Você tem que saber! - www3 UEPG

1 2 palavras do reitor PA L AV R A S DO REI TOR O ingresso no ensino superior marca uma nova etapa em suas vidas. Aproveitar as opor tunidades ab...
77 downloads 31 Views 2MB Size

1

2

palavras do reitor

PA L AV R A S DO REI TOR

O ingresso no ensino superior marca uma nova etapa em suas vidas. Aproveitar as opor tunidades aber tas no âmbito da instituição é de fundamental impor tância para uma formação profissional e pessoal ajustada às exigências das diferentes áreas que impulsionam as sociedades. Em sintonia com a construção do conhecimento, a UEPG tem compromisso com a qualidade, proporcionando a professores e alunos as melhores condições no processo de ensino-aprendizagem. A par tir de agora, você se integra à nossa história, à trajetória de uma instituição posicionada entre as melhores universidades do país. Privilégio alcançado por poucos e que você deve valorizar, empenhando-se nos seus estudos, pesquisas e ações extensionistas. O comprometimento é a nossa e a sua contrapar tida para uma sociedade que não pode prescindir de profissionais qualificados e conscientes do seu papel na busca da justiça social. Sejam bem vindos à nossa instituição.

Profº Dr. Carlos Luciano Sant`ana Vargas

3

A UE P G E SUA HI STÓ RI A

A Universidade Estadual de Ponta Grossa, localizada na

boas vindas

região centro-sul do Estado, abrangendo 22 municípios, foi criada pelo Governo do Estado do Paraná, através da Lei no 6.034, de 6 de novembro de 1969, é uma das mais impor tantes instituiçõesde ensino superior do Paraná. A criação da Universidade resultou da incorporação das Faculdades Estaduais já existentes e que funcionavam isoladamente. Eram elas, a Faculdade Estadual de Filosofia, Ciências e Letras de Ponta Grossa, a Faculdade Estadual de Farmácia e Odontologia de Ponta Grossa, posteriormente desmembrada na Faculdade Estadual de Farmácia e Bioquímica de Ponta Grossa, e Faculdade Estadual de Odontologia de Ponta Grossa; a Faculdade Estadual de Direito de Ponta Grossa, e a Faculdade Estadual de Ciências Econômicas e Administração de Ponta Grossa.

4 A UE PG E SUA HI STÓ RI A :

5

6

CONHE Ç A A UE PG Calouro, você agora faz par te de uma grande instituição e entender como ela funciona facilitará sua adaptação. A Universidade é organizada em reitoria e conselhos superiores, órgãos maiores com tomada de decisão estratégica pela instituição e Pró-reitorias. PRORH - Pró-Reitoria de Recursos Humanos: responsável pela gestão de pessoas, provimento e capacitação dos ser vidores da instituição. PROAD – Pró-Reitoria de Administração: responsável pela gestão administrativa e financeira. PROPLAN – Pró-Reitoria de Planejamento: realiza dentre outros planejamento e acompanhamento institucional.

prograd

Você terá mais contato com: PROPESP: Pró-Reitoria de Pesquisa: sistematiza a pesquisa científica na UEPG tanto na graduação como pós-graduação. PROEX: Pró-Reitoria de Extensão: faz a gestão e controle dos projetos realizados na forma de extensão, que envolvem alunos, professores e a comunidade externa. PROGRAD: Pró-Reitoria de Graduação: é a de maior contato com os acadêmicos. Cuida da vida do estudante na graduação desde o vestibular, disciplinas até a formatura.

O QUE É A P RO GR A D?

A Pró-Reitoria de Graduação é um órgão da Universidade responsável pela organização, acompanhamento e avaliação das atividades acadêmicas referentes aos cursos de graduação. É composta pelos seguintes divisões: Acadêmica, de Ensino e de Expediente, cada uma com funções específicas.

7

P RO GRA D - C A MP US EM U VAR AN A S B LO CO RE I TORI A

D I V I SÃ O AC A DÊ MI C A

SALA 31 SALA 37 SALA 28

S E Ç Ã O D E M AT R I C U L A ( f o n e ( 42 ) 32 2 0 - 370 5 ) : t e m co m o p r in c ip ai s f un ç õ e s r e ali zar o r e gi s t r o a ca d ê mi co e a m a t r í c ul a ; ca d a s t r o , t r an cam e n t o e r e ab e r t ur a d e c ur s o s ; an ali s ar p e di d o s d e exe r c í c i o s d o mi c ili ar e s , ab o n o d e f al t a s e p e di d o s d e n o v a p r o v a . S E Ç Ã O D E C O N T RO L E A C A D Ê M I C O P R E S E N C I A L ( f o n e ( 42 ) 32 2 0 - 370 6 ) : t e m co m o p r in c ip ai s f un ç õ e s a e mi s s ã o d a car t e ir a d e e s t u d an t e , hi s t ó r i co e s co l ar , ce r t i d õ e s , au x ili ar n a s f o r m a t ur a s , ca d a s t r ar a t i v i d a d e s co mp l e m e n t ar e s , m o ni t o r i a s , a t u ali za ç ã o d e ap r e n di za g e m di d á t i ca . S E Ç Ã O D E C O N T RO L E A C A D Ê M I C O À D I S TA N C I A ( f o n e ( 42 ) 32 2 0 - 37 2 2 ) : t e m a f un ç ã o d e o r i e n t ar e s up e r v i s i o n ar a s a t i v i d a d e s r e f e r e n t e s a o s c ur s o s d e gr a du a ç ã o o à di s t an c i a .

D I V I SÃ O ENSINO

prograd

SALA 29 SALA 27

S E Ç Ã O D E C U R R Í C U LO S E P RO G R A M A S ( f o n e ( 42 ) 32 2 0 - 37 1 6 ) : é r e s po n s á v e l po r e mi t ir d o c um e n t o s co m o s co n t e ú d o s p r o gr am á t i co s d a s di s c ip lin a s j á c ur s a d a s . P ar a t r an s f e r ê n c i a s e ap r o v e i t am e n t o d e e s t u d o s . SEÇÃO DE ESTÁGIO ( f o n e ( 42 ) 32 2 0 - 37 1 5 ) : é r e s po n s á v e l p e l o s a s s un t o s r e f e r e n t e s a o s e s t á gi o s c ur r i c ul ar e s o b r i g a t ó r i o s e nã o obr iga tó r ios .

D I V I SÃ O DE EXPE DI E N TE

SALA 26 SALA 38

S E Ç Ã O D E R E G I S T RO G E R A L É r e s po n s á v e l p e l a o r g ani za ç ã o e co n f e r ê n c i a d o s p r o ce s s o s d e r e gi s t r o e co n f e cç ã o d e dip l o m a s e ce r t i f i ca d o s . S E Ç Ã O D E P RO G R A M A S E S P E C I A I S C ui d a d e p r o gr am a s e s p e c i ai s co m o P E C - G ( P r o gr a m a E s t u d an t e C o n v ê ni o d e G r a du a ç ã o ) , P IB ID , ( P r o gr am a In s t i t u c i o n al d e B o l s a s d e Ini c i a ç ã o à D o cê n c i a ) , P E T ( P r o gr am a d e E du ca ç ã o Tu t o r i al ) , C S F ( C i ê n c i a s e m F r o n t e ir a s ) , d e n t r e o u t r o s .

8

Coor d enad or ia d e Auxil io e O r ien ta çã o a o E s t ud ant e - C AOE

Visa facilitar a adaptação e permanência do estudante na universidade a fim de contribuir com sua a formação profissional e pessoal.

CAOE

Dentre as atividades e projetos desenvolvidos pela CAOE pode-se destacar:

9

P RO G R A M A I N S T I T U C I O N A L D E A C O L H I D A D O C A LO U RO D e s e n v o l v i d o anu alm e n t e , t e m o o b j e t i v o d e a co lh e r , amb i e n t ar e in t e gr ar o cal o ur o e a co muni d a d e a ca d ê mi ca . P RO G R A M A D E V I S I TA S “ C O N H E Ç A A U E P G ” A lun o s d o e n s in o m é di o r e ce b e m o r i e n t a ç ã o e in f o r m a ç õ e s s o b r e o s c ur s o s d a UE P G e s ã o in ce n t i v a d o s a p r o s s e guir co m s e u s e s t u d o s e p r e s t ar v e s t ib ul ar co n f o r m e s u a v o ca ç ã o . AT E N D I M E N TO A P E S S O A C O M N E C E S S I D A D E E S P E C I A L D á apo i o a o s a ca d ê mi co s co m n e ce s s i d a d e s e du ca t i v a s e s p e c i ai s , d e s d e o a t e n dim e n t o di f e r e n c i a d o n o s v e s t ib ul ar e s , a co mp anh am e n t o a ca d ê mi co e p e s s o al . O R I E N TAÇ Ã O S O B R E E S TA D I A E MO R A D I A O r i e n t a e e n caminh a o s a ca d ê mi co s qu e n e ce s s i t e m d e s s e s er v iç o . O R I E N TAÇ Ã O S O C I A L E P E D A G Ó G I C A A u x ili a o e s t u d an t e e m s u a s di f i c ul d a d e s qu e po s s am imp e dir a co n t inui d a d e d e s e u s e s t u d o s . D E S C O N TO E S P E C I A L PA R A O RU C o n ce di d o m e di an t e an á li s e s o c i o e co n ô mi ca d o a ca d ê mi co , qu an d o n e ce s s á r i o .

CAOE

E N C A M I N H A M E N TO S E A G E N D A M E N TO S S e n d o n e ce s s á r i o a t e n dim e n t o m é di co , p s i co l ó gi co o u o d o n t o l ó gi co f a ç a s e u a g e n d am e n t o n o C AO E p elo telefone : ( 42 ) 3220 - 3771 o u p e s s o alm e n t e .

Contato C AOE facebook . com / caoe . uep g E ndere ço: Campus Uvaranas - Bloco da Reitor ia – Sala 44 Avenida Car los Ca valcant i , 4748 - CEP 84030- 900 - Ponta Grossa - P R F one : ( 42 ) 3220 . 3771 E mail: caoe @ uep g. br

10

ACE SS O A IN TE RNET N A UEP G O acesso a rede da UEPG é concedido a todos os usuários que estiverem na área de cober tura dos pontos de acesso sem fio. Os alunos de graduação tem seu login criado automaticamente no começo do curso. Inicialmente o login, o no RA e a senha o RG sem pontos ou traços. Será necessário configurar o seu computador de acordo com seu navegador. Estas informações estão disponíveis no site: http://wiki.uepg.br/index.php/Página_principal Para alguns usuários, a ativação de seu login para uso da rede wirelessUEPG só será possível após uma validação de identidade. A validação de identidade tem como objetivo comprovar o vínculo do usuário com a UEPG. Ela pode ser feita no Centro de Processamento de Dados, Campus

acesso web

Uvaranas, das 8h às 11h30 e das 14h às 17h. O usuário deve vir munido de documento de identificação e CPF.

AC A DÊMI CO ONL INE O Por tal da UEPG dispõe de uma página especial para os acadêmicos chamada de Acadêmico Online que é um espaço vir tual pessoal do aluno onde ele tem acesso a documentos como Cer tidão de Matricula, Extrato de Matricula , Aproveitamento de Estudos, Avaliação de Desempenho, bem como pode atualizar seus dados cadastrais. Para acessar o Acadêmico Online será necessário o número do R.A. e uma *senha que é encontrada acessando o si te da UEP G (por tal.uepg.br) à direita no item Calouros/2014. Você poderá pesquisar o seu RA e senha com o numero de CPF ou numero de inscrição no vestibular.

*Essas informações estarão disponíveis apenas na semana de início das aulas.

11

C O MO A C E S S A R ? S e l e c i o n e d o l a d o s up e r i o r e s qu e r d o o i t e m a ca d ê mi co s e gui d o d e a ca d ê mi co o n -

como acessar?

lin e co m o m o s t r a a im a g e m .

E m s e gui d a c li car n o l a d o s up e r i o r dir e i t o e m in s e r ir u s ú ar i o ( nú m e r o d o R A ) e a s e nh a . P r o n t o a g o r a v o ce t e m a ce s s o a o s d o c um e n t o s qu e p r e c i s ar .

12

O qu e e s tá di s p o ní v e l pa ra v o c ê na UE P G ATEND I ME N TO JUR Í DI CO

Com atuação somente na Comarca de Ponta Grossa, o Núcleo de Prática Jurídica - NPJ presta atendimento às pessoas que buscam Assistência Jurídica, Assistência Judiciária e Justiça Gratuita, além de ser vir como campo de estágio curricular aos acadêmicos do Curso de Direito. Para informações e para saber como par ticipar entre em contato:

atendimento

Contato Rua XV de Novembro, ld 301 esq Eng. Sc hamber. F one : (42 ) 3220 . 3 474 e 3224 . 2339 E mail: a tosnpj@ uep g. br

Horário de segunda a sexta-feira pela manhã das 9h às 11h e à tarde das 14h às 16h – sexta-feira (somente orientações na área penal).

13

O qu e e s tá di s p o ní v e l pa ra v o c ê na UE P G BI BLI OTEC A

bibblioteca

Tem por finalidade auxiliar a comunidade universitária nas funções de ministrar ensino, dar apoio aos programas de extensão e pesquisa. A Biblioteca da UEPG oferece diversos ser viços aos universitários, tais como: • • • • • • • • • • • • •

Biblioteca digital de trabalhos e monografias. Empréstimo domiciliar. Empréstimo interbibliotecas. Ser viço de referencia. Ser viço de aler ta. Levantamento bibliográfico. Normalização de trabalhos científicos. Oficinas de orientação bibliográfica. Consulta ao acer vo online: w ww.uepg.br/bicen Visita orientada. Comutação bibliográfica. Biblioteca digital de teses e disser tações: http://bicen-tede.uepg.br/. Repositório institucional: http://ri.uepg.br.

Contato Campus Cent ral - Bloco D - Tér reo. F one : (42 ) 3220 . 3385 E mail: bicen@ uep g. br

Campus Uvaranas - Cent ro de Convivênc ia F one : (42 ) 3220 . 3037 E mail: bcampus @ uep g. br - w w w.uepg.br/bicen

14

O qu e e s tá di s p o ní v e l pa ra v o c ê na UE P G CENTRO DE DE S P ORTOS E RE C RE AÇ Ã O – C D R

Órgão Suplementar da UEPG responsável pelos projetos e eventos espor tivos para a comunidade universitária. São desenvolvidas atividades como: • Natação. • Musculação. • Dentre outras diversas atividades que variam de ano para ano. Para quem tiver interesse em par ticipar dos projetos e eventos espor tivos deve inscrever-se pelo site: w w w.uepg.br/cdr

Contato

recreação

F one : (42 ) 3220 . 3135 e 3220 . 3156 E mail: cdr@ uep g. br

C A S A DO E STU DAN TE – C E U P

Localizada na cidade de Ponta Grossa, Estado do Paraná, na Avenida General Carlos Cavalcanti, s/n., Caixa Postal n.º 281, CEP: 84001-970, a Casa do Estudante Universitário Pontagrossense, é uma instituição sem fins lucrativos que tem por objetivo proporcionar moradia para estudantes de baixa renda familiar. A CEUP passará por reformas e por enquanto o ingresso de novos moradores deverá passar por análise junto à Casa.

15

O qu e e s tá di s p o ní v e l pa ra v o c ê na UE P G FA RMÁC I A E S COL A

A Farmácia Escola presta ser viços à comunidade universitária, como venda de medicamentos, per fumaria, higiene e cosméticos, com descontos de até 20 %, além da aplicação de injetáveis, determinação da pressão ar terial com acompanhamento farmacoterapêutico e emergência hiper tensiva, curativos simples, e primeiros socorros em nível ambulatorial.

Contato Localizada no Campus de Uvaranas – Bloco M (Quase em f rente à Cent ral de S alas ) F one : (42 ) 3220 . 3247

farmácia

INTERCÂMB I O ( MO B I L I DA DE IN TERN AC I ON A L) Opor tuniza ao acadêmico a experiência de estudos e estágios em universidades do exterior.

Contato E scr i tór io p ara A ssuntos Inter nac ionais – E AI Av. General Car los Ca valcant i , 4748 - Campus de Uvaranas F one : (42 ) 3220 . 3260 F one / F a x : ( 42 ) 3220 . 3266 Convê nios : conv. inter [email protected] Mobilidade : mob. inter nacional @uepg.br Geral: e ai @ uep g. br

16

O qu e e s tá di s p o ní v e l pa ra v o c ê na UE P G L A BORATÓ RI O E S COL A

O Laboratório Universitário de Analises Clínicas – LUAC atende a comunidade universitária e externa, com exames. Interessados em fazer exames poderão comparecer ao Laboratório Escola, por tando Requisição Médica e Documentos (CPF/ RG) de segunda a sexta entre 8:00h ás 9:15h.

Contato Campus Uvaranas - Bloco M (Quase em frente à Central de Salas)

laboratório

F one : ( 42 ) 3220 . 3247

LÍNGUA S E STR AN GE IR A S São oferecidos cursos de línguas estrangeiras e libras à comunidade universitária e externa. As atividades começam todo inicio de semestre, interessados devem buscar maiores informações no Bloco C – Sala 17 – Campus Central.

Contato Campus do Cent ro - Bloco C - Sala 17 - Praç a Santos Andrade, nº 01 - Cent ro). F one : ( 42 ) 3220 -3372 E -mail: delin@ uep g. br

17

O qu e e s tá di s p o ní v e l pa ra v o c ê na UE P G RE STAUR AN TE UNI V ER SI TÁRI O – RU

Oferece uma alimentação de qualidade e um cardápio variado aos acadêmicos e funcionários da UEPG. O RU funciona nos dois campi, com almoço e jantar por um preço acessível de RS 1,90, podendo haver desconto para quem comprovar carência socioeconômica. Interessados podem comprar os tickets do RU mensalmente ou diariamente no local, sendo que: Para freqüentar os RUs o usuário deverá por tar a car teirinha de estudante ou extrato de matricula. Contato Campus Cent ral F one : ( 42 ) 3220.3386

restaurante

Campus Uvaranas F one : ( 42 ) 3220.3172

BOLS A S DE E STÁGI O N A UE P G Freqüentemente a UEPG ofer ta vagas de estágios para os acadêmicos dentro da universidade. As inscrições e convocações serão realizadas através de Editais publicados no site na UEPG, nos tópico Acadêmico – Estágio – Na UEPG. PIBID: Programa Institucional de Bolsa de Iniciação á Docência: Editais específicos para Licenciaturas. Informe-se com seu Coordenador de Curso. PIBIC: Programa Institucional de Bolsa de Iniciação Científica: Informe-se com o Coordenador de Curso sobre projetos do seu setor. Monitoria: o aluno que já cursou determinada disciplina pode ser monitor recebendo uma bolsa auxílio e cer tificados. Informe-se com seu Coordenador de Curso.

18

Vo c ê t em qu e s a b e r! A BA ND ONO DE C UR SO Quando o aluno não efetiva a matrícula ou trancamento formal do curso incorre na condição de Abandono, perdendo seu vínculo com a Instituição. Após trancado por 3 anos, se não renovada a matrícula, também ocorre o Abandono de curso.

abandono

A PROV EI TA MEN TO DE E STU DOS Quando o estudante já cursou determinada disciplina em outra Instituição de Ensino Superior poderá solicitar o “Aproveitamento de Estudos”, sendo assim dispensado de cursá-las novamente. Deve solicitar ao Protocolo Geral anexando Histórico e Programa de Disciplina que deseja eliminar, o que será analisado pelo Coordenador de Curso.

A BONO DE FA LTA S Todo aluno tem 25% de faltas permitidas sem necessidade de justificativa. O abono somente será concedido nos seguintes casos (regulados pela RES CEPE 066 de 26 de novembro de 2013): - convocações do Tribunal Regional Eleitoral - TRE; - representantes discentes quando da par ticipação em reuniões; - estudante em competição espor tiva representando a Instituição; - estudante em evento científico-ar tístico-cultural, FUC, Fenata, Coral, ouvido o colegiado de curso; - alunos membros de igrejas que tenham que se abster de determinado dia da semana; - militar nas situações previstas na Resolução.

19

Vo c ê t em qu e s a b e r! ATUA LI Z AÇ ÃO E A P REN DI Z AGE M DI D Á T I C A Depois de graduado o universitário que tiver interesse pode fazer atualização em alguma disciplina obtendo aprendizagem sobre didática de ensino. Basta solicitar no Protocolo Geral no início do ano.

C A NCEL A MEN TO DE MATR Í C UL A ( C A LOUROS ) O calouro deverá obter APROVAÇÃO em pelo menos uma disciplina do ano, caso contrário sua matrícula será cancelada.

matrícula

COLEGI A DO DE C UR SO É o órgão da administração setorial responsável pela coordenação didático pedagógica de cada curso. É liderado pelo COORDENADOR DE CURSO, pessoa de contato dos estudantes em caso de dúvidas e orientações.

EMENTA E P RO GR A MA DE DI S C I P L IN A São documentos descritivos, organizados pelo professor de cada disciplina, onde são explicados a metodologia e o conteúdo das aulas durante o período letivo. Nos primeiros dias de aula os estudantes devem receber o Programa da Disciplina e o Sistema de Avaliação de cada professor.

20

Vo c ê t em qu e s a b e r! E STÁ GI O C URRI C UL AR N ÃO O BRI GAT Ó RI O É realizado livremente como atividade opcional e, neste caso, as horas de estágio poderão ser contadas como atividade complementar para integrar o currículo acadêmico do curso.

E STÁ GI O C URRI C UL AR O BRI GATÓ RI O Exercício da prática profissional na graduação, integrado ás atividades de disciplinas especificas dos cursos, fazendo par te da estrutura curricular.

FREQU Ê N C I A

estágio

A frequência às atividades acadêmicas é obrigatória. A aprovação em qualquer disciplina é condicionada á frequência mínima de 75% das aulas ministradas no período letivo, O aluno que não atingir esta frequência será reprovado, independente de nota obtida.

JUBI L A ME N TO DE C UR SO O estudante tem um prazo máximo para concluir seu curso de graduação, exceto o acadêmico caso “Trancamento de curso”. Havendo jubilamento, para continuar os estudos deverá fazer novo vestibular. Informe-se com o Coordenador de curso.

21

Vo c ê t em qu e s a b e r! LÁ URE A AC A DÊ MI C A É a maior condecoração concedida a um estudante universitário. No dia de sua formatura, o graduando que obtiver excelente aproveitamento das disciplinas, receberá um diploma diferenciado.( Ar t. 195, 196 197 do Regimento Geral da Universidade). Informe-se na Prograd.

M ATRÍC UL A

matrícula

Considera-se aprovado o aluno que obtiver média igual ou superior a 7,0 (sete) e freqüentar 75% da carga horária da disciplina. O aluno que obtiver média inferior a 7,0 (sete) e igual ou superior a 5,0 (cinco) será submetido ao exame final.

TRA NC A MEN TO DO C UR SO O trancamento de curso constitui-se na interrupção dos estudos regulares, mediante a solicitação do aluno, sendo permitido por 3 anos alternados ou consecutivos. É vedado ao trancamento do curso aos calouros. TRA NS FER Ê N C I A E XTE RN A Concedida a estudantes procedentes de cursos reconhecidos ou autorizados de outras instituições de Ensino Superior, mediante a publicação de edital específico, no qual constará as vagas disponíveis. Geralmente, esses editais são publicados no início do ano, não sendo permitida transferência externa ao calouro ou formando.

22

Vo c ê t em qu e s a b e r! TRA NS FER Ê N C I A DE TURNO Para alterar o turno, nos cursos onde for possível, o aluno deverá requerer nos prazos previstos no Calendário Universitário.

REO PÇÃO DE C UR SO

transferência

Não é permitida transferência do aluno para outros cursos, somente mediante outro vestibular.

23

Dú v i da s f re qu e nt e s : O QUE FA Z ER COM ATE STA DOS MÉ DI COS ? Para faltas inferiores a 7 dias não haverá abono. Se neste período o aluno perder avaliação, deverá protocolar o atestado em até 24 horas solicitando opor tunidade de nova prova. Para atestados superiores a 7 dias, o acadêmico tem direito ao Regime de Exercícios Domiciliares. Deve-se fazer o protocolo até o terceiro dia do início do atestado. Feito isto o aluno deverá contatar o Coordenador de curso e professores das disciplinas para orientações sobre os exercícios a serem realizados.

dúvidas

COMO E ON DE FA Z ER A C ARTE IRINH A D O E S T U DA N T E ? No início do ano letivo, o estudante poderá solicitar a Car teirinha Universitária no Acadêmico Online no Por tal da UEPG. Os Coordenadores de Curso passarão todas as informações necessárias dentro do prazo estabelecido.

O QUE É O TU TOR DI S C E N TE E PAR A QUE E LE S E RV E ? Alunos que tenham necessidade educativa especial, intercambistas, indígenas, podem solicitar um tutor da própria turma para auxilia-lo nas atividades do curso. Para isto devem contatar o colegiado de seu Curso e efetuar um pedido no Protocolo Geral.

24

Dú v i da s f re qu e nt e s QUE NOTA DE VO O BTE R PAR A SE R A P ROVA D O? É necessário atingir no final do ano letivo no mínimo 14,0 pontos, sendo esta uma soma das notas obtidas nos dois semestres. Se o acadêmico não atingir os 14,0 pontos necessários terá que fazer o Exame final. Ex: 1ªNota Parcial + 2ª Nota Parcial = Nota final • Se a nota final for igual ou superior a 7,0 : aprovação direta • Se a nota final for 2,5 a 6,9: submissão a exame final • Se a nota final for inferior a 2,5: Reprovado QUE NOTA P REC I SO ATIN GIR SE FI C A E M E X A ME ?

dúvidas

Terá que atingir 15,0 pontos na (soma das duas notas parciais somada com a nota do exame final) 1ª nota parcial + 2ª nota parcial + exame= 15,0 (no mínimo).

E STÁ COM DI FI C UL DA DE S E P E N S A E M D E S I S T I R D O C URS O, O QUE FA Z ER ? Se precisar de orientação para sua adaptação, dificuldades sociais e pedagógicas procure o CAOE. (Fone: 42-3220-3771 sala 44 - bloco reitoria campus Uvaranas).

ANEXO DA RESOLUÇÃO UNIV Nº 024, DE 07 DE JULHO DE 2016.

FL. 1 DE 10

Calendário Universitário da Universidade Estadual de Ponta Grossa para o ano de 2017 JANEIRO

FEVEREIRO D

S

T

MARÇO D

S

ABRIL

D S T Q Q S S 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30 31

Q Q S S 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28

T

Q Q S S 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30 31

01

28

01 21

26 dias letivos - Confraternização Universal

- Carnaval

MAIO

JUNHO

S T Q Q S S 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30 31 31 26 dias letivos

D S T Q Q S S 1 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30

01

15

D

- Dia do Trabalho

23 dias letivos

SETEMBRO D

S

3 4 10 11 17 18 24 25 07 15

T

Q

Q

S S 1 2 5 6 7 8 9 12 13 14 15 16 19 20 21 22 23 26 27 28 29 30 21 dias letivos

- Independência do Brasil - Aniversário de Ponta Grossa

- Corpus Christi

12 13

- N. S. Aparecida - Padroeira do Brasil - Antecipação dia do Professor (15) e Funcionário Público (28)

Q S S 2 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30 21 dias letivos 14 21

S

T

T

Q

Q

AGOSTO

S 1 2 3 4 5 6 7 8* 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30 31 11 dias letivos 10 26

S

S

D

S

T Q Q 1 2 3 6 7 8 9 10 13 14 15 16 17 20 21 22 23 24 27 28 29 30 31 30 27 dias letivos

D

S

S

5 6 12 13 19 20 26 27 02 15

S S 4 5 11 12 18 19 25 26

- Vestibular de Inverno - Dia de Sant’Ana - Padroeira de Ponta Grossa

NOVEMBRO D

Q

- Sexta feira Santa - Tiradentes

JULHO D

OUTUBRO D S T Q Q S S 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30 31 23 dias letivos

- Cinzas - Aniversário da cidade de T. Borba

D

T

Q Q S S 1 2 3 4 7 8 9 10 11 14 15 16 17 18 21 22 23 24 25 28 29 30 22 dias letivos

- Finados - Proclamação da República

DEZEMBRO

3 4 10 11 17 18 24 25 11 25

T

Q

Q

S S 1 2 5 6 7 8 9* 12 13 14 15 16 19 20 21 22 23 26 27 28 29 30 08 dias letivos

- Vestibular de Verão - Natal

LEGENDA: Dias Letivos Dias Letivos com Recesso Administrativo Exames Finais e Semana de Recomposição de Carga Horária Recesso Acadêmico, Capacitação Docente e Administrativa Recesso Acadêmico e Administrativo Recesso Acadêmico

* Data limite para o término do Primeiro Semestre de 2017. * Data limite para o término do Segundo Semestre de 2017.

M A PA UE PG C A MPUS UVA R AN A S

26

M A PA UE PG C A M PUS CEN TR A L

27

28