Cresça - Automatização de vendas - Infusionsoft

365 Técnicas comprovadas para agregar valor e aumentar as vendas. a ç s Cre com Mestre na Arte das Vendas Recorrentes by Jay Pinkert Mestre na Ar...
1 downloads 21 Views 2MB Size

365

Técnicas comprovadas para agregar valor e aumentar as vendas.

a ç s Cre com

Mestre na Arte das Vendas Recorrentes by Jay Pinkert

Mestre na Arte das Vendas Recorrentes: Técnicas comprovadas para agregar valor e aumentes as vendas.

Ao contrário de como muitos vendedores sentem, o termo “venda recorrente” não é ruim. É a nossa perspectiva em cima dele que precisa ser mudada. Fazer vendas recorrentes pode ser organicamente integrado ao processo de compra e venda – uma vez que você saiba onde e como incorporá-las. Nesse E-Book você aprenderá a: •Apresentar a venda recorrente de uma maneira positiva •Identificar as oportunidades de vender de novo para seus clientes

2

Fazer vendas recorrentes pode ser organicamente integrado ao processo de compra e venda uma vez que saiba onde e como incorporá-las

•Incorporar naturalmente a venda recorrente a seu processo de venda •Utilizar técnicas eficazes de venda recorrente

Equívocos comuns sobre vendas recorrentes Para algumas pessoas, o termo “vendas recorrentes” tem uma conotação negativa. Nenhum cliente gosta de sofrer uma revenda. “Eu vou vender novamente para você hoje”, vem junto de “Eu vou fechar uma venda com você hoje!!”. “Vender novamente” por si só não é uma boa expressão. Fala o que vamos fazer, mas para o cliente soa como um empurrão, algo extra, algo aditivo. Para identificarmos as vendas recorrentes nós usamos diferentes técnicas. Vá fundo nas contas, conquiste e expanda, pesquise. Pode ser algo simples e clássico como "Você gostaria de fazer um upgrade?" até clientes para quem se faz vendas complexas há vários anos.

Caso de Estudo: Parques de Diversão Recentemente, eu levei minha família a Disney. As crianças não viam a hora de ir à Montanha Russa Space Mountain, foi incrível. No final, você entra em um túnel para uma área que você pode comprar fotos suas que são tiradas enquanto você está no brinquedo. Seguindo em frente, você é levado a uma loja de presente onde há blusas, brinquedos, chapéus, etc. Cada parte da saída é parte de um clássico processo de venda recorrente.

Nós ajudamos pequenos negócios a terem sucesso.

Mestre na Arte das Vendas Recorrentes: Técnicas comprovadas para agregar valor e aumentes as vendas.

Empresas sempre procuram por oportunidades de fazer vendas recorrentes. Se forem B2C ou B2B, não importa. Até mesmo em situações B2B, se um departamento de uma empresa compra seu produto ou serviço, então eles estão vendo oportunidades para fechar mais vendas. A ideia é de conquistar, expandir, ir além com um grupo de clientes.

Estou fazendo errado? Enquanto existem diversos ângulos para abordar vendas recorrentes, muitos vendedores acham que estão simplesmente fazendo errado. Vamos acabar com isso.

Enquanto existem diversos ângulos para abordar vendas recorrentes, muitos vendedores acham que estão simplesmente fazendo errado.

Por que um cliente gostaria de comprar algo novamente? Abaixo estão alguns bons candidatos para a venda recorrente: •Eles estão usando seu produto – E estão satisfeitos com ele •Há outras oportunidades/desafios na empresa e a venda recorrente pode ser a solução •O cliente não terá que procurar por outros fornecedores •O cliente não terá que se preocupar com a integridade do fornecedor – você já está ali.

Caso de Estudo: Software que serve a qualquer ocasião Tableau Software é uma empresa de software como serviço, conhecido por SAAS, que usa a técnica de expansão com vendas recorrentes. Você pode utilizar Tableau em um departamento ou ainda utilizá-lo como uma ferramenta de análise de dados empresariais. O produto pode ser facilmente utilizado no departamento Financeiro, de Vendas, de Fabricação, de Engenharia e assim por diante. CONQUISTAR

E

3

EXPANDIR

VENDAS

MARKETING FABRICAÇÃO FINANÇAS

Nós ajudamos pequenos negócios a terem sucesso.

Mestre na Arte das Vendas Recorrentes: Técnicas comprovadas para agregar valor e aumentes as vendas.

Como Incrementar o Paradigma da Venda Recorrente A venda recorrente chegou para ficar. Como nós já vimos, a venda recorrente pode ser simples como vender um produto ou adicionar um serviço mais tarde. Pode ser ter alguém que comprou o que você vende e, 90 dias depois, você oferece a ele garantia ou manutenção adicional. Por que você acha que é levado ao escritório de finanças quando compra um carro novo? Apresentam milhares de opções a você; estender a garantia, colocar protetor nos bancos, cera que previne de arranhões, proteção para peso extra. Todas essas vendas recorrentes são extremamente lucrativas para a concessionária e, teoricamente, o risco de receber um “não” é muito pequeno já que:

Vender de novo pode ser ter alguém que comprou o que você vende e, 90 dias depois, você oferece a ele garan a ou manutenção adicional.

1.Você não é relacionado a eles 2.Você confia na concessionária 3.Você quer ter certeza de que seu novo investimento está protegido Como nós integramos a venda recorrente, que é como um jogador promissor, mas sem sucesso ainda, a uma equipe de jogadores experientes? Aqui estão algumas maneiras eficazes de se fazer isso.

Trate como uma venda comum. Compradores normalmente seguem um mesmo processo padrão de pensamento. Eles vão do interesse para a educação, validação, justificação e, finalmente, para a decisão de compra.

so do

Proces

Decidir

dor Compra

lizar

Raciona rência Transfe riedade de Prop

sse Intere l Inicia

o/ Educaçã r ta e b Desco

EDUCA INICIA

R

JUSTIF

DECIDI

R

ICAR

R VA L IDA R or ended r do V Vendedo esssso o c d o ro P Proce

Nós ajudamos pequenos negócios a terem sucesso.

4

Mestre na Arte das Vendas Recorrentes: Técnicas comprovadas para agregar valor e aumentes as vendas.

5

O processo de compra/venda é importante por diversas razões, mas, especialmente quando chega na venda recorrente. Por quê? Como uma pessoa das vendas, eu acredito que, se o consumidor nos conhece, ama e confia, nós podemos perguntar algumas coisas a ele. “Você conhece mais alguém na empresa que possa usar esse produto?”, “Há algum outro departamento ou oportunidades?”, “Agora que você tem e gosta de nós, você com certeza deve comprar esse produto/ ferramenta/serviço.”. Nós estamos partindo do pressuposto que, nos estágios 3 e 4, o cliente vai dizer entusiasmado “Bom, isso faz sentido! É só adicionar mais este para a pilha!” RESPOSTA ERRADA. Você está no estágio errado com o foco errado. O momento ideal da venda recorrente vai sempre ser nos estágios 1 e 2 do processo de compra.

A maioria das ações para a venda recorrente acontece no estágio 2, Educação. É no estágio 2 que você faz propostas de venda recorrente de valor. Incrementando o paradigma, a proposta de ter um mesmo cliente comprando de nós uma segunda, terceira ou quarta vez, ou comprar produtos e serviços adicionais, é tão eficiente quanto fazer uma venda normal. E esse processo de venda recorrente começa nos estágios 1 e 2, não no final do processo de compra. Portanto, vamos começar com os estágios 1 e 2.

Nós ajudamos pequenos negócios a terem sucesso.

Mestre na Arte das Vendas Recorrentes: Técnicas comprovadas para agregar valor e aumentes as vendas.

6

Foque em “longe da dor, em direção ao prazer”. Você já ouviu essa expressão: “longe da dor, em direção ao prazer”? Os que compram devem ter uma energia, uma questão, um desejo para que comprem novamente. E, para conseguirmos isso, eles precisam ser ter um desafio, um obstáculo, uma preocupação – algo que os impeça de ir para frente. Simplesmente dizer “nós somos os últimos e melhores – você com certeza vai querer esse produto porque vai fazer sua vida mais fácil/melhor/mais rápida...” não vai funcionar com esse cliente. Então, o que funcionaria?

Quando você fizer uma venda recorrente, mantenha seus ouvidos bem abertos e preste atenção nos desafios, problemas e preocupações que estão sendo causados pela implementação do seu produto ou serviço.

LONGE DA DOR

EM DIREÇÃO AO PRAZER

Entenda a motivação do cliente. Pense contra a dor e não em direção a ela. A energia para fechar o negócio está vindo do cliente, não de você, e o segredo está na motivação do cliente. Escute o que eles têm a dizer quando usam expressões como “Eu tenho que evitar/minimizar/parar/deletar/ arrumar”. Você os escuta? Essas são declarações “ficar longe”. Em 80% dessas situações você vai ouvir declarações do tipo “fique longe” e seus clientes. Portanto, quando você fizer uma venda recorrente, mantenha seus ouvidos bem abertos e preste atenção nos desafios, problemas e preocupações que estão sendo causados ou pela implementação de seu produto ou serviço, ou desafios adicionais que o cliente enfrenta que o seu produto ou serviço pode ser de grande utilidade.

Nós ajudamos pequenos negócios a terem sucesso.

Mestre na Arte das Vendas Recorrentes: Técnicas comprovadas para agregar valor e aumentes as vendas.

7

Caso de Estudo: Subutilização

Quantos softwares diferentes estão instalados em seu computador? Deles, quantos você utiliza inteiramente? As chances são de serem pouquíssimos. Aqui está uma ótima oportunidade de venda recorrente. Não é sua culpa que o seu cliente não utilize o software que comprou de você. Eles até participam do treinamento inicial, mas, na realidade, eles precisam de dois ou três níveis a mais de treinamento para obterem sucesso. Nem todos os usuários do software vão aceitar a oferta de treinamento avançado, mas alguns vão aceitar apenas pelo fato de eles quererem tirar o máximo que podem do software.

Levar o cliente durante processo usando a estratégia ‘‘fugindo’’ é muito mais fácil para vocês dois.

Levar o cliente durante processo usando a estratégia “ficar longe” é muito mais fácil para vocês dois. Fazer a pergunta, “Por que vocês fariam isso?” sonda essas dores, problemas, desafios e preocupações em que o cliente esconde sua energia. Descubra essa energia e vai aparecer uma oportunidade de potencial venda recorrente.

Nós ajudamos pequenos negócios a terem sucesso.

Mestre na Arte das Vendas Recorrentes: Técnicas comprovadas para agregar valor e aumentes as vendas.

Viajar no tempo Um dos principais erros que os vendedores cometem no mundo da venda recorrente é negligenciar o fator tempo. Um bom vendedor no controle de vender de novo para um cliente sempre viaja entre o passado, o presente e o futuro.

FUTURE Zona de Fotografia Digital

Estratégico

PRESENTE Oportunista Zona de Vídeo Digital

Zona de Vídeo Digital

PASSADO Reconstituinte

“João, lembra daquele problema que você teve 3 meses atrás e nós ajudamos você a resolver? Onde mais em sua empresa existe aquele problema?” “João, você sabe que seu pessoal implementou nossos produtos perfeitamente. Quando você olha para os próximos 3 meses, quais são os novos desafios que você deseja solucionar?” Dizer agora: “João, você está satisfeito com o que você tem?” mantém as vendas em um plano bidimensional. Não vai ajudar você a vender de novo, mas, volte no tempo: “Lembra daquele problema de 3 meses atrás? Quem mais você acha que pode ter esse problema?” Alterne, vá para frente no tempo: “João, quando você olha para os próximos 6 meses, que tipo de oportunidades você vê para essa ferramenta solucionar?”

Nós ajudamos pequenos negócios a terem sucesso.

8

Mestre na Arte das Vendas Recorrentes: Técnicas comprovadas para agregar valor e aumentes as vendas.

Não se refere apenas a ajudar os clientes no processo de venda recorrente. Viajar pelo tempo é ótimo para o vendedor também. Nós descobrimos que, com passado, presente e futuro, temos como saber se o nosso produto/ferramenta/serviço realmente pode ajudar o cliente.

Rápida Revisão Nós acabamos de passar por três maneiras de incrementar o paradigma da venda recorrente. 1.Trate como uma venda comum. Não é apenas “compre mais um” que entra para a pilha no estágio 4. Você precisa criar energia e valor, que estão nos estágios 1 e 2. 2.Longe da dor, em direção ao prazer. Certifique-se de perguntar quais são os problemas, desafios e preocupações e não “maior, melhor, mais rápido!!”. As pessoas vão investir suas energias em “ficar longe” ao invés de “ir em direção” aos problemas.

Trem

Trem

Trem

Trem

Trem

da Esta fe

o çã

Che

3.Viajar no tempo. Você precisa viver em um espaço tridimensional. O bidimensional, a visão “apenas hoje” vai travar sua venda recorrente. Certifique-se de ir e voltar no tempo. Quanto mais você viajar, mais seu produto/serviço vai ser relacionado a seu cliente e as chances de sucesso na venda recorrente vão decolar.

Trens Importantes

Nós ajudamos pequenos negócios a terem sucesso.

9

Mestre na Arte das Vendas Recorrentes: Técnicas comprovadas para agregar valor e aumentes as vendas.

10

Guie trens em movimento. Agora que o trem está nos trilhos e estamos em movimento, vamos coloca-lo na perspectiva correta. Suas oportunidades são trens parados na estação. Seu melhor cliente, Ana, é a chefe da estação. Ela tem três, quatro ou cinco desafios/ problemas/preocupações em cima da mesa que precisam ser resolvidos. Por quê? Porque tem outros trens chegando na estação. Nós já conversamos com ela sobre o trem nº 1 que está chegando na estação agora. Você pergunta “Ana, quando você olha para os próximos três meses, que outros desafios (trens) você tem para enfrentar?”.

Esse ponto não é para forçar a fazer uma venda recorrente.

Essa é uma ótima maneira da Ana contar sobre o terceiro e o quarto trens que estão vindo para a sua estação, revelando que há uma oportunidade de venda recorrente para você. Aqui, chega-se a um ponto crítico: Você PODE SER ou PODE NÃO SER capaz de ajuda-la!

Esse ponto não é para forçar você a fazer uma venda recorrente. No entanto, descobrir sobre esses trens lhe dá acesso ao próximo nível. Agora você pode fazer perguntas no passado, presente e futuro, sobre esses trens para ver se o seu produto/serviço pode realmente ajudar. Vamos ver o terceiro trem da Ana: “Bom, Ana, quanto ao 3º trem, que outras empresas são afetadas pelo projeto que você está montando?”, você pergunta. Ou, “Quem mais da equipe está envolvido nesse projeto?”.

Quem é o dono do trem? Vendas recorrentes de primeira linha vão além de falar sobre o trem em si, mas também a quem ele pertence. Aqui vai um exemplo:

Nós ajudamos pequenos negócios a terem sucesso.

Mestre na Arte das Vendas Recorrentes: Técnicas comprovadas para agregar valor e aumentes as vendas.

11

A empresa está interessada em implementar um novo processo de vendas e o representante de vendas está no comando da iniciativa. O representante sabe que o departamento de TI terá que implementar internamente, que o departamento de Marketing será encarregado de implementar o novo processo de educação e estímulo, e o departamento Financeiro será afetado nas contas à pagar. É como um efeito dominó. Mesmo que o representante de vendas esteja no comando de montar um novo CRM ou do processo de vendas, a decisão do cliente afeta uma série de outras decisões.

COMPANHIA: PRECISAMOS DE UM NOVO PROCESSO DE VENDAS!

VENDAS VIP: VAMOS IMPLEMENTÁ-LO! DEPARTAMENTO DE TI: VAMOS TER CERTEZA QUE FUNCIONA!

MARKETING: VAMOS ESPALHAR A PALAVRA!

FINANÇAS: VAMOS CRIAR CÓDIGOS DE FATURAMENTO!

Vamos usar outro exemplo. Digamos que minha empresa ofereça treinamento de vendas e gerenciamento de vendas. Uma outra empresa chega para fazer nosso treinamento e nós fazemos um trabalho incrível. A confiança foi estabelecida e o relacionamento está criado.

Nós estamos ajudando dois trens a chegar na estação. Na empresa, sabemos que, para tudo que é relacionado a vendas, há uma grande participação do marketing. O Marketing usa as palavras com proeza, o que ajuda a criar um bom material de apoio como apresentações em PowerPoint, material impresso, etc. Talvez seja uma boa ideia conversar com o departamento de marketing sobre o que pode ser feito para solucionar os desafios do cliente.

Nós ajudamos pequenos negócios a terem sucesso.

12

Mestre na Arte das Vendas Recorrentes: Técnicas comprovadas para agregar valor e aumentes as vendas.

Como departamento de Marketing, que desafios você está tendo que enfrentar com a equipe de vendas? Que obstáculos você vê no caminho desse novo processo de vendas que está sendo implementado? Seria benéfico se nós viéssemos para um dia em que todos falassem a mesma língua?”

Você pode ver no exemplo acima que estamos falando sobre o estágio 2. Você não pode fazer isso no estágio 4 ou algum depois dele. Não seria benéfico para o cliente, muito menos para você. E, enquanto você pergunta ao departamento de marketing sobre os desafios que são enfrentados lá, não esqueça de viajar no tempo.

Vender de novo para o cliente resolver os problemas/desafios/ obstáculos do cliente além do mundo bidimensional de hoje.

“Quais são os principais problemas que você enxerga nos próximos seis meses? Quais são os maiores riscos que você vai enfrentar durante o resto deste ano?”

Mais um trem fazem três. E quando a equipe de engenharia de sistema de uma empresa precisa fazer demonstrações? Que tal uma visão geral da empresa? Implementando apenas um sistema, toda a empresa passa a falar a mesma língua. Agora você vê como a venda recorrente deixou de ser aquele gigante elefante branco e passou a ser a frente da estratégia? Vender de novo para o cliente resolve os problemas/desafios/ obstáculos do cliente além do mundo bidimensional de hoje. A venda recorrente pode envolver departamentos além do que já seria trabalhado e esperado.

Explorando causa e efeito. Ano estágio 2, Educação e Estímulo, os consumidores tendem a se dividir. Pense visualmente. Uma linha é desenhada com uma palavra embaixo dela (Efeito) e outra acima (Causa). A divisão pode acontecer de duas maneiras. Em uma grande empresa, a divisão acontece entre pessoas ou departamentos nos quais alguns lidam com os efeitos e outros lidam com as causas. Em uma pequena empresa, a divisão acontece mentalmente, a mudança de um processo de pensamento para outro. Nós ajudamos pequenos negócios a terem sucesso.

Mestre na Arte das Vendas Recorrentes: Técnicas comprovadas para agregar valor e aumentes as vendas.

13

Abaixo da linha, seu cliente irá separar uma lista de necessidades, que chamamos de efeito. Eles estão procurando um produto ou serviço para fazer isto, isso e aquilo. Eles olham apenas para a ferramenta/ função que trabalha no usuário/cliente. Eles estão pedindo para que você mostre os exemplos tangíveis de como o seu serviço faz isso, ou como o seu produto concretiza aquilo Acima da linha, “causa”, é o caso da empresa para mudança. O que está causando a mudança? O que está motivando o cliente? Quais são as principais razões do cliente para fazer esse investimento ou se submeter a essa mudança? E, enquanto você está acima da linha, tente quantificar a mudança do cliente. Consiga o número ou valor que essa mudança causará no negócio dele. Cuidado: Não ignore essa divisão. Não importa se ela acontece mentalmente ou fisicamente, ela acontece. A divisão é mais fácil de ser

o/ Educaçã r ta Descobe

rência Transfe riedade de Prop

EDUCA

R VA L IDA R

Decidir

lizar

Raciona

com o Cuidados Negócio sse Intere l Inicia

JUSTIF

DECIDI

R

ICAR

A/ C AU S O T I EFE

écniconsferência Caso T Tra ade ed

R INICIA

ri de Prop o/ ã ç a c u d E r ta Descobe R VA L IDA

EDUCA

R

vista em uma grande empresa, mas é tão importante quanto entende-la em um pequeno negócio quando a divisão provavelmente acontece com uma única pessoa. Nós criamos algumas dessas perguntas que levam a ação para conseguir respostas que ajudem a qualificar e quantificar a causa: “O que faria com que você saísse do seu estágio atual e fizesse algo diferente?” “O que faria com que você mudasse o modo como faz as coisas agora?” Nós ajudamos pequenos negócios a terem sucesso.

Mestre na Arte das Vendas Recorrentes: Técnicas comprovadas para agregar valor e aumentes as vendas.

“Qual é a urgência para atingir resultados?” “Qual é o impacto ou retorno que você espera disso?” “Quais as consequências de se manter onde está agora? Quais as maneiras de atingir os resultados? Quais os riscos de fazer essa viagem?” As melhores oportunidades de venda recorrentes estão acima da linha.

P E S S OA

S

M E N TO

Causa

Causa Causa

Causa

EFEITOS

Causa

Causa Causa

POLÍTI

E Q U IPA

Causa

CAS

PROCEDIM

ENTOS

Isso porque, se você apenas se concentrar no usuário/cliente e na lista de necessidades, essas necessidades serão saciadas assim que a solução for implementada. Estar acima da linha perguntando “Baseando-se na implementação de nossos produtos e serviços, o que causaria uma mudança em sua empresa?", faz com que a oportunidade da venda recorrente seja bem mais fácil. Então, faça uma pergunta do tipo “Quem ou qual outro departamento vai ser afetado por essa mudança?”. Esse tipo de pergunta tem um grande valor de iniciativa no processo da venda recorrente.

Nós ajudamos pequenos negócios a terem sucesso.

14

15

Mestre na Arte das Vendas Recorrentes: Técnicas comprovadas para agregar valor e aumentes as vendas.

Infelizmente, nós vemos muitos vendedores abaixo dessa linha. “Quem mais gostaria de uma foto conosco?” “Com quem mais poderíamos falar sobre nossos produtos e serviços?”. Os vendedores pensam que, já que eles fizeram essas perguntas, podem fazê-las de novo só porque as pessoas já os conhecem e confiam neles. Não exatamente.

Experts em vendas recorrentes vão correndo para cima da linha, procuram por trens adicionais, assistem como esses trens (problemas, desafios, objetivos do dono ou presidente) estão sendo implementados ou como afetam outros departamentos da empresa. Ir além e mais fundo é uma ótima maneira de vender de novo, melhor do que escolher alguma coisa e ficar esperando. Dizer “Você sabe quem você é, deixe eu te falar sobre o que fazemos para você ver como isso pode lhe afetar” e te colocar em uma posição que você não vai querer estar.

Ir além e mais fundo é uma ó ma maneira de vender de novo, melhor do que escolher alguma coisa e ficar esperando.

Nós ajudamos pequenos negócios a terem sucesso.

Mestre na Arte das Vendas Recorrentes: Técnicas comprovadas para agregar valor e aumentes as vendas.

16

As regras de ouro da venda recorrente. Existem três regras de ouro a serem seguidas para uma venda recorrente de sucesso. Lembre-se delas e você estará no caminho certo.

Regra de ouro: Focar nas perguntas “longe da dor”. Consumidores querem resolver seus desafios, problemas e preocupações. Focando em perguntas “longe da dor”, ao invés de perguntas “focadas na dor”, você vai se tornar mais eficiente. Fazer perguntas “fique longe” lhe dá mais energia para oportunidades de venda recorrente. Também é importante lembrar de fazer perguntas, não afirmações. Afirmar parece que você já conhece a pessoa muito bem, sabe o que ela quer e que está aberta as diferentes soluções que você tem para vender. Ao invés disso, tente essa abordagem: “João, esses produtos são incríveis. Você sabe que, eu tenho certeza, que outros departamentos dessa empresa também podem usar nossos produtos.’’ ou “Para onde você acha que eu devo ir? Aonde eu posso realmente implementar meus produtos?” A energia é criada logo no começo da negociação (estágios 1 e 2). Perguntando a seu cliente sobre seus desafios, problemas e preocupações (com perguntas, não afirmações), você cria uma transferência de propriedade. Perguntando as coisas certas, você pode ajudar a mover um trem de R$ 100.000, R$ 5 milhões, R$ 10 milhões, R$ 50.000 – mesmo quando o seu produto vale apenas 10% desse valor todo. Vamos fazer uma analogia com o futebol. Você ajudou a bola a chegar no meio de campo, mas toda a zaga do outro time está armada, se esforçando para que você não chegue na área para, assim, ganhar o jogo. Para o usuário ou consumidor, a sua solução é o que ele precisa. Você conhece as necessidades.

Nós ajudamos pequenos negócios a terem sucesso.

17

Mestre na Arte das Vendas Recorrentes: Técnicas comprovadas para agregar valor e aumentes as vendas.

Bons vendedores de venda recorrente encontram oportunidades adicionais que encaixam perfeitamente no quebra cabeça do consumidor. Eles conhecem, amam e confiam em você, então o risco da implementação já é menor. Procure por problemas e desafios adicionais. Você pode ou não se encaixar neles, mas ao menos irá descobrir oportunidades de vender novamente.

Crie um grande quadro de brechas. Essa é uma ferramenta extremamente eficaz para a venda recorrente. Entenda os

Lembre-se, como o gerente da estação de trem, você está procurando por trens que estão nos trilhos e não trens que vão aparecer daqui a um ano apenas. Você não quer escolher um assunto e simplesmente esperar que o trem apareça. Não é ai que você quer estar. Organize seu tempo e faça vendas recorrentes se isso parecer o certo a se fazer.

objetivos e metas de seu cliente e depois as articule com o que está contecendo agora.

Regra de ouro: Achar grandes brechas. Crie um grande quadro de brechas. Essa é uma ferramenta extremamente eficaz para a venda recorrente. Entenda os objetivos e metas de seu clientee depois as articule com o que está acontecendo agora. Seu cliente, ou tema oportunidade de ultrapassar esse objetivo, pois está indo muito bem (e há um lado positivo), ou está mal e com déficit. Aonde seu cliente se encontra em relação ao objetivo? Ele está no meio do caminho, 1/3 do caminho ou já está quase lá? Independente do status, existem ações que podem acelerar esse crescimento. Ele tem um problema ou desafio e precisa descobrir como vai ultrapassar as barreiras para encontrar a oportunidade de atingir seu objetivo. De novo, o clássico exemplo de alguém que já comprou seu produto ou serviço e fez um treinamento inicial, mas poderia ser benéfico fazer um outro treinamento mais aprofundado. Tudo está indo muito bem, mas se ele usar nosso produto em todo o departamento Financeiro ou usar o nosso produto/serviço na nova linha de produto dele, seria uma solução mais completa. Essa solução exige uma sessão adicional de treinamento. Uma situação assim cria novas oportunidades de venda recorrente porque está abrindo o leque de diferentes produtos e serviços - ao invés de simplesmente escolher algum produto nosso, o projeto do cliente se une ao nosso produto ou serviço que está sendo oferecido.

Nós ajudamos pequenos negócios a terem sucesso.

Mestre na Arte das Vendas Recorrentes: Técnicas comprovadas para agregar valor e aumentes as vendas.

18

Regra de ouro: Ir mais além.

Lembre-se, a ideia de revender é sempre ir além e mais a fundo em tudo. O conceito de começar as conversas executivas no estágio 2 (Educação e Estímulo), juntar todas as pessoas da empresa, deixar que escolham o produto que elas desejam e esperar para que ele dê certo não é eficaz. “Obrigado a todos. João e o departamento de marketing já adquiriram nossos produtos. Nós vamos falar um pouco sobre o que fazemos pelo João e vocês virão aqui em cima para nos dizer como esse produto pode ser útil para vocês.” Essa abordagem não funciona.

Nós ajudamos pequenos negócios a terem sucesso.

Mestre na Arte das Vendas Recorrentes: Técnicas comprovadas para agregar valor e aumentes as vendas.

19

Cresça com vendas recorrentes. Use as ferramentas da venda recorrente, estratégias e técnicas que você aprendeu nesse e-book para você a crescer suas vendas com naturalidade. Aqui vai um resumo.

Evite chamar de “venda recorrente”, pois não é isso que o consumidor quer ouvir. Consumidores querem encontrar as soluções perfeitas para seus problemas, desafios e preocupações. Uma vez que a venda recorrente se torna parte da empresa, haverão outros problemas e desafios em outros departamentos, surgindo a oportunidade de uma venda adicional. Nós estágios 1 (Iniciação) e 2 (Educação e Estímulo), use as perguntas “longe da dor”. Certifique-se de que é no estágio 2 que aparecem as necessidades que você precisa identificar. Você está procurando pela causa, quantifique essa causa com uma solução e identificar o desafio. Finalmente, use o quadro de brechas para ajudar o cliente a enxergar o valor do seu produto ou serviço, e faça com que a venda recorrente realmente aconteça. Vender de novo para o mesmo cliente não é algo que deve ser despejado no final de uma negociação inicial. É um processo que pode ser adicionado a negociação, acompanhado ou criado para um cliente de longa data. Usando essa técnica para fazer vendas recorrentes de sucesso, você pode solucionar todas as dores de seu cliente sempre, adicionando valor à ele e aumentar suas vendas naturalmente.

Nós ajudamos pequenos negócios a terem sucesso.

20

Mestre na Arte das Vendas Recorrentes: Técnicas comprovadas para agregar valor e aumentes as vendas.

Sobre o Autor e a Babel-Team William "Skip" Miller, ffundador da M3 Learning, mudou a maneira como os profissionais de venda trabalham com o seu bestseller, "Gerenciamento de Vendas ProAtivo" (tradução livre de "ProActiveSales Management). Aparecendo como número um por 5 anos consecutivos no ranking da Amazon, o livro já foi traduzido para diversas línguas no mundo inteiro e se tornou o livro-texto de estudo de todos os gerentes de vendas. A Babel -Team, Jorge Aldrovandi e sua equipe no Rio de Janeiro, tem criado uma parceria de negócios com o Infusionsoft em Phoenix, Arizona, EUA.

Equipe Babel-Team

Skip Miller Qual é o propósito? Trazer para o Brasil os mais novos conceitos de marketing e vendas e as mais modernas tecnologias de automação sempre pensando em pequenas e médias empresas que trabalham com negócios onlines ou offlines. A Babel-Team trabalha desde 2006 ajudando os empresários a alavancar o crescimento e os lucros através de uma gestão mais eficiente do Ciclo Completo do Cliente (Customer Lifetime Value)

Sobre o Infusionsoft Infusionsoft é o único software de vendas e marketing tudo-em-um desenvolvido para as pequenas empresas. Marque uma consultoria online grátis com a gente e veja como o Infusionsoft funciona e como ele pode ajudar a sua empresa a crescer.

Consultoria Online

Gostou desse e-book? Leia mais! Conheça nosso blog e confira nosso posts, com dicas, informações e entrevistas sobre o Infusionsoft e o marketing automatizado. Explore Mais Nós ajudamos pequenos negócios a terem sucesso.