formas do verbo “ver”, no gerúndio, e do verbo “vender”, na primeira pessoa do presente do indicativo. (C) incompreensão dos adultos em relação às crianças que ainda se mantêm inocentes no que diz respeito às práticas comerciais extremas. (D) habilidade inata das crianças de perceberem que a língua é guiada pelo princípio da economia das formas. (E) a identificação da criança por meio do pronome “eu”.

2 - TIPOS TEXTUAIS PETROBRAS – PROFISSIONAL JÚNIOR Em 1954, numa cidadezinha universitária dos Estados Unidos, vi “o maior circo do mundo”, que continua a ser o sucessor do velho Barnum & Bailey, velho conhecido dos meus primeiros dias de estudante nos Estados Unidos. Vi então, com olhos de adolescente ainda um tanto menino, maravilhas que só para os meninos têm plenitude de encanto. [...] O gênio de organização dos anglo-americanos é qualquer coisa de assombrar um latino. Arma e desarma um circo gigante como se armasse ou desarmasse um brinquedo de criança. E o que o faz com os circos, faz com os edifícios, as pontes, as usinas, as fábricas: uma vez planejadas, erguem-se em pouco tempo do solo e tomam como por mágica relevos monumentais. [...] Os trechos destacados acima caracterizam-se, predominante, por serem, respectivamente (A) descrição e narração (B) narração e argumentação (C) narração e descrição (D) argumentação e descrição (E) argumentação e narração

quanto

ao

tipo

de

texto

3 - SEMÂNTICA (SINÔNIMOS, ANTÔNIMOS, HOMÔNIMOS E PARÔNIMOS)

BANCO DA AMAZÔNIA TRABALHO)



TÉCNICO

CIENTÍFICO

(MEDICINA

DO

[...] A inexistência ou fragilidade dos sistemas de assistência à saúde, quer como expressão do seguro social, quer diretamente providos pelo Estado, via serviços de saúde pública, fez com que os serviços médicos de empresa passassem a exercer um papel vicariante, consolidando, ao mesmo tempo, sua vocação enquanto instrumento de criar e manter a dependência do trabalhador (e frequentemente também de seus familiares), ao lado do exercício direto do controle da força de trabalho.

No fragmento de texto acima, a palavra vicariante poderia ser substituída, preservando-se o sentido original da frase, por (A) inútil (B) irregular (C) compensador (D) secundário (E) instável

4 - ESTRUTURA E PROCESSO DE FORMAÇÃO DAS PALAVRAS

IBGE – ANÁLISE DE SISTEMAS A língua oferece recursos de criação de palavras que, embora não constem dos dicionários, servem para expressar noções novas, muitas vezes agregando um julgamento ou opinião, a partir da palavra que serviu de base. O exemplo do texto que configura esse tipo de criação, voltado para a construção de uma crítica, está em:

(A) beneficiárias. (B) universalista. (C) capacitação. (D) subcidadania. (E) legitimidade.

5 - ESTILÍSTICA: FENÔMENOS EXPRESSIVOS NOS CAMPOS FÔNICO, MORFOLÓGICO E SEMÂNTICO

BANCO DO BRASIL – ADVOGADO(A) JÚNIOR As palavras são empregadas no sentido denotativo, literal, em estado de dicionário ou no sentido conotativo, figurado. A palavra do texto, destacada, está empregada no sentido figurado em: (A) “o principal traço característico do debate público sobre desenvolvimento global, seja em nível local ou global, neste alvorecer do século XXI.” (B) “alcançando, de forma conceitualmente imprecisa, o universo vocabular do cidadão.”

(C) “em estágio avançado nos países industrializados, constituem uma tendência dominante mesmo para economias menos industrializadas” (D) “Esse novo paradigma tem as seguintes características fundamentais: a informação é sua matéria-prima” (E) “processos sociais e transformação tecnológica resultam de uma interação complexa”

6 - ESTRUTURA E SEQUÊNCIA LÓGICA DE FRASES E PARÁGRAFOS (REESCRITURAS)

ANALISTA DA CASA DA MOEDA (CMB) – ARQUITETURA O período: “Ela não só está comprometida com a estrutura do texto, isto é, a ligação entre os termos e as frases, como também com a semântica” pode ser reescrito, omitindo a expressão isto é e alterando a pontuação, sem mudar o sentido, da seguinte maneira: (A) Ela não só está comprometida com a estrutura do texto, termos e as frases; como também com a semântica. (B) Ela não só está comprometida com a estrutura do texto. termos e as frases, como também com a semântica. (C) Ela não só está comprometida com a estrutura do texto; termos e as frases, como também com a semântica. (D) Ela não só está comprometida com a estrutura do texto – termos e as frases –, como também com a semântica. (E) Ela não só está comprometida com a estrutura do texto. termos e as frases. Como também com a semântica.

a ligação entre os

A ligação entre os a ligação entre os

a ligação entre os A ligação entre os

7 - DOMÍNIO DOS MECANISMOS DE COESÃO/COERÊNCIA TEXTUAL

IBGE – ANÁLISE DE SISTEMAS Um exemplo do texto em que a palavra destacada estabelece sentido de hipótese está em: (A) “É provável, contudo, que o BF tenha contribuído para a perda de influência de políticos.” (B) “o deficit de capacitação dos beneficiados não lhes permitiria disputar vagas oferecidas, por exemplo, pela indústria paulista caso forçados à migração.” (C) “e que, portanto, só trabalharia sob a coerção mais absoluta.” (D) “o BF não assegura nem a solução do problema da pobreza nem a formação de uma cultura de cidadania ativa, embora seja o primeiro passo indispensável para ambas.” (E) “Seu principal efeito, argumentam, não é o de superar o círculo vicioso da pobreza, mas iniciar um círculo virtuoso dos direitos, em que a expansão de um direito dá origem a reivindicações por outros direitos.”

7 - DOMÍNIO DOS MECANISMOS DE COESÃO/COERÊNCIA TEXTUAL

BANCO DO BRASIL – ADVOGADO(A) JÚNIOR No texto, a palavra ou expressão a que se refere o termo destacado está adequadamente explicitada entre colchetes em: (A) “Esse novo paradigma tem as seguintes características fundamentais: a informação é sua matéria-prima (no passado, o objetivo dominante era utilizar informação para agir sobre as tecnologias)”. [características fundamentais] (B) “trajetórias de desenvolvimento tecnológico em diversas áreas do saber tornam-se interligadas e transformam-se as categorias segundo as quais pensamos todos os processos (microeletrônica, telecomunicações, optoeletrônica, por exemplo)”. [trajetórias] (C) “O foco sobre a tecnologia pode alimentar a visão ingênua de determinismo tecnológico segundo o qual as transformações em direção à sociedade da informação resultam da tecnologia.” [foco] (D) “Será essencial identificar o papel que essas novas tecnologias podem desempenhar no processo de desenvolvimento educacional e, isso posto, resolver como utilizá-las de forma a facilitar uma efetiva aceleração do processo em direção à educação para todos.” [essas novas tecnologias] (E) “Cabe a cada sociedade decidir que composição do conjunto de tecnologias educacionais mobilizar para atingir suas metas de desenvolvimento.” [conjunto de tecnologias]

INTERPRETAÇÃO DE TEXTOS

para a prova do

FUNDAÇÃO CESGRANRIO