PORTUGISISK: TANNPLEIE I ELDRE ÅR
CUIDADOS ORAIS NA TERCEIRA IDADE
Os dentes não se deterioram com o passar dos anos. Contudo, alterações no corpo s...
Os dentes não se deterioram com o passar dos anos. Contudo, alterações no corpo significam que, frequentemente, são necessários cuidados adicionais para manter uma boa saúde oral e dentária. A pessoa pode correr um risco mais elevado de doenças dos dentes e gengivas se tomar medicamentos. Deve informar sempre o dentista/higienista oral de quaisquer medicamentos que estiver a tomar e pedir conselhos. Os dentes duram uma vida com os devidos cuidados. Bons hábitos em termos de dieta, refeições, higiene oral e o uso de pasta dentífrica com flúor são essenciais para a saúde oral.
Guia para uma boa saúde oral
♥ Comer alimentos saudáveis às horas de refeição regulares – bom para o corpo e para os dentes ♥ Beber água quando tiver fome entre as refeições – também à noite ♥ Escovar os dentes e pasta dentífrica com flúor de manhã e à noite
PORTUGISISK: TANNPLEIE I ELDRE ÅR
Dieta
Petiscos e bebidas açucaradas e ácidas entre as refeições são a causa mais comum de cáries dentárias. É melhor efectuar 4-5 refeições ligeiras do que apenas uma ou duas refeições maiores. Os hábitos alimentares que são bons para a saúde em geral são também os melhores para a manutenção da saúde dentária.
Medicamentos e doenças
Pode ser de importância vital informar o dentista de quaisquer medicamentos que esteja a tomar antes de efectuar qualquer tratamento dentário. Os medicamentos importantes a mencionar incluir diluidores do sangue (anticoagulantes) e aspirina (antiplaquetários). É absolutamente imperativo ter efectuado qualquer tratamento dentário na totalidade antes de realizar qualquer cirurgia cardíaca ou radioterapia.
Boca seca, fluxo salivar reduzido ou xerostomia
A boca seca aumenta o risco de cáries. A redução da produção de saliva pode ser comum numa fase posterior da vida. Contudo, várias condições médicas causam boca seca. Entre elas o reumatismo, cancro, alterações do fígado e pâncreas e determinados distúrbios hormonais. A tomada de medicamentos como aspirina, tranquilizantes, anti-histamínicos e diuréticos afecta a secreção de saliva pelas glândulas salivares. Para combater a xerostomia, é importante beber água, escovar os dentes com uma pasta
dentífrica com flúor e utilizar comprimidos de flúor regularmente. Se precisar de beber algo ou chupas pastilhas entre refeições, opte sempre por versões sem açúcar. A água é a melhor escolha para matar a sede. A clínica dentária ou farmácia poderão recomendar produtos para aumentar o fluxo salivar.
Higiene oral
Idealmente, deveria limpar os dentes depois do pequeno-almoço e após a última refeição do dia. Uma limpeza cuidadosa uma vez por dia é melhor do que escovar os dentes superficialmente várias vezes por dia. Recomendamos uma abordagem sistemática que envolva uma inspecção de todas as folgas entre os dentes bem como a parte posterior dos mesmos para assegurar que estão devidamente limpos. Deve escovar também a língua.
Flúor
Todas as pessoas com os seus próprios dentes precisam de os escovar com uma pasta dentífrica com flúor de manhã e à noite. A sua saúde oral determina a necessidade de utilizar flúor adicional. Recomendamos a consulta do dentista/higienista oral qual a melhor maneira de limpar os dentes e se necessita de suplementos de flúor.
Tabaco
A relação entre o consumo de tabaco e várias doenças da cavidade oral, desde doença das gengivas a cancro, está bem estabelecida. Peça ajuda ao dentista/ higienista oral para deixar de fumar.
Direito a cuidados orais e dentários gratuitos A lei norueguesa dá-lhe o direito a cuidados orais e dentários gratuitos através do Serviço Público de Saúde Oral se residir num lar da terceira idade ou receber serviços de enfermagem ao domicílio durante um período de três meses ou mais. Contacte a clínica dentária pública mais próxima para mais informação.