1o HACKATHON CELESC Este evento HACKATHON Celesc consiste em uma competição que tem como objetivo incentivar os novos talentos empreendedores da cultura digital, integrando e conectando os mais diversos setores da sociedade, além de visar ao fomento de soluções inovadoras. Será realizado nos dias 1o, 2 e 3 de setembro de 2017, nas dependências da Celesc, av. Itamarati, 160, bairro Itacorubi, Florianópolis, SC, em período integral. A organização do HACKATHON Celesc poderá atualizar o regulamento a qualquer momento, sem aviso prévio, sendo sempre responsabilidade do competidor/equipe atentar a quaisquer modificações divulgadas. 1 – DOS CONCEITOS a) Hackathon: maratona de desenvolvimento que pode reunir programadores, desenvolvedores, designers e inovadores em geral, com o objetivo de estimular o desenvolvimento de solução para problemas e desafios que permitem a colaboração para a captação de ideias que possam se transformar em novos produtos e/ou negócios. b) Protótipo: modelo funcional construído a partir de especificações preliminares para simular a aparência e a funcionalidade de um sistema (software) a ser desenvolvido, ainda que de forma incompleta. Um protótipo é um ativo tangível, não uma descrição abstrata que requer interpretação. c) Produto mínimo viável: produto com funcionalidades que se assemelham à versão final e que possa ser entregue em um menor tempo possível, mas com proposição de valor suficiente para adotar o produto. d) Pitch, ou elevador pitch: apresentação de até 3 minutos de uma visão geral de ideia, produto, serviço ou negócio, projetado para atrair rapidamente a atenção e convencer os ouvintes a se interessarem mais no que está sendo dito. e) Startup: empresa projetada para criar novos produtos e serviços altamente escalonáveis, visando à solução para um problema sob condições de extrema incerteza. f) Mentoria: relacionamento entre o mentor (pessoa mais experiente) e o mentorado (menos experiente), sendo que o primeiro contribui para aumentar o conhecimento e a compreensão do mentorado sobre como atingir seu objetivo. g) Lean startup: ferramenta ágil de desenvolvimento de produtos, caracterizada por uma interação constante com os usuários para testar diferentes hipóteses de como o produto se encaixa no mercado. Envolve a eliminação dos desperdícios da gestão, tempo, custo e recursos para se ter uma qualidade maior e um time mais rápido.
2 – DA COMISSÃO ORGANIZADORA A Comissão Organizadora será composta por integrantes da Celesc e UFSC, com as seguintes atribuições: proceder à organização e realização do HACKATHON Celesc, em conformidade com o presente regulamento, praticando todos os atos legais e administrativos necessários; coordenar a organização do local do evento, infraestrutura necessária, recepção e orientação dos participantes; acompanhar todas as atividades do HACKATHON Celesc e dirimir as dúvidas dos participantes; coordenar os horários de início e de encerramento das atividades; avaliar e resolver os casos omissos; decidir sobre adiamento de quaisquer etapas, bem como seu cancelamento definitivo, em caso de impossibilidade técnica, número insuficiente de participantes ou por outro problema que inviabilize; definir mentores, palestrantes e comissão julgadora; definir os critérios de pontuação para a avaliação das propostas; homologar as deliberações da comissão julgadora. As deliberações da Comissão Organizadora contarão com a presença da maioria dos seus componentes. A Comissão Organizadora constitui a última instância para recurso, sendo soberana em suas decisões. 3 – DAS TEMÁTICAS DO HACKATHON Os participantes deverão abordar um dos seguintes temas propostos para este evento: a) Relacionamento com o cliente: com a premissa de que, sob a ótica do cliente, o melhor canal de atendimento é aquele que resolve o seu problema, a Celesc busca uma solução inovadora em termos de relacionamento com os clientes no sentido de balancear a demanda entre call center, agência web, atendimento presencial e gestão de contratos de fornecimento de energia elétrica, no âmbito de atratividade, conveniência, comodidade, processos, segurança jurídica, validação e armazenamento de documentos, pautando-se em inovação e na melhor relação custo x benefício; b) Gestão de perdas financeiras e não técnicas: as equipes terão o desafio de propor soluções inovadoras para gestão de perdas financeiras como: atraso no pagamento de faturas de energia elétrica, combate ao furto e fraude de energia, apontando com grande assertividade, as unidades consumidoras com maior probabilidade de inadimplência, irregularidades e gestão de prazos regulatórios no atendimento a serviços solicitados pelo cliente. Para o processo de inadimplência, o objetivo principal está centrado no aumento de arrecadação dos débitos aliado à redução dos custos operacionais com as ações de cobranças.
4- DAS INSCRIÇÕES As inscrições estarão abertas exclusivamente por meio do endereço de internet http://www.celesc.com.br/hackathon2017, pelo período entre 31.7.2017, a partir das 8h, a 15.8.2017, até às 23h 55min (horário de Brasília). Deverá ser pago o valor de R$29,00 por pessoa (valor promocional) até o dia 7.8.2017. A partir de 8.8.2017, o valor será de R$49,00 por pessoa. Além disso, no dia do evento, deverá ser entregue à organização 1 kg de alimento não perecível. O pagamento deverá ser efetuado por meio de boleto bancário. A inscrição deverá ser individual, com indicação da equipe à qual pertence. A equipe poderá ter de 4 a 5 participantes. A indicação da equipe é obrigatória. Cada equipe deverá ser composta por, no mínimo, 1 analista de negócios, 1 designer e 2 desenvolvedores. A inscrição somente será homologada após o pagamento da taxa de inscrição. A partir do dia 24.8, será divulgado o resultado das inscrições homologadas, por meio do site http://www.celesc.com.br/hackathon2017. Serão disponibilizadas 70 vagas, por ordem de inscrição, sem direito à lista de espera, sendo que as vagas serão distribuídas entre analista de negócios (16), designers (16) e desenvolvedores (38), conforme as equipes forem sendo formadas e esse quantitativo for preenchido. As inscrições serão validadas na sede do evento, no primeiro dia, mediante listagem de inscrições homologadas. Para facilitar a confirmação, deve-se trazer o comprovante de pagamento. A realização da inscrição implica a prévia e integral aceitação de todos os termos do presente regulamento, incluindo o termo de confidencialidade no ato da inscrição. Não poderão se inscrever: membro da Comissão Organizadora do HACKATHON Celesc, mentores do HACKATHON Celesc, membros da Comissão Julgadora do HACKATHON Celesc. 5 – DA PARTICIPAÇÃO NO HACKATHON CELESC Poderá participar do HACKATHON Celesc qualquer pessoa física com idade igual ou acima de 18 anos. Não é requisito obrigatório, porém desejável, o conhecimento em linguagens de programação e desenvolvimento de aplicações tecnológicas, interfaces gráficas, design de software ou gestão de negócios. Serão formadas até 17 equipes com pelo menos 4 participantes cada. Os participantes deverão trazer seus próprios equipamentos e materiais de apoio, tais como notebook, pen drive, smartphone e/ou tablet com os softwares que julgarem necessários, baterias e carregadores, adaptadores e conectores de tomada para utilização
durante o evento. A Celesc não fornecerá esses equipamentos. A comissão organizadora vai disponibilizar no dia do evento os seguintes equipamentos e materiais: ● Filtros de linha ● Tomadas ● Internet wi- fi (link dedicado de 50Mbps) ● Plataforma IBM Bluemix (ver termo de cooperação) Cada equipe deverá apresentar apenas um projeto ao final do HACKATHON Celesc no dia 3.9.2017, às 16h. Este projeto deverá ser composto por: ● 01 produto minimamente viável (MVP) com código fonte ● 01 apresentação em arquivo .ppt ● 01 pitch de 3 minutos As soluções deverão ser desenvolvidas durante o período dedicado ao desenvolvimento dos projetos, previstos para ocorrer entre às 23h de 1o.9.2017, conforme a condução das atividades pela equipe organizadora, e 16h de 3.9.2017, tendo pelo menos dois membros da equipe presentes no evento, durante 24 horas por dia, intercalados. Os horários estão estabelecidos no cronograma disponível no site, sujeito a alterações. O participante inscrito que não comparecer no primeiro dia do evento será desclassificado e não terá direito à devolução da taxa de inscrição. Durante todo o evento, ocorrerá a realização das mentorias, conforme a programação do evento, disponibilizada em http://www.celesc.com.br/hackathon2017. Os mentores serão especialistas do setor de energia elétrica, desenvolvimento de software, modelagem de negócios e áreas correlatas. 6 – DA PROPRIEDADE INTELECTUAL Todos os direitos de propriedade intelectual de soluções, incluindo projetos e códigos desenvolvidos durante o HACKATHON Celesc, poderão ser compartilhados entre a equipe idealizadora da solução e a Celesc mediante negociação a posteriori. Para tal, um instrumento jurídico específico à parte deverá ser formalizado entre os participantes da solução e a Celesc. Novas versões da solução inicial apresentada, desenvolvidas via pré-incubação, incubação ou não, deverão ser licenciadas pelo proponente à Celesc, a qual terá o direito de uso e distribuição com eventuais atualizações, livres de qualquer monetização ou prazo.
7 – DO INÍCIO DO EVENTO A participação no HACKATHON Celesc será por equipe e somente após a formação destas será considerado o início da competição. No primeiro dia do evento, o participante receberá uma pulseira, que deverá ser utilizada durante todo o evento e mantida de forma visível. As informações sobre horário de entradas e saídas do local do evento, bem como acomodações disponíveis, deverão ser observadas no Manual do Participante. A Celesc providenciará aos participantes alimentação e área de descanso no próprio local do evento. Caso os participantes queiram se instalar em outra localidade, a Celesc não arcará com quaisquer despesas referentes à hospedagem, translado, alimentação e demais despesas. Lembrando: cada equipe deverá ter ao menos 2 participantes, intercalados, trabalhando durante todo o evento, dia e noite. Não serão fornecidos alimentos específicos para restrições alimentares. 8 – DA PROGRAMAÇÃO DO EVENTO A programação completa estará disponível no hotsite http://www.celesc.com.br/hackathon2017 e poderá sofrer alterações, sempre que necessário, até o dia do evento. De acordo com a programação, os participantes precisarão comparecer na sede da Celesc no dia 1o.9.2017 entre 18h e 19h para credenciamento e participação no evento, portando um documento de identidade com foto e os equipamentos necessários às atividades do HACKATHON Celesc. 9 – DO DESENVOLVIMENTO DO TEMA E APRESENTAÇÃO DOS TRABALHOS Os trabalhos desenvolvidos durante o HACKATHON Celesc deverão ser apresentados pelas equipes para análise e julgamento da Comissão Julgadora por meio de pitchs, conforme cronograma disponível em http://www.celesc.com.br/hackathon2017. Além dos pitchs, as equipes deverão disponibilizar os protótipos das soluções para serem testados pela Comissão Julgadora. As três melhores equipes classificadas terão um prazo (a ser definido posteriormente) para ajustes finais nos aplicativos/sistemas, recebendo acompanhamento técnico da Comissão Organizadora e de profissionais por ela indicados.
10 – DA COMISSÃO JULGADORA E CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO A Comissão Julgadora será composta por profissionais de diferentes áreas, tais como tecnologia da informação, comunicação, design, engenharia elétrica e/ou áreas correlatas aos temas do evento, escolhidos pela organização, cujos nomes serão divulgados no site do evento. Os trabalhos, a critério dos mentores, deverão fazer as reformulações solicitadas, sempre que necessário. Os critérios a serem utilizados para a análise dos trabalhos por meio dos pitchs e do protótipo serão os seguintes (os pesos serão divulgados no site): ● Aplicabilidade no setor elétrico; ● Originalidade da solução; ● Potencial geração de valor; ● Usabilidade da solução; ● Organização do código/documentação; ● Facilidade de manutenção; ● Resolve um problema do cliente; ● Aderência aos temas do HACKATHON Celesc Após a análise pela Comissão Julgadora, as três equipes com maiores pontuações serão consideradas vencedoras. 11 – DOS CRITÉRIOS DE DESCLASSIFICAÇÃO Os trabalhos que não estejam de acordo com as linhas apresentadas como desafios serão desclassificados. Da mesma forma, as equipes que não cumprirem algumas etapas ou desrespeitarem as normas de convivência poderão ser desclassificadas. As equipes poderão ser desclassificadas, a critério da Comissão Organizadora, caso os trabalhos: a) não estejam de acordo com as linhas apresentadas como desafios; b) não atendam às normas deste regulamento; c) sejam identificados como plágio ou apresentem em seu projeto cópias de outros trabalhos ou produtos; d) não sejam apresentados nos dias e horas estabelecidos no cronograma. 12 – DA PREMIAÇÃO No dia 3.9.2017, após a apresentação das equipes finalistas e a avaliação pela Comissão Julgadora, serão selecionadas as três melhores soluções. Os prêmios serão oferecidos a cada participante da equipe, sendo pessoais e intransferíveis. As equipes só serão premiadas após a entrega do resultado do produto desenvolvido durante o HACKATHON Celesc: protótipo de aplicativo/software, com a documentação. Todos os recursos necessários à sua execução deverão estar disponíveis em pen drive, bem como a informação de instalação, código fonte, APIs, descrições de ferramentas, plug-ins etc.
A premiação para os três primeiros colocados, bem como a data de disponibilização dos prêmios, será divulgada no site do evento a posteriori. 13 – DOS DIREITOS/ DISPOSIÇÕES FINAIS Os participantes estão cientes, no momento da inscrição no HACKATHON Celesc, do conteúdo deste Regulamento e suas alterações até a data do evento, bem como cedem à Comissão Organizadora o direito de utilização de seus nomes, imagem e vozes sem ônus e sem necessidade de autorização prévia ou adicional, para fins de divulgação do evento. Os participantes declaram que os códigos fonte desenvolvidos durante o evento não infringirão direitos de terceiros nem incorrerão em plágio, sob pena de responsabilização por violação de direitos de terceiros, nas esferas cível e penal, bem como por descumprimento das normas constantes neste Regulamento. A identificação de uma solução como cópia, total ou parcial, será punida com a desclassificação da respectiva equipe. Condutas antiéticas, não cumprimento das normas internas dos espaços do evento ou desrespeito ao regulamento ou a outros participantes, bem como à Comissão Organizadora, mentores e Comissão Julgadora, serão analisadas e julgadas pela Comissão Organizadora, podendo resultar na desclassificação do respectivo participante ou da equipe. Não caberão recursos das decisões da Comissão Organizadora. Pedidos de informações e questionamentos deverão ser enviados ao contato divulgado no site do HACKATHON Celesc e serão respondidos/resolvidos pela Comissão Organizadora do evento. A Comissão Organizadora não se responsabilizará pelos pertences dos participantes, constituindo dever de cada participante zelar pelos seus pertences e equipamentos. A Comissão Organizadora poderá decidir interromper ou suspender o evento, por motivos de força maior (intempéries ou problemas de acesso a redes e servidores), não havendo nenhuma indenização ou compensação aos participantes do HACKATHON Celesc e eventuais terceiros. Tão logo o problema seja sanado, a Comissão Organizadora empreenderá esforços para que o evento seja retomado o mais breve possível, resguardando, contudo, a possibilidade de cancelamento definitivo do HACKATHON Celesc, em caso de força maior. No ato da inscrição, todos os participantes aderem às disposições, declarando que leram e aceitam todas as disposições constantes deste Regulamento, sem exceção. É de responsabilidade do participante verificar a versão mais recente deste Regulamento e documentos anexos, que podem sofrer alterações a qualquer momento até um dia antes do início do evento, disponível no http://www.celesc.com.br/hackathon2017. Os casos que não estejam dispostos neste Regulamento serão resolvidos pela Comissão
Organizadora. Fica eleito o Foro do município de Florianópolis – SC, a fim de dirimir todas as dúvidas deste Regulamento e do evento.