Checklist para construir um currículo de sucesso Antes de colocarmos a mão na massa, precisamos esclarecer alguns pontos muito importantes! Preste atenção! Currículos impressos em papel tamanho A4 ainda é uma realidade, mas imprimi-los e enviar por correio está cada vez menos frequente. Distribuir currículos pessoalmente sem qualquer planejamento também tem se revelado uma estratégia pouco inteligente, pois o currículo deve ser trabalhado especificamente para um determinado processo seletivo estabelecido por uma empresa. Esse relacionamento entre empresa e candidato se inicia, normalmente, com a entrega ou envio de um currículo. O seu currículo deve mostrar quem você realmente é! Veja só! Os currículos direcionados devem conter as informações mais pertinentes e fundamentais sobre você. Essas informações podem ser fundamentais para uma determinada empresa, porém desnecessárias para outra. Então é fundamental que você saiba quais as habilidades/competências técnicas e comportamentais que a empresa busca e deseja no candidato. Entregar vários currículos sem um direcionamento quanto a esse aspecto fará você perder tempo, dinheiro, energia e boas oportunidades, o que lhe causará frustração. Conhecendo a empresa e seu mercado! Busque informações sobre a empresa que recruta. Seja preciso no texto!! O currículo deve apresentar as informações sobre você mais importantes para a empresa que contrata e para isso a comunicação verbal escrita deve ser eficiente. Nesse contexto corporativo de pouco tempo e muitos candidatos para os processos seletivos, comunicação eficiente existe somente nos currículos organizados, objetivos e precisos. Um currículo sem objetividade, ou melhor, sem transparência textual será descartado facilmente. Segundo a Associação Brasileira de Recursos Humanos (ABRH) em 2015 apenas 20% dos currículos entregues foram aproveitados. Quais são então as informações mais pertinentes e importantes? Primeiramente um currículo deve ser organizado e esteticamente agradável de ler. Currículos confusos e esteticamente desorganizados serão excluídos e podem não refletir o que o próprio candidato é. Outro ponto importante: as informações ali contidas devem seguir uma ordem cronológica e lógica. “Não adianta colocar que você trabalhou em tal lugar há 10 anos no topo do currículo para chamar atenção do recrutador. Ele vai querer saber seu histórico mais recente de empregos”, afirmou Sirley Carvalho, consultora de gestão e transição de carreiras da ABRH.
Chegou a hora!! Vamos começar a escrever seu currículo de sucesso! Siga o passo-a-passo e não se preocupe ainda com a qualidade do seu texto, apenas coloque tudo que vier a cabeça. Depois você fará algumas revisões e selecionará as melhores partes do seu texto!! Não se esqueça! É fundamental a transparência textual!!! Abaixo enumeramos os tópicos obrigatórios a todo o currículo e propomos na forma de um checklist: - identificação: (nome, endereço completo, telefone e e-mail). Só coloque foto se no edital da vaga o recrutador solicitar. Caso a coloque, escolha uma foto neutra e que retrate uma aparência mais profissional. Não coloque fotos em momentos de lazer ou de óculos escuros e muito menos aquelas selfies infantilizadas; - objetivo do candidato: é muito interessante colocar o objetivo que você tem ao participar dessa vaga. Qual o seu objetivo principal em relação a essa vaga? Por que você está participando desse processo seletivo? Responda essas perguntas sendo muito sincero. Imagine o recrutador fazendo a você exatamente essa pergunta. E ele vai fazer!!! Sacada: deve existir coerência entre o currículo LIDO e a entrevista a ser realizada!! - habilidades técnicas: escreva as suas principais habilidades técnicas e, principalmente aquelas que têm relação com o cargo desejado. Vale colocar habilidades que não tem relação com o seu curso de graduação, mas que foram aprendidas ou estudadas em outros momentos. Se a vaga é para um cargo mais técnico, coloque os cursos e atualizações que o capacitam exercer a vaga. Aqui vale colocar o seu nível de conhecimento e experiências com línguas estrangeiras; - habilidades comportamentais: relate de forma objetiva as habilidades comportamentais que você apresenta. Por exemplo, empatia, liderança, resiliência etc. Dê ênfase também para aquelas diretamente relacionadas com o perfil da empresa e, claro, da vaga a qual está concorrendo. Por exemplo, se a vaga é para um processo de trainee não deixe de colocar habilidades relacionadas à gestão e liderança. Importantíssimo: não cite habilidades que você não pratica!!! O recrutador vai checar tudo isso nas dinâmicas e entrevistas futuras se você avançar no processo seletivo. Seja muito sincero e humilde!!! Aproveite para pensar nessas habilidades, porque facilitará muito sua vida na entrevista! - experiências profissionais: seja conciso e verdadeiro. Coloque o cargo / função que exercia e o nome da empresa. Você pode colocar também de forma bem resumida um pouco do que fazia nessa empresa e quanto tempo trabalhou lá (exemplo, De [...] até [...]); - educação / formação: coloque a sua formação (bacharel, licenciatura, tecnólogo), ou seja, o seu curso de graduação. Caso já seja formado você pode colocar também cursos de atualização e aperfeiçoamento já concluídos, assim como pós-graduações. Se ainda não terminou a pós, coloque “pós-graduando em...”. Sempre privilegie os cursos relacionados tecnicamente com a vaga almejada.
Não coloque cursos de curta duração, exceto se for um curso muito importante ou com alguém que seja referência na sua área; - referências: enumere algumas, mas somente as mais importantes para o recrutador. Ele poderá checar tudo o que você falou ou apontou no currículo. Seja objetivo e busque as mais recentes, caso tenha várias experiências profissionais. Se o cargo exige uma experiência do candidato enquanto líder ou gestor, você poderá abrir um item e relatar quais foram suas experiências, onde trabalhou e exercitou essa habilidade. Você pode destacar uma habilidade comportamental e descrever como foi praticar e desenvolver tal habilidade. Comprove no item referências a empresa, a função ou atribuições que lhe permitiram praticá-la. Agora vamos ao checklist de conferência! São apenas 5 importantes passos: 1º passo: faça uma excelente revisão no seu texto! Confira se há erros de acentuação, ortografia, pontuação e concordâncias gramaticais. Não deixe que erros de português desvalorizem o seu currículo! 2º passo: retire do texto partes confusas ou que não poderão ser comprovadas. Sinta-se seguro e confortável em falar sobre tudo que você escreveu. 3º passo: se possível dê o seu currículo a uma pessoa muito próxima a você e peça que ela leia. Ela deve concordar com tudo que está lá, caso ela tenha uma atitude sincera e realista para contigo. 4º passo: confira dados sobre a sua identificação e dados informados nas referências. Você não vai querer perder uma vaga, porque errou seu próprio telefone ou e-mail. 5º passo: faça uma bela impressão para entrega-lo e digitalize seu currículo. Esses itens não podem faltar. Entretando, procure saber, antes de começar o processo seletivo, se a empresa apresenta algum modelo de currículo para os candidatos ou se há liberdade para a construção do seu próprio currículo. Valeu e muito sucesso nessa empreitada! Não se esqueça! Seja transparente e muito responsável com essas informações!! No próximo e-book vamos aprender sobre ferramentas para currículos on line. Não perca!!! Marcelo Machado.