LUAULA Professor: Eduardo Ulisses
Téc. Em Química – CNEN/2014 Sobre as ligações químicas, analise as afirmativas.
I. Nas estruturas de Lewis, a ligação covalente resulta do compartilhamento de um par de elétrons entre dois átomos. Esse compartilhamento é uma característica particular das ligações encontradas na maioria das moléculas orgânicas. II. Com o desenvolvimento da mecânica quântica, Linus Pauling introduziu o conceito de ressonância para explicar o tipo de situação, em que duas possíveis estruturas de Lewis coexistiriam sob a forma de estruturas ressonantes. Por exemplo, a representação das ligações no O3 é uma média de duas estruturas ressoantes possíveis. III. Quando ocorre a ligação química pela transferência de elétrons de um átomo (que fica positivo) para outro átomo (que fica negativo), a ligação formada denomina‐se ligação iônica. Está(ão) correta(s) a(s) afirmativas A) I, II e III. B) I, apenas. C) II, apenas.
D) I e III, apenas.
E) II e III, apenas.
Téc. Em Química – CNEN/2014 Sobre as ligações químicas, analise as afirmativas.
I. A característica principal das ligações iônicas é a grande diferença de eletronegatividade entre os átomos. Um átomo deve ter baixa energia de ionização e o outro uma elevada afinidade eletrônica. II. A atração eletrostática entre os íons na ligação iônica é a força mais significativa da estabilização da ligação. III. A baixa energia de ionização necessária para uma ligação iônica é característica dos metais. A alta energia de afinidade eletrônica, que também é necessária para uma ligação iônica, é uma característica dos elementos químicos não metálicos, que necessitam de um, dois ou três elétrons para completar suas camadas de valência. Está(ão) correta(s) a(s) afirmativa(s) A) I, II e III.
B) I, apenas.
C) III, apenas.
D) I e II, apenas.
E) II e III, apenas.
Téc. Em Química – CNEN/2014 Sobre as ligações químicas, assinale a afirmativa INCORRETA.
A) O metano é uma molécula polarizável e, através da formação de ligações de dipolo permanente, consegue se dissolver em água. B) A gasolina é uma mistura de diversos hidrocarbonetos que se misturam entre si em função de produzirem ligações de Van der Waals. C) Os compostos da função álcool, com cadeias carbônicas pequenas, formam ligações de hidrogênios com a água e, por isso, ambos são miscíveis entre si. D) As aminas primárias e secundárias, de cadeias carbônicas pequenas, formam ligações de hidrogênios com a água e, por isso, ambos são miscíveis com a água. E) O clorometano é uma molécula polarizável permanentemente e, através da formação de ligações de dipolo permanente, consegue se dissolver em água, ainda que limitadamente.
Téc. Em Química – CNEN/2014 “Os metais geralmente possuem ótima condutividade elétrica. Constituem a classe de elementos químicos mais utilizados para as linhas de transmissão de energia elétrica, pois propiciam um menor desperdício. Devido à sua alta condutividade, há menos perdas por aquecimento da rede elétrica. A prata é ótimo condutor, mas o cobre é o mais aplicado pela melhor relação custo/benefício.” A condutividade elétrica dos metais pode ser explicada, admitindo‐se a A) ruptura de ligações iônicas. D) ruptura de ligações covalentes. B) existência de prótons livres. E) ruptura de forças intermoleculares. C) existência de elétrons livres.
Téc. Em Química – CNEN/2014 A geometria molecular tem influência direta nas propriedades de uma substância, entre elas, as temperaturas de fusão e ebulição e o tipo de força intermolecular. No processo de formação do gelo ocorre expansão de volume, uma vez que o agrupamento das moléculas de H2O ocorre em arranjo bem característico, estando diretamente relacionado à geometria e à atração entre as moléculas de H2O. Considerando o valor do ângulo nas moléculas de H2O (105°), NH3 (107°), CH4 (109°28') e BeH2 (180°), é correto afirmar que a geometria de cada uma destas substâncias é, respectivamente, A) angular, angular, piramidal, trigonal. B) trigonal, trigonal, piramidal, angular. C) angular, piramidal, tetraédrica, linear.
D) angular, piramidal, tetraédrica, angular. E) tetraédrica, tetraédrica, tetraédrica, angular.
Téc. Em Química – CNEN/2014 Considere a tabela:
Assinale a associação correta entre as moléculas e o tipo de força intermolecular predominante em cada uma delas. A) I – a, II – b, III – c, IV – c. D) I – a, II – c, III – a, IV – b. B) I – a, II – c, III – a, IV – c. E) I – b, II – c, III – b, IV – a. C) I – b, II – c, III – b, IV – c.
CFO – MG/2016 A intensidade das forças intermoleculares em diferentes substâncias varia em uma grande faixa, mas essas forças são muito mas essas forças são muito mais fracas que as ligações iônicas e covalentes. Dessa forma, é necessário menos energia para vaporizar um líquido ou fundir um sólido do que quebrar ligações covalentes em moléculas. Sobre a imagem e intensidade das forças intermoleculares, analise. I. No geral, o ponto de ebulição de compostos de hidrogênio torna-se maior com o aumento da massa molecular, devido ao acréscimo das forças de dispersão. II. Os compostos NH3 e HF também têm pontos de ebulição altos.
III. A ligação de hidrogênio é um tipo de atração intermolecular entre o átomo de hidrogênio em uma ligação apolar (particularmente uma ligação com F, O ou N) e um par de elétrons não compartilhado em um íon ou átomo pequeno e eletronegativo que esteja próximo (geralmente um átomo de F, O ou N em
outra molécula). Está(ão) correta(s) apenas a(s) afirmativa(s) A) III.
B) I e II.
C) I e III.
D) II e III.
Químico – RO/2013 A figura apresenta o diagrama de fases da agua que indica como variam os estados físicos (solido, liquido e vapor) da água em função da variação da pressão e da temperatura. Analise as afirmativas I. Na região A, a agua encontra-se no estado solido. II. Na região C, a agua encontra-se no estado liquido. III. Na região B, a agua encontra-se no estado de vapor. IV. O ponto D denomina-se ponto trípice, ou seja, é o ponto no qual as condições de temperatura e pressão fazem com que a agua coexista, ao mesmo tempo, em seus três estados físicos. Esta(ao) correta(s) a(s) afirmativa(s) A) II, apenas. B) III, apenas. C) IV, apenas. D) I, II, III e IV. E) I, II e III, apenas.