A 2° Guerra Mundial e os Quadrinhos Encontro I - WordPress.com

A 2° Guerra Mundial e os Quadrinhos Encontro I Sumário A Segunda Guerra Mundial foi o Conflito armado mais destrutivo que o mundo já viu. Calcula-s...
29 downloads 57 Views 2MB Size

A 2° Guerra Mundial e os Quadrinhos

Encontro I

Sumário A Segunda Guerra Mundial foi o Conflito armado mais destrutivo que o mundo já viu. Calcula-se que nela tenha morrido cerca de 55 milhões de pessoas. O conflito mundial pôs a serviço da morte e da destruição praticamente a totalidade dos recursos humanos naturais, industriais e tecnológicos que as sociedades acumularam até então.

Questão do ENEM 2012 A capa da primeira edição norteamericana da revista do Capitão América demonstra sua associação com a participação dos Estados Unidos na luta contra:

A - A Tríplice Aliança, na Primeira Guerra Mundial. B - Os regimes totalitários, na Segunda Guerra Mundial. C - O poder soviético, durante a Guerra Fria. D - O movimento comunista, na Guerra do Vietnã. E - O terrorismo internacional, após 11 de setembro de 2001.

Um breve contexto do Superman. •

Primeira etapa Superman (38-39)

• • • •

Superman, campeão dos oprimidos! Tragédia na mina Blakely! Superman e a represa Superman contra a Liga Protetora dos Táxis Superman contra as condições precárias de moradia





Segunda etapa Superman (40)

• • •

O desintegrador atômico A Europa em guerra (parte 1) A Europa em guerra (parte 2)

Entrada das HQ‟s na Guerra A quebra da bolsa de valores de Nova York em 1929, foi um ponto importante na história das HQ‟s e na década seguinte elas avançaram e se consolidaram no segmento de aventura. Com o advento da Guerra, as HQ‟s se tornaram importantes peças de propaganda e mesmo antes da entrada oficial dos EUA na guerra, os „heróis‟ já combatiam nela.

Títulos de Guerra (War Bonds) Os EUA empreenderam um grande esforço para a manutenção da guerra e os War Bonds tinham o proposito de angariar fundos por meio da participação popular e cobrir os altos custos da Guerra.

As HQ‟s e os Títulos de Guerra

Ataque a Pearl Harbor Os Estados Unidos da América vai a Guerra! O ataque japonês a base naval de Pearl Harbor no Hawaií, Pacifico, fez com que a opinião publica americana, que até então era contra a participação dos EUA na guerra, passasse a apoiar a entrada do mesmo no conflito.

“Lembre-se de Pearl Harbor”

Patriotismo Uniformizado O Uniforme como símbolo nacional.

Caricaturas dos líderes do Eixo

Recrutamento TIO SAM Talvez um dos mais famosos cartazes de propaganda de qualquer tempo, "Eu Quero Você para Exército dos EUA" foi, na verdade, encomendado para a Primeira Guerra Mundial. Esta imagem indelével se mostrou tão eficaz, que também foi amplamente utilizada na Segunda Guerra Mundial. O apelo à honra e ao dever, foi suficiente para convencer inúmeros homens de boa vontade a alistar-se para a Guerra.

O engajamento dos Heróis

Heróis ao Combate

Propagandas de Guerra A propaganda foi largamente usada pelas nações beligerantes, ora para atingir seu inimigo ora para conquistar admiradores para sua causa e foi a partir da Primeira Guerra que veremos a propaganda sendo utilizada como uma ferramenta de guerra. Na imagem ao lado, há um trocadilho com a palavra Panzer, que é um modelo de tanque alemão e se assemelha a palavra „calça‟, que em tradução livre quer dizer: “Pegue-o com as calças arriadas.”

O Monstro Japonês Os norte americanos tinham certo preconceito contra os povos asiáticos e o caracterizava em suas histórias, sempre com aparências monstruosas. O avanço japonês no pacifico, fez esse preconceito se concentrar no japonês, caracterizando-os como seres inferiores, de baixa estatura e expressões vilanescas.

Projeto Manhattan A bomba atômica modificou drasticamente o modo de se fazer guerra e a levar as ultimas consequências. No dia 6 de agosto de 1945, Hiroshima era arrasada pela primeira bomba atômica e 3 dias depois, Nagasaki sofria o mesmo destino. Era o fim da Guerra.