tosa-para-iniciantes

1 Conheça nossa Apostila de Tosa: http://bit.ly/tosa-para-iniciantes 2 Trazido Até Você Por Conheça nossa Apostila de Tosa: http://bit.ly/tosa-pa...
12 downloads 101 Views 903KB Size

1

Conheça nossa Apostila de Tosa: http://bit.ly/tosa-para-iniciantes

2

Trazido Até Você Por

Conheça nossa Apostila de Tosa: http://bit.ly/tosa-para-iniciantes

3

Introdução Antes de qualquer coisa, é bom lembrar que você é quem vai ajudar o seu veterinário, atraduzir as reações do seu cão. Embora os veterinários sejam treinados e estudem muito para identificar doenças nos nossos pets, você pode ajudar muito se souber o que deve observar com frequência e o que deve ser levado ao conhecimento do profissional o quanto antes. No final das contas o que nós queremos mesmo é que você desenvolva um programa de check-up semanal no seu cão e que dedique, pelo menos, meia horinha para saber como ele tem passado e como está se sentindo. Conhecer bem o seu amigo faz com que a relação de vocês se fortaleça ainda mais. Se antecipar a uma possível doença pode significar um ganho de muitos anos de vida com nossos grandes companheiros, e isso não tem preço. Sempre que você desconfiar que alguma coisa não está muito certa, converse com o veterinário. Uma consulta, nem que seja por desencargo de consciência, pode salvar a vida do seu animal e poupar muito dinheiro com tratamentos complicados e remédios. Fique atento ás dicas, que damos nesse e-book!!!

Conheça nossa Apostila de Tosa: http://bit.ly/tosa-para-iniciantes

4

DICA NÚMERO 1 o QUANDO MEXE COM O APETITE

Ao contrário do que muitos acreditam, não é normal que o seu cão enjoe sempre da ração. Cães saudáveis adoram comer e estão sempre interessados em suas refeições.

Filhotes podem ficar um pouco enjoados quando estão perdendo os dentes de leite. Nestes casos, usar um grão menor, quebrar os grãos da ração que está usando ou umedecer a ração seca com um pouquinho de água morna pode facilitar o mastigar. Dias muito quentes, também podem deixar os cães (filhotes ou não) com menos fome, mas se isso ocorre em 3 dias seguidos, leve-o ao veterinário. Existem muitas doenças que deixam nossos cães sem fome e precisam de tratamento. Alguns exemplos comuns, que muitas vezes passam despercebidos, são quando deixam de comer porque estão com doenças transmitidas por carrapatos, por infestação de vermes, ou mesmo por terem engolido algum corpo estranho (pedaços de panos, brinquedos, esponjas, caroços de frutas, etc.).

Conheça nossa Apostila de Tosa: http://bit.ly/tosa-para-iniciantes

5

DICA NÚMERO 2 o Tá com sede, bebe água!!!

Fique atento à quantidade de água que seu cachorro consome: beber água demais ou de menos também pode indicar um problema de saúde.

Claro que é preciso levar em consideração a temperatura do dia (se está quente eles ingerem mais água, no frio, menos), e também às mudanças nos hábitos do peludo (você começou a levá-lo para uma série de exercícios diários? Houve troca na marca da ração?). Mas se o cão tem ingerido uma quantidade de água diferente do habitual por uma semana seguida, é bom falar com o seu veterinário. Cães podem desenvolver doenças como o diabetes, e um dos sintomas (mas não o único) é o consumo exagerado de água. Uma dica para controlar a quantidade consumida pelo seu amigão é renovar o pratinho de água dele todos os dias no mesmo horário, e com o mesmo volume. Nunca deixe faltar água para o seu peludo. Vômitos repetidos e diarreias também devem ser reportados imediatamente, bem como a mudança na frequência com que o seu peludo tem feito xixi. Conheça nossa Apostila de Tosa: http://bit.ly/tosa-para-iniciantes

6

DICA NÚMERO 3 o Fique de olho nos olhos do seu cão!

Procure

o veterinário se os olhos de seu cão estiverem constantemente lacrimejando, com secreção amarelada ou esverdeada, se o olho parecer embaçado, se a córnea não estiver totalmente transparente ou apresentar manchinhas.

É relativamente comum que cachorros velhinhos desenvolvam doenças nos olhos como cataratas, por exemplo, mas algumas raças são mais propensas geneticamente a problemas na infância ou adolescência. Uma visita ao veterinário assim que os primeiros sinais forem observados pode salvar avisão do seu peludo, e hoje existem especialistas nesta área.

Conheça nossa Apostila de Tosa: http://bit.ly/tosa-para-iniciantes

7

DICA NÚMERO 4 o Tá tudo normal com as orelhas?

O

seu bichão deve portar a cabeça de forma equilibrada e as orelhas devem estar sempre limpas, sem acúmulo de cera e sem odor. Se você limpar as orelhas do cachorro e depois de três ou quatro dias elas já estiverem com cera escura, com cheiro forte, ou se o cão estiver coçando a área constantemente, pode procurar o médico. Da mesma forma, não é normal o seu cachorro ficar com uma das orelhas caídas, ou com a cabeça pendendo para um dos lados. Observe também se o peludo esfrega muito a cabeça contra as suas mãos quando você acaricia as orelhas, se geme, rosna ou demonstra desconforto.

Conheça nossa Apostila de Tosa: http://bit.ly/tosa-para-iniciantes

8

DICA NÚMERO 5 o Os Pelos estão caindo, tá com caspa?

Dê uma geral no amigão após o banho e uma generosa escovada. Vire os pelos no sentido contrário ao crescimento e observe se estão brilhantes e a pele limpinha, sem machucados ou casquinhas, e com pelinhos novos em crescimento. Se ao invés disso o pelo estiver opaco, grudado na pele, com caspas ou com falhas (áreas onde o pelo não está nascendo), marque uma consulta.

Conheça nossa Apostila de Tosa: http://bit.ly/tosa-para-iniciantes

9

DICA NÚMERO 5 o Peso ideal, nem gordo e nem magro demais!

Obesidade em cães é como em humanos, causa vários problemas, como diabetes, problemas nas articulações, entre outros. Cães muito magros, com as costelas e os ossos da coluna aparecendo, também não estão em boa forma. Converse com o seu veterinário para saber qual é a melhor ração para manter o seu amigo saudável e bem alimentado. Procure fornecer sempre a melhor ração que o seu orçamento permitir e informese, pois hoje existem opções para perda de peso, para cachorros alérgicos, para os mais velhinhos, entre outras - que irão ajudar os peludos que estão com alguma doença. Conheça nossa Apostila de Tosa: http://bit.ly/tosa-para-iniciantes

10

DICA NÚMERO 7 o Xixi, no lugar certo e clarinho, então tá bom!

Deve ser clarinho, transparente e com odor moderado. Sinais de sangue na urina, coloração muito forte ou turva merecem aviso ao veterinário.

Conheça nossa Apostila de Tosa: http://bit.ly/tosa-para-iniciantes

11

DICA NÚMERO 8 o Cocô, muito mole, com cheiro forte, não tá bom!

A cor do cocô pode variar bastante, principalmente se o animal come ração com corantes. Qualquer tom de marrom, do mais clarinho ao mais escuro, é normal, mas cocô preto pode apontar algum sangramento gastrintestinal. Normalmente o cocô deve ser bem formado e fácil de limpar. Um mole aqui e ali pode acontecer, mas se o seu bicho tiver diarreia líquida ou cocô muito mole por mais de um dia é hora de acionar o vet. O odor também é importante – se as fezes estiverem malcheirosas demais ou apresentarem sangue, procure ajuda imediatamente. Observe também se o seu peludo tem dificuldades para evacuar, ou se ele não está fazendo cocô nenhum, nesse caso, siga para uma consulta.

Conheça nossa Apostila de Tosa: http://bit.ly/tosa-para-iniciantes

12

DICA NÚMERO 9 o Disposição, sempre pronto para brincar!

Um cão saudável está sempre disposto para uma interação conosco, estão sempre com os olhos brilhantes, com o rabo abanando, com os músculos prontos para entrarem em ação. Se o seu cão demora a se levantar, não parece muito animado para ir com você até o fim do mundo ou se anda muito quietinho pelos cantos, é hora de marcar uma consulta. Um cão sem esta vontade de viver as coisas intensamente pode estar com problemas de saúde que causam dor, desconforto ou apatia. Fique atento também se ele muda de humor de uma hora para outra: problemas comportamentais não aparecem de repente. O que normalmente acontece é que o seu pet pode estar com dor ou doente, e por isso se torna intolerante ou muda de comportamento, parecendo agressivo, assustado,com medo ou neurótico .

Conheça nossa Apostila de Tosa: http://bit.ly/tosa-para-iniciantes

13

o Chega de deixar seu cão em um pet shop, sozinho, sabe-se lá quanto tempo, preso em uma gaiola!

o

Se você sempre pensou que poderia economizar um bom dinheiro aprendendo a tosar seu peludo de estimação em casa, mas simplesmente não sabia por onde começar, então, aqui esta a sua grande chance. Confira a apenas um clique do mouse!

Conheça nossa Apostila de Tosa: http://bit.ly/tosa-para-iniciantes