dicas dE sEGURaNÇa EcOROdOVias

# dicas DE SEGURANÇA ECORODOVIAS COMPROMISSO PERMANENTE DE SEGURANÇA NA ESTRADA TRÂNSIT 2011-2020 O DA DE AÇÃO ÉCA NO ÇA SEGURAN PELA ajudan...
1 downloads 39 Views 2MB Size

# dicas DE SEGURANÇA ECORODOVIAS

COMPROMISSO

PERMANENTE DE SEGURANÇA

NA ESTRADA

TRÂNSIT

2011-2020

O

DA DE AÇÃO ÉCA

NO ÇA

SEGURAN PELA

ajudando o brasil a chegar ao futuro

D

uma #dica

pode salvar muitas vidas. você tambéM. compartilhe.

#

dica ecorodovias

#01. Leia e compartilhe! A primeira e mais importante dica deste guia é que você leia com atenção, pratique e compartilhe todas as informações sobre segurança no trânsito. Desta forma, acreditamos que cada um de nós pode fazer a diferença e ajudar a reduzir o número de acidentes nas estradas. Este é o segundo guia de segurança lançado pelo Grupo EcoRodovias. Nele, o usuário poderá encontrar diversas dicas de como agir em situações relacionadas ao trânsito. A iniciativa dá continuidade ao compromisso do Grupo de se aliar à ONU (Organização das Nações Unidas) na Década de Ação pelo Trânsito Seguro, com o objetivo de diminuir drasticamente o número de mortes nas estradas até 2020. Guarde este guia e boa viagem!

dica ecorodovias

#03. LUGAR DE MALA É NO PORTA-MALA

dica ecorodovias

#02. evite distrações na estrada 76% dos motoristas se distraem com outras atividades enquanto dirigem. Em apenas 2 segundos de distração, você aumenta em 100% as suas chances de acidente. Não dê chance ao azar.

Coloque toda sua bagagem no porta-malas. Em caso de acidente ou em qualquer manobra brusca, todos os objetos soltos dentro do carro são arremessados pela inércia, multiplicando o seu peso, podendo feri-lo gravemente. Uma mala com 25 kg a 80 km/h, por exemplo, pode representar um impacto de mais de 1.500 kg. Previna-se!

dica ecorodovias

#05. bagageiro lotado, cuidado redobrado

dica ecorodovias

#04. CARRO CHEIO É CARRO INSTÁVEL Ao carregar vários passageiros e bagagens, cheque a calibragem dos pneus recomendada pelo fabricante para preservar ao máximo a estabilidade do seu carro. Pneu calibrado corretamente mantém o equilíbrio do veículo, dá mais segurança em curvas e frenagens, economiza combustível e reduz a emissão de poluentes.

Com o carro cheio, a aceleração, frenagem e aderência são reduzidas, exigindo mais cuidado nas ultrapassagens e atenção triplicada nas descidas de serra. A aceleração do veículo fica mais lenta. Por isso, se precisar ultrapassar, lembre-se: carro cheio leva mais tempo para atingir a velocidade. Além disso, a distância da parada pode aumentar em mais 10%. Por exemplo, se a 80 km/h é preciso 45 metros para parada total, com o veículo carregado são necessários 50 metros. Portanto, cuidado ao pegar a estrada com o carro cheio.

dica ecorodovias

#06. redobre a atenção nas curvas

dica ecorodovias

#07. BAGAGEIRO CHEIO, BOLSO VAZIO As bagagens no teto do carro alteram o centro de gravidade do veículo. Isso faz com que o carro balance mais em curvas e mergulhe mais em frenagens. Redobre a atenção e reduza a velocidade.

Além de influenciar a estabilidade do carro, o bagageiro cheio também deixará a conta do combustível em média 20% mais alta. Pense duas vezes antes de exagerar nas malas.

dica ecorodovias

#08. CALIBRAGEM ESPERTA

Faça a calibragem com os pneus ainda frios, logo que sair de casa. O aumento da temperatura do pneu leva a uma calibragem incorreta. Proteja sua família. Calibre na hora certa.

dica ecorodovias

#09. sempre calibre os pneus e o estepe

Mantenha os pneus calibrados, inclusive o estepe. Quando mal calibrados, aumentam o consumo do carro, geram desgastes irregulares e reduzem o seu controle sobre o carro.

dica ecorodovias dica ecorodovias

#10. MUITA CALMA NESSA HORA

Se o pneu estourar com o carro em movimento, não pise no freio. Mantenha o carro em linha reta e reduza a velocidade apenas tirando o pé do acelerador. Quando tiver recuperado o controle do veículo, sinalize e cuidadosamente saia para o acostamento. Calma é fundamental.

#11. mantenha sempre uma distância segura

Mantenha-se no mínimo a 2 segundos de distância do carro a sua frente. Isso assegura uma margem para evitar possíveis colisões e imprevistos. Zele pela sua segurança.

dica ecorodovias

dica ecorodovias

#12. transporte animais em segurança Numa batida a 50 km/h, um cão de 22,5 kg é atirado contra o motorista a um peso de 684 kg. Agora imagine mais rápido, na estrada! Cuide do seu melhor amigo. há no mercado equipamentos com cinto de segurança para pets. A segurança dele pode salvar a sua vida.

#13. LUGAR DE CRIANCINHA É NA CADEIRINHA NO BANCO DE TRÁS Leve recém-nascidos no bebê-conforto de costas para o painel. assim você protege a cabeça, o pescoço e a coluna do bebê em caso de freada brusca ou batida. Crianças de até 1,40 metro devem ir na cadeirinha. Ambos sempre no banco traseiro, presos no cinto de segurança de três pontos. Quem ama cuida.

dica ecorodovias

#14. CAUTELA NA CHUVA

dica ecorodovias

#15. PÉ LEVE NA CHUVA Reduza a velocidade quando há água na pista. Com a pista molhada, a aderência do pneu diminui e deixa todos em risco. Fique ligado!

Evite frear bruscamente, sobretudo se não tiver freio abs. As rodas podem travar e com isso o veículo derrapa na pista. Cuidado.

dica ecorodovias

#16. NA CHUVA, ESGUICHE

dica ecorodovias

#17. VEJA E SEJA VISTO Quando começar a chuva, não use os limpadores sem água se o seu para-brisa estiver sujo. Use o esguicho de água e evite piorar a sua visibilidade. Fique esperto.

Mantenha faróis, lanternas e luzes funcionando em perfeito estado. Na neblina, segurança é ser notado a distância. Providencie regularmente a revisão de toda a parte elétrica de seu veículo.

dica ecorodovias dica ecorodovias

#18. NÃO EMBACE Evite o embaçamento dos vidros. Acione a ventilação, ou o ar-condicionado, ou mantenha os vidros parcialmente abertos. Assegure a boa visibilidade.

#19. em caso de neblina, use sempre o farol baixo Na neblina, use sempre o farol baixo. A luz alta prejudica ainda mais a visibilidade, criando borrões na névoa, atrapalhando sua noção de distância. Não esqueça.

dica ecorodovias

#21. NUNCA ACIONE O PISCA-ALERTA COM O CARRO EM MOVIMENTO

dica ecorodovias

#20. com neblina, nunca pare no acostamento Em caso de emergência, utilize a área externa do acostamento, estacionando sobre a grama, fora da estrada. Uma vez parado, acione o pisca-alerta. Fique seguro.

No meio da neblina, jamais ligue o pisca-alerta quando estiver com o carro em movimento. Pisca-alerta ligado significa que o carro está parado. Fique atento.

dica ecorodovias

#22. NÃO BATA PINO

dica ecorodovias

Sempre cheque o nível do óleo. É ele que lubrifica os componentes vitais e evita que seu veículo sofra danos graves por falta de lubrificação. Pegue estrada com segurança.

#23. verifique o fluido de freio Fique de olho no fluido de freio. Sem ele, nem o melhor ABS do mundo pode salvar você. Cuidado.

dica ecorodovias

#24. CHEQUE SEUS SINAIS DE EMERGÊNCIA

dica ecorodovias

#25. VIDRO LIMPO, BARRA LIMPA Antes de pegar estrada, veja se triângulo, macaco e chave de roda estão em bom estado. Eles são fundamentais para sua segurança em caso de alguma emergência.

Limpe bem os vidros antes de pegar a estrada: a sujeira reflete luz e dificulta a visão. Numa ultrapassagem, pode fazer toda a diferença.

dica ecorodovias

#27. fique atento à direção, não ao celular

dica ecorodovias

#26. celular ao volante, perigo constante Dirigir falando ao celular, ou mandando mensagens de texto, aumenta em 23 vezes o risco de acidentes. Chegue vivo e conte pessoalmente a sua novidade.

Quando você atende o celular na estrada por apenas 2 segundos, o carro percorre até 60 metros sem a atenção do condutor. É espaço mais do que suficiente para muita coisa acontecer. Fique atento!

dica ecorodovias

#28. FALHA MECÂNICA: MUITA CALMA NESSA HORA

dica ecorodovias

Se seu carro apresentar falha nos freios, use o motor para desacelerar o carro, mantendo-o engatado e tirando o pé do acelerador. Reduzindo gradativamente as marchas, a desaceleração é mais eficaz e segura. Dirija com segurança.

#29. onde há fumaça pode haver fogo Se houver fumaça saindo do capô, tome cuidado: ao abri-lo, a entrada de ar pode elevar a chama e causar ferimentos. Muita atenção com emergências!

dica ecorodovias

#30. MOTOR QUENTE? FIQUE FRIO

dica ecorodovias

#31. parou? sinalize Nunca jogue água fria sobre o motor quente. Você pode danificar bloco e cabeçote de forma definitiva. Seu bolso agradece.

Em caso de pane ou acidente, coloque o triângulo de sinalização a pelo menos 50 metros do veículo e mantenha o pisca-alerta ligado. Assim, outros motoristas poderão ver o carro a tempo de desviar com antecedência e segurança. Fique sempre à frente do seu carro enquanto estiver esperando socorro e solicite a quem estiver com você que faça o mesmo. Sinalizar é prevenir!

dica ecorodovias dica ecorodovias

#32. QUEBROU NA CURVA? ENTÃO QUEBRE O GALHO No caso de pane ou acidente perto de curvas, além do triângulo, sinalize o local com galhos de pequenos arbustos, por exemplo. Assim, os outros motoristas podem reduzir a velocidade e você reduz o risco de atropelamento ou colisão. Não dê chance ao azar.

#33. MOSTRE QUE VOCÊ TEM COISA BOA NA CABEÇA Acerte na escolha do capacete. Capacetes tipo “coquinho” são proibidos, e os abertos só podem ser utilizados com óculos de proteção. Acerte na mão e preserve a sua cabeça.

dica ecorodovias

dica ecorodovias

#34. ESCOLHA O CAPACETE CERTO Os capacetes off-road não são indicados para usar em rodovias. Sua palheta superior segura o vento, e pode fazer com que a cabeça do piloto seja jogada para trás durante a pilotagem. Pense nisso.

#35. seja visto. evite o ponto cego Ande sempre com o farol aceso e evite transitar no “ponto cego” dos veículos e em pisos com pouca aderência. Quem puder ver você, respeitará seu espaço.

dica ecorodovias

#36. MENOS ACELERAÇÃO, MAIS SEGURANÇA

A sujeira do asfalto em conjunto com a água da chuva torna a pista escorregadia. Na chuva, não corra.

dica ecorodovias

#37. DÊ ESPAÇO

Não encoste muito nos veículos a sua frente. Caso apareça um obstáculo na pista, o carro desvia e acaba sobrando pra você. Zele sempre pela segurança.

dica ecorodovias

#39. ACOSTAMENTO, SÓ EM CASO DE EMERGÊNCIA

dica ecorodovias

#38. cuidado com a linha de pipa Use sempre o capacete e todos os equipamentos de segurança: instale na sua moto uma antena que previne acidentes com linhas de pipa. Pode salvar seu pescoço.

além de ser proibido por lei, Trafegar pelo acostamento coloca em risco a sua vida e a de muitos pedestres. Fique fora do acostamento.

dica ecorodovias

#41. sempre desça engrenado

dica ecorodovias

#40. MANTENHA DISTÂNCIA E ULTRAPASSE COM SEGURANÇA Ao ultrapassar grandes veículos, mantenha uma distância boa e segura (de pelo menos 2 metros), evitando que o forte deslocamento de ar causado por eles desestabilize a sua moto.

Descer ladeiras em ponto-morto coloca a segurança de todos em risco, além de ser proibido pelo código de trânsito. Na eventualidade de precisar pisar forte nos freios, seu grande esforço pode levar pastilhas e disco de freio ao superaquecimento, deixando o veículo totalmente sem freios.

A segurança é você quem faz.

Sempre desça ladeiras e serra engrenado.

dica ecorodovias

#43. Caminhoneiro não dorme no ponto

Pedestres são proibidos de andar por viadutos, pontes ou túneis.

Em viagens longas é bom evitar comidas muito pesadas e cargas de trabalho acima do indicado. Durante o trajeto, faça um intervalo a cada 4 horas por, aproximadamente, 30 minutos. Esteja sempre descansado e com o sono em dia. O risco é alto. Numa cochilada de 1 segundo a 80 km/h percorremos cerca de 22 metros, o que equivale a um prédio de oito andares. Isso é mais que o suficiente para o veículo sair da estrada e causar um grande acidente.

Respeite seu lugar. Evite acidentes.

Não brinque com o sono. Você pode não acordar.

dica ecorodovias

#42. pedestre, respeite seu espaço

dica ecorodovias

#44. Caminhoneiro consciente respeita a velocidade

dica ecorodovias

#45. Atenção no peso da carga

Ao transitar em velocidade acima do permitido, além da multa, você pode causar acidentes graves. Quando você duplica a velocidade, a distância de frenagem é multiplicada por quatro, tornando 4 vezes maior o risco de tombamento e colisões. respeite a sinalização de velocidade de cada via. Lembre-se de que um acidente de caminhão pode tirar muitas vidas. Inclusive a sua.

Trafegar com excesso de carga prejudica a suspensão e a estabilidade do seu caminhão e é proibido por lei. Ao extrapolar, por exemplo, 30% do peso permitido da carga, você exige também 30% mais dos freios, dos pneus e da força do motor. A temperatura aumenta proporcionalmente, você gasta mais combustível, altera o centro de gravidade e aumenta o risco de tombamentos na estrada. Depois de todos esses prejuízos, você ainda pode ser multado e ter sua carga confiscada no local. Portanto, fique atento e só saia com o caminhão no peso permitido para o seu tipo de veículo. E com todos os eixos ativados.

AS dicas de segurança ecorodovias contam com o apoio de Roberto Manzini

fazem parte desta campanha todas as concessões rodoviárias do grupo ecorodovias

Dicas de segurança salvam vidas. E para repassá-las de maneira ainda mais consciente e responsável, o Grupo EcoRodovias contou com a ajuda de Roberto Manzini. A parceria entre o Grupo e Manzini, também psicólogo e especialista em direção defensiva, pilotagem esportiva

101

e instrução*, acontece com um objetivo único: ajudar a reduzir o número de acidentes de trânsito nas estradas de todo o país. Compartilhe nossas dicas com seus amigos, filhos, pais e conhecidos. Não só os motoristas de qualquer veículo, mas também pedestres e crianças. “Precisamos nos informar, respeitar os limites, as regras e envolver a todos. Assim, criamos uma educação na direção permanente. Por isso, apoio essa iniciativa do Grupo EcoRodovias. Se esta parceria ajudar a salvar uma vida, já terá valido a pena”, diz Roberto Manzini. Para obter mais informações sobre dicas que podem salvar vidas, acesse a nossa página no Facebook: www.facebook.com/ecorodoviassemacidentes.

Tenha consciência e compartilhe! * Roberto Manzini também é membro do CEDATT (Conselho Estadual para Diminuição dos Acidentes de Trânsito e Transporte) e professor de pós-graduação do curso de Medicina do Tráfego na USP.

ajudando o brasil a chegar ao futuro

# /EcorodoviasSemAcidentes acesse e compartilhe

ajudando o brasil a chegar ao futuro