APOSTILA AMBIENTE UPSTREAM PRODUÇÃO CAPITULO 1 – INTRODUÇÃO À PRODUÇÃO Neste capítulo abordaremos o segmento do Ambiente Upstream que consiste na Produção de Petróleo e Gás. Como podemos notar, em estudos anteriores realizados, verificamos estudos de outros segmentos deste Ambiente Upstream que devem ser lembrados para fácil compreensão do Ambiente a ser abordado no nosso novo estudo. AMBIENTE UPSTREAM EXPLORAÇÃO Segmento visto anteriormente que tem como objetivo maior a determinação da localização de um reservatório de Petróleo e Gás, através de estudos amplamente abordados de detecção desses reservatórios, como, por exemplo:

-

métodos geológicos; métodos geofísicos; métodos de geologia de subsuperfície; estudos de estratigrafia, fotogrametria, magnetometria, etc.; métodos de sismica 3D e 2D.

A partir desses estudos, podemos afirmar com grande possibilidade de acerto, aonde localizar um reservatório de Petróleo e Gás, para posterior produção do mesmo. AMBIENTE UPSTREAM PERFURAÇÃO Segmento também estudado anteriormente que tem como objetivo principal a confirmação final de existência de um reservatório para produção de Petróleo e Gás. Vimos várias técnicas de perfuração e completação de um poço, como

também a viabilidade de produção de cada um deles. Aspectos pertinentes à perfuração foram abordados, como, por exemplo: - perfuração de poço pioneiro; - prospecto exploratório; - testes de formação: poço aberto e poço revestido; - instalações de superfície: manifolds, mangueiras de produção, etc.. - sondas; - sustentação de cargas; - movimentação de cargas; - rotação, circulação e segurança de poço; - transmissão e geração de energia; - brocas.

Todos esses estudos são realizados com o propósito final de se PRODUZIR Petróleo e Gás. Logo, a partir de agora, começaremos nossos estudos, abordando todos os tipos de poços de acordo com seu volume de produção e POTENCIALIDADE.

POÇOS QUANTO A SUA POTENCIALIDADE Os poços de Petróleo podem ser classificados de duas formas quanto a sua potencialidade. Podem ser: SURGENTES: quando o petróleo ou o gás são produzidos sem ter que se fazer necessários a utilização de métodos de elevação artificial. O Petróleo e expelido pelo poço naturalmente.

NÃO SURGENTES: quando se faz necessário a utilização de métodos artificiais para a elevação do petróleo do poço à superfície. São utilizados diferentes métodos de elevação, de acordo com o tipo de poço, que serão estudados posteriormente, em outros capítulos.

ETAPAS DE FLUXO DE PETRÓLEO E GÁS São várias as etapas que o petróleo percorre até finalmente chegar ao terminal ou local de armazenamento. São elas: - recuperação: local onde o petróleo está armazenado ( reservatório) e, de lá, deve ser recuperado ou extraido; - elevação: acontece no poço. Poço de petróleo é o meio de ligação de um reservatório até a superfície. Logo, no poço acontece a elevação do petróleo; - escoamento: dá-se através das linhas submarinas e de superfície, transferindo o petróleo ou gás do poço para a plataforma ou sonda terrestre; - exportação: também feito por linhas submarinas e de superfície, o petróleo ou gás é transferido da plataforma ou sonda terrestre para um navio aliviador ou terminal de armazenamento.

Sugestões para aprofundamento: - revisar material de Ambiente Upstream Exploração; - revisar material de Ambiente Upstream Perfuração; - consultar sobre testes de pressão em poços.