Lista de Exercícios - Monitorias
Monitoria de Física - 22/11 01) (UFSC 2014) O lançamento do dardo é um desporto relacionado ao atletismo e é praticado por homens e mulheres. É uma modalidade olímpica que consiste em arremessar o mais longe possível um dardo, no caso dos homens, com 800,0 g de massa e comprimento de 2,70 m. O recorde mundial masculino é de 98,48 m e o recorde olímpico é de 90,17 m. Em um lançamento do dardo, o atleta aplica uma técnica que resulta em um lançamento que faz entre 30º e 45º com a horizontal e uma velocidade de aproximadamente 100,0 km/h. Vamos considerar um lançamento de 30º, velocidade de 25 m/s, admitir o dardo como um ponto material, desconsiderar qualquer tipo de atrito e definir que a aceleração da gravidade seja de 10 m/s². Disponível em: Acesso em: 1 set. 2013.
Com base no que foi exposto, assinale a(s) proposição(ões) C ORRETA(S). (Dados: sen 30º=0,5; cos 30º=0,8) 01. No ponto mais alto da trajetória do dardo, toda a energia cinética de lançamento foi transformada em energia potencial gravitacional. 02. A energia cinética de lançamento é de 2 50 J, independentemente do ângulo de lançamento. 04. A altura máxima alcançada pelo dardo é de aproximadamente 31,25 m. 08. O alcance horizontal do dardo depende dos seguintes fatores: velocidade de lançamento, ângulo de lançamento e massa do dardo. 16. Podemos considerar a situação pós-lançamento do dardo até a chegada em solo como sistema conservativo. RESPOSTA
O seu melhor parceiro de estudos | Todos os direitos reservados Ⓒ 2017
Lista de Exercícios - Monitorias
02) (FUVEST 2017) Helena, cuja massa é 50 kg, pratica o esporte radical bungee jumping. Em um treino, ela se solta da beirada de um viaduto, com velocidade inicial nula, presa a uma faixa elástica de comprimento natural L0 = 15 m e constante elástica k = 250 N/m. Quando a faixa está esticada 10 m além de seu comprimento natural, o módulo da velocidade de Helena é a. b. c. d. e.
0 m/s 5 m/s 10 m/s 15 m/s 20 m/s
Note e anote: Aceleração da gravidade: 10 m/s². A faixa é perfeitamente elástica; sua massa e efeitos dissipativos devem ser ignorados.
O seu melhor parceiro de estudos | Todos os direitos reservados Ⓒ 2017
Lista de Exercícios - Monitorias
03) (FUVEST 2015) Um trabalhador de massa m está em pé, em repouso, sobre uma plataforma de massa M. O conjunto se move, sem atrito, sobre trilhos horizontais e retilíneos, com velocidade de módulo constante v. Num certo instante, o trabalhador começa a caminhar sobre a plataforma e permanece com velocidade de módulo v, em relação a ela, e com sentido oposto ao do movimento dela em relação aos trilhos. Nessa situação, o módulo da velocidade da plataforma em relação aos trilhos é a. b. c. d. e.
(2 m + M) v / (m + M) (2 m + M) v / M (2 m + M) v / m (M - m) v / M (m + M ) v / (M - m)
O seu melhor parceiro de estudos | Todos os direitos reservados Ⓒ 2017
Lista de Exercícios - Monitorias
04) (UFSC 2016) Um estudante possui uma luminária constituída por três lâmpadas de mesma intensidade sobre a mesa. Cada lâmpada emite luz de cor primária. Para verificar os conhecimentos aprendidos nas aulas de Física, ele faz três experimentos (figuras 1, 2 e 3), nos quais direciona as três lâmpadas para uma mesma palavra colocada sobre a mesa. Na figura 1, em que as três lâmpadas estão acesas, e na figura 3, em que apenas a lâmpada 2 está acesa, o estudante visualiza a palavra FÍSICA na cor verde.
Com base no exposto acima, é C ORRETO afirmar que: 01. na figura 1, ocorre a união das três luzes primárias – amarela, vermelha e azul –, que resulta na luz branca. 02. na figura 2, a palavra FÍSICA aparece na cor preta porque as luzes que incidem sobre ela são azul e vermelha. 04. a lâmpada 2 emite luz de cor verde, por isso a palavra FÍSICA, na figura 3, aparece na cor verde. 08. a relação entre as frequências das luzes das lâmpadas 1, 2 e 3 é f3