ENTREGUERRAS E A SEGUNDA GUERRA MUNDIAL
Nesse resumo vamos rever o período entreguerras e a Segunda Guerra Mundial. O primeiro momento é marcado pela Revolução Russa de 1917, pela crise econômica de 1929 e a ascensão dos regimes totalitários nazifascistas na Europa. Já a Segunda Guerra Mundial (1939-1945) decorre destes conflitos que se iniciaram a partir do término da Primeira Guerra (1914-1918).
A REVOLUÇÃO RUSSA
Antes da revolução de 1917, a Rússia era governada por um poder absoluto exercido por um imperador, o Czar Nicolau. A estrutura social e econômica do país era essencialmente agrária e atrasada, ou seja, 85% da população vivia no campo. O sistema russo era marcado pela desigualdade social extrema e pelo autoritarismo com que governavam os Czares.
OPOSIÇÃO
Em 1905,manifestantes marcharam até o Palácio de Inverno com intuito de entregar uma petição ao Czar Nicolau e foram reprimidos pela Guarda Imperial. Esse episódio ficou conhecido como “Domingo Sangrento” ou “Ensaio Geral”. Após 1905, as greves e as manifestações de camponeses e operários se tornaram corriqueiras. A partir da organização política dos movimentos de oposição ao regime czarista surgiu o Partido Social-Democrata Russo que contava com duas alas. Eram elas: MENCHEVIQUES: termo que significa “minoria”. Defendiam o amadurecimento do capitalismo na Rússia contra a política absolutista dos Czares. Acreditavam no papel da Duma para a realização de reformas e o processo de transição política; BOLCHEVIQUES: termo que significa “maioria”. Tinham forte influência das teorias do socialismo científico de Karl Marx e Friedrich Engels. Defendiam a aliança entre operários e camponeses para a derrubada do Czar e a implantação de um modelo socioeconômico socialista. São essas as duas alas que protagonizaram as revoluções de fevereiro e de outubro. A Revolução Russa resultou na construção da primeira experiência socialista da história e a partir dela toda a Europa passou por um processo de grande transformação. Veja no esquema abaixo as principais características das duas fases dessa revolução:
O seu melhor parceiro de estudos | Todos os direitos reservados Ⓒ 2017
CRISE DE 1929 Na década de 1920 os Estados Unidos viveram o seu “American Way Of life” (estilo de vida americano), que consistia em uma produção em larga escala para o consumo em massa. Nesse modelo, o consumo de bens industrializados como carro próprio, eletrodomésticos, comida enlatada e refrigerante significavam a felicidade da família norte-americana. Porém essa era de ouro teve o seu declínio no final da década. A Europa aos poucos foi reconstruindo sua economia no pós-guerra e recuperando seus índices de produção. Com isso, a importação de produtos americanos baixou e o acúmulo de estoque nas indústrias americanas foi inevitável. A situação agravou-se com a demissão de trabalhadores, queda na produção e falências, mas tudo piorou em 1929 com a quebra da Bolsa de Valores de Nova York. A economia norte-americana só conseguiu se recuperar na década seguinte a partir do New Deal.
O seu melhor parceiro de estudos | Todos os direitos reservados Ⓒ 2017
O NAZI-FASCISMO NA EUROPA Você já parou para imaginar a situação da Europa após a Primeira Guerra Mundial? A indústria europeia estava arrasada, a produção rural estagnada e a fome e a miséria se espalhavam pelo continente. Descontente com os regimes democráticos, a resposta de boa parte da Europa à crise se deu com a ascensão de regimes totalitários. A crença de que só um governo forte, militarizado e sob o comando de um líder conservador poderia reorganizar o país ganhou força em países como Alemanha, Itália, Espanha, Portugal.
O seu melhor parceiro de estudos | Todos os direitos reservados Ⓒ 2017
A SEGUNDA GUERRA MUNDIAL O estopim dos conflitos se deu a partir da política expansionista do regime totalitário de Hitler, que liderava o Eixo, formado por Alemanha, Itália e Japão. Do outro lado do conflito estavam os Aliados, formado por França, Inglaterra e, mais tarde, pela URSS e os Estados Unidos. Podemos dividir a Segunda Guerra em duas fases. A primeira foi marcada pelo avanço do Eixo através da tática de ataque relâmpago e na segunda houve a reação dos Aliados e a derrota do Eixo. Observe o esquema abaixo:
O seu melhor parceiro de estudos | Todos os direitos reservados Ⓒ 2017