Dicas para a prevenção de acidentes n o p e rc u r s o casa-trabalho. Valdemir Lazáro Pereira da Silva Docente no Senac/RO
Vamos todos juntos fazer a diferença no trânsito! Essa é a mensagem levada pelo Movimento Maio Amarelo, ação coordenada entre o Poder Público e a sociedade civil. É um alerta sobre o elevado número de mortos e feridos graves nas vias e rodovias do Brasil e do mundo. Em Rondônia, a Fecomércio-Sesc-Senac-IFPE também faz parte deste movimento para o incentivo das boas práticas no trânsito. Nesta edição do Dicas do Profissional, o docente do eixo Segurança do Trabalho do Senac, Valdemir Lázaro Pereira da Silva, destaca um dado preocupante: os acidentes de trajeto cresceram 41,2% nos últimos sete anos no Brasil, conforme levantamento da Confederação Nacional da Indústria - CNI. De acordo com a Lei 8.213/91, o acidente de trajeto é aquele que ocorre entre o caminho da residência para o trabalho e vice-versa, utilizando qualquer meio de locomoção, seja particular ou transporte público. Além de políticas públicas, o docente aconselha que as empresas desenvolvam campanhas específicas para orientação dos trabalhadores. “A pós-modernidade traz para o trabalhador a possibilidade do uso de seu veículo para o transporte de sua casa ao trabalho e vice-versa, porém recomenda–se alguns cuidados no momento de usufruir dessa comodidade”, destaca Lázaro. Ao direcionarmos esse destaque ao ambiente de trabalho, confira a seguir cuidados imprescindíveis, por parte do empregador e seus colaboradores, dentro deste contexto.
Dicas para a prevenção de acidentes no percurso casa-trabalho A vida é feita de escolhas, e no trânsito isso não é diferente. Esteja sempre atento! No trânsito você escolhe: •Ter atos seguros ao atravessar a rua. • Sair de casa mais cedo, evitando conduzir o seu veículo com pressa. • Esteja sempre atento ao trânsito. Lembre-se: você não está sozinho, no momento que dirige em direção ao trabalho, outras pessoas o fazem também. Para o empregador • Incentive seu colaborador a cumprir com as regras de trânsito. • Certifique-se que o colaborador possui habilitação, em especial ao que conduz motocicleta. Caso não possua, oriente-o quanto aos procedimentos legais. • Evite tratar de assuntos delicados minutos antes do retorno do colaborador para sua residência (dirigir exige concentração, a preocupação com metas e assuntos complexos podem interferir na atenção durante o deslocamento).
Aprenda as técnicas de trabalho em postos de combustíveis “Muito mais que combustível. Atendimento e Técnicas de trabalho em posto de serviços” é um livro que aborda o mercado de trabalho, funcionamento do posto de combustível, perfil dos profissionais e técnicas de trabalho nesse setor. De acordo com o docenteValdemir Lázaro, a obra pode auxiliar no enriquecimento dos profissionais da área e na melhoria do atendimento. “Já que o mesmo, preconiza as normas de saúde e segurança do trabalho, consciência ambiental e social”, destaca Lázaro.
Editora Senac - Um universo de conhecimentos com descontos especiais Você encontra o livro “Muito mais que combustível. Atendimento e Técnicas de trabalho em posto de serviço” na Editora Senac Rondônia com um preço promocional de 60% de desconto. De: R$ 33,00
Por: R$ 13,20
Endereço Editora Senac: RuaTabajara, 539, Bairro Panair Contatos: (69)2181-6996 e 2181-6997 E-mail:
[email protected]
Dicas de Cursos Para aqueles que buscam oportunidades de aperfeiçoamento profissional o docente indica os cursos do Senac, entre eles: “Técnico em Segurança do Trabalho”, “Frentista”, “Exposição ao benzeno com conteúdo proposto pelo anexo II da NR 9” e a “Capacitação Saúde e Segurança em operações com líquidos inflamáveis e combustíveis - NR 20”, nas seguintes modalidades: • Integração, com carga-horária de 8 horas; • Intermediário - Manutenção e Inspeção, destinado aos trabalhadores que atuam profissionalmente na pista (frentistas e os que realizam a manutenção do posto), com cargahorária de 16 horas-aulas; • Básico, voltado aos que trabalham na área administrativa, loja de conveniência e operadores de caixa, com carga-horária de 8 horas-aulas. Para receber informações sobre esses e outros cursos ligue: (69) 21816900.
SENAC RONDÔNIA | WWW.RO.SENAC.BR |
/SENACRO
Saiba mais sobre o movimento Maio Amarelo: www.maioamarelo.com.br